Ajuda dos luthiers! Posicionamento das cordas na minha guitarra [problema?] [fotos]

    Autor Mensagem
    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10


    Bom, minha "guitarra berimbau metalizado" tem esse "probleminha" ai da Mizinha, que fica escapando da escala. Isso se agrava pq a ação tem que ficar muito alta, e a corda fica "dançando". OBS.: Como podem ver nas fotos, a ação está nas alturas, mas mesmo assim trasteja bastante nas ultimas casas, tem nota inclusive que mal sai (apesar dos trastes não estarem gastos) . É normal isso, tem como arrumar, ou ela só serve pra fazer fogo pro churrasco?
    Vamos as fotos:
    http://dc181.4shared.com/img/205510411/ac93b639/DSC05262.JPG?sizeM=3
    {olhem na casa 21, a situação da corda)
    http://dc184.4shared.com/img/205513793/9ab74caa/DSC05263.JPG?sizeM=3
    http://dc184.4shared.com/img/205514568/14ae653a/DSC05264.JPG?sizeM=3
    http://dc184.4shared.com/img/205516049/fd5d3d4e/DSC05265.JPG?sizeM=3
    http://dc184.4shared.com/img/205517337/ef5e5fb2/DSC05266.JPG?sizeM=3
    Dêem um zoom e confiram ai.
    Espero que os links funcionem hehehehehe
    Vlw gente.

    JH Mayer
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Humm...Pode ser uma coisa simples que faz a sua mizinha sair do braço, o Nut.

    Bom, normal não é nem a mizinha sair e nem as cordas trastejarem tanto e podem ser várias coisas, de construção à Hardware, mas, afinal, por que a ação tem que ficar muito alta? Pelo que você falou, é tensor solto, mas eu não tive a oportunidade de ter a certeza nas fotos...

    Bom, eu só fiz suposições. Não sei se você a levou em algum Luthier e tal, mas PODEM ser esses problemas (não to dizendo que é, mas tem a chance).

    Bom, manda esses detalhes, se levou ela no luthier recentemente, o pq da ação ter que ficar alta, se o tensor tá regulado, se o nut tá bem construído que aí eu faço uma análise melhor, mas, primeira coisa que eu veria é o Nut e o tensor.

    Abraços.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    JH Mayer
    Cara, já levei num luthier. Ele não comentou nada sobre isso, e acho que nem viu. Como eu tava sem tempo só peguei a guitarra e sai da loja.
    Quanto a ação, acho mesmo que o tensor está solto. Na ultima troca de cordas, apertei ele um pouco (1/4 de volta), esperei um bom tempo, e não mudou mt coisa.

    JH Mayer
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Humm, saquei. Estranho o Luthier não ter mexido no Tensor.

    Mas então, tenta apertar (sentido horário) ele mais 1/4 de volta, se ela trasteja nas últimas é pq o Tensor tá solto mesmo. Depois de fazer isso, ajuste a tensão de cordas ao seu gosto e veja se o problema da mizinha continua. Se continuar, tem grandes chances de ser o nut.

    Curly
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Dark Fallen Angel

    pelo que eu vi nas fotos, parece que o braço da guitarra não está bem centralizado. É uma Fender ? isso não deveria acontecer já que em guitarras bem construídas o encaixe do braço é muito justo... em todos os casos, é possível tentar acertar a centralização afrouxando os 4 parafusos do neckplate, posicionando o braço e apertando bem os parafusos depois. se o braço voltar a desposicionar, tem que levar no luthier para ver o que se pode fazer

    Fisherman
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Dark Fallen Angel

    É uma Fender México? Na 1ª foto dá pra ver que a mizinha está desalinhada em relação a borda do braço. É só comparar com a mizona. A mizona está mais para dentro do braço, enquanto a mizinha está quase junta paralelamente a borda do braço.
    Leva ela pro seu luthier e explique (mostre) isso para ele.
    Se ele não resolver troque de luthier.
    Te indico também que vc faça essa pergunta ao luthier Bertola.
    Tem um tópico s´de perguntas para ele e o Seiji.
    Abç.

    Ekos
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Isso pode ter algumas causas:
    Como disse o amigo JH Mayer, o nut é a primeira coisa que vem à cabeça, mas o alinhamento do braço também influi nisso e pode estar causando o problema, bem como o ângulo do canto dos trastes. Aí só olhando pra identificar direitinho qual é o problema certinho.
    Isso que você falou de trastejar no final da escala muito comumente e devido à inclinação errada do braço. Tente olhar o braço "de perfil" de longe e de perto e tente perceber se ele parece "descer" ou "subir". Isso normalmente é o que causa esse trastejamento no final da escala e faz necessário deixar a altura de cordas muito alta.
    Espero ter ajudado.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    JH Mayer
    Ele ainda está muito concavo. Da proxima vez que trocar as cordas vou dar mais uma apertada.
    Quanto a mizinha, primeiro achei que fosse o nut, mas parece que ele está ok, dai pensei na ponte, mas a ponte está alinhada com o escudo. Estranho né.

    Curly
    Vou levar num outro cara que falam muito bem aqui, e pedir pra ele dar uma olhada. Na verdade já levei umas vezes, mas o cara nunca tá. E tipo, largar a guitarra lá, esperar 30 dias, pagar uma fortuna pela regulagem, e ainda ter que ouvir ele falando "não tem solução" seria sacanagem né. Queria falar pessoalmente com ele. Vou tentar mais umas vezes.

    Fisherman
    Eu to achando que todas tão fora. Comparando com imagens da internet, o certo seria a marcação ficar certinha entre as cordas 3 e 4. Vou ir pra capital, lá deve ter alguns luthiers bons.
    Se não tiver saida, tiver que fazer muita gambiarra, vou usar ela como lenha para um churrasco e convido vocês (to falando serio).

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Cara, não achei a ação de cordas altas. Você está usando cordas 0.009? Coloque 0.010 que te garanto que esse problema da mizinha escapar vai reduzir bastante...

    tem nota inclusive que mal sai (apesar dos trastes não estarem gastos)

    Seus trastes precisam de rebatimento, leve em um BOM luthier para isso.
    Abç.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ekos
    Ele está bem "côncavo".
    Vlw

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    GuitarHome
    .010 cara. E ainda assim as cordas ficam "dançando".
    Quando levei no luthier a um tempo pedip ra botar .010 e 2 molas a mais na ponte
    vlw pela ajuda

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Puts ai não sei cara! Na minha guitar com 0.009 a mizinha dava umas escapadas e tal, ai quando coloquei 0.010 isso parou, pois 0.010 é mais "firme".

    E sobre os trastes acho que estão precisando de rebatimentos mesmo. Alias qual guitar é essa?

    Fisherman
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Curly

    Também acho que pode ser isso. Mas se for uma Fender, Mesmo que seja M.I.M, não era para estar descentralizado dessa maneira.

    Dark Fallen Angel

    Vc não respondeu, é uma Fender? Se for alguém fez alguma coisa errada. Fender´s não dão esse poroblema, mesmo as mexicanas.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Fisherman
    É uma Fender sim, muito estranho. Talvez seja refurb, ou coisa do tipo. Ela não foi comprada aqui.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Na verdade a guitarra é impecável, não tem nenhuma falha no acabamento, nem nas ferragens e tem um som ótimo, bom sustain e etc. Pena que tem esse probleminha. Será que pode ter sido do transporte?

    Fisherman
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Dark Fallen Angel

    Pode ter sido no transporte sim. Ela está assim desde que vc comprou?

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Fisherman
    Aham. Sempre foi assim. É complicado comprar sem poder testar né. Aqui na cidade não tinha nenhuma, e tava quase 4 pila uma. Detalhe, é uma standard, lembro que na época podia se achar por 1.500 no ml.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Cara, seu luthier te indicará umas duas ou três soluções (sem ser queimar a guitarra).
    Abç

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Vlw pela luz. Vou tentar falar pessoalmente com o cara. (já estou achando que ele é uma entidade).

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Continuando.....

    Ai gente, falei com um pessoal aqui duma loja, que pelo que dizem é a melhor da cidade. Parece que a construção da guitarra está perfeita, impecável, o problema é do armazenamento. Provavelmente do tempo que ela ficou na loja de maneira inadequada. Vai ser tensa a coisa, pelo visto vai muuuuita grana nessa brincadeira. Sempre desconfiei da maneira como guardam as guitarras nessas lojas.
    Acho que sexta eu vou poder falar pra vocês o "diagnostico" certinho.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ae gente. A coisa era bem mais simples do que parecia. Bastou uma regulagem e foi tudo resolvido. A guitarra é perfeita, sou muito chato, mas mesmo assim não achei defeito nenhum no acabamento ou na construção. O som nem se fala, maravilhoso. É uma guitarra pra comprar e ir pro estudio gravar um CD hehehehehe. Baita guitarra. Recomendo. Vlw gente.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Dark Fallen Angel
    to pra comprar uma strato... que fender é essa?

    DaniloReis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ae gente. A coisa era bem mais simples do que parecia. Bastou uma regulagem e foi tudo resolvido. A guitarra é perfeita, sou muito chato, mas mesmo assim não achei defeito nenhum no acabamento ou na construção. O som nem se fala, maravilhoso. É uma guitarra pra comprar e ir pro estudio gravar um CD hehehehehe. Baita guitarra. Recomendo. Vlw gente.

    Opa, fico feliz por vc!

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Deco_ufrj
    É a Standard, a MIM. Testei também uma American Vintage, ótima guitarra, mas para aquilo que eu queria, não valeria a pena a diferença.
    Dai é contigo, quando vai querer investir.



    DaniloReis
    Vlw cara. Tudo de bom pra você \o/

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Legal.
    Bela guitarra!

    Pena que não teremos o churrasco (brincadeira...kkkk).

    T+

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Dark Fallen Angel
    é, to querendo a mexico mesmo, é o q o $$ permite...

    doubletalking
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Ae gente. A coisa era bem mais simples do que parecia. Bastou uma regulagem e foi tudo resolvido. A guitarra é perfeita, sou muito chato, mas mesmo assim não achei defeito nenhum no acabamento ou na construção. O som nem se fala, maravilhoso. É uma guitarra pra comprar e ir pro estudio gravar um CD hehehehehe. Baita guitarra. Recomendo. Vlw gente.

    Sei que o tópico é antigo, mas qual era o problema da mizinha escapar? minha guitarra está fazendo essa "dor de cabeça" e na minha região não há luthier.


    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda dos luthiers! Posicionamento das cordas na minha guitarra [problema?] [fotos]