O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# jan/10
· votar


Só para constar...

Os amigos já citaram meu nome várias vezes aqui... Estou acompanhando o tópico, mas totalmente sem tempo. E esse tópico tem andado bem mais rápido que minha leitura e tempo disponível. Não estou em nenhum lugar da América fazendo negócios com Custom Shops, estou em Sampa mesmo, em casa. Mas meu problema é que mesmo sem o mau humor do Bahia, tenho corrido bastante, tocado pouco (infelizmente), enfrentando muito trânsito mas sem a vida celibatária do Bahia. Isso toma tempo...

Só para me defender (ou confirmar) da "idiotice", eu já afirmei aqui que de forma nenhuma sou strateiro, tá para aparecer uma strato que me encha de alegria os ouvidos ao tocar. Tenho para quando o som pede muito aquele som, mas não é minha praia.

Prometo em breve escrever algumas considerações...

Abç.

Niandra Lades
Veterano
# jan/10 · Editado por: Niandra Lades
· votar


Pra mim a guitarra boa, é a guitarra que supre todas as necessidades de quem vai tocar nela.

É uma guitarra apaixonante.. com timbre, beleza, conforto....

Um exemplo de guitarras que seriam ideais pra mim, são essas:

http://www.themusiczoo.com/product/4185/-Fender-Custom-Shop-60-Telecas ter-Custom-Heavy-Relic-Masterbuilt-by-Dennis-Galuszka-Olympic-White/


http://www.themusiczoo.com/product/3142/Fender-Custom-Shop-60-NoNeck-S tratocaster-Heavy-Relic-White-Blonde/

http://www.themusiczoo.com/product/3896/Fender-Custom-Shop-56-Stratoca ster-Relic-Black/

Pagaria o quanto eu pudesse!

Zero Zen
Veterano
# jan/10
· votar


O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?

Parece que o tópico não está chegando no desfecho pretendido e, na minha opinião, a dificuldade reside em ser superado o significado de qualidade.

Para alguns, como é meu caso, qualidade significa um atributo, propriedade que distingue determinada guitarra das demais. Ter qualidade é ser qualificada, mas precisa e refinada.

Para outros, qualidade guarda relação com padronização. De forma alguma é uma visão equivocada, pois rotineiramente nós usamos as expressões, "má qualidade", "média qualidade" e "boa qualidade" . Como se vê, para eles, o termo qualidade é sinônimo de padrão.

O nichendrix vai até mais longe, colocando na avaliação da qualidade elementos tais como a percepção do consumidor, aprovação do mercado, etc...

Eu não tenho a pretensão de avaliar um instrumento musical como produto no mercado, projeto, linha de montagem, acabamento, terceirização, distribuição e o escambau.

Eu foco da guitarra não como produto, item industrial adequado ao mercado, mas como instrumento/ferramenta apta a cumprir suas obrigações.

Considero um instrumento de qualidade todo aquele que supera a minhas necessidades e utilidade precípua. Meu paradigma é um instrumento bom, satisfatório, out-of-the-box !

Mas enquanto não houver um consenso quanto ao real significado do termo qualidade, não vai se chegar a lugar nenhum. Cumpre reformular a pergunta ou explicitá-la.

Um complicador é o fato que o instrumento deve produzir um som que "agrade" os ouvidos, levando a discussão para o campo da preferência pessoal, que nem sempre é a mais qualificada.

Seria a tal "Percepção da Qualidade" ou "Adequação do Uso"?

Outro complicador que dá para citar é a escolha de materiais. Todo mundo sabe que o aço inoxidável é mais resistente à corrosão, que tem maior resistência mecânica e o escambau. Logo seria o mais adequado para a confecção dos "saddles" de uma strato.

Eu penso assim, mas uma série de músicos, técnicos e fabricantes de renome rezam pela cartilha dos "saddles" de latão, outros exigem "cold rolled steel" e alguns demandam os produtos da "graphtech". Ou seja, para uns o material de melhor qualidade não é a melhor opção !

Isso para avaliar apenas o material do "saddle", pois o formato já causa debates. E o "saddle" vintage é reconhecidamente mais frágil !

O mesmo ocorre com o aclamado "steel block" dos tremolos da strato. A maior parte dos entendidos explicam que o timbre clássico da strato só é obtido com o bloco de aço, descartando as ligas leves. Certamente é material de melhor propriedade mecânica, seja para suportar a tensão das molas como o desgaste dos filetes da rosca da haste do tremolo.

No entanto, músicos de valor e timbre indiscutível como Allan Holdsworth preferem os temolos com liga mais leve, argumentando que as ferragens de maior massa acabam por prejudicar a vibração das cordas.

E quem sou eu para discordar do Allan !

T+.

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar



Pra mim a guitarra boa, é a guitarra que supre todas as necessidades de quem vai tocar nela.


Depende do ponto de vista. Por exemplo quando se diz respeito a qualidade da guitarra eu não penso em qualidade pensando se ela vai suprir todas minhas necessidades. Pois amo som de strato por exemplo, acho sensacional e unico, mas não seria uma guitarra que supriria todas as minhas necessidades atualmente, não seria por exemplo minha guitarra principal. E nem por isso posso dizer por exemplo que tal Fender não tem qualidade ou não é boa porque não supre minhas necessidades.

Guitarra de qualidade pra mim é aquela guitarra que foi bem construída, que tenha um bom controle de qualidade também, e não seja uma "caixinha de surpresas" como muitas marcas mais baratas são. Madeiras bem selecionadas, secadas. Mas acho que uma boa construção é o minimo para uma guitarra ser classificada como de boa qualidade, com certeza.

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome
Concordo com vc...
eu fui pelo lado mais pessoal da coisa... e vc foi pelo lado mais racional.. geral.. se é que pode-se dizer isso.

Ao invés de responder "oq é uma guitarra de qualidade" eu respondi "oq é uma guitarra IDEAL para vc".

Abraços

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


GuitarHome

Guitarra de qualidade pra mim é aquela guitarra que foi bem construída, que tenha um bom controle de qualidade também, e não seja uma "caixinha de surpresas" como muitas marcas mais baratas são. Madeiras bem selecionadas, secadas. Mas acho que uma boa construção é o minimo para uma guitarra ser classificada como de boa qualidade, com certeza


pois é, para mim é exatamente isso...simples assim.. a galera fala de guitarra como se estivesse enfrentando um tema metafisico...é claro que existem guitarras com mais qualidade do que outras, mas existe um minimo aceitável, a partir do qual a guitarra já não pode mais ser considerada de qualidade...e q minimo é esse? é quando a guitarra não "funciona" como deveria, não faz o que foi projetada e produzida para fazer...obrigando o musico a "frear" sua capacitade para adequá-la à limitação da guitarra...existem guitarras que se vc descer a mão ela peida.desafina, desrugula e o escambau...muitas guitarras saem da loja preparadas para não funcionar...aí o que faz o sujeito? upgrade nela...troca nut, ferragens, tarraxas, braço e sabe mais lá o que...isso não tem nada a ver com gosto pessoal, mas com necessidade e obrigatoriedade. sem isso a guitarra simplesmente não funciona....é como comprar uma mulher inflavel furada...não serve para nada..(puts..)


MMI
Zero Zen


tudo bem com os senhores?

Zero Zen
Veterano
# jan/10
· votar


rsf

é como comprar uma mulher inflavel furada...não serve para nada..(puts..)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !

Alewfs
Veterano
# jan/10 · Editado por: Alewfs
· votar


Levando o tópico pro lado do valor de marca que o Maurício Bahia citou.

Dá pra observar que há dois tipos de guitarras de qualidade. Uma fabricada por uma marca com um ótimo controle de qualidade desde a escolha das madeiras ao acabamento, e outras feitas por luthiers.

Alguns exemplos que acho bom citar. É o caso da Gibson. Foi fundada em 1890 - Cuja fabricação devia ser artesanal - o que se asemelha muito ao trabalho dos luthiers, pouca demanda pela época e mais tempo para a qualidade. O tempo foi passando e surgiram marcas imitadoras. Estas queriam produzir muito, automatizar o processo e reduzir custos, daí surgiram as outras marcas, porém com qualidade inferior a Gibson (exemplo).
A Gestão de marca de instrumentos musicais é bem complicada. Marcas mais antigas como a Gibson, Fender, Ibanez tem endosers por tradição. Além da tradição a qualidade tem que ser contínua, basta uma dessas marcas fabricarem um lote más guitarra e perderão uma boa fatia de mercado (top). Por isso elas investem em subsidiárias. Uma maneira de fabricar rápido, vender muito, e ter um baixo custo de produção sem comprometer a marca principal. Exemplo E o caso da Fender com a Squier. (exemplo)
Voltando ao original do tópico.
O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?
Opinião. Guitarra de qualidade é guitarra rara. Talvez porque a raridade é causada pelo preço, assinatura, ou porque foi fabricada por encomenda (Luthiers). Não quero dizer que o que é popular é barato. Qualidade hoje significa pagar mais.

Quanto eu pagaria por uma guitarra? Escolheria o melhor material, e um bom luthier. Pagaria caro. Mas não pagaria o valor de marca.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


Uma guitarra de qualidade é uma que seja regulável (oitavas, altura e tensão das cordas, etc), não desafine facilmente, tenha Humbuckers, boas ferragens e parte elétrica, tenha um som definido e seja bonita.

No máximo pagaria o que paguei na minha, 1699 reais.
Ok, no máximo máximo 2000 reais.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Se conheço o Bahia bem, era nesse ponto que ele queria chegar..Custo x Beneficio ....hehehehe

Não, nem pensei nisso, sinceramente.

O que penso é que se há alguma pretensão de obter uma conclusão, é preciso estabelecer premissas para o debate, como não há nada estabelecido, não espero qualquer conclusão, apenas pontos de vista.

Abs

Zero Zen
Veterano
# jan/10
· votar


A lembrança de instrumentos produzidos por luthier em baixíssima escala, cujo produto tem praticamente todos os itens escolhidos pelo freguês, seja no aspecto de acabamento, dimensões, hardware, opções construtivas traz a tona uma questão:

Como avaliar a qualidade total do produto se não há um padrão pelo qual medi-lo ? Ele é único !

T+

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


Zero Zen

Como avaliar a qualidade total do produto se não há um padrão pelo qual medi-lo ? Ele é único

se vc tocar e a guitarra funcionar, tem qualidade..esse é o padrão.
o resto é retórica para discussão às 6 da manhã comendo X com ovo na cidade baixa....

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


tenha Humbuckers

?????

kkk

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


GuitarHome

Eu não te devo mais uma strato, eu falei que a coisa ia engrenar da pagina 3 em diante... viu como eu estava certo? hehehehehehehhe

MMI

Como vai MMI, a gente tava falando de ti aqui pra ver se a tua orelha esquentava e tu dava as caras... hehehehehhe

Zero Zen

Engraçado, sabe porque eu meto o cliente na jogada? Porque guitarra ideal é de fibra de carbono, do ponto de vista da engenharia é o material que tem todos os atributos que fariam uma guitarra ideal... no entanto se tu fizer uma fabrica de guitarras de fibra, tu não dura 1 ano.... hehehhehe

Mas voltando ao meu rap, um todo mundo fala que o ideal é uma guitarra que tenha um bom padrão de qualidade, mas ninguém define padrão de qualidade, o que tentei fazer foi justamente falar um pouco de como se define um padrão de qualidade, e o elo principal na hora de definir isso, pelo menos nos ultimos 20 anos é o cliente. Ele diz o que quer e quanto quer pagar, os engenheiros (ou luthiers no caso das guitarras) projetam e definem o máximo de variação aceitavel, e pronto.

Como avaliar a qualidade total do produto se não há um padrão pelo qual medi-lo ? Ele é único !

Um Adendo engraçado, aqui Luthier é visto como alternativa barata pra instrumentos de marca, mas lá fora Luthier é coisa de rico, colecionador ou guitarrista fodão metido a ter o timbre perfeito. São caros pra burro.

Quando vc vê uma Les Paul de 25mil dolares no site da Gibson pode ter certeza que aparece o nome Tom Murphy do lado, na Fender são os John English, John Cruz, Todd Krubbs, tem os Rudy Pensa, John Suhr e Tom Anderson da vida, enfim se vc procurar o trabalho de um luthier todo personalizado lá fora, é como comprar terno italiano sob medida, uma coisa absurdamente cara.

Tem até os Bob Benedetto da vida cuja guitarra mais barata fica na faixa das mais caras pra maioria das outras marcas, tem uma Bob Benedetto no Smithsonian Museum que é avaliada em mais de 80mil dolares (isso um instrumento novo), para uma archtop normal nova, feita especialmente para um colecionador que junto os luthiers tops dos tops pra fazer uma coleção de archtops azuis, que depois que enjoou doou para o museu.

O D'Aquisto quando morreu tinha guitarra vendida a 150mil dolares.

É isso que eu acho engraçado em toda essa conversa de luthier e handmade, porque aqui, isso é alternativa de quem não tem grana pra comprar de marca, lá fora, o preço dessa exclusividade é muito, mas muito alto, porque o luthier ou handmaker não faz um instrumento pra sobreviver, ele está vendendo uma grife, vendendo um artigo de luxo, um estilo de vida e uma obra de arte tudo condensado na forma de um equipamento.

E como quantificar o preço disso tudo?

Pra mim não existe uma forma objetiva de quantificar isso, só a subjetividade pode quantificar esse tipo de qualidade tão superior.

PS: A Luthieria chegou a tal ponto no caso de alguns luthiers, que virou arte pra exposição, essa coleção do Smithsonian, é muito foda, são várias archtops, todas azuis, e todas em um nível de perfeição que não é preciso olhar duas vezes pra você ter certeza que alí está o que o homem pode produzir de mais perto da perfeição em matérias de archtops.

rsf
comendo X com ovo

X com ovo?? Que diabo é isso, um Eggburger???

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: sabe porque eu meto o cliente na jogada?

Pq vc tá falando de Qualidade Total. Certo? Este, é um conceito de qualidade que muita gente não sabe que existe.

Abs

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


PCP

Planejamento e Controle de Produção!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


X com ovo?? Que diabo é isso, um Eggburger???


Que diabo é isso, um Eggburger???

Essa eu sei! Um EggCheeseBurger :-)

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Pq vc tá falando de Qualidade Total. Certo? Este, é um conceito de qualidade que muita gente não sabe que existe.

Sim, isso mesmo, definição de qualidade decidida unicamente por quem fabricava, sem levar em conta o cliente, começou a cair em desuso há tanto tempo que os Beatles ainda estavam tocando nos telhados da vida. E se for pra discutir a qualidade, que seja numa visão conteporânea heheheheheheheh

Agora uma coisa não dá pra discutir, é quando a luthieria vira arte, como no caso de alguns Luthiers tanto independentes quanto de marcas famosas. Arte não tem preço.

MauricioBahia
Essa eu sei! Um EggCheeseBurger :-)

Aqui eggburger já vem com queijo, só tem que botar o adicional de presunto hehehehehehehe

auzenph
Veterano
# jan/10 · Editado por: auzenph
· votar


Qualidade da guitarra não é um atributo ditado por ninguem. O cara chegou e falou: "qualidade é segurar afinação, bla bla", ueh, quem ditou isso? Dizer que "indiscutivelmente X ou Y têm qualidade"..isso não é verdade em lugar nenhum.
Qualidade é completamente envolvida com a finalidade do produto e não atributo intrínseco como alguns pensam. Um produto X pode ser visto como "de qualidade" numa perspectiva e visto como "sem qualidade" em outra. Basta mudarmos parâmetros de avaliação.
Cenario:
Voces dizem que a guitarra X é indiscutivelmente de QUALIDADE.
Tá.
pergunta: Por quê?
vcs: 1) a madeira dela é de qualidade

pergunta: antes de dizerem o 2) eu pergunto, o que faz a madeira dela ser de qualidade?

vcs: ah...pq a secagem é de qualidade e a seleçao do tronco da arvore é de qualidade.

pergunto: a secagem dela é de qualidade por quê?

vcs: ahh...pq a secagem dela é feita para retirar da melhor forma a umidade da madeira de modo que ela tenha um timbre melhor. Melhor pelas propriedades de condução de som através do corpo da guitarra (por exemplo).

pergunto: será que o timbre dessa secagem é realmente melhor? mas pera, o timbre ser bom ou não é PESSOAL não é?
eu por exemplo não gosto do timbre do guitarrista Z e W...mas eles provavelmente adoram...

vcs: alem da sacagem tem as ferragens que são de qualidade

pergunto: o que é ferragem de qualidade PRA VC?

vcs: ah, ferragens de metal nobre que não descasquem e que sejam bons condutores (por exemplo)

pergunta: qual efeito disso na guitarra?

ai vcs podem falar muitas coisas, duas delas: timbre e durabilidade.

sobre timbre: o que a ferragem de melhor metal causa no timbre?
sobre durabilidade: ela pode durar mais, mas vai ser mais cara certo? e se uma pessoa está procurando guitarras mais baratas, que não precisam durar tanto, visto que ele prefere sempre trocar de guitarra para ter sempre guitarras novas? pra ele vai ser melhor que a ferragem seja mais barata ainda que descartavel, pois ele vai sempre trocar mesmo....entende? vc pode achar que o preço vale pela durabilidade, mas em outra perspectiva pode ser que isso não seja verdade....

no fim gente, é pessoal sim e a qualidade se mistura com atributos subjetivos. Ninguem aqui é ditador ou deus para dizer que os atributos X,Y e Z, assumindo o valor M,N e P vão ser indiscutivelmente de qualidade...

por indução sobre os outros atributos que tornam a guitarra INDISCUTIVELMENTE de qualidade, vc verá que ela é de qualidade discutível no fim das contas.

Zandor
Veterano
# jan/10
· votar


Pra mim guitarra de qualidade é uma que segura a afinação, é fácil de tocar e não vai empenar o braço em 1 ano

Zero Zen
Veterano
# jan/10
· votar


rsf

se vc tocar e a guitarra funcionar, tem qualidade..esse é o padrão.
o resto é retórica para discussão às 6 da manhã comendo X com ovo na cidade baixa....


E a durabilidade, onde fica ? Dentro do X-Burger ? hehehehe

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Boa idéia, não como um "Egg-X" há anos. O famoso "podrão". Qualidade "podre" é o "X" da questão. herhe

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


auzenph

Qualidade da guitarra não é um atributo ditado por ninguem. O cara chegou e falou: "qualidade é segurar afinação, bla bla", ueh, quem ditou isso?



Qualidade é completamente envolvida com a finalidade do produto e não atributo intrínseco como alguns pensam.

e isso quem ditou, vc? heheheh, não viaja, velho.

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf

Relaxa cara, tu tá muito sério nesse tópico... hehehehehe

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

to relaxado....


Aqui eggburger já vem com queijo, só tem que botar o adicional de presunto hehehehehehehe

hehehehe...cara, é uma especie de bauru, só que com milho, ovo, tomate, alface, maionese, mostardam, ervilha, queijo ralado, batata palha...o x pode ser de galinha, de carne, de filé, de camarão...tudo isso dentro de um pão de bauru..prensa e o que resultar dessa gororoba vc come....hehehehe é ótimo para estomagos desesperados às 6h da manhã.... é renascer das cinzas...hehehehe

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


nichendrix
rsf: hehehehe...cara, é uma especie de bauru, só que com milho, ovo, tomate, alface, maionese, mostardam, ervilha, queijo ralado, batata palha...o x pode ser de galinha, de carne, de filé, de camarão...tudo isso dentro de um pão de bauru..prensa e o que resultar dessa gororoba vc come....

Esse é o x-tudo aqui no RJ. O pessoal chama de podrão.

Delícia! eheh

Flw

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
rsf

É um Super-Tudo aqui... heheheheh

Afe tá me dando é fome.... heheheheh

Ant--
Veterano
# jan/10
· votar


Vou me meter nesse tópico para deixar meus 2 cents.

Uma guitarra de qualidade é aquela no limite que eu posso bancar dentro das minhas necessidades de músico (no meu caso amador). É aquela guitarra que não dói (muito) o coração quando deixo esbarrar acidentalmente no canto da parede. É aquela que posso deixar no pedestal numa reunião de amigos, sem ficar neurótico quando uma criança começa a se aproximar. É aquela que no calor do churrasco sempre que o amigo músico que acabou de pegar carne com os dedos quer aproveitar seu intervalo para dedilhar um som... voce não se estressa. É aquela que voce passa o som no final da tarde e deixa (no estojo) naquele salão de festas desconhecido enquanto vc vai em casa tomar um banho e bater um rango.
Se a guitarra puder ser tudo isso e entregar o som que gosto de tirar, representando meu timbre, e satisfazendo minha pegada... Não importa a marca e o valor. ESSA É MINHA GUITARRA DE QUALIDADE. E na minha realidade atual, ela está abaixo dos 3 mil.

Abç,

Alewfs
Veterano
# jan/10
· votar


PCP, NQI, PCM, PGPI, todas essas matérias de curso técnico que eu achava que não servia pra nada... tô usando elas e tirando minhas conclusões do tópico.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ant--: É aquela que no calor do churrasco sempre que o amigo músico que acabou de pegar carne com os dedos quer aproveitar seu intervalo para dedilhar um som...

É aquela que posso deixar no pedestal numa reunião de amigos, sem ficar neurótico quando uma criança começa a se aproximar.


Pode cair cerveja em cima também? Pô, quero uma dessas. Onde vende? Deve ser rara hein... É Custom Chopp?

Abs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?