O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros: Se eu ganhasse uma Tonante, teria ficado muito, mas muito feliz, pois ela era adequada ao conceito de qualidade que eu tinha na época, simples assim.

Ganhei uma de aniversário. Foi minha primeira guitarra, com 15 anos (1984). Verde metálica! Dormi até com ela na noite em que nos conhecemos... hehe

Abs

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


De Ros

mas De Ros, não estamos dicutindo felicidade, estamos discutindo
qualidade..
hehehehehe

Em que pese não concordar com a tese de que qualidade tem a ver com adequação, continuar defendendo essa idéia seria alimentar a polemica...gosto de debater, mas também não é tanto assim.desisto....heheeh
mas as idéias estão aí...
um abraço.

vi um video seu que o curly postou em outro tópico muito interessante sobre análise de solos..mandou ver lá, hein?
parabéns....

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf

Sinceramente cara, eu acho que ou tu não lê o que escrevo, ou então tu tá é de má vontade mesmo.

Eu já disse 1000x que em momento algum eu disse que a adequação ao uso determina a qualidade, nem que TODO instrumento tem qualidade.

Essas duas idéias são uma concepção equivocada que você criou a partir de um post meu, e pelo visto não leu nenhum dos posts das ultimas 12 paginas, pois várias vezes eu tentei explicar que a qualidade, é analisada sob vários critérios, ALGUNS desses critérios, são determinados pela percepção do consumidor. A MAIORIA desses critérios NÃO é. Portanto mesmo quando vc adiciona a percepção do consumidor, vão existir critérios nessa avaliação que não vão variar com ela.

Esses critérios subjetivos é o que leva gente com um nível de exigência maior como o Bertola ver a qualidade da Fender ou da Gibson de forma bem diferente do que você ou eu vemos. Isso não faz com que os outros critérios sejam anulados, a madeira do instrumento não vai mudar por causa disso, as ferragens não vão mudar, os captadores não vão apodrecer. Você só pega e adiciona alguns fatores subjetivos que faz com que o que pra mim é uma "qualidade" excepcional, pra ele seja uma "qualidade" mediana.

Eu já disse algumas vezes, esse critérios de excelência é uma variável dentro da qualidade, mas está longe de ser a completude do conceito.

Afinal, uma D20 não vai deixar de ser uma D20 só porque é o carro mais adequado e de melhor qualidade pra mim. Ele não vai virar uma Ferrari por causa disso, no máximo essa percepção vai dizer pra mim que a qualidade que eu preciso é a de um utilitário e não a de um esportivo. Portanto ao analisar a qualidade de um carro eu olharia os critérios que fazem dele um bom utilitário e não um bom esportivo. A Ferrari, por mais qualidade que tenha, não é um bom utilitário, mas é um esportivo fenomenal. Se eu analisar sob a ótica de um utilitário de qualidade, a Ferrari não passa nem pela porta, enquanto se eu analisar sob a ótica de um esportivo de qualidade a D20 não dá nem pro começo.

Todavia a tua ignorância ou má vontade te impede de enxergar esse conceito bem simples, e insistir em distorcer o que eu digo, gerando um conceito absurdo que a qualidade é APENAS o que o consumidor consegue perceber dela, e o pior, me acusando de defender esse despaltério.

Mas nem sei pra que to escrevendo, tu não lê, só fica repetindo a mesma merda há 13 paginas.

Quer saber duma coisa, vão catar coquinho vocês todos.

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

Todavia a tua ignorância ou má vontade te impede de enxergar esse conceito bem simples, e insistir em distorcer o que eu digo, gerando um conceito absurdo que a qualidade é APENAS o que o consumidor consegue perceber dela, e o pior, me acusando de defender esse despaltério.

Já que sou ignorante, vou deixar vc mesmo responder....

Quando eu ponho a teoria como base para a relatividade da qualidade, eu tento mostrar que o principal fator é o cliente e seus desejos e a partir daí a adequação do projeto a essas necessidades e a capacidade de produzir produtos com a menor variação possível em relação ao projeto. Portanto se o projeto surge da necessidade, obviamente sua qualidade será julgada a partir da sua capacidade de satisfazer tais necessidades, portanto sua qualidade só pode ser julgada perante a sua adequação ao uso.

Isso é qualidade, e não importa se você consegue isso numa Squier de compensado para satisfazer as necessidades de um iniciante de baixa renda ou numa Benedetto de Maple 5A para satisfazer as necessidades de um musico profissional top de linha em busca do timbre perfeito.

É a adequação do projeto à tais propostas ou a tais usos, que determina a qualidade do mesmo


no mais, era isso....quando a razão dá lugar a estupidez, perde a graça.

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf

Rapaz, isso não tem haver com estupidez, tem haver com você distorcendo o que eu disse, na mesma pagina eu falo isso bem aqui:

Assim as 7 dimensões em que se analisa a qualidade são: Excelência; Valor; Especificações; Conformidade; Regularidade; Adequação do Uso (que e analisada sob duas óticas distintas que são a da Qualidade de Projeto e da Ausência de Deficiências) e os Custos da Qualidade e da Não-Qualidade (que são analisados sob quatro variáveis diferentes que são os Custos De Prevenção; os Custos De Avaliação; os Custos Internos Dos Defeitos e os Custos Externos Dos Defeitos).

Se você realmente estivesse discutindo o que eu disse dentro do contexto, você poria pelo menos essa parte da conversa, e também todo o resto onde eu digo que existem outros aspectos da qualidade que são objetivos, mas que eles SOZINHOS e ISOLADOS, não servem para determinar a qualidade de uma guitarra porque você só pode analisar um instrumento dentro do contexto pela qual ele foi feito para funcionar e não fora dele, portanto a adequação ao uso, e os desejos e necessidades do cliente que determinam o escopo na qual a qualidade será analisada.

Se formos julgar a qualidade apenas pela excelência nós podemos comparar Gol e Ferrari, S10 e Ferrari, Rolls Royce e Ferrari e podemos concluir que Gol, Ferrari e D20 não tem qualidade porque o Rolls Royce é quem apresenta um padrão superior de excelência em relação a eles.

Mas aí vem a pergunta, a Ferrari teria o mesmo desempenho do Gol em economia de combustivel ou o desempenho da S10 como utilitário ou o desempenho de um Rolls Royce em conforto e luxo???

O que eu estou dizendo o tempo todo é uma coisa bem simples, vc só pode comparar coisas iguais e não coisas dispares. Pois os mesmos motivos que fazem da S10 um bom utilitário é o que a transformam em um péssimo esportivo. Assim como o que transforma a Les Paul em uma guitarra com um ótimo desempenho para sons encorpados e aveludados é o que faz com que ela seja péssima pra sons brilhantes e estalados.

Então, eu realmente acho que você só pode comparar 2 coisas se elas se destinam ao mesmo uso, ou seja, se ela são no todo ou em parte adequadas à mesma necessidade. Por isso que a qualidade de um instrumento barato e para iniciantes é diferente da qualidade de um instrumento profissional de alto desempenho e versatilidade.

Eu não disse que um tem mais ou menos qualidade, só disse que os dois tem e que são qualidades diferentes.

Agora se você realmente quer insistir nessa estupidez de distorcer o que eu falo e colocar as coisas fora de contexto para servir a seus propositos (que só você entende por sinal), fique com sua ignorância pra você, pra mim essa conversa já deu o que tinha que dar lá na pagina 4. Quando você começou a fazer piadinhas com minha formação e com minha capacidade profissional.

É por esse tipo de palhaçada que eu quero que o FCC se exploda, eu ainda aparecia aqui por conta de alguns amigos, agora que se dane, email serve para o mesmo proposito e não me dá o aborrecimento que tive nesse tópico, que nada tem haver com a discordância, mas com ver tudo o que falo sendo distorcido por alguém sem nenhum propósito além de aporrinhar a paciência.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rsf
nichendrix

Please, não vamos fazer desse tópico uma batalha de idéias. Eu ainda tô esperando o Penta Blues comentar, por exemplo. Alías, ele disse que iria comentar com calma, mas eu acho que ele tá ocupado trabalhando com o acontecimento no Haiti.

Então, peço pra os "senhoritos" se acalmarem pro tópico continuar numa boa. Vou fechar em breve, prometo.

Abs

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Uma ultima discussão aí pro teu tópico:

Se a excelência e a qualidade dos componentes são a única forma de avaliar um instrumento, como avaliar a qualidade de instrumentos que atendem um padrão de excelência e de qualidade de componentes similar, como pro exemplo: PRS Mira Double Cut, Fender American Deluxe Telecaster, Gibson Les Paul Standard Traditional Pro, Gretsch G6128TDS Duo Jet, Jackson KV2 King V e Ibanez Paul Gilbert 20th Anniversary PGM300RE???

Todas estão na mesma faixa de preço (entre 1500 e 2000 dolares), todas atendem a um padrão de excelência similar e a qualidade dos componentes também é similar. Como avaliar a qualidade dessas guitarras???

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Como avaliar a qualidade dessas guitarras???

Não dá. Só testando uma por uma! hehehe

abs

Konrad
Veterano
# jan/10 · Editado por: Konrad
· votar


Acho que vocês deveriam decidir se irão usar na discussão um conceito de qualidade relativo ou absoluto, condicionado a certos factores ou não, gradual/escalonado ou estacionário.

Esse tipo de discussão tem de iniciar-se como um livro de filosofia, com uma bela definição/delimitação de termos que serão abordados, do contrário, a ausÊncia favorece quem só quer repetir e não chegar a lugar algum.

MMI
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Calma Bahia. Nem escrevi o que eu queria ainda! Não fecha não, mas os amigos deveriam se acalmar. Como escrevi, no dicionário, qualidade tem várias definições e uma delas é a que o nichendrix defende, outra é a que o rsf defende. Todos estão certos, só que nenhum vai acatar a definição do outro. Mas vamos conviver com as diferenças.

nichendrix

essa avaliação, especialmente se for comparativa, é dificil, mas possível. Mas é dificil avaliar se não for levada em consideração a adequação e mesmo o gostos pessoais e questões subjetivas.
Prometo que vou escrever um pouco minhas opiniões para o Bahia. Afinal, avaliar um instrumento obrigatoriamente leva a questões subjetivas, experiencias anteriores, sensações.

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


MMI
Todos estão certos, só que nenhum vai acatar a definição do outro. Mas vamos conviver com as diferenças.

Rapaz eu já concordei em discordar mais de uma vez, cheguei a ficar 3 paginas sem postar nada, mas meu nome tá rodando mais do que contador de minutos na porta de cabaré e quase sempre afirmando coisas que eu afirmei em um contexto e está sendo usada pra justificar outro.

É isso que me deixou puto.

essa avaliação, especialmente se for comparativa, é dificil, mas possível. Mas é dificil avaliar se não for levada em consideração a adequação e mesmo o gostos pessoais e questões subjetivas.

Por isso que insisti que em algum momento, o cliente e a adequação ao uso do produto, conseqüentemente a marca e os sentimentos em relação a ela, terão que entrar na avaliação.

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


MMI
MauricioBahia

a questão não é avaliar se uma guitarra tem mais qualidade do que outra, a questão é avaliar se uma porra de uma guitarra, um pedaço de madeira com cordas, tem ou não tem a porra da qualidade, se ela funciona como uma guitarra deve funcionar minimamente..se for funcional (e não conheço nenhuma guitarra que seja funcional, cujas partes, peças e construção não tenham um minimo de qualidade e durabilidade), pronto, estamos diante de uma guitarra com qualidade...se ela vai ser adequada a mim, se eu posso comprar ou não, se vou ficar feliz ou não, é outra história e que não interferirá na qualidade da porra da guitarra;
Eu não sou fabricante de guitarras, sou guitarrista..razão pela qual to cagando e andando para as questões, motivos e objetivos do cara que fabricou a guita...para mim o que importa é se tem qualidade ou não. E eu não preciso de 7 dimensões para analisar isso...se outros precisam, fazer o que?
Ponto.

e outra, se a guitarra em questão vai ter mais ou menos qualidade do que outra de mesmo nível, só fazendo uma avaliação comparativa, caso a caso, como disse o MMI, mas não é disso que se está discutindo nessas 13 páginas...

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rsf

É, comparar é algo praticamente impossível, ainda mais numa instrumento que é feito de madeira, que é um material orgânico e, portanto, altamente mutável!

Além do orgânico, a questão toda é que a qualidade é algo intangível, não dá pra medir preciamente pq o ser humano tá envolvido e cada um é de um jeito. É como "amor" (que romantico!!!!). Como vc vai medir isso? Tudo que envolve o sentimento não é passível de ser mensurado.

O objetivo do tópico é justamente tentar verificar a nossa PERCEPÇÃO em relação a um instrumento, no caso a guitarra, para poder ilustrar esse idéia de intangível, que é o caso da marca.

Então, uma guitarra, seria um objeto "ULTRA-INTANGÍVEL", apesar de ser um produto "físico". Portanto a discussão não tem fim, é apenas ilustrativa.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Eu se a gente criar uma definição pra qualidade em guitarras, mesmo que uma definição imperfeita???? Será que pode ser interessante??

Pelo menos teríamos um ponto em comum!

Será que rola?

Konrad
Veterano
# jan/10 · Editado por: Konrad
· votar


MauricioBahia
Será que rola?

"Rola". (Eu hein)

Basta seleccionar partes de qualidade indiscutível, e talvez listar seus preços de mercado.

Por exemplo, no caso de uma Strato.

Machine Heads: X reais
Alder/Ash/Swamp Ash body: X reais
Bridge: ...

Acho que é um bom começo. Atribuir valores reais a esses factores que tÊm influéncia directa na tocabilidade/sonoridade do instrumento.

Edit: Mas ai, tu te deparas com uma Starto igual a do Rory, toda alterada, com 5 tarraxas de um tipo e uma diferente, toda cheia de incorreções na parte eletrica, tanto lixo que surpeendeu até os caras da Fender quando lhes foi entregue.... esse argumento fica balançado.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Konrad

Eu não disse "rôla", se é o que vc imaginou isso! (ui, ui, ui!) ]

Cara, parametrar por valor né? Acho que seria a única solução viu.

Abs

Konrad
Veterano
# jan/10 · Editado por: Konrad
· votar


MauricioBahia

Hhehehehe. Imaginei nada.... ehheheheh. Rola para mim é um pássaro que é comum no Algarve!

Quanto a parametrar.... eu não vejo nada que possa ser feito além disso... pelo menos para pautar a discussão...

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Konrad

"Rola" do verbo "rolar" velho... Eita cabra maldoso! hehe

Abs

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia
Eu se a gente criar uma definição pra qualidade em guitarras, mesmo que uma definição imperfeita???? Será que pode ser interessante??

Cara isso é fácil de fazer, faça a engenharia reversa. Defina as características universais de um instrumento ruim, aquelas que façam com que ele não tenha o minimo essencial pra desempenhar sua função básica (no caso tocar).

A partir daí você tem uma noção do que um instrumento não pode ter, então defina, com base em todos esses defeitos, o minimo que um instrumento teria que ter para desempenhar sua função básica.

Com isso vc tem um padrão minimo de consumo, qualidade em um sentido geral seria todo instrumento que atendesse pelo menos a esse padrão.

Aqui que começou a briga do tópico, porque isso faria com que todo instrumento, de Gianinni à Custom Shop ultra top que atendessem esse padrão mínimo fosse considerado de qualidade.

Depois disso, começa a discussão, será que o padrão minimo é a unica forma de definir qualidade? Será que a qualidade de um instrumento basico poderia ser medida da mesma forma que um ultra elaborado? Será que dois instrumentos diferentes mas feitos para atender o mesmo padrão de exigência terão a mesma qualidade em todas as situações?

Daí vai surgir a necessidade de se analisar outros fatores componentes da qualidade e e de se adotar alguns valores subjetivos a fim de aprofundar a análise.

É aí que o rsf vai discordar de ti e começar a guerra dele... portanto boa sorte.

Konrad
Rola para mim é um pássaro que é comum no Algarve!

Aqui isso se chama pombo (ou pomba, mas aí tem duplo sentido tb). hehehehehehehe

Ei portubrazucacês (aka portuguese-brasilian scottish), entra no msn pra gente terminar aquela conversa sobre os mestrados, eu lembrei de uma coisa que pode te ajudar.

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

Cara isso é fácil de fazer, faça a engenharia reversa. Defina as características universais de um instrumento ruim, aquelas que façam com que ele não tenha o minimo essencial pra desempenhar sua função básica (no caso tocar).

A partir daí você tem uma noção do que um instrumento não pode ter, então defina, com base em todos esses defeitos, o minimo que um instrumento teria que ter para desempenhar sua função básica.

Com isso vc tem um padrão minimo de consumo, qualidade em um sentido geral seria todo instrumento que atendesse pelo menos a esse padrão


Apesar de eu ser um ignorante, é exatamente isso que estou dizendo desde o inicio do tópico..Perfeito. é isso mesmo.

Daí vai surgir a necessidade de se analisar outros fatores componentes da qualidade e e de se adotar alguns valores subjetivos a fim de aprofundar a análise.

mais uma vez perfeito...a partir daqui sim...entrará a subjetividade.. Estabelecido que uma guitarra tem qualidade e formos, por exemplo, fazer um comparativo com outra guitarra de qualidade, aí entrariramos em um outro contexto, a partir do qual entrará a subjetividade...Acho até que não é possível, nesse caso, estabelecermos um consenso, porque serão tantas as variaveis subjetivas, afeição à marca, gosto etc.., muitas de nível pessoal, que seria perda de tempo tentar fazer essa avaliação..

É aí que o rsf vai discordar de ti e começar a guerra dele... portanto boa sorte.

hehehehe......acho que irei desapontá-lo, porque é exatemente o que vc colocou nesse post que estou defendendo desde o inicio do tópico...

Agora mudando de assunto...Manti um debate ferrenho com vc nesse tópico e me diverti bastante até vc começar a rodar a baiana...e encerro esse meu post pedindo desculpa a vc se em algum momento, no calor do debate, ofendi vc...Não era essa a intenção..quando disse que um colega não deve fazer uma pergunta dessas a outro colega foi para "determinar" e "acentuar" minha discordãncia ao seu questionamento, mas não a sua qualificação profissional..lendo de novo o que escrevi, de fato para quem não sabe o que eu estava pensando, parece que eu questionei sua qualificação, coisa que eu peço desculpa a vc.
gosto de vc, cara, gosto de debater com vc, vc é gente boa e extremante "funcional" para esse forum...hehehehehe
paz e boa sorte para vc..

MMI
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Caro Bahia, eu estava até escrevendo algumas impressões do que eu acharia de excelência em guitarras. Não pensei em padrão mínimo de consumo, mas padrão máximo mesmo. Talvez até você transferisse meu texto para o tópico dos mithbusters... kkkkkkkk
Definir o que você quer a respeito de "qualidade" até seria legal mesmo, já deu confusão e boa parte do que foi discutido até aqui é o que é "qualidade". Não sei se por valor seria uma boa idéia, mas eu estava pensando em qualidade por um valor até absurdo.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


MMI: Talvez até você transferisse meu texto para o tópico dos mithbusters... kkkkkkkk

uhahuqhuauha.

É, cara, o tópico já deu o que tinha que dar mesmo.

Vou fechar até as 00:00h de hoje sabe...

Abs

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?

Dei uma resposta suscinta a essa questão, dia 15/jan/10 às 17:20.... tá lá na décima página.

Mas tem gente que entende o conceito de qualidade assim:

QUALIDADE = PERFORMANCE
QUALIDADE = EXCELÊNCIA

Eu, diferentemente, entendo que esses atributos são apenas parte do que é a qualidade.

Mas..... supondo que eu esteja errado, sua pergunta (título do tópico) poderia ser entendida assim: "O que é uma guitarra de qualidade (leia-se performance e excelência) e quanto você aceitaria pagar por elas???"

Então, minha resposta (essa que dei na página 10)..... seria BEM diferente. Seria assim:

Gibson, Fender americana da série deluxe pra cima, PRS (tirando as SE) as Ibanez Prestige, Gretsh, Suhr, entre outras marcas e modelos que tem reconhecidamente o compromisso de usar apenas as melhores madeiras, os melhores componentes (captadores, ferragens e parte elétrica), e que possuem a melhor e mais bem treinada mão-de-obra para a excecução esmerada de cada detalhe do processo.

Mas infelizmente não teria condições de pagar por nenhuma delas, porque devido a sérias restrições orçamentárias e ao fato que toco guitarra por hobbie, fico impossibilitado de pagar mais do que R$1.500,00 em qualquer guitarra.

Qual dessas minhas 2 respostas (esta acima, ou aquela da pág. 10) se enquadraria melhor naquilo que você está buscando???

Tudo vai depender daquilo que você entende por "qualidade".

Se achar que minha resposta da pag. 10 é mais adequada, então você entende "qualidade" mais ou menos como eu.

Se achar que essa minha resposta acima é a mais correta, então você entende "qualidade" de outra maneira.

E tenho dito!!!! (pronto, falei!!! o/)

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf

Então tem algo errado, porque eu estou há 13 paginas dizendo essas mesmissimas coisas e tu enchendo minha paciência distorcendo o que eu digo em um conceito sem pé nem cabeça.

Enfim, deixa pra lá... a gente briga todo dia aqui e no dia seguinte está tudo bem... eu me passei do limite, vc passou do limite, os dois estão certos e os dois estão errados. Logo, está tudo bem.

Drinho
Veterano
# jan/10 · Editado por: Drinho
· votar


Muito legal o tópico gente tá sendo discutido com bastante conteudo e boas opiniões vou aproveitar para expor a minha.
Acredito que o conceito de guitarra de qualidade vai muito além de valores, marcas e até estrutura da guitarra como madeiramento peças e construção.
Acredito que antes de tudo para que uma guitarra seja exatamente o que o musico quer ela tem que ser simpatica as caracteristicas, ideias e aos gostos dele, creio também que por mais que uma guitarra custe 12 mil reais não quer dizer que ela vai ser uma guitarra de qualidade para fulano.
Vou citar uns exemplos
Teve um dia que eu tava de bobeira em casa liguei pruns camaradas e fomos até a teodoro sampaio pra namorar umas guitarras e era uma merda que agente ia tudo sem um tostão no bolso e ficavamos só passando vontade, enfim peguei uma fender american deluxe que estava custando R$9000,00 cara a guitarra era linda braço e escala de maple, corpo em alder as peças de primeira, escudo branco perolizado a guitarra era maravilhosa dai eu pensei bom to aqui mesmo vo dar uma testadinha o cara ligou ela num marshall jcm 2000, equipamento de gente grande... depois que eu toquei eu falei comigo mesmo "eu nao dou 500 reais nessa porra como diabos ela tá custando 9 mil"
dai um dia eu fui num luthier e contei essa historia pra ele e ele disse assim há guitarras e guitarras não é porq é uma fender top de linha que ela vai fazer sua cabeça e mesmo a serie sendo top não são 100% das guitarras que sairão boas guitarras, o conceito de som na madeira vai muito além do que agente imagina já veio cara aqui com guitarra de compensado e captador CORÉIA arrancando mto mais som do que muito alder e ash e ai como vc me explica isso?
Dai eu fiquei pensando puta merda então a simpatia do musico com o instrumento e a estrutura de uma guitarra vão mto além do que agente pensa que sabe.
Outro fato que justifica isso, a minha guitarra eu comprei a um tempo atrás uma tagima 635 velha aquelas com hedstock replica de fender, comprei usada, ela veio com 2 caps da seymour duncan e um coreano , na epoca paguei 900 reais na guitarra faz uns 5 anos isso, dai eu gastei mais 250 reais pra escalopar ela inteira e eu tinha um invader da seymour duncan sobrando e compre um escudo single single humbucker e coloquei o invader nela.. as ferragens são simples da tagima msm, o braço dela é de marfim e o corpo é de marupá, a famosa "caixeta" apenas adicionei um captador e escalopei, no fim das contas gastei 1220 reais com essa guitarra, 900 nela 250 no escalope e 70 num escudo novo. Eu nao vendo essa guitarra por nada e nao troco por nenhuma no mundo porq ela me parou, tive mtas guitarras antes dela mas sempre vendi... e nessa eu me achei e é uma guitarra usada de 900 reais, jah toquei junto de amigo meu que tem fender e eu digo de coração ela fez melhor que a fender.... instrumento de qualidade na minha opiniao, não é grife nem preço é simplesmente o instrumento que vc tem a sorte e a felicidade de comprar, ele não é só o instrumento de qualidade, e o instrumento que podem te oferecer uma fortuna que vc não vai vender porq ele fez a sua cabeça

MMI
Veterano
# jan/10
· votar


Então vou às minhas considerações... A qualidade que eu me refiro aqui é o meu conceito de qualidade, sinônimo de excelência, por assim dizer. Por essa razão vou até idealizar e expor idéias, quanto aos preços depois chego nesse ponto, não vou falar de valores inicialmente. Vale dizer também que muitas vezes as guitarras são, de certa forma, "fetiches" nas mãos de guitarristas, que faz com que tenhamos uma tendência de buscar o timbre perfeito nelas e alimentar a GAS. Porém, um grande timbre começa exatamente na outra ponta da cadeia, ou seja, nos alto-falantes, no power amp e no pré-amp. Mas a discussão não é sobre timbre de qualidade, é sobre guitarras num tópico que não se destina a falar de falantes e amplificadores. Mas acho que guitarra de qualidade serve para tirar timbres de qualidade.
Uma guitarra de qualidade, sem dúvida nenhuma, é aquela do vídeo que postei, uma autêntica Gibson Les Paul 59. Mesmo que naquele vídeo tenha compressor, como o nichendrix notou, mesmo que seja um videozinho do youtube, ela já mostra por que é um mito. Mas como disse, custaria para tê-la meu apartamento com tudo dentro, mesmo assim talvez não daria para as taxas e impostos. Só que depois disso eu acho que não teria nem coragem de abrir o case, tamanho tesouro...
Mas melhor falar de guitarras novas que tenham um excelente padrão de excelência. È bom que se tenha em mente que tanto o Bertola como o Paul Reed Smith dizem que no início, a partir de blocos de madeira, ferragens e elétrica, não é possível prever o comportamento da futura guitarra e aqui começa a sessão mithbusters,mesmo porque tem aí um pouco de lenda, de metafísica, de imponderável. Tem muitos detalhes que quase não fazem diferença, porém a minha opinião é que a soma dos detalhes fazem diferença. Sem dúvida, uma boa escolha das "tonewoods", com bom padrão e boa secagem são essenciais. Pegando o maple que talvez seja a madeira mais usada em guitarras, dizem que alguns tipos tem melhor som que outros. Como a vibração corre pelos veios e fibras da madeira, dizem que o que melhor transmite e vibra é uma hard maple flamed. O birdseyes interrompe um pouco a vibração nos nós, enquanto que o liso seria inferior. O tipo de corte da madeira, se é "plain sawn", "rift sawn" ou "quarter sawn" aumenta a força, a estabilidade, além de existir um vídeo onde o Paul Reed Smith mostra claramente a mudança de timbre de um pedaço de "brazilian rosewood" dependendo da face do bloco de madeira. Dependendo do tipo de guitarras, se for uma semi por exemplo, se for "carved" apresenta resultados melhores. Outros detalhes como um excelente encaixe e contato entre o corpo e o braço, se for colado, parafusado ou inteiriço, tudo isso conta pontos. Outros textos garantem que instrumentos handmade são superiores aos mecanizados (prato cheio para os mithbusters! Kkkkk). Depois, as ferragens, os trastes, e principalmente bons captadores são imprescindíveis. Tem muitos truques e segredos nisso. Acho que a soma de detalhes faz muita diferença, porém um só quase não faz.
Quanto ao preço, depende muito das técnicas e materiais, do tipo de guitarra etc. Minhas guitarras caras sempre foram pagas com dinheiro de outras guitarras e às vezes mais um pouco do bolso. O que é caro e barato é subjetivo e pessoal.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Drinho: Muito legal o tópico gente tá sendo discutido com bastante conteudo e boas opiniões vou aproveitar para expor a minha.

Muito legal mesmo! Teve até uma pausa pra "X" Burguers e pizza! hehe. Ou seja, completinho. hehe

Vlw pelo depoimento. ;-)

MMI

Blz pura!!!

Belo desfecho para o tópico. Em breve o artigo! \o/

Vlw!

ps. vou aguardar o tópico fazer 1 semana e fechar. :-)

auzenph
Veterano
# jan/10
· votar


Bom, eu quero é que o RSF nos dê sua cartilha de qualidade...somente isso...to esperando a 13 paginas...

Se qualidade é um atributo OBJETIVO, então que ele coloque os pontos e os passos pra se verificar se uma guitarra é de qualidade. Ora, se é objetivo, então NINGUEM vai discordar...

Ah! E outra coisa..não adianta dizer: "1) madeira de qualidade , 2)boa construção, 3)captadores bons..."
Isso não quer dizer NADA. É subjetivo.
Você precisa dizer: "1) feita de madeira tal, escolhida de tal maneira, secada de tal maneira, selecionada de tal maneira, porque essa maneira faz isso...como consequencia temos aquilo outro e, logo é de qualidade"

Entendeu?

Quero que você explique a todos nós o que uma guitarra precisa ser pra ter qualidade, o que ela precisa ter.

Se eu e o nichendrix não conseguimos fazer você entender explicando com conhecimentos fundamentados, então que façamos você entenda pelo "reductio ad absurdum".

MMI
Veterano
# jan/10
· votar


auzenph

Não há dúvidas que qualidade não deixa de ser um atributo com critérios objetivos e subjetivos, especialmente em se tratando de qualidade de guitarras, além de ser comparativo também, baseado nas experiências anteriores de cada indivíduo. Vários garotos do forum acham que suas SX são as melhores guitarras que existem, opróprio rsf acha sua Fender strato excelente (=da melhor qualidade). Ótimo, excelente para cada um deles, mas essa opinião para mim é baseada na experiência pessoal e critérios subjetivos. Como disse antes, entre vários atributos, uma guitarra de qualidade é uma que tem bom timbre, por favor, não me venham tentar convencer o contrário. Desafio alguém definir um bom timbre de guitarra sem ser subjetivo.

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


MMI

A qualidade que eu me refiro aqui é o meu conceito de qualidade, sinônimo de excelência, por assim dizer.

Uma guitarra de qualidade, sem dúvida nenhuma, é aquela do vídeo que postei, uma autêntica Gibson Les Paul 59

Pô cara.... aí você derruba 99% dos nego aqui do FCC (inclusive, e principalmente... eu). Acho que vou até parar de tocar.

Quanto tá uma Gibson LP 59.... uns 20 conto???? Aí fodeu. Nunca terei na vida uma guitarra de qualidade..... meu destino está ligado a guitarras medíocres e timbres mixurucas.

Pra mim, guitarra acima de R$1.500,00 é um luxo que não me permito ter. Imagina se minha mulher compra uma bolsa Lui Vuiton por módicos R$1.500,00 (em promoção.... imperdível!!!). Eu mato ela!!!!

Pra mim, são luxos que eu poderia ter se fosse rico.... mas não sou. Então uma Gibson LP 59 e uma bolsa Lui Vuiton são coisas fora da minha realidade. Assim como uma Ferrari, um Tag Hauer, e outras marcas e produtos aqui citados como exemplo de qualidade.

Qualidade então não é pro meu bico.... quem manda ser pobre sô....

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?