O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jan/10
· votar


a.y.o

Ei, alem do meu advogado entrar em contato com vc pra acertar meus direitos autorais. Não é nada saudável mandar essa num tópico criado por um moderador....

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


a.y.o: que esse tópico queime no fogo do inferno.

Pq? O.O

Leblues
nichendrix

hehe. É ruim hein! :-)

Abs

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


a.y.o
que esse tópico queime no fogo do inferno.

E que tu seja o carvão... hehehehhehehehe

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

cara, olha só..
reli o topico inteiro de cabo a rabo...e vou fazer uma critica a nós, a mim e a vc...porém, peço que vc leia com atençao antes de sair escrevendo aquele teus posts enormes..escreva-os, mas primeiro leia o que vou dizer e entenda. se não entender, pergunte que esclareço..e, após entender, aí sim vc se manifesta, ok?
então vamos lá...
acho que perdemos uma grande oportunidade de travarmos uma discussão de grande valia para esse tópico. Pelo seguinte motivo.
Acho que sobre guitarras quem deve se manifestar são guitarristas, portanto, consumidores de guitarra e não papas da administração gerencial...nesse sentido acho que, ao invés de citar autores de literatura sobre administração...deveriamos ter citado nomes como clapton, jeff beck, knofpler, SRV e outros..Falar sobre teoria da administração e como esta vê a qualidade de um produto, acho legal e interessante, mas como uma curiosidade. O que não poderia ter acontecido e termos levado isso até os tubos... a ponto de concluir que para analisar a qualidade de uma guitarra devemos necessariamente seguir os preceitos que a visão administrativa moderna oferece, ai já um exagero...Tenho certeza que vc concorda comigo que não é necessário colocar os pes num curso de administração para poder dizer se uma guitarra tem ou não tem qualidade, tampouco observar as sete principais dimensões da qualidade para concluir que uma tonate sequer pode ser chamada de guitarra...Na minha singela opinião,para dizer se uma guitarra tem ou não tem qualidade basta ser guitarrista..simples assim...
E acho que foi exatamente aí que erramos...vc por insistir nisso e eu por não ter sido suficientemente competente para ter persuadido vc a rever sua perspectiva para abordagem do assunto. Caso eu tivesse obtido sucesso, poderiamos ter recorrido a nossos colegas aqui do forum para discutirmos acerca da qualidade de várias guitarras e atender de forma producente a proposta do tópico...poderiamos ter ouvido as considerações do Ogner sobre a sua super SX antes e depois da tunada..
Poderiamos ter ouvido do Maior e Melhor Moderador do Mundo, o nobre Bahia, sobre a sua super limão com drops. Poderiamos ter ouvido as considerações do MMI com sua invejável coleção de guitarras. Poderiamos ter ouvido o Zero Zen também sobre a SX mas também sobre a G&L...o edalko sobre sua notória e inseparável Dicastellis. Poderiamos ter ouvido o Curly sobre a sua Strato Curly Custom Shopp.. Vc com seu conhecimento sobre várias guitarras que já passaram por suas mãos. Verificariamos em cada uma dessas observações o que os levaram a definir se tem ou não qualidade cada uma dessas guitarras e até que ponto eles sentiram-se recompensados ou frustrados considerando o preço que investiram. Só que nada disso aconteceu, estamos há doze longas páginas falando sobre nada. Ou melhor, sobre um assunto que interessa tão somente a administradores e não a guitarristas, a não ser como curisosidade...acho que desperdiçamos nosso tempo e dedos com um debate non sense...

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rsf: acho que desperdiçamos nosso tempo e dedos com um debate non sense...

De maneira alguma velho. Eu hein! Ninguém é dono da verdade e cada um tem uma opinião. Isso é o que conta num debate. Se todos tivessem o mesmo pensamento o debate estaria perdido!!!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


rsf

Te garanto que esse tópico é de grande valia pq tem opiniões do guitarrista de quarto ao De Ros, que é um mestre na guitarra.

Então, tá tudo dentro do esperado. Um PUTA debate!

Abs

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

po, bahia, mas a única conclusão que se chega lendo esse tópico e que não se chega a conclusão nenhuma...hehehehehehehe

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


rsf: po, bahia, mas a única conclusão que se chega lendo esse tópico e que não se chega a conclusão nenhuma...hehehehehehehe

Pois é. Mas já é uma conclusão! ahhuauahha

Abs

edalko
Veterano
# jan/10 · Editado por: edalko
· votar


rsf

hehehe injuriou???

EU vejo esse topico da seguinte forma:

1) alguns, veem a qualidade como se pegasse a guitarra, desse aquela olhada longitudinal na escala para ver se está ok, uma girada no corpo olhando o acabamento, um acorde de Mi menor para ver a vibração de tudo, uma escalinha na 7a. e 12a. casa para ver se tem trastejamento, e a velha olhadinha na altura da cordas. Ponto! se tudo bateu: guitarra de qualidade...!

2) outros, veriam a qualidade medindo todos os trastes, vendo sua colocação um a um, a fiação elétrica, as cavidades dos captadores, blindagem, dimensões do corpo, análise milimetrica de tudo, acabamento, colagens, defeitos na pintura, balanço, curvatura da escala, medição da espessura do braço, idade das madeiras e sacagem, corte piscina , single ou para humbuckers, data de fabricação, quem usou, conservação, se tem os certificados, se tem o som desejado, se os caps estão de acordo para o uso, se a guita se presta para o uso determinado, etc, etc, etc... e se tudo estiver ok: a guita tem qualidade...!

Errado algum??? não...
Uns com visão mais direta e simples e outros mais elaborados e detalhistas...

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


edalko

Eu achei um tópico profundo (Ui...) e inspirador pq mostra claramente a paixão da galera por guitarras e tudo que envolve a marca. Pra mim, tem sido muito instigante. Ninguém tá errado!!! Pô isso é fantástico.

É aquela máxima "toque sua guitarra e seja feliz"!

Abs

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


edalko
2) outros, veriam a qualidade medindo todos os trastes, vendo sua colocação um a um, a fiação elétrica, as cavidades dos captadores, blindagem, dimensões do corpo, análise milimetrica de tudo, acabamento, colagens, defeitos na pintura, balanço, curvatura da escala, medição da espessura do braço, idade das madeiras e sacem, corte piscina , single ou para humbuckers, data de fabricação, quem usou, conservação, se tem os certificados, se tem o som desejado, se os caps estão de acordo para o uso, se a guita se presta para o uso determinado, etc, etc, etc... e se tudo estiver ok: a guita tem qualidade...!

Essa é a minha visão!! Mas daí, existe também níveis de qualidade! Uma fender AM Standard tem qualidade? Sim. Mas uma Fender Custom Shop tem muito mais, pois ela atende a muitos pontos a mais ( como os citados por no item 2).

edalko
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Parabéns pela moderação. TOmara que mudanças pra melhor aconteçam!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko: Parabéns pela moderação. Tomara que mudanças pra melhor aconteçam!

:-) Vamo que vamo!!!!

Abs

Konrad
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
Poderiamos ter ouvido do Maior e Melhor Moderador do Mundo, o nobre Bahia, sobre a sua super limão com drops.

Não me leve a mal.... mas eu não consigo não achar que você não está debochando Hheheheh. Nem a bela aliteração te salvou.

;)

De Ros
Veterano
# jan/10 · Editado por: De Ros
· votar


MauricioBahia


Muito obrigado pelo "mestre". Não é verdade, mas agradeço igual!


rsf


po, bahia, mas a única conclusão que se chega lendo esse tópico e que não se chega a conclusão nenhuma...hehehehehehehe

Graças a Deus! Já pensou se chegássemos a um consenso? Uma cartilha sobre o que é uma guitarra de qualidade? Deus me livre!

Não gosto muito de citar outras pessoas, pareço um cara sem idéias que se baseia nas idéias dos outros, mas nesse caso é inevitável:

"Toda a unanimidade é burra" - Nelson Rodrigues.

Mas lógico que eu entendo teu ponto de vista! Aliás, muitas vezes eu apliquei isso na minha jornada como músico. Infelizmente sei que cometi alguns erros e injustiças, magoando amigos e alunos ao disparar que "sua guitarra não tem qualidade", quando era o único instrumento que a pessoa poderia adquirir.

No fim, o instrumento é o de menos, o importante é o que fazer com ele!

Grande abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


No fim, o instrumento é o de menos, o importante é o que fazer com ele!
Concordo.
Abç

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Eita porra,agora que eu ví. O camarada MauricioBahia é o novo xerife do condado do Cifra...hehehehehehe.... Bacana a escolha da central. Aí MauricioBahia,parabéns. Agora que a gente vai poder te torrar a paciência de acordo mesmo.....hehehehehe....... Abração !!!!!!!

GuitarHome
Veterano
# jan/10 · Editado por: GuitarHome
· votar


No fim, o instrumento é o de menos, o importante é o que fazer com ele!

Eu também concordo, alias sempre digo isso por ai.

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
caraio, o Bahia virou modera????

E foi de novato pra modera! E ainda tem aqueles que ficam loucos esperando o tempo pra o nick mudar só pra "membro"... hahah o lance é tomar um chopp com os moderas e conseguir uma promoção na amizade ;)

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


buddy guy
fill.zanchez

hehehe. Bjundas!

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf

Ultima olhadinha antes de sair, pq não vivo só de discutir contigo aqui, tem que sair pra ver o povo tb... heheheheheheheh

Cara, pra ti talvez a discussão tenha sido contraproducente, ou mesmo improdutiva e sem sentido. Pra mim eu juro que não foi, primeiro porque me obrigou a rever vários conceitos, tanto como arquiteto, como administrador, quanto como guitarrista (de quarto por sinal).

Eu realmente foquei a discussão num aspecto técnico e administrativo, porque é assim que eu vejo o mundo, o Nicholas pessoa não é dissociado do Nicholas guitarrista (acredite, nic hendrix é minha assinatura, registrada em cartório e presente em todos os meus documentos), nem do Nicholas arquiteto e nem do Nicholas administrador.

Eu literalmente cresci dentro de empresas, minha infância foi brincando dentro delas, ou seja, a visão que eu tenho da vida é sempre ligada a elas, da mesma forma que quando não tava nas empresas da familia, eu tava com minha mãe nas obras que ela projetava (eu, ela e 2 irmãs minhas somos arquitetos).

Porque eu digo isso? Porque em função disso, eu realmente não olho pra uma guitarra (e pra nenhuma coisa por sinal), sem ver aquilo como fruto de um projeto e de um processo produtivo. Da mesma forma quando eu vejo um predio, de uma catedral medieval a uma casinha de barro, a primeira coisa que me chama atenção é observar como foram usadas as técnicas construtivas para fazer aquelas edificações.

Eu realmente não consigo ver só o instrumento, eu sempre vejo tudo que levou ele a ser um instrumento, especialmente quando é um bom instrumento. E por isso eu defendo muito algumas marcas pois pra mim elas não só produzem ótimos instrumentos, mas primam pela excelência no processo de fabricação do mesmo.

Tanto que eu tenho o habito de sempre procurar fabricas e construções pra visitar, pra mim conhecer uma fabrica muito organizada é mais divertido que as Disneys da vida.

Dito isso, mesmo que eu não fosse tão fissurado em processos e projetos, eu ainda levaria a discussão para esse lado. Não por teimosia, mas por achar relevante ao tópico.

Até onde me consta a intenção original do MauricioBahia, é analisar até que ponto a marca exerce influência na percepção da qualidade. O quanto esta está associada a nossa percepção, enquanto guitarristas, da qualidade dos instrumentos e de seu valor. E a minha forma de contribuir é mostrar como eu vejo esse dilema, não enquanto profissional, mas enquanto guitarrista e eu manifestei isso no terceiro post desse tópico, por sinal o fiz em poucas palavras pros meus padrões de post.

Você discordou e a partir daí eu realmente tentei mostrar como eu via a coisa, porque eu via daquele jeito e até porque pra minha visão de qualidade está realmente ligada a "teoria", não porque eu acho que eu tenho que usar ela aqui, mas porque no fim, ela expressa de forma mais clara a maneira como empiricamente eu vejo isso num chinelo.

Por ver dessa forma, eu defendo algumas marcas ferrenhamente, tanto pela minha experiência como guitarrista ou pela minha experiência como lojista ou mesmo pela minha visão processualista e sistêmica da vida em sí, inclusive da qualidade.

Eu acho relevante discurtir os grandes guitarristas não em uma discussão sobre qualidade de instrumentos, mas como parte da forma como se visualiza uma marca. Pra mim é impossível desassociar certas marcas de alguns dos seus grandes usuários e isso me levou a procurar conhecê-las.

Entretanto uma vez que tenha contato a primeira coisa que faço é pegar e analisar ela de uma forma parecida com a descrita pelo edalko neste trecho: outros, veriam a qualidade medindo todos os trastes, vendo sua colocação um a um, a fiação elétrica, as cavidades dos captadores, blindagem, dimensões do corpo, análise milimetrica de tudo, acabamento, colagens, defeitos na pintura, balanço, curvatura da escala, medição da espessura do braço, idade das madeiras e sacagem, corte piscina , single ou para humbuckers, data de fabricação, quem usou, conservação, se tem os certificados, se tem o som desejado, se os caps estão de acordo para o uso, se a guita se presta para o uso determinado, etc, etc, etc... e se tudo estiver ok: a guita tem qualidade...!

Que eu lembre foi esse o motivo pela qual você uma vez pediu que eu fizesse um review do meu equipamento, que até comecei com o JTM-60, mas nunca terminei... hehehehehhe

Tanto é assim que em geral os vendedores simplesmente odeiam me atender, porque pra dizer se vou pensar em comprar num instrumento eu levo pelo menos 2 tardes testando eles e aporrinho mesmo pra garantir que não leve gato por lebre. E depois de fazer isso várias vezes não tem como você não começar a se interessar pelo processo de fabricação do instrumento, pela marca, pela sua confiabilidade etc.

Enfim, não só vejo o mundo desta forma que você define como "contraproducente", como também compro minhas guitarras pensando dessa forma, e pode ter certeza já dispensei muitos instrumentos que são o sonho de consumo de muitos, porque embora sejam ótimos instrumentos e de marcas famosas, pra mim não atendeu aos padrões minimos que eu considerei ou porque o que pude verificar do controle de qualidade da marca não me inspirou confiança na mesma.

Mas isso sou eu, e em momento algum eu defendi que todos devessem ver as coisas da forma que eu vejo, ou de achar que eu estou certo, mas também dificilmente alguém vai me convencer que estou errado.

E acho que se essa discussão se arrastou mais do que devia foi justamente porque você as vezes é incapaz de concordar em discordar, além de ser um ótimo provocador de debates, pois eu desisti dessa conversa várias vezes e cá estou atrasado pra uma festa e com as cabeças dos dedos dormentes e o pulso doendo de tanto digitar, pois vc sempre sabe me instigar a responder.

E pronto, agora vou pra minha festa (1h atrasado por sinal), e espero não responder mais nada nesse tópico, porque mais um pouco e eu vou precisar imobilizar a mão pra diminuir o stress do pulso esquerdo.

edalko
Errado algum???

Acertou em gênero numero e grau, e eu sou o nº 2.

De Ros
No fim, o instrumento é o de menos, o importante é o que fazer com ele!

Isso mesmo, o instrumento é importante porque é a ferramenta, mas a arte só surge da cabeça daquele que a utiliza.

MMJr
Veterano
# jan/10 · Editado por: MMJr
· votar


O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?

Essa eh uma guitarra de qualidade.
E eu pagaria $3.500 reais por ela...

http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/gibson/58_vos_plaintop/58_vos _plaintop_1_1.jpg

Valeu...

Leblues
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leblues
· votar


fill.zanchez
hehe, mas o Bahia mereceu..... ele é o cara mais sensato aqui do fórum de guitarra, sabe levar uma conversa, sabe expor o ponto de vista na maior tranquilidade sempre respeitando, faz ótimos tópicos, é bem participativo, não é qualquer um que pode ser modera... eu por exemplo seria um péssimo moderador, não tenho paciência nenhuma com certas coisas rsrsrs

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


De Ros

segundo o nichendrix:

Isso é qualidade, e não importa se você consegue isso numa Squier de compensado para satisfazer as necessidades de um iniciante de baixa renda ou numa Benedetto de Maple 5A para satisfazer as necessidades de um musico profissional top de linha em busca do timbre perfeito.
É a adequação do projeto à tais propostas ou a tais usos, que determina a qualidade do mesmo.


O problema é que acho que a abordagem dada ao tópico leva à unanimidade, já que se analisarmos uma guitarra a partir dos critérios propostos chegaremos à conclusão unanime de que todas as guitarras têm qualidade, haja vista que o projeto de todas, de uma forma ou de outra, atende às necessidades do usuário a que se destina, de uma tonante a uma gibson... experimente analisar uma tonante utilizando os critérios propostos pelo nichendrix..e depois me diga o resultado....
Por isso, concordo com vc e o Nelson, a unanimidade é burra e era exatemente isso que eu estava tentando evitar..hehehehe



No fim, o instrumento é o de menos, o importante é o que fazer com ele!

exatemente, mas isso não impede que possamos debater sobre o menos importante....heheheh

Não gosto muito de citar outras pessoas, pareço um cara sem idéias que se baseia nas idéias dos outros....

concordo em genero, número e grau, também vejo assim....

abraço para vc, admiro seu trabalho.


Konrad

Não me leve a mal.... mas eu não consigo não achar que você não está debochando Hheheheh. Nem a bela aliteração te salvou.

heheheh...cara, para vc ver como é a internet...eu nunca cheguei perto de uma guitarra condor lemon drop e o que li a respeito são só elogios..quando chamo de limão com drops é para tirar onda do nome...que acho muito estranho para uma guitarra..nada mais do que isso......tão estranho quanto Fender Vibro-King, parece nome de filme pornô..
A proposito, a outra vez que falei da lemon drop foi dentro de um contexto diferente, quando estavam metendo pau nas fenders dizendo que era só uma marca no headstock...e eu disse, ironizando, não as guitarras, mas a falta de lógica que envolvia a discussão no momento, que guitarra boa no FCC era sx com caps malagoli e limão com drops regulada pelo bertola, o resto era só um logo no headstock.. mas vou considerar seu comentário, já que o propósito era o de fazer ironia com o nome e não com a guitarra..até pq o dono da guita agora é Modera..hehehehe

nichendrix

Mas isso sou eu, e em momento algum eu defendi que todos devessem ver as coisas da forma que eu vejo, ou de achar que eu estou certo, mas também dificilmente alguém vai me convencer que estou errado.

cara, não é uma questão de estar errado (ainda que eu ache que, sob a perspectiva de um guitarrista, é um erro avaliar uma guitarra da forma que vc propoe), mas é uma questão de ser inadequado.. vc deu xeque-mate no tópico..
tanto é que até agora não se sabe o que é uma guitarra de qualidade...hehehehehe.. ....mas enfim, de um jeito ou de outro é isso..hehehehe...valeu aí..até o próximo debate...

edalko
hehehe injuriou???
hehehehehehe

Zero Zen
Veterano
# jan/10
· votar


rsf

Puxa ! Mais um pouco e os teus posts serão maiores que os do nichendrix a.k.a. nichpédia !

Essa verborragia é contagiosa !

Eu bem que avisei que um consenso sobre o significado e alcance do termo "qualidade" era essencial para o debate .

T+.

PS: Agora vou ficar esperando o novo tópico do MauricioBahia, o homem de 1 milhão de posts:

"Ok, mais um que virou moderador" , onde ele vai explicar detalhadamente, com fotos, diagramas e filmes como subir na vida no Forum Cifra Club. Virtualmente, é claro !

hehe

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen: o homem de 1 milhão de posts

"Ok, em breve, num cinema perto de você." hehe

:-)

Joka Cardoso
Veterano
# jan/10 · Editado por: Joka Cardoso
· votar


dá uma tonante pro clapton, e faz ele gravar um single...

vai todo mundo falar que o timbre dele está mto sinistro.. e que conforme o tempo passa o Eric só evolui.. como um bom vinho...


ai.. depois de uns 2 anos seria revelada a grande surpresa...

queria ver a reação do pessoal..
IOAJIOAIOASAS

MMI
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix
rsf

Crianças... kkkkkkkkkkkk. Minha suposição é que o moderador Bahia queria uma discussão sobre guitarras, acabou em uma discussão do que é qualidade. Vamos lá.
Dicionário Houaiss
Qualidade
Datação
sXIV cf. FichIVPM

Acepções
substantivo feminino
1 propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa
Ex.: preferir q. a quantidade
1.1 conjunto de traços psicológicos e/ou morais de um indivíduo; caráter, índole
Ex.: criança dotada de q. artísticas
1.2 característica inerente
Ex.: <a q. límpida de um som> <a q. furta-cor da madrepérola> <a q. diáfana de uma lente de cristal>
1.3 característica comum que serve para agrupar (seres ou objetos); espécie, casta, jaez
Ex.: <indivíduos dessa q. não freqüentam ambientes requintados> <não gostam daquela q. de vinho>
2 grau negativo ou positivo de excelência
Ex.: a má q. de um tecido
3 Uso: sentido absoluto.
característica superior ou atributo distintivo positivo que faz alguém ou algo sobressair em relação a outros; virtude
Ex.: <um produto de q.> <um homem de muitas q.>
4 condição social, civil, jurídica etc.
Ex.: q. de cidadão, de administrador, de legatário
4.1 habilitação para exercer uma profissão; titulação
Ex.: somente os que têm q. de mestre concorrerão ao cargo
5 Derivação: por extensão de sentido.
título a que correspondem direitos e deveres; função, cargo, posição
Ex.: no currículo, destacou sua q. de redator especializado
6 Derivação: sentido figurado, por analogia.
capacidade de atingir o(s) efeito(s) pretendido(s); propriedade, virtude
Obs.: mais us. no pl.
Ex.: raiz de q. digestivas
7 destaque em uma escala comparativa; valor, importância
Ex.: só aprecia roupas daquela q.
8 Rubrica: administração.
estratégia de gestão em que se procura otimizar a produção e reduzir os custos (financeiros, humanos etc.)
Ex.: gerente do departamento de q.
9 Rubrica: filosofia.
categoria fundamental do pensamento que determina as propriedades ou características de alguma realidade
10 Rubrica: filosofia.
qualquer aspecto sensível de percepção que não possa ser mensurado ou geometrizado
Obs.: p.opos. a quantidade
11 Rubrica: filosofia.
em lógica, propriedade de uma proposição que a torna afirmativa ou negativa
12 Rubrica: fonética.
conjunto das características fônicas de um som vocálico (timbre, altura, intensidade, sonoridade, modo de articulação etc.)
13 Rubrica: indústria.
cumprimento estrito das normas preestabelecidas de produção
14 Rubrica: termo jurídico.
título que personaliza e distingue um indivíduo como sujeito ativo ou passsivo de direito ou, perante a lei, por sua maneira de ser ou agir no organismo social
15 Rubrica: termo jurídico.
circunstância de caráter pessoal que confere à pessoa a habilitação necessária para a prática de certos atos ou para o exercício de certos direitos
16 Rubrica: lógica.
no kantismo, conceito puro do entendimento, subdividido nas categorias de realidade, negação e limitação, e correspondente aos juízos afirmativos, negativos e indefinidos
17 Rubrica: religião. Regionalismo: Brasil.
nas seitas afro-brasileiras, aspecto ou manifestação diferencial de determinado orixá ou entidade [A qualidade é referida por uma denominação especial, tb. us. como epíteto do nome da divindade (p.ex., Onirê, Ogunjá e Uari são qualidades do orixá Ogum).]

Pode-se usar qualquer desses significados, acho que eu e o rsf estamos usando o item 2, "grau positivo de excelência". Não vou falar que uma Tonante tem qualidade e por exemplo, a strato 001 do Gilmour não tem qualidade. Apesar de aceitar e entender os argumentos para isso.
Talvez o moderador queira todas as visões do que possa ser uma "guitarra de qualidade". Eu vou falar de excelência. O amigo nichendrix, que não se ofenda, pode falar de processos produtivos, teorias administrativas e empresariais, legal também.

MMI
Veterano
# jan/10
· votar


Zero Zen

Quer dizer que uma Ferrari F-50 não tem qualidade pois não tem espaço para carregar 1 tonelada de areia como uma camionete D-20 ? Ela não é adequada, logo não tem qualidade ?

Desculpe o adendo aqui... Mas com uma Ferrari F-50 acho que você pega uma mulher que é muuuuuuita areia sim. Bem mais que a D-20 pode pegar.

De Ros
Veterano
# jan/10 · Editado por: De Ros
· votar


rsf

Não acho que o pensamento do nichendrix leva a uma unanimidade, justamente ao contrário!

Ele leva a um ponto onde uma guitarra ruim (para mim) pode ter qualidades? Sim!

Quando eu tinha 9 anos e sonhava tocar guitarra, ganhei um violão. Aprendi a tocar algumas coisas, mas sonhava com uma guitarra. Se eu tivesse ganho uma Tonante, teria ficado muito, mas muito feliz, pois ela era adequada ao conceito de qualidade que eu tinha na época, simples assim.

Ou seja, ao contrário de ser unânime, ele leva a crer que cada um tem um percepção diferente daquilo que busca.

E em contrapartida, a idéia de que determinada guitarra não tem qualidade por causa de X quesitos, isso levaria a criarmos a tal cartilha do que tem e o que não tem qualidade. E essa é uma coisa que eu não quero estar envolvido, pois cada um tem uma realidade diferente.

Uma Gibson Les Paul é melhor que uma Tonante? Cara, não dá nem para encontrar termos de comparação! É um bilhão de vezes de vezes melhor!

Mas seu eu tivesse ganho uma Tonante com 9 anos, teria ficado muito feliz.
Só consegui comprar uma guitarra (com o meu dinheiro) com 11 anos. E se tivesse ganho uma Les Paul, não iria nem conseguir carregar....

Ah, e quando eu digo que não gosto de citações, é só que eu não gosto de utilizar esse recurso, mas adoro quando, para dar base a um texto, outras pessoas o utilizam. É complicado, mas seres humanos são complexos mesmo!

Valeu cara, fico super feliz que tu curta meu trabalho!

Um grande abraço!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?