O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia


Uma pesquisa:

Gostaria que os entendidos em guitarras, certamente temos pessoas que postam neste fórum realmente capacitadas pra isso, incluindo o Bertola, profissional de luthieria, De Ros, Christian, profissionais da música e o Nichendrix que trabalhou com comércio de instrumentos musicais, se não me engano, entre outros amigos, que postasse uma definição CONCRETA do que seria uma guitarra de qualidade e quanto, mais ou menos, custaria essa guitarra.

Abs e obrigado.

ps.: Todas as opiniões são bem vindas. Não é pra ter medo. Minha ideia é fazer um artigo que ainda não sei o título, mas será sobre paixão por guitarras e o valor da marca, basicamente. É algo complexo pra caceta, eu sei, e tive a idéia depois de ler muitos tópicos polêmicos, os quais mostra CLARAMENTE, que independente do ponto de vista, a paixão e o entusiasmo causados pelas nossas "filhas", feias ou bonitas, pobres ou ricas, "de marca" ou não é arrebatadora. Tenho certeza que dará um belo artigo que podem ter certeza será idôneo, até pq também sou apaixonados por Fenders, Gibsons, etc, apesar de não gostar muito do "poder da marca" e o que ele pode fazer com "sua alma". :-)

Pretendo publicar aqui e, talvez em alguns sites ou mesmo numa revista de design/marcas.

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Estou juntando U$6.500,00 pra comprar uma dessa.

É sério.

Só pra constar, hehehe. Quero nem saber!!

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Pra mim não existe essa de uma guitarra de qualidade universal, no máximo existem pontos comuns que toda guitarra de qualidade deveria ter, mas no fim a qualidade é medida pela adequação do projeto às necessidades do cliente e ao preço que ele está disposto a pagar por essa qualidade e a quão baixo é o percentual de tolerância a variação em relação ao projeto, para mais ou para menos, que a linha de produção é capaz de operacionalizar.

Embora alguns parametros sejam universais como uma guitarra que afine direito e que mantenha a afinação, que tenham tarrachas, ferragens e capitação adequadas à proposta e por aí vai.

Mas aí entramos em outra questão, uma guitarra considerada de qualidade pra tocar metal seria considerada igualmente de qualidade na hora de tocar um bebop???

Porque no fim por mais que o principal componente seja a capacidade do musico de tocar tais coisas, o instrumento facilita ou dificulta essa expressão da musicalidade. E querendo ou não dificilmente você vai ver metal sendo tocando uma Semi-Acustica Full Body Jumbo size e dificilmente uma super-strato dará o som orgânico desse tipo de guitarra tão apreciado pra quem toca um jazz mais tradicional.

Por isso eu sou da opinião que a qualidade em uma guitarra é impossível de se definir de maneira estrita, embora seja possível definir que elementos gerais são comuns a qualquer instrumento de qualidade.

Quanto ao preço, isso é um complicador de se analisar, por uma Squier Standard de 200 dolares tem a maioria dos elementos minimos que a definem como um instrumento adequado, da mesma forma que muma Benedetto de 20mil dolares tem esses mesmos elementos, mas de forma bem mais aperfeiçoada.

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


Guitarra é igual arranjar namorada: olhou, analisou, sentiu, gostou e pronto! Não importa o preço, isso é pensamento capitalista!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


ogner
nichendrix
Felipe Antonio de Souza

Obrigado pela participação.

Abs

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Guitarra é igual arranjar namorada: olhou, analisou, sentiu, gostou e pronto! Não importa o preço, isso é pensamento capitalista!

Concordo com isso que o camarada aí de cima disse. Grandes guitarristas pegaram guitarras baratas e sem muita qualidade (vide as dalenectros), que depois de um tempo viraram uma lenda e sumiram das lojas.

daniel_guitar
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
tem os pontos mesmo de uma guitarra de qualidade: afinação, manter afinação, madeiras com boa secagem e colagem, acabamento sem erros, trastes sem rebarbas, timbre bom e sem chiados (o que demonstra além de bons captadores uma eletríca bem feita)

Headstock invertido
Veterano
# jan/10 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Não tem como responder isso com exatidão. Depende da necessidade de cada um. Pra um guri que ma l sabe o que é guitarra, uma Memphis Mg32 vai parecer a maior maravilha do mundo.

A guitarra perfeita pra mim seria uma Gibson Les Paul Custom, simplesmente.
Modificada ao meu estilo:

%%%%%%%%%%%%%%%

[Edit]: Ah, pagaria mais ou menos uns R$ 20.000 por ela. Mais que isso não pago numa guitarra.

Matheus Gtr
Veterano
# jan/10
· votar


Guitarra é igual arranjar namorada: olhou, analisou, sentiu, gostou e pronto! Não importa o preço, isso é pensamento capitalista!

Concordo com eles, ta certo...
Mas vou lhe falar marcas de guitarras que sao consideradas boas, e a maoria de guitarristas famosos, como Steve Vai, Joe Satriani, Eric Johnson, Slash, Kiko Loureiro usam...

Gibson Les Paul, Fender, Ibanez e Tagima, que com certeza, devem estar em top de linha em marca de guitarras, e tambem as mais usadas pelo mundo, mas tambem vai cada um pelo seu gosto...

Abraços.

Ramsay
Veterano
# jan/10
· votar


Os principais fatores que definem a qualidade de uma guitarra são:
1) A qualidade e nobreza das madeiras empregadas.
2) A qualidade dos captadores, da ponte e demais ferragens.
3) O braço inteiriço. Uma guitarra com braço inteiriço tem mais sustain que uma Gibson, cujo braço é colado e que uma Fender em que o braço é aparafusado.
Uma guitarra que respeite os itens acima tende a perfeição.

Mas, tudo é uma questão de gosto pessoal e por isso não é aconselhável comprar uma guitarra on-line sem testá-la ao vivo!!

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


3) O braço inteiriço. Uma guitarra com braço inteiriço tem mais sustain que uma Gibson, cujo braço é colado e que uma Fender em que o braço é aparafusado

Isso eu não concordo, ai vai do gosto. Até ai dizem que braço aparafusado da mais "ataque", vai do gosto.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


Ramsay

Os principais fatores que definem a qualidade de uma guitarra são:
1) A qualidade e nobreza das madeiras empregadas.
2) A qualidade dos captadores, da ponte e demais ferragens.
3) O braço inteiriço. Uma guitarra com braço inteiriço tem mais sustain que uma Gibson, cujo braço é colado e que uma Fender em que o braço é aparafusado.
Uma guitarra que respeite os itens acima tende a perfeição.


Não concordo com o 1 e o 3 item. Como falei, as danelectros usam masonite (que não sei o que é, mas madeira de qualidade não deve ser), e outras usam acrílico, fibra de carbono, etc, gerando timbres bem exóticos. Assim vai do gosto. O 3 item é o seguinte, aconteceu algo com o braço, fudeu a guitarra toda.

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Só um adendo se não bastasse toda a coisa da qualidade de projeto, ainda tem todo o problema da qualidade percebida, porque as vezes o projeto tem tudo que o cliente quer, mas ele não percebe isso dessa forma.

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


Como eu disse vai muito de guitarra pra guitarra e não de marca por marca! A esses semanas atras teve um topico de um cara que trocou sua mg32 por um squier std e não gostou da troca! Isso quer dizer que nem toda FENDER USA vai ser boa, mesmo com os melhores materiais!

MauricioBahia
Esta questão é muito intima e especial, vc tem sentir que aquela é a guitarra que vc quer!

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


squier std e não gostou da troca! Isso quer dizer que nem toda FENDER USA vai ser boa, mesmo com os melhores materiais!


Ta mais Squier Standard não tem NADA A VER com Fender e muito menos com uma americana. Pelo amor de Deus né, não tem nem como comparar uma coisa com a outra!

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome

A esses semanas atras teve um topico de um cara que trocou sua mg32 por um squier std e não gostou da troca! PONTO
Aqui estou comparando uma Mg 32 para uma Squier!!!!!!!!!!!!



Isso quer dizer que nem toda FENDER USA vai ser boa, mesmo com os melhores materiais!
Aqui ja é outra frase!


COMPREENDEU!!!!!!!!!!!!!!?????????????

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Felipe Antonio de Souza
Nem compreendi cara, você disse "Isso quer dizer", então se expressou mal...

emaniox
Veterano
# jan/10
· votar


Vamos fazer o contrário. Uma guitarra ruim:

1-Nao permite uma boa regulagem de tocabilidade (Seja ação alta ou baixa, a gosto do guitarrista) atraves do tensor e ponte, e consequentemente impede/atrapalha a execução
2-Possui um sistema eletrico sem versatilidade, ou com desbalanceamentos (um captador muito mais forte que o outro, etc).
3-É feia (isso é subjetivo), e tem um acabamento que nao resiste as intempéries da vida de um guitarrista.
4-O sistema mecanico/eletrico possui uma resposta em frequencia que nao produz um som agradavel
5-Tem um sustain curto

Uma guitarra que nao tenha nenhum destes pontos é um instrumento de qualidade aceitavel. Seguindo o raciocinio, um instrumento de boa qualiade:

1-Permite a utilização de diversos tipos de encordamentos em ação alta ou baixa, de acordo com a vontade do guitarrista, desde que propriamente regulada.
2-Os captadores sao versateis e equilibrados entre si. Os controles de tonalidade tambem
3-Tem um acabamento bonito e resistente
4- A resposta em frequencia do ssitema mecanico/eletrico é a esperada.
5-Tem um sustain longo o suficiente.

Os pontos 1, 3, 4 e 5 dependem da habilidade de quem construiu e da forma de construção. O ponto 2 é hardware. Os pontos 1,4 e 5 tambem dependem do hardware.

Quanto isso custa? Nao sei.

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome
Sim, foi para apenas concluir a fase anterior! :D

nem toda FENDER USA vai ser boa, mesmo com os melhores materiais!

ISSO foi o que eu quis dizer! Perdoe me de minha incompetência.

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Felipe Antonio de Souza
Ah agora sim hehehe :)
Relaxa, acontece!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/10
· votar


thegreen-eyedmonster
3) O braço inteiriço.
Não concordo. Isso é questão de gosto.

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Eu tenho certeza que na pagina 3 a conversa chega no assunto proposto... heheheheheh

GuitarHome
Veterano
# jan/10 · Editado por: GuitarHome
· votar


nichendrix
Ta com muita certeza em cara hahaha, sempre 3ª página, 3ª página heheh! Já está me devendo uma Fender, rs!!!

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome

Rapaz, mas discussão aqui no FCC só esquenta da terceira pagina em diante... parece que tem alguma coisa com o numero 3, mas é sempre onde começa a briga e onde a discussão fica boa.... hehehhehe

ogaitnas
Veterano
# jan/10
· votar


1 - captação que dê o som desejado.
2 - hardware que garante estabilidade de afinação e seja durável.
3 - madeira que proporcione sustain e combine com o timbre dos captadores.

De resto é só ser montada direito e ter a cor/pintura que o dono desejar.

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


Felipe Antonio de Souza

cara, toda a guitarra com os melhores materias e que for bem construida vai ser boa, independente da marca, se fender, gibson ou do luthier seu amigo..é a combinação de três coisas que concede qualidade a um instrumento...se ele será adequado ao uso que vc vai fazer é outra história, aí a discussão passa a ser sobre adequação e não sobre qualidade...ou seja, qualidade e adequação de uso de uma guitarra são questões distintas, que devem ser tratadas distintamente..porém, se o assunto for qualidade..é simples..peças e partes de boa procedencia, projeto eficiente (strato, lp ou seja lá outro que for) e construção....tendo isso, vc estará diante de um instrumento de qualidade, que poderá até não servir para vc pelas razões que o nichendrix consignou no post lá em cima, mas que terá qualidade, terá. já quando o assunto é adequação o coisa já entra num aspecto bastante subjetivo..vc pode gostar de uma guitarra que é uma merda..mas para vc ela basta..logo é boa (boa no sentido do uso, não da qualidade, quanto à qualidade continuará sendo uma merda..hehehe)
Por isso, não é um exagero afirmar que toda a fender USA, em regra, é no mínimo de boa qualidade (veja bem, estou dizendo que é de BOA qualidade , e não que é MELHOR guitarra do mundo) porque utiliza boas peças e tem uma linha de produção eficiente e que segue padrões mundiais de controle de qualidade. Ou seja, essa é a regra, evidentemente que vc poderá encontrar alguma com algum problema..mas isso está associando não ao descaso da marca com sua linha de produção e com p seu controle de qualidade, mas à lei das probabilidades, a qual, dentre outras coisas, afirma que o máximo que vc consegue com um ótimo controle de qualidade é alcançar niveis aceitaveis a cada mil peças produzidas (isso em uma fabrica com um quantitativo de produção similar ou maior do q o da fender, por exemplo). mas nunca vc conseguirá indice zero de defeitos em qualquer linha de produção em qualquer país do mundo...nem na alemanha ou japão o indice é zero...

quanto à questão quanto pagar..bom aí vai da disposição e da capacidade financeira de cada um...eu por exemplo, quanto à guitarra, estou satisfeito com a qualidade da minha..é suficiente para mim..mas quanto a amplificador, se eu tivesse 13 mil reais teria um fender vibro-king, e sem me sentir culpado..hehehehe não tenho um, só porque não posso, não porque não quero...cada um, cada um..

Insomniac_
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Cara, acho que isso é muito relativo. Uma guitarra de qualidade seguindo os padrões do mercado, seria uma guitarra com bom acabamento, uma captação que não merece ser trocada, uma ponte já legal e tarraxas decentes (Schecter Synyster Standard, por exemplo). Eu pagaria alguns dinheiros nela, não sei quanto, não sei se ela vale os 5000 que ela se encontra no Brasil. Mas, eu tenho minha Memphis humilde equipada com caps malagoli, e mesmo que eu pegue uma Synyster Standard, a minha Memphis vai continuar aqui, porque adoro a pegada dela, e é a minha guitarra ideal. Acho que cada um tem a sua guitarra ideal... Acho que guitarra não é uma ciência exata, por isso não dá pra dizer que a guitarra X é perfeita, e a guitarra Y não presta. É claro que tem exceções, mas realmente não dá pra responder com absoluta certeza. No fim, a guitarra de qualidade é aquela que te agrada e você paga por ela quanto tiver dispnível no bolso (:

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner
nichendrix
Felipe Antonio de Souza
thegreen-eyedmonster
daniel_guitar
Headstock invertido
Matheus Gtr
Ramsay
GuitarHome
Felipe Antonio de Souza
GuitarHome
emaniox
Dark Fallen Angel
ogaitnas
rsf
Insomniac_

Todas as opiniões são bem vindas. Não é pra ter medo. Minha ideia é fazer um artigo que ainda não sei o título, mas será sobre paixão por guitarras e o valor da marca, basicamente. É algo complexo pra caceta, eu sei, e tive a idéia depois de ler muitos tópicos polêmicos, os quais mostra CLARAMENTE, que independente do ponto de vista, a paixão e o entusiasmo causados pelas nossas "filhas", "feias ou bonitas, pobres ou ricas", "de marca" ou não é arrebatadora. Tenho certeza que dará um belo artigo que podem ter certeza será idôneo, até pq também suo apaixonados por Fender, Gibsons, rtc, apesar de não gostar muito do "poder da marca" eo que ele pode fazer com "sua alma". :-)

Pretendo publicar aqui e, talvez em alguns sites ou mesmo numa revista de design/marcas.

Óbvio, não citarei nomes!

Abs

pedroes
Veterano
# jan/10
· votar


existem varias guitarra medianas como a gibson jimmy page, ou algumas fenders, porem... guitarra boa mesmo tem que ser abençoada por um verdadeiro mestre das 6 cordas como essa

http://img143.imageshack.us/img143/6646/tonantechimbinhald6.jpg

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jan/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Madeiramento bom e construção impecável + ferragens de qualidade + captadores top

Ou seja, uma guitarra q não precise de um monte d modificações e upgrades. Ela já é perfeita do jeito q ela é (sabe, akela baboseira q vc diz pra tua namorada qndo ela diz q quer colocar silicone, e vc mente falando q nao precisa)

Brncadeiras a parte, eu acho q eh isso mesmo.
Uma guitarra que seja ideal do jeito q sai de fabrica, e nao te faça gastar uma grana em upgrades, reformas..etc!

abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?