entendendo de VERDADE os Modos gregos

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# jan/10
· votar


sobrevivente
Cara, ignore aquilo.
Todos os acordes estão dentro de mi maior. Mais simples assim, não?

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Minow
QUALQUER hora vou tntar fazer isso (graus menores)

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp
Não importa se são os graus menores, tanto faz, é que eu me acostumei a pensar direto dessa maneira, sacou?

mjcmello
Veterano
# jan/10
· votar


sobrevivente

Acho que o material complicou muito. Pra saber o tom da música é muito fácil.

Claro que se a música tem modulações ou acordes de empréstimo modal, vc vai precisar de mais prática.

1 - Eu procuro pra ver se tem acorde maior com sétima (dominante). Se ele não for um dominante secundário, ele vai "resolver" tônica.

2 - Podemos procurar os acordes maiores. Se dois deles estiverem separados de um tom entre si, um é a quarta e o outro é a quinta. Aí vc desce 2 tons e meio do que vem antes pra achar a tônica. Se estiverem separados de 2 tons e meio um do outro, a tônica é o acorde de onde vc partiu.

3 - Procura os acordes menores. Dois acordes menores separados de 1 tom entre si -> Desce um tom do que vem primeiro e a tônica tá lá.

Se tiver tétrades melhor ainda...

mjcmello
Veterano
# jan/10
· votar


C#m E G#m A

No exemplo, pegando os acordes maiores E e A temos, partindo do E, exatamente dois tons e meio.

Tom de E maior ou sua relativa C#m. A partir daí saem os modos que já foi discutido acima.

Precisa estudar campo harmônico ....

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


mjcmello

É um puta macete legal esse.

sobrevivente
Veterano
# jan/10
· votar


mjcmello
Minow
Ah tá, eu estava percebendo que o negócio estava complicando mesmo... realmente, a progressão está no acorde de mi maior, isso eu tinha percebido.

Como formar os modos está tranquilo, a minha dúvida é quanto a aplicabilidade dos modos gregos, e bem quando o material vai explicar isso, acaba complicando. =\

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


sobrevivente
Você tem que saber a formação dos modos. Sem essa de decorar tom e semitom, eu acho isso a maior bobeira.
Aprende os intervalos chave de cada modo que você vai saber em cima de quais acordes aplicar.

mjcmello
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP

Isso se encaixa na maior parte dos casos, não todos. Mas se encaixa bem pro bom e velho rock 'n roll.

Chorinho, bossa nova e outros estilos mais "refinados" (digo refinados harmonicamente) usam outras escalas mais complexas e são cheias de modulações. Aí o negócio é estudar campo harmônico.

Estudar campo harmonico [2]
Estudar campo harmonico [3]
Estudar campo harmonico [4]
Estudar campo harmonico [5]

Galera valeu! Meu note já tá no final da bateria. Amanhã eu apareco por aqui de novo.

Abçs.

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP

Quando crescer quero saber tanto quanto vc! :-) É sério!

Abs
[2]

Cara manja M-U-I-T-O!!!!!!

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome
voce tmb é outro!!!
quero ser como voce ou o panucci quando crescer ;D

sobrevivente
Veterano
# jan/10
· votar


Minow
Ok, cada modo possui um intervalo característico, não é isso? Vou dar uma estudada quanto a quais modos aplicar em quais acordes (alguma dica? =D).

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


sobrevivente
cara, entre no link que o Iae anderson me mandou...me ajudou bastante. nao sei se vai te ajudar tanto quanto eu, mas me ajudou

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


estou saindo galera.
boa noite, amanha volto
abraços

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


mjcmello

É verdade. Eu penso da mesma forma. Quando vejo os acordes nestas condições que você colocou, mato logo de onde eles vêm.

Eu já havia posta do uma figura que ilustra isso:
http://i46.tinypic.com/zikuw2.gif

É como um loop ;)

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


GuitarHome
Quando crescer quero saber tanto quanto vc! :-) É sério!

Você não imagina a confusão em que está se metendo °.°

:P

alanstu
Veterano
# jan/10 · Editado por: alanstu
· votar


Os modos se intercalam, voce pode começar a tonica pela penta e a partir da penta fazer o mixolidio e ir intercalando como se fosse um circulo e volta no mixolidio novamente



alanstu
Veterano
# jan/10 · Editado por: alanstu
· votar


Se vc for executando a escala conforme esta na tablatura vc vai var que todas elas se ligam no mesmo tom. podendo usar todas no mesmo solo, aumentando muito o caminho para improvisação.


Desenho das escalas:

http://www.4shared.com/file/152824372/a619a4f6/escalas__modos.html

http://www.4shared.com/file/152824675/3eb6f3be/escalas_modos_2.html

alanstu
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp
sumiu?

Power Band
Veterano
# jan/10
· votar


alanstu
Andy TheCatSp
sumiu?


O Murilo me falou que ele levou suspensao junto com ele, devido aquele tópico em que eles ficaram escrevendo aquele xingamento do van halen15.

Frankie
Veterano
# jan/10
· votar


alanstu

Esses 'modos' que o Gustavo passa, nada mais é do que a escala maior em outro shape. Digamos que ele apenas passou o shape dos modos.
Mas intenção modal, ele não ensina em video nenhum.
Se quizer entender um pouco de intenção modal, assista "Guitarra Rock" do Kiko Loureiro. Foi lá que eu vi o que é intenção modal.
-
E eu que me iludia com Gustavo :( - Hahaha!
-
Abçs;

samuelfalci
Veterano
# set/12
· votar


Andy TheCatSp

Vamo la vou tentar tirar as suas duvidas de uma maneira bem simples!

Existem modos Maiores e menores. Dorico, Frigio, Eolio e locrio são modos apropriados para tocar em campos harmonicos menores! da pra entender isso pegando o campo harmonico de Dó maior por exemplo (C Dm Em F G Am B(meio diminuto)) os segundo terceiro e sexto graus são menores, o segundo grau é o dorico o terceiro o frigio e assim por diante. Tudo gira em torno da SONORIDADE desejada. Se você estiver tocando por exemplo uma base em Dm e quer uma SONORIDADE dorico você deve fazer a escala maior de Dó porque Dm é o segundo grau (dorico) do campo harmonico de C (essa digitação que você aprende como Dm Dórico nada mais é do que a escala maior de C ). A grande sacada na hora do solo são as notas de repouso e as notas a serem evitadas. Pegando por exemplo um acorde G você pode fazer qualquer modo maior DESDE QUE você tome cuidado com as notas a serem evitadas e de mais atenção as notas que merecem (notas de repouso) um exemplo é o modo Jônico, pensando no acorde de G na base. Este modo possui a nota C na sua composição(quarta justa), e essa nota causa um choque direto com uma nota fundamental na formação do acorde de G que é o B(acorde de G é G B D), portanto essa nota por mais que esteja no modo deve ser evitada para não causar dissonancia. Em contrapartida você pode dar uma atenção maior ao D e ao G que sao outras notas da formação do acorde que também estão presentes no modo Jônico. Pensando ainda no G na base você pode usar o modo Lidio que não possui o C na sua composição mas o B, ou seja ele possui todas as notas utilizadas para formar o acorde da base. Lembrando que se você esta tocando G na base e quer uma sonoridade Lidio vc deve tocar a escala de D pois o acorde de G é o quarto grau do campo harmonico de D (Lidio). Resumindo Você deve escolher o modo que contenha as notas da formação do acorde. Evitar as notas que causem choque direto com a formação do acorde e dar mais atenção as notas fundamentais que formam o acorde e uma curiosidade é que você nao precisa decorar os shapes dos modos(se nao quiser) pois agora você ja sabe que os modos nada mais são do que escalas maiores tocadas em diferentes lugares do braço para conseguir uma certa sonoridade. A segunda duvida é sobre os power chords. Tem um erro no seu comentario! Nos Power Chors só se usa a tonica e a QUINTA não se usa a terça portanto qualquer modo maior serviria para tocar Power Chords só depende da sonoridade que você deseja se for um Rock n´roll ou blues soa bem um Mixolidio, ja se for uma coisa mais melodica um lidio e por aí vai. Sobre a sua ultima pergunta é o seguinte. Existem dois tipos de improvisação que você pode levar em conta nesse caso, improvisação TONAL e MODAL na improvisação tonal voce se preocupa basicamente com o tom da musica, isso acontece muito no blues quando você toca a musica inteira na penta blues do proprio tom da musica e pronto. Ja a improvisação MODAL é aquela em que você muda de escala para conseguir sempre a SONORIDADE que você quer suponde uma progressão de acordes tipo Dm Am Gm se você quiser a sonoridade Dórica você precisa fazer a escala maior de C enquanto toca o Dm, a escala maior de G enquanto se toca o Am e a escala maior de F enquanto se toca o Gm vai sempre soar dorico. Percebeu que os modos são sempre variações da escala maior? Espero ter conseguido sanar as duvidas abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a entendendo de VERDADE os Modos gregos