entendendo de VERDADE os Modos gregos

Autor Mensagem
Morva
Veterano
# jan/10
· votar


ai poderia fazer assim: C#m7 usar Frígio
B9 usar Jônio/Mixolidio
F#m usar Dorico / frígio
E usar Jonio


pode fazer isso, mais naum precisa tocar uma escala enquanto cada acorde estiver tocando, vc pode simplesmente usar a escala do tom da musica (nesse caso C#m7) e em alguns momentos mudar para as outras (ou naum).

_Dio
Veterano
# jan/10 · Editado por: _Dio
· votar


mjcmello
Então, cara. eu tô estudando modos mais firme agora, mas tem uma coisa que me encasqueta:

Se o tom de uma música x é C (C-D-E-F-G-A-B-C), o seu D Dórico seria D-E-F-G-A-B-C-D, seu E frígio seria E-F-G-A-B-C-D-E e por aí vai.

Então, é tudo em torno da característica sonora diferente que uma mesma escala infere sobre uma progressão baseada no seu campo harmônico, não é?

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


_Dio
Então, é tudo em torno da característica sonora diferente que uma mesma escala infere sobre uma progressão baseada no seu campo harmônico, não é?

Sim, o importante é a harmonia.
Se você tocar essa mesma escala de dó sozinha, dá pra interpretar como várias coisas diferentes (pelo menos os sete modos).

Mas se você tocar essas notas sobre um acorde de fá maior, por exemplo.
A escala de fá maior possui um si bemol, mas na escala de dó, o si é natural.
Portanto, você está tocando o si (quarta) aumentado de um semitom.
Nada mais é do que o modo lídio.

É assim pra todos os acordes do campo harmônico, as notas não mudam, a harmonia é que vai fazer elas serem interpretadas de outra maneira.

_Dio
Veterano
# jan/10
· votar


Minow
Entendi Minow manow xD

Brigadão /õ/

Anderson Eslie
Veterano
# jan/10
· votar


Exercícios de modos I

Exercícios de modos II

Exercícios de modos III

Aqui tem três partes dos exercícios sobre modos que tem no site Whiplash, e digo pra vcs que está muito bom e muito bem explicado. Pra quem tem dúvida, espero ter ajudado.
Abraço.

mjcmello
Veterano
# jan/10
· votar


Se o tom de uma música x é C (C-D-E-F-G-A-B-C), o seu D Dórico seria D-E-F-G-A-B-C-D, seu E frígio seria E-F-G-A-B-C-D-E e por aí vai.

Então. É isso. Mas se vc perceber, o modo lídio tem a quarta aumentada. É a única diferença entre o modo lídio e o modo jônio. Dizemos que a quarta aumentada é uma característica do modo lídio.

Se, mesmo no tom de C maior vc tocar o C lídio num acorde de C7M ou C, vc estará usando o F# que é a quarta aumentada do C. Isso dá uma sonoridade totalmente diferente no solo e ainda por cima evita o F que é uma nota "perigosa" quando estamos no acorde de C.

Penta_Blues
Moderador
# jan/10
· votar


Bom dia!!!

Andy TheCatSp
Tente usar este raciocínio:
Digamos que seu guitarra-base esteja tocando um acorde de C Maior.
Vc poderá usar todos os Modos que tenham o acorde C na sua respectiva Tonalidade. Pra saber quais são, responda às seguintes perguntas:
1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde C?
R - Nos CH de C, F e G
2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde C?
R - I, IV e V
3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
R - Jonio, Lídio e Mixolídio
4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos (C Jonio, C Lidio e C Mixolídio). Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...

Tente dar uma lida neste tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/

Valeu!!!

Gasparzim
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp

cara, além do livro do Almir Chediak, tem também a video aula do Ardanuy de improvisação sobre modos q é bem legal também...

Também é interessante as apostilas e métodos do Mozart Mello em q ele enfatiza a relação acorde x escala x arpejo, em diversas regiões da guitarra.

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Leia essa parada toda aqui! É excelente!

http://www.musica-e-acordes.com/modos.htm

Abração!

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Penta_Blues
caramba cara!!! voce explicou exatamente o que eu queria saber!!!
Brigadao ;D

mjcmello
ae cara, me ajudou bastante tambem. Obrigado ;D

Morva
valeu companheio !!!

Niandra Lades
Anderson Eslie
valeu pelos links!!! vou dau uma boa lida

LeandroP
Quando crescer quero saber tanto quanto você *--*

Minow
valeu pela ajuda e pela paciência companheiro ;D

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Anderson Eslie
caramba!!! excelente material!!! só de lêr já me ajudou bastante, mas vou estudar tudo aquilo ;D

CrenteLouco
Veterano
# jan/10
· votar


Só uma correção:
durante os power chords, só se usa a tônica a 3ª
Usa-se a tônica e a quinta, e não a terça.

JJJ
Veterano
# jan/10 · Editado por: JJJ
· votar


Galera, uma perguntinha:

Na hora de solar e improvisar, vocês ficam MESMO pensando em todos esses modos e escolhendo esse ou aquele on-the-fly ?

Particularmente, eu prefiro deixar rolar o que me pareça mais agradavel para a ocasião, em vez de ficar quebrando a cabeça se vou seguir jonio, mixolidio ou o escambau...

Tô perguntando na boa. Não tô querendo polemizar, nem diminuir o estudo teórico, não. É só uma curiosidade mesmo.

LeandroP
Moderador
# jan/10 · Editado por: LeandroP
· votar


JJJ

Não, eu só penso nas notas do acorde e na intenção melódica.

É claro que sempre busco saber o tom, pra não dar bola fora, mas penso nos acordes.... é sobre eles que a gente sola, não é mesmo?!

CrenteLouco
Veterano
# jan/10 · Editado por: CrenteLouco
· votar


eu só penso nas notas do acorde e na intenção melódica.
Perfeitamente.
Só uso isso na hora de improvisar.
Intenção melódica, é um ponte muito importante, se não o mais.

Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Veterano
# jan/10
· votar


toca as notas q vc achar q ficam boas na musica nao pensando q o unico jeito d fazer musica eh seguir escalas pq elas sao so uma recomendasao nao eh obrigado a usar nao affffff

Thiago_Canhoto
Veterano
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp

Cara,eu nao uso mais as distribuiçoes dos modolos gregos

Uso um tal de - MODULO 5 - que aprendi nas minhas aulas com o grande guitarrista Airton Mann...

No intanto,eu gostei mais desse modulo,que é semelhante ao modos gregos,mais é dividido em 5 desenhos no braço da guitarra...

Procura sobre MODULO 5 na net que tu vai acha algumas coisas bem legfais e melhores que os modos gregos....

OBS:Quem usa o Modulo 5 é Simplesmente Mestre Mozart Mello...



Um grande Abraço...

Qualquer duvida se quiser eu passo um material que eu tenho sobre o modulo 5,me passe o seu email nos meus recados e se falamos.!

megadeth2612
Veterano
# jan/10
· votar


mais é dividido em 5 desenhos no braço da guitarra...

CAGED???

Nunca ouvi falar nesses modulo 5, isso não é algum modulo de alguma apostila e você se confundiu? Procurei no Google e não achei nada sobre.

Thiago_Canhoto
Veterano
# jan/10
· votar


megadeth2612

Cara,como sabemos,o modo grego é a divisao da seguencia de notas da escala.....

Existe o modulo 5,como é conhecido,e é o modo de separar as notas do braço em 5 partes...

Os modos sao divididos em 7 partes......


Vou ver algo sobre isso na internet,e vou postar aki pra mostrar...


se vc se intereçar por estes modulos 5,me passa teu email,e eu te passo o material q o AIrton Maann me passou na aula dele e vc ve melhor!!!


Obrigado e até mais!!!

Thiago_Canhoto
Veterano
# jan/10 · Editado por: Thiago_Canhoto
· votar


se me derem um tempo,até segunda feira passo pra vcs ae o esquema do modulo 5....é bem legal!!!

Muito usado por Mozart Mello e varios guitarristas....

Nao vou poder postar já pq estou em lan house e vou viajar até segunda!!!

Mais irei mandar!!!



vlw..!>

megadeth2612
Veterano
# jan/10
· votar


Thiago_Canhoto

Beleza, vou esperar você colocar aqui para galera e aproveito e vejo também. Não esquece hein cara rsrsrsrs Boa viagem! Abçs!

mjcmello
Veterano
# jan/10
· votar


JJJ
Na hora de solar e improvisar, vocês ficam MESMO pensando em todos esses modos e escolhendo esse ou aquele on-the-fly ?

Eu não fico pensando nisso na hora de improvisar. Eu faço isso quando estou em casa estudando, experimentando. Aí depois a coisa flui naturalmente sem pensar...

sobrevivente
Veterano
# jan/10 · Editado por: sobrevivente
· votar


Eu estava lendo o material que o Niandra Lades e não entendi aqui:

Suponha a seguinte sequência de acordes: E C#m G#m A (The Pixies - Where is my mind ?)
Ordenando os acordes: C#m E G#m A, os intervalos são: min + Tst(Maj) + TT(min) + st(Maj) + TT(min)


Não saquei isso... os intervalos gerados pela progressão acima não são:

C#m E G#m A
Tst TT st

?

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


CrenteLouco
isso cara !!!
falha nossa
shauihsuiahuihuih'
são acordes com 5ª e não 3ª
na pressa acabei errando, mas valeu a correção, vou editar lá.

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


Na hora de solar e improvisar, vocês ficam MESMO pensando em todos esses modos e escolhendo esse ou aquele on-the-fly ?

Não, é automático.
Certas coisas eu nem penso. Acorde X7 eu vou direto no arpejo e no mixolídio. Acorde menor = dórico + penta.
Aliás, se for parar pra analisar o que eu uso, raramente passa de penta, dórico, mixo e jônio.
Eu nunca uso o eólio, praticamente.

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


Minow
hum, estou entendendo agora os modos gregos, mas de qualquer jeito, costumo usar penta/jônio/mixo/dorico na maioria tmb...

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Andy TheCatSp

Penta, modos gregos, é tudo a mesma coisa. Um tem todas as notas, o outro subtrai duas notas. O lance é perceber as cadências, e com o campo harmônico dá pra matar fácil.

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


Penta, modos gregos, é tudo a mesma coisa.

Exato.
Uma coisa que eu faço é usar as pentas pensando nos graus menores.
Tipo, em lá menor, ao invés de usar a penta de lá menor, uso de ré menor ou mi menor.
O tipo de coisa boba mas que depois que você aprende muda sua vida.

sobrevivente
Veterano
# jan/10
· votar


Me ajudem ali acima, please... =)

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP
vish cara, eu ja sabia disso, mas eu nunca lembro xDD

Minow
hum, entendi ;D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a entendendo de VERDADE os Modos gregos