Trocar trastes muda o timbre?

    Autor Mensagem
    tibuca
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: tibuca


    Feliz ano novo!!!

    Tenho uma strato Shelter FST62 das antigas e os trastes estão um pouco desgastados e esta trastejando em alguns pontos da escala, então optei pela troca de trastes.

    O que quero saber é se eu trocar os trastes dela que são finos por trastes méios ou grossos vai alterar o timbre também?

    Makosnever
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    não!

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    talvez

    Makosnever
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Headstock invertido
    talvez

    acho que não cara, o timbre vem do encordamento,dos captadores , da caixa de som , e dos efeitos e coisas que você usa , acho que não vem dos trastes não!

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Makosnever
    trastes gastos causam trastejamento mudando a vibração natural da corda, trastes bons e regulados ajudam na sustentação e na definição do som

    Makosnever
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Headstock invertido
    trastes gastos causam trastejamento mudando a vibração natural da corda, trastes bons e regulados ajudam na sustentação e na definição do som

    não trastes gastos não causam trastejamento,oque causa trastejamento é o tensor estar desregulado e a ação baixa das cordas.

    DaniloReis
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Makosnever

    Trastes gastos tbm, porque normalmente estão desnivelados.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    não trastes gastos não causam trastejamento

    tá, se vc diz...

    Manubio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Makosnever
    O dia que uma alteração na guitarra, por menor que seja, não mudar o timbre, podemos começar a xingar e muito o Eric Johnson...

    As vezes não é perceptivel, mas toda alteração muda o timbre.

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Makosnever

    acho que não cara, o timbre vem do encordamento,dos captadores , da caixa de som , e dos efeitos e coisas que você usa , acho que não vem dos trastes não!


    Da madeira/construção da guitarra também, do guitarrista também. Já ouvi que os trastes podem mudar o timbre sim, se é verdade ou não eu não sei porque nunca fiz uma troca de trastes em uma guitarra minha, mas acredito que ocorra alguma alteração por menor que seja, não sei se eu perceberia mas com certeza o Eric Johnson perceberia rs...

    não trastes gastos não causam trastejamento,oque causa trastejamento é o tensor estar desregulado e a ação baixa das cordas.

    Trastes desnivelados causam trastejamento, quanto mais gasto os trastes mas desconfortavel fica, logo o guitarra tem que abaixar um pouco a ação das cordas causando o trastejamento.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    GuitarHome
    fora que quando formam "dentes", ao pressionar a casa em questão, a corda esbarra no proximo traste, pois está relativamente mais alto

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    tibuca
    Tenho quase certeza que muda , porém não sei dizer se da pra perceber claramente com "ouvidos de mortal" hehe

    Poré é um serviço delicado que pode acabar com sua guitarra, e caso seja mal feito, ai sim voce percebera mudança de timbre;

    abrç

    guilhermebf
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu acho que nao muda, porem melhora o timbre, pois com um traste novo e nivelado a chance dele causar trastejamento é zero, além de ser mais confortável pro guitarrista tocar

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar



    Eu acho que nao muda, porem melhora o timbre


    Ué, se melhora é porque muda o.O.

    guilhermebf
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    OK entao...

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Acho que não há como "melhorar" um timbre;
    Não existe timbre melhor, e sim timbre diferente, no máximo timbre agradavel, mas isso é pessoal.
    Por exemplo: tem gente que odeia o timbre do malmsteen, eu ja gosto :p

    FLO7v
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ah acho q depende..
    coloca uns
    JUMBO e tá td certo..
    dsahiuhasiuhas

    abç

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    FLO7v
    Jumbo ruleiaa! haha
    fiquei mal acostumado com trastes jumbo :o

    JJJ
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tem alguns aqui com super audição...

    Traste mudar timbre???

    O máximo que um traste pode fazer em relação ao timbre é deixar a corda trastejando se estiver gasto demais. Se alguém achar diferença de timbre entre dois trastes bons numa guitarra com a mesma configuração, pode procurar o Tim Kring pra fazer parte do elenco de "Heroes"...

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Muda sim. Trastes estreitos e baixos tendem a dar um timbre mais estalado, com um toque "vintage", não sei explicar. Fora que, dependendo do material do traste, o timbre vai ser diferente. Apesar dessas mudanças serem muito pequenas e difíceis de serem percebidas (a do tamanho dos trastes um pouco mais fácil), elas existem.

    JJJ
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Manubio
    O dia que uma alteração na guitarra, por menor que seja, não mudar o timbre, podemos começar a xingar e muito o Eric Johnson...
    As vezes não é perceptivel, mas toda alteração muda o timbre.


    Van_Lorien
    mudanças serem muito pequenas e difíceis de serem percebidas

    Aí é que está... as diferenças minimíssimas podem até existir, mas só serão percebidas se gravarmos a guitarra (com os dois trastes diferentes) e olharmos as ondas graficamente num programa. Deve haver algum pentelhésimo de alguma faixa de frequencia alterada, mas comparando isso com a real influência de captador, cordas, ampli, madeiras, etc. (e ainda mais o resto da banda tocando junto...) é absolutamente imperceptível ao ouvido humano que traste se usa.

    Se não concordarem, vocês correm sério perigo! Cuidado com o Sylar! rsrsrs

    Mad Dock
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Então, do meu ponto de vista, se não é humanamente perceptível, então não muda!!! é mais plausível falar em alterações do material do traste, tipo se mudarmos a liga metálica altera o som? Tem diferença de timbre quando se troca um nut de osso por um de metal por exemplo?
    Bom para saber dos trastes seria fácil, bastava trocar apenas alguns e então avaliar, como será que soa uma guita com trastes alternados tipo: Jumbo - Médio Jumbo - etc....???

    Curly
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    substituir trastes vintage por trastes jumbo muda não somente o som, mas toda a "pegada" da guitarra

    tibuca

    sugiro vc fazer apenas uma retífica nos trastes e regulagem, coisa rara é ver um trabalho de troca de trastes bem feito, se não tiver um luthier realmente bom, não faça...

    MajorKong
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Muda sim. Coloque um traste de borracha pra ver.

    Agora não acho que a diferença de ligas metálicas vá fazer diferença ao ouvido humano.

    Kyuss_Age
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    tibuca

    Trocar trastes muda o timbre?

    Não. Não muda nada, você sentirá diferença apenas na tocabilidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar trastes muda o timbre?