Com banda, minha percepção de distorção muda! O que será?

    Autor Mensagem
    tito lemos
    Veterano
    # dez/09


    Pessoal, é o seguinte: toco em uma banda, nada sério, só diversão, e apesar de tocarmos rock alternativo (Radiohead, Placebo, Pearl Jam, Cranberries etc), eu sou fissurado em usar distorção com mto peso, quase nada de médios, aquela distorção boa pra palm muttings (não pra deixar a coisa "metal", é mais pelo vigor rítmico da coisa). Só que, tenho percebido o seguinte: Quando toco com a banda, noto que essa distorção pesada meio que some, não sei se pela escassez de médios, aumento o volume, ela aparece, mas não com o vigor que quero. Então, ultimamente tenho preferido um overdrive encorpado, me soa mais presente, mais agradável, embora meus amados palm muttings se vão pro espaço.
    Alguém já percebeu a mesma coisa? Será que é uma tendencia dos meus ouvidos a gostar do som quente de um bom overdrive? (Hehehe) Ou algo errado na configuração da minha distorção?
    DETALHE: Quando toco sozinho, tendo a achar overdrive meio sem graça... Com banda a coisa muda de figura!
    Enfim, gostaria que alguém me ajudasse a entender esse "fenômeno".
    Grato desde já aos colegas o fórum.

    Marc Snow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    qual o seu setup?

    tito lemos
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Meu setup atual: Guitarra Cort M200, pedaleira Zoom G2.1u. Ensaiando, plugo isso no input de um amp Crate 120 W, 2x12.
    Adicionei recentemente ao setup um pedal Metal Zone, só que ainda não ensaiei com ele.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tito lemos
    Música não é um "exercício" solitário, mas "de conjunto".
    Um dos 1ºs passos para se tornar um músico é aprender a "se encaixar" sônica e harmonicamente em um contêxto maior.
    É por isso que sua dúvida surgiu.
    Abç

    wcpm
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu quando toco com um pessoal como você sinto minha guitarra muito escandalosa. Talvez por falta de tempo de regular, mas quando regulo ela e acho que ficou bom, na hora que todos tocam o som dela simplesmente desaparece e eu não ouço direito. Acho que ainda não aprendi a regular o set direito.

    Marc Snow
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Cada local, cada setup, cada ocasião vai dar uma alteração no timbre. É coisa de paciencia e muito ouvido para perceber.

    Stargazer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    DETALHE: Quando toco sozinho, tendo a achar overdrive meio sem graça... Com banda a coisa muda de figura!

    Provavelmente vc toca com o volume do AMP mais alto quando vc toca com sua banda, o que faz o AMP saturar mais o som, fazendo o overdrive soar mais distorcido. Isso é normal.

    Quando toco com a banda, noto que essa distorção pesada meio que some, não sei se pela escassez de médios,

    Pode ser isso! Tente tocar com mais médios. Eu gosto muito dos médios, sempre uso eles bem altos!

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Médios são fundamentais pra guitarra tocando com banda. Eles fazem com que o som dela ganhe "corpo" e presença, preenchendo. Quando eu toco em casa, eu deixo os médios o 6 (0-10), já quando eu toco com a minha banda, deixo no máximo.

    discipulo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Van_Lorien

    Exatamente.
    Falou tudo.
    a Area de atuação da guitarra são os médios
    Médios são fundamentais pra guitarra tocando com banda

    discipulo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Esse detalhe que o amigoStargazer falou também é importante, tem que regular a distorção da guitarra no volume que vai tocar com a banda, se tu regula ela baixo a distorção está ideal, mas quando aumenta o volume parece que está com pouca distorção e o seu som some.
    abração amigo.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Música não é um "exercício" solitário, mas "de conjunto".

    Discordo em partes!

    daniel_guitar
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tito lemos
    isso que vc tem, chamaria de bom senso, apesar de vc preferir outro tipo de distorção usa algo mais leve pq vê que e a proposta do som da banda

    Kyuss_Age
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tito lemos

    pedaleira Zoom G2.1u. Ensaiando, plugo isso no input de um amp Crate 120 W, 2x12.

    A ZOOMbido já explica muita coisa... amp Crate então... você tá perdido. (rs)

    Um dos 1ºs passos para se tornar um músico é aprender a "se encaixar" sônica e harmonicamente em um contêxto maior.

    Não acredito nem que seja falta de peso que você esteja sentindo, está mais para falta de costume de tocar com banda. Pelas bandas que você citou deveria colocar mais médios do que tirar.

    bpv
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tito lemos

    Já aconteceu a mesma coisa comigo.

    E é justamente isso que você falou, é a falta de médios. Quando coloquei mais médios o som "apareceu" de novo. Mas eu tb passei a usar menos gain, um pouco menos de agudos e graves, e mais médios.

    Ex:
    Treble 8
    Mid 5
    Bass 8

    Ai mudei para

    Treble 7
    Mid 6
    Bass 7

    Ficou melhor um pouco. Passei prestar mais atenção nos médios desde essa época.

    Metahler
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    pra facilitar as coisas, pega um equalizador, nem precisa mudar no set todo muda só no EQ, cada lugar que vc for tocar vc regula no EQ

    mjcmello
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    O timbre num ambiente aberto é totalmente diferente do timbre num ambiente fechado.

    Uma vez eu fui tocar baixo num ampli de guitarra. Achei que o timbre tinha ficado muito bom. Quando levei o ampli pra quadra onde era a apresentação, os graves sumiram e não tinha regulagem no ampli que encorpasse o som. Ficou uma bosta.

    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Kyuss_Age
    Cara, a Zoom G2 está bem longe de ser uma pedaleira ruim

    Kyuss_Age
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Copos De Agua

    Cara, a Zoom G2 está bem longe de ser uma pedaleira ruim

    Ah sim... tá bom... (rs)

    Copos De Agua
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Kyuss_Age
    Sim, você que tem 20 anos de experiência e é cliente/amigo do Zaganin deve saber disso e talz. :S

    Vivaro
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Percebi a mesma coisa que você, e foi uma epifania pra mim ! Sinceramente depois disso minhas performances melhoraram muito em qualidade ! Por coincidência foi tocando High and Dry do Radiohead, na parte do refrão eu colocava uma distorção que sumia, eu simplesmente tentei configurar um som com meu set que fugisse um pouco do que ouvia do prato, muito forte nessa parte, mas sem apelar pros graves, de responsa do baixo. Pra ter esse palm que vc gosta eu sugiro que use uma caisa de 4 x 12 (apesar de ser difícil $$$$$). Toquei uma vez no half stack marshall de um colega meu e até com o overdrive mais leve da minha zoom g1 saiu um "punch" bem legal !

    Bombastik
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tito lemos

    aumente os médios!

    Kyuss_Age
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Copos De Agua

    Sim, você que tem 20 anos de experiência e é cliente/amigo do Zaganin deve saber disso e talz. :S

    Sou apenas cliente do Zaga/Chiara/Loud, amigo não, de nenhum deles... nunca vi ZOOM por lá, só um valvuladinho ou outro, acho que é proibido ZOOM no ambiente.

    Essa Zoom é lixo igual a todas, desculpe se você curte tanto.

    Vivaro

    Toquei uma vez no half stack marshall de um colega meu e até com o overdrive mais leve da minha zoom g1 saiu um "punch" bem legal !

    Aí até um pedalzinho Onner ou Landscape que batem na ZOOM (cheia de efeitos ou defeitos, como queiram) vai ficar bom.

    tito lemos
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pessoal, assim, com esses comentários de vcs, eu tô ciente de que preciso reforçar os médios pro meu som aparecer. Agora, gosto de médios pra solo, mas pra base, acho q fica um tanto feio numa distorção pesada, sem contar que somem os palm muttings. A G2 possui equalização de 6 bandas, alguem poderia me indicar uma boa equalização pra bases pesadas e boas pra palm mutting? Uso mais as simulações de Marshall e Mesa Boogie da G2.

    Vivaro
    Inclusive High And Dry ta no nosso playlist, e é justo uma das ocasiões que minha base some... vc poderia me dar uma dica de equalização?

    Pessoal, obrigado pelos comentários, minha mente tá se abrindo pra essa questão.

    nichendrix
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tito lemos

    Cara isso é natural, quando vc toca sozinho, as unicas frequências interferindo no som são as que vc toca, quando vc junta com a banda tem que atuar em campos de frequências levemente diferentes pra aparecer direito.

    Lasanha
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Sei que é pessoal, mas tirar os médios da guitarra não dá, né? Essa é justamente a área de maior atuação da guitarra... Pelo menos essa é a inha opinião...

    john_joao
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Música não é um "exercício" solitário, mas "de conjunto".

    música também é um exercício solitário, não conheço nenhum músico que seja bom o suficiente para tocar sozinho, que não seja tão bom quanto, acompanhando um banda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Com banda, minha percepção de distorção muda! O que será?