"Um músico incapaz de ler partituras completas de música câmara ou orquestra é medíocre.

Autor Mensagem
Felipe90
Veterano
# dez/09
· votar


o que é /izga ?

Eu detesto esses comentários com barrinha... coisa de emo !

john_joao
Veterano
# dez/09
· votar


Niandra Lades
hehe

daora! gostei!

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


james_the_bronson
Tá vendo, isso é muito conceitual. Se não serve para o ouvido e passa rápido, de quê adianta ser lotada de pequenos tons/modos???

Peraí, fui mal interpretado. É justamente ISSO que eu to dizendo.
Mas acho que vc entendeu que essa era a intenção dos compositores atonais. Não era não, só foi uma constatação de outras pessoas, entre eles alguns compositores do que chamam de "neo-tonal", que trabalham com tonalidade ampliada. E sim, é constatação de ouvido, óbvio. Depois que foi procurar o porquê da coisa.

É isso mesmo! É só porque ele flerta o tempo todo com cromatismos e suspensões.

Não necessariamente. Dois saltos ascendentes ou descendentes de quarta justa deixam a tonalidade dúbia. Entre outras infinitas possibilidades.
Desculpa se eu tô errado, mas o que eu vejo é que vc estuda muito harmonia, e trabalha muito com conceitos tipo "apojatura", "nota de passagem", "cadência". Não que seja ultrapassado, porque tem muita utilidade no popular hoje em dia, mas no começo do século XX os compositores se preocupam mais com a essência de cada nota em si do que com blocos. O contraponto foi reavivado, e faz mais sentido tanto ouvir quanto analisar mais horizontalmente esses compositores do século XX. Há umas decadazinhas atrás, a harmonia era só consequência dos movimentos melódicos.

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
james_the_bronson

Don't feed the trolls.

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
Peraí, fui mal interpretado. É justamente ISSO que eu to dizendo.
Mas acho que vc entendeu que essa era a intenção dos compositores atonais. Não era não, só foi uma constatação de outras pessoas, entre eles alguns compositores do que chamam de "neo-tonal", que trabalham com tonalidade ampliada. E sim, é constatação de ouvido, óbvio. Depois que foi procurar o porquê da coisa.


Ué, acho que não entendi. Parece que você começa concordando comigo, de que não dá para sacar os pequenos tons, depois termina dizendo que constataram isso de ouvido e depois teorizaram em cima òÔ ...

Não necessariamente. Dois saltos ascendentes ou descendentes de quarta justa deixam a tonalidade dúbia. Entre outras infinitas possibilidades.
Desculpa se eu tô errado, mas o que eu vejo é que vc estuda muito harmonia, e trabalha muito com conceitos tipo "apojatura", "nota de passagem", "cadência". Não que seja ultrapassado, porque tem muita utilidade no popular hoje em dia, mas no começo do século XX os compositores se preocupam mais com a essência de cada nota em si do que com blocos. O contraponto foi reavivado, e faz mais sentido tanto ouvir quanto analisar mais horizontalmente esses compositores do século XX. Há umas decadazinhas atrás, a harmonia era só consequência dos movimentos melódicos.


Ué, mas a princípio eu falei só de ouvido mesmo. "Noite Transfigurada", sem me ligar com nenhuma parada teórica, me lembra mais coisas atonais do que tonais. "Mas James, existe um monte de outras peças tonais assim", é, mas elas muito provavelmente são desse período de transição ( ou de algum compositor ultra underground fodástico pré-Wagner ). Não tem porque eu associar a idéia de "soar tonal" com coisas infestadas de passagens dúbias e negar séculos de coisas mais descaradas...

Dogs2
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dogs2
· votar


james_the_bronson
Ué, acho que não entendi. Parece que você começa concordando comigo, de que não dá para sacar os pequenos tons, depois termina dizendo que constataram isso de ouvido e depois teorizaram em cima òÔ ...

ahuahua peraí, não fui claro de novo
Pensa assim: tem o decorrer da música (horizontal) e (para melhor compreensão) o vertical. Quando a música atonal vai passando, ela vai afirmando diversos centros tonais completamente diferentes a cada tempo (não necessariamente a cada tempo, mas só pra dar uma idéia da velocidade), e isso faz com que vc não tenha um foco, uma nota importante (ao contrário de uma música em Dó maior, que afirma o Dó). Mas se vc recortar a música e pegar um acorde bizarro dela, ele tem sua própria hierarquia de notas dentro dele, e uma prevalece, e isso é uma noção de tonalidade. Meio borrrada, mas é. É isso que perceberam de ouvido. O atonalismo puro puro é uma ilusão por causa da velocidade que passa os centros tonais.
Podem ter percebido de ouvido por infinitos motivos: algumas partes demoram mais pra passar o centro; os músicos provavelmente tocaram alguma música atonal e perceberam no ensaio (que tem tempo de vc treinar dissonância por dissonância, tempo por tempo)... mas ouvindo uma música de sopetão é difícil devido a velocidade.

Rodrigotosh
Veterano
# dez/09
· votar


Gab_Guitar
presiza memo..kkkkkkkk

mas entao..meu esse bagulho ai n tem nada a ver, vcs acham q Jimi Hendrix sabia ler partitura...va tomá banho esse cara..

Dogs2
mano, o que vc acabou de falar???acabei de conhescer palavras novas..kkk

Endurance
Veterano
# dez/09
· votar


"Blá blá blá blá...whyscas sache..."

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


Rodrigotosh

presiza
presiza
presiza
presiza

acabei de conhescer palavras novas..kkk


[2]

victorhab
Veterano
# dez/09
· votar


Vc só
presiza
presiza
presiza
presiza

conhescer palavras novas..kkk...

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/09 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Malabaristas de corda bamba não são artistas? Eu gostaria de ver o senhor Schoemberg na corda bamba de sombrinha afirmando essa frase. Isso ia ser divertido.

entrando na polêmica e questionando o velho mestre:

Rabiscos acompanhados de alguma vaga intuição italiana bêbeda de como o som deveria soar são a melhor forma de representar música?

let the carnage begin!

james_the_bronson
Veterano
# dez/09
· votar


Dogs2
ahuahua peraí, não fui claro de novo
Pensa assim: tem o decorrer da música (horizontal) e (para melhor compreensão) o vertical. Quando a música atonal vai passando, ela vai afirmando diversos centros tonais completamente diferentes a cada tempo (não necessariamente a cada tempo, mas só pra dar uma idéia da velocidade), e isso faz com que vc não tenha um foco, uma nota importante (ao contrário de uma música em Dó maior, que afirma o Dó). Mas se vc recortar a música e pegar um acorde bizarro dela, ele tem sua própria hierarquia de notas dentro dele, e uma prevalece, e isso é uma noção de tonalidade. Meio borrrada, mas é. É isso que perceberam de ouvido. O atonalismo puro puro é uma ilusão por causa da velocidade que passa os centros tonais.
Podem ter percebido de ouvido por infinitos motivos: algumas partes demoram mais pra passar o centro; os músicos provavelmente tocaram alguma música atonal e perceberam no ensaio (que tem tempo de vc treinar dissonância por dissonância, tempo por tempo)... mas ouvindo uma música de sopetão é difícil devido a velocidade.


Sim, era isso que eu tava falando, o atonalismo passa por cima disso. Pouco importa se ele toca I-IV-V ( melodicamente ) ou um arpejo qualquer ali no meio. Tá sendo atonal também...

Rodrigues
Veterano
# dez/09
· votar


J. S. Coltrane
let the carnage begin!
Rock and roll racing??????

fill.zanchez
Veterano
# dez/09
· votar


Acho essencial saber LEM mas o importante é tirar um puta som mesmo! ^^

fill.zanchez
Veterano
# dez/09
· votar


The Root Of All Evil
Ah... Aproveitando o gancho, como vc está se saindo nas aulas de vioncelo?
Não consegui uma classificação muito boa no raking de notas da Escola de Música Villa Lobos (tirei 94 e fiquei em nº 287), então estou com medo de não conseguir permanecer como aluno de guitarra, já que a prioridade no preenchimento de vagas é pra os primeiros colocados. Em segundo caso talvez faria violoncelo, e por isso que quero sua opinião sobre a dificuldade do aprendizado desse instrumento. Valeu! :)

jigo__
Veterano
# dez/09 · Editado por: jigo__
· votar


"Um músico incapaz de se divertir completamente com a música q toca se sentindo satisfetio é medíocre!!"


hauhauahauhua

froggy
Veterano
# dez/09
· votar


Carregando
Schwazeneggaer ?XuazinegaR?

Niandra Lades
Veterano
# dez/09
· votar


Coltrane!

Boa... matou a pau!
HAHAHAHAHAHAA

Jinkxs
Veterano
# dez/09
· votar


Pra quê ler partitura se já decorei a pentatônica???
hehehe.....

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/09
· votar


Rodrigues

isso mesmo

Niandra Lades

valeu. O humor é a melhor forma de discussão.

The Root Of All Evil

Ainda espero a resposta do dono do tópico. Na certa o cara deve estar procurando alguma citação do vovô Adorno para nos massacrar.

thmenezes_RJ
Veterano
# dez/09
· votar


to estranhando que o tópico já está na 4ª página e ainda não apareceu um "chiita" de verdade. Só uns ensaiando, mas nada concreto.

Cadê a polêmica ???

conandrade
Veterano
# dez/09
· votar


Pra mim, esse Arnold (nao sei que é!!!) é um frustrado. Estudou arte a vida inteira pra descobrir que nunca teve talento. Daí ele solta essas frases pra se justificar. Arte pra mim não se estuda, se conhece. Arte pra mim é a expressão dos sentimentos por meios visuais, sonóros, etc. Logo, não preciso estudar pra fazer. O estudo facilita o caminho da criação, do resultado. Mas não é necessário aqui.

Sei la... preciso refletir mais. Mas é mais ou menos nessa linha que penso...

Niandra Lades
Veterano
# dez/09
· votar


Na verdade não apareceu nenhum cara que concorde mesmo com ele.. e afronte essa multidão!
HAHAHAHAHA

É NÓIS MANOLOOO!

Leblues
Veterano
# dez/09
· votar


Esse Arnold é um babaca, depois que ele fez aquele horrivel TERMINATOR 3, caiu no meu conceito!

Rodrigues
Veterano
# dez/09
· votar


J. S. Coltrane
Rodrigues

isso mesmo

Ótimo jogo esse...
Mas voltando ao assunto do tópico.Tenho o seguinte pensamento e ja usei em varias ocasiões aqui no fórum, quando você faz um som que agrade a vocÊ mesmo e a outras pessoas o resto que se foda, ninguem vai deixar de te ouvir só pq você não sabe ler partitura, a menos que esse alguem seja um "músico" muito tapado que só se preocupa com "regras".Se você está bem e está agradando, que se foda o que disserem....

Zandor
Veterano
# dez/09
· votar


Dependendo de como interpretar "artista" ele pode estar certo ou errado, se interpretar "artista" como tocador de partitura tá até certo, se interpretar "artista" como produtor de barulhos maravilhosos então tá errado.

É que nem aquelas pessoas que gostam de fotografia porque elas entendem a teoria da engenharia fotográfica mas elas conseguem ver graça em fotografias totalmente técnicas, sem graça nem valor artístico nenhum, por ex: uma foto em preto e branco de um parafuso em cima de uma mesa então esse tipo de afirmação não tem valor nenhum pra quem não é um engenheiro musiquista

Zandor
Veterano
# dez/09
· votar


Tem gente que diz que arte moderna é uma droga, que qualquer um faz, que qualquer criança faz agora vejam esse exemplo de arte moderna:

imagem




Bem modernista né?



Quem pintou foi um macaco




Se der um piano pra um monte de macacos e mandar alguém transcrever o que eles tocarem o resultado vai ser uma composição do Schoenberg e o pior é que ia ser muito legal se alguém fizesse isso de verdade

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


E se dessem um instrumento que tivesse só as notas de uma penta menor, o macaco faria solos melhores que os do Slash, Hendrix, Zakk Wylde...

JJJ
Veterano
# dez/09
· votar


Bem... deixando os decacacofoniconismos (rsrsrs) prá lá, é o seguinte:

Ler partitura é imprescindível para alguns tipos de músicos (de orquestra, por exemplo).

Eu não leio partitura fluentemente. "Tiro" uma música, uma base ou um solo muito mais rápido ouvindo-a do que lendo a sua partitura, tablatura, etc. Mas eu aprendi a "entender" uma partitura e usei esse conhecimento para registrar minhas próprias músicas.

Os músicos populares ou os que tocam por hobby não precisam saber ler partitura, como todo mundo aqui já colocou, mas... se "entenderem" uma partitura tem muito a ganhar: saber as divisões de compassos, durações, tempos, tirar dúvidas de partes complexas difíceis de tirar "de ouvido", etc.

Zandor
Veterano
# dez/09
· votar


E se dessem um instrumento que tivesse só as notas de uma penta menor, o macaco faria solos melhores que os do Slash, Hendrix, Zakk Wylde...

A diferença é que se alguém der um instrumento qualquer pra um animal as notas vão ser completamente aleatórias (igual a uma peça do schoenberg) e pra tocar um solo do slash do hendrix e do zakk wylde é preciso uma certa noção de repetição

Prova:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Um músico incapaz de ler partituras completas de música câmara ou orquestra é medíocre.