Série Grandes Esquecidos: Danny Gatton

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Konrad


    Quando se pensa em tocar rápido, deveria se reservar ao menos um pensamento para este americano, originário de Washington que embora admirado e citados por grandes guitarristas (a título de curiosidade, procurem pelo vídeo de um jovem garoto loiro e gordinho de New York que aparece tocando em um dos shows de Gatton, um jovem Joe Bonamassa), permanece um tanto quanto desconhecido do público em geral. Infelizmente, o apelido de "melhor guitarrista desconhecido do mundo" lhe cabe ainda hoje.

    Gatton era filho de um músico e começou a tocar banjo, apenas um pouco mais tarde interessando-se pela guitarra. Talvez por causa disso, Gatton tinha uma técnica de mão direita bastante peculiar, usava e abusava da alternância de técnicas como dedilhados, chicken picking, palhetada alternada, técnicas de banjo e afins. Frequentemente na mesma canção. Curioso notar que apesar de canhoto, tocava instrumentos de destro, como destro.

    Seu estilo mescla jazz, rockabilly, blues e bluegrass. É interessante notar como, quando ao tocar um clássico como "Sleepwalk" por exemplo, Danny alterna passagens lentas melodicamente belíssimas com passagens extremamente rápidas e intrincadas.

    Outra fator de relativa curiosidade é o número de timbres e texturas que Gatton conseguia tirar apenas utilizando-se da seleção de captadores e knobs de volume e tom. Caso tenha a oportunidade de assitir a suas duas master classes na série Hot Licks, ambas dirigidas por Arlen Roth, poderá vê-lo de modo ilustrado, além de ter uma grande aula de uso de acordes;

    Quanto a efeitos, utilizava-se de um controlador desenvolvido por ele mesmo, por meio do qual acionava vários efeitos tais como echoplex valvulado ou delay digital, tremolo, uma Leslie e um Eq. Por causa de críticas de puristas na década de 70, parou de utiizar-se de sua invenção, a qual havia chamado Dingus Box.

    Seu principal instrumento de estrada e estúdio era uma Telecaster 53, muito embora tenha usado Stratos (sem o pickup do meio)em gravações, Teles eram sua escolha. Também preferia captadores Joe Barden. Também usava uma ]Gibson Les Paul Custom 1961 , devidamante equipada com sua Dingus Box.

    Sobre sua Telecaster

    Gatton Gear
    Reprinted from July 1993 Guitar Player magazine.

    Although Gatton works on most of his equipment himself, Jay Monterose takes care of his gear on the road, fabricates stainless steel parts, and handles most of the electronic work. "Jay is the best welder in the world," Gatton comments. "He's made things that have gone on the space shuttle." One of Monterose's current projects is updating Gatton's Magic Dingus box, a guitar-mounted control device that operates an Echoplex, amp reverb and vibrato, phase shifters, and other effects. Monterose is working on a wireless version.

    Danny's main guitar is a Danny Gatton Telecaster prototype built by Mike Stevens at Fender's Custom Shop. The guitar, serial number DG00001, features early-model Joe Barden pickups, a stainless steel bridge plate, heavily knurled stainless steel knobs, and a 1 meg tone pot with a .05 capacitor to create wah effects.

    "Originally that guitar came with a painstakingly applied butterscotch finish, " Monterose remarks. "Danny's brother refinished it with Ditzler sunshine yellow over a gold base to make it look like an ES-295. They had to do it over and over until it was perfect." Other modifications include James Burton's autograph scratched into the front and raccoon prints on the back. Gatton also plays the first production model of his signature Telecaster, which he had modified by adding a center pickup between the stock ones.


    -CG


    Seus amplificadores de uso frequente eram Bassman Tweed (como se faz o plural disso?), Vibrolux e um Fender Twins da década de 50, tendo um dos Twins o número de série "40".

    Deixo aqui uma lista com seus discos, quem gosta de jazz, blues, e rockabilly (em menor escala) deve procurá-los. Destaco o Unfineshed Business e o Relentless, que são (muito) bons de cabo a rabo.

    * 1975 - American Music
    * 1978 - Redneck Jazz
    * 1987 - Unfinished Business
    * 1990 - Blazing Telecasters (live 4/27/84)
    * 1991 - 88 Elmira St.
    * 1992 - New York Stories
    * 1993 - Cruisin' Deuces
    * 1994 - Relentless (with Joey DeFrancesco)
    * 1995 - Redneck Jazz Explosion (live 12/31/78)
    * 1996 - The Humbler (with Robert Gordon)
    * 1998 - In Concert 9/9/94
    * 1998 - Untouchable
    * 1998 - Portraits
    * 1999 - Anthology
    * 2004 - Funhouse (live 6/10-11/88)
    * 2005 - Oh No! More Blazing Guitars (with Tom Principato)


    Deixo aqui um vídeo com sua técnica de slide:



    Tocando Sleepwalk (trecho)



    Danny se matou em 94, na garagem de casa, sem nenhum tipo de explicação ou carta de despedida. Aparentemente, segundo amigos, havia sofrido de depressão por vários anos.

    Fica aqui o resgistro breve, afinal o que é bom merece destaque.

    Links úteis:

    Quatro canções que mostram um pouco do estilo. (moderação, não é pirataria)

    http://www.4shared.com/file/183191262/e4b3710e/Danny_Gatton_-_Apache-S urf_Med.html

    http://www.4shared.com/file/183191966/ef8b5af6/Danny_Gatton_-_Caravan. html

    http://www.4shared.com/file/183190705/92fae6a5/Danny_Gatton_-_Notcho_B lues.html

    http://www.4shared.com/file/183188618/c46c031/Danny_Gatton_-_Sleepwalk .html

    Aqui seguem sites que contém bastantes informações sobre ele, equipamentos, shows, vídeos, e tudo o mais.

    http://www.dannygatton.com/

    http://www.dannygatton.info/[u][/u]

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    The Telecaster Master!

    Konrad
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MauricioBahia
    The Telecaster Master!

    The Humbler! Quer apelido melhor que esse? ehhehe

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    Konrad

    Alías, saiu uma reportagem na Guitar Player, este ano, sobre ele.

    O cara e o pai inventaram um pedal que ele acoplava na guitarra e o pessoal começou a dizer que era por isso que ele tinha "aqueles" efeitos. Ou seja, colocaram no tal dispositivo parte dos méritos do guitarrista. Ele ficou puto e resolveu tocar sem isso. Vê se pode? A inveja é uma merda.

    Isso tava reportado no site da Fender, mas acho que tiraram de lá.

    Abs

    Victorblues
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    O cara era um gênio mesmo... a versão de Sleepwalk dele é maravilhosa.
    Pena que sempre foi um cara meio doente, depressivo e cheio de problemas psicológicos etc... assim como quase todos os gênios.

    Vale a pena deixar um registro desse mestre da Telecaster!!!

    ROo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Esse merece realmente ser conhecido!

    The Telecaster Master!(2)

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/09
    · votar


    Tenho ouvido mt esse kra, ando tirando várias idéias dele, ele era um kra com um domínio assustador do instrumento, vale a pena conhecer o trabalho dele, ótimo post.

    Konrad
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MauricioBahia

    Eu procurei mas não achei a reportagem. Quanto à caixa/pedal/cpntrolador ele a chamava de Dingus Box!

    Inveja é uma merda mesmo, é a história da raposa e das uvas.... ehehhe

    Victorblues

    Com certeza! Postei a versão completa de Sleepwalk dele ali acima.

    ROo
    brunoepronto

    Obrigado pela participação! Postei uns mp3's para dar uma ideia da obra dele!

    Abraço

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: TheChaosSpirit
    · votar


    grandes gênios : Ele , Roy Buchanan , Albert Collins.



    inspiraram nova geração incluindo Jeff beck.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    Konrad: Eu procurei mas não achei a reportagem.

    Mudaram o site! Tinha o Fender Players Club. Era neste endereço que ainda tá no meu histórico!

    http://www.fenderplayersclub.com/artists_lounge/hall_of_legends/gatton .htm

    Abs

    old steel
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Konrad
    Valeu o post.Muito legal.

    Konrad
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    TheChaosSpirit
    grandes gênios : Ele , Roy Buchanan , Albert Collins.

    Sem dúvidas. Inclusive, vou continuar a "série" (mesmo que quase ninguém leia) e certamente o Buchanan vai estar nela.

    MauricioBahia

    Pois é. Pelo que eu vi, foi um empreendimento que acabou. Por isso o site não funciona mais. Pena, mas obrigado de qualquer forma.

    old steel
    Valeu o post. Muito legal.

    Obrigado!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Konrad

    HAAAAAAAAA!!!!!! Sabia que tinha algo do Gatton que tirei do falecido Fender Players Club!

    Tem inclusive a foto do tal "pedal" pra guitarra:

    http://www.4shared.com/file/191611577/fecdc88b/gatton_gear.html

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar




















    Nednada
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Esse cara entendia pouco de guitarra hein...

    Konrad
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    MauricioBahia
    HAAAAAAAAA!!!!!! Sabia que tinha algo do Gatton que tirei do falecido Fender Players Club!

    Tem inclusive a foto do tal "pedal" pra guitarra:

    http://www.4shared.com/file/191611577/fecdc88b/gatton_gear.html

    Abs


    Ah..... A tal Dingus Box!

    Quanto aos vídeos, eu tenho a aula aqui mas não sabia como dividi-la e postá-la no youtube. Obrigado!

    Nednada
    Esse cara entendia pouco de guitarra hein...

    Quase nada! ehhe

    _peixe_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Konrad

    Muito bom o cara...nunca tinha ouvido falar...parabens pelo topico.

    Pepe Le P
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Também não conhecia esse cara e curti bastante, inclusive acho que umas idéias que ele deu nas vídeo aulas vão servir como uma base boa pra um arranjo de uma música da minha banda que eu to bem empacado.

    Parabéns pelo tópico!

    Konrad
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    _peixe_
    Konrad

    Muito bom o cara...nunca tinha ouvido falar...parabens pelo topico.


    Obrigado!

    Pepe Le P
    Também não conhecia esse cara e curti bastante, inclusive acho que umas idéias que ele deu nas vídeo aulas vão servir como uma base boa pra um arranjo de uma música da minha banda que eu to bem empacado.

    Parabéns pelo tópico!


    Opa. Vai te ajudar? A mim ele me confunde, ele é muito intrincado, cheio de frases estranhas..... hehehe

    Abç

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    outro bem underated. mas q é um genio é o doug Aldrich




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Série Grandes Esquecidos: Danny Gatton