Os monstros criados por Eddie Van Halen

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# dez/09 · Editado por: erico.ascencao


Fato: Eddie Van Halen foi um dos guitarristas mais influentes depois do Jimmi Hendrix. Me arrisco a dizer que foi, disparado, o mais influente depois do negão. E a influência trás uma leva de guitarristas seguidores - uns encaram o ídolo como referência e incorporam alguns elementos ao seu estilo próprio, enquanto outros se tornam monstros que exploram à exaustão estes elementos de influência.

No caso do Eddie Van Halen, boa parte dos guitarristas de Metal Farofa dos anos 80 seguiram a onda da superstrato com Foyd Rose para alavancadas de 3 tons pra baixo (ou pra cima...). Vendo uns vídeos de uma banda chamada Chicago (banda antiga, mas que passou por algumas reformulações), achei um monstro criado pelo EVH. Notem o excesso de harmônicos e de alavancadas:



Citem aí outros monstros criados pelo mestre EVH.

PS.: Não se trata de um tópico de ódio absoluto aos fãs de EVH, por dois motivos: primeiro, eu sou muito fã do EVH e me classifico como um seguidor dele (ainda tentando...); segundo, eu até acho legal estas firuladas todas que o cara faz no vídeo, mas tenho consciência de que não é adequado fazer nestas doses cavalares.

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao

Não consigo ver o vídeo, mas gosto demais do Edivan. Aquele timbre de Unchained é legal demais. E olha que eu não sou um hardrocker.

Marc Snow
Veterano
# dez/09
· votar


Não consigo ver o vídeo, mas gosto demais do Edivan

Edivan é um guitarrista baiano?

Dogs2
Veterano
# dez/09
· votar


Vish, praticamente todos

Codinome Jones
Veterano
# dez/09
· votar


As alavancadas foram demais (pejorativamente falando) mesmo..


e otra coisa, que guitarra feia da porra com os knobs coloridos..

Jinkxs
Veterano
# dez/09
· votar


Marc Snow

Deve ser irmão do Odivan, do Vasco, hehehe....

Marc Snow
Veterano
# dez/09
· votar


Não falo nem monstro, mas a influencia descarada de Van Halen com two-hands, é de um guitarrista chamado Steve Lynch, que formou o Autograph, banda de Hard Rock dos anos 80.
Na contra-capa do primeiro disco ele agradece "ao fulano, beltrano e AO MAIORAL VAN HALEN"

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


A maioria dos guitarristas é um bando de Maria-vai-com-as-outras.

janick
Veterano
# dez/09
· votar


Porque vocês não conseguem apenas assistir e curtir a música sem ficar rotulando ou criticar ferrenhamente detalhes tão bestas?

Guitarrista realmente é um bixo MALA.

150 mil visitas no vídeo, 5 estrelas, e vários comentários positivos e vocês aqui discutindo sobre as alavancadas do camarada. É uma vertende de estilo apenas. Assim como existe o blues e seus clichês de compassos e shapes, no classic rock também com alguns licks manjados de pentatônica. E depois eu pergunto, existe algum sentido em ficar reclamando e discutindo acerca de coisas tão fúteis?

Realmente, para abrir um tópico e falar disso aparecem aos montes, mas para comentar em outros tópicos com conteudo e coisas interessantes, ninguém quer aparecer, vsf

janick
Veterano
# dez/09
· votar


Eu nem conhecia essa banda, mas se os papagaios ai que falaram "ah, nem consegui ver o video inteiro" passassem dos 3:50 veriam uma variação fantástica na música com direito até a conjunto de metais.

E por fim, agradeço por me mostrar uma banda tão foda como essa, vou procurar mais sons deles agora.

Juneba
Veterano
# dez/09
· votar


puta que paril, vai se ferrar mesmo.
erico.ascencao, cara querendo comparar van halen com chicago, chicago não tem nada haver com van halen, perguntem seus pais, provalvemente ja curtiram mto chicago por ai.

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


Marc Snow
Não consigo ver o vídeo, mas gosto demais do Edivan

Edivan é um guitarrista baiano?


Não, mais ao norte. Ele pertence a mesma classe dos grandes Ricardinho Negão, Davi Gilmar, Jaime Página e outros. Hhehehe

Marc Snow
Veterano
# dez/09
· votar


Edivan Ráleim nasceu no bairro do Salgado e tocava junto com o Jeremias. até este zunir uma pedra na guitarra dele e ser preso "puquê tárra bebeno nu inférnu. U cãão foi quem botÔ pra nóirr bebê!"

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


Juneba
perguntem seus pais, provalvemente ja curtiram mto chicago por ai.

É, eu reconheci a música logo que começou.

Fugitivo
Veterano
# dez/09
· votar


quando eu li o titulo do topico pensei que era sobre as guitarras que o proprio EVH criava

daniel_guitar
Veterano
# dez/09
· votar


Edu Ardanuy (até hj nota-se bem a influência), Richie Sambora (anos 80)

janick
Veterano
# dez/09
· votar


daniel_guitar
Apesar de que o King of Swing (R. Sambora) tem mais influências de blues, o que ficou um pouco mais evidente à partir dos anos 90 em seus discos solos e em seus trabalhos mais recentes do Bon Jovi. Fã descarado de Eric Clapton e SRV. Apesar de ter aparecido só em 1984 profissionalmente, ele foi um dos precursores também dessa galera da Floyd, ele foi Endorser da Kramer juntamente do EVH, na mesma época inclusive.

Juneba
Veterano
# dez/09
· votar


é o mesmo que dizer que depois que crio o acorde de sol, todo mundo começo a usar.

daniel_guitar
Veterano
# dez/09
· votar


janick
o principal motivo pra eu ter uma kramer foi por Sambora ter usado essa marca inclusive

Bruno Floyd
Veterano
# dez/09
· votar


janick

E por fim, agradeço por me mostrar uma banda tão foda como essa, vou procurar mais sons deles agora


ai vc perdeu toda moral que vc já não tinha!

janick
Veterano
# dez/09
· votar


E por fim, agradeço por me mostrar uma banda tão foda como essa, vou procurar mais sons deles agora


ai vc perdeu toda moral que vc já não tinha!


E quem é você mesmo?

pff

daniel_guitar

Foi o motivo que eu QUASE comprei uma Jersey Star na Inglaterra. Guitarra incrível, mas na época que eu achei, eu não tinha dinheiro para comprar. Depois quando eu tinha dinheiro para comprar, ela não estava mais lá...

Bruno Floyd
Veterano
# dez/09
· votar


janick

Bruno Floyd, prazer

old steel
Veterano
# dez/09
· votar


Todos os fritadores que apareceram depois.

-GUS-
Veterano
# dez/09
· votar


meu professor de guita é aficcionado pelo Van Halen. Ms não acho q isso atrapalha a música, não... só é preciso muito bom gosto pra saber colocar na medida certa e na hora certa. Acho q o guitarrista msm sabendo fritar não precisa ficar tentando mostrar isso toda hora.


vejam:



daniel_guitar
Veterano
# dez/09
· votar


janick
sempre e assim, quando vc acha uma raridade dessas não tem grana, quando tem já tá vendida

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


janick
De fato, esta banda é bem legal. Eu, como fã de Hard Rock, curti estas versões desta era pós-Cetera (Peter Cetera é o vocalista original da banda), elas soam mais modernas.

Me desculpe se você não achou o tópico interessante. Eu particularmente acho interessante tópicos que mostrem opiniões mais fudamentadas sobre música, o que é muito distante daquelas comparações totalmente sem fundamento que costumam ser alvo de bans aqui no FCC. De qualquer forma, agradeço sua opinião, no fundo é pra isso que serve o FCC!

Juneba
Calma, calma, não estou agredindo niguém.

Primeiramente, ficou claro que a comparação não é entre Van Halen e Chicago, e sim entre Eddie Van Halen e os guitarristas que supostamente tenham sido influenciados por ele.

"Segundamente", não estou dizendo que X ou Y é ruim, bom, melhor, pior nem nada disso, estou apenas comentando sobre um estilo de tocar guitarra que é bastante difundido. Como eu mesmo falei no "PS", eu curto estas firuladas, entretanto a crítica é cabível porque, sabendo que a banda segue um estilo mais Pop, é notório que estas firuladas em excesso acabam não casando com o estilo.

Outro exemplo que eu gostaria de citar é o Kiko, guitarrista do Roupa Nova. Ele é fã assumido do EVH, tem uma (ou mais) Music Man Axis (ou Peavey, ou EVH Wolfgang...) e mostrava bastante estas influências nos anos 80 e 90. Outro dia destes estava vendo um vídeo da música Volta Pra Mim, mas não achei pra postar aqui.

Leo Zanon
Veterano
# dez/09
· votar


To com um dvd do VH aqui...putzzz.. o cara é um mosntro.Toka muito.

janick
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao
Ta tranquilo brother!
Só descordei de vc, mas entendi sua visão.

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


erico.ascencao

concordo com vc,e mais,quem começou a fritar pra valer na mídia foi o EDIVAN(asahaasuhasuhsauashuauashu).

Edivan Firmino da Silva,nascido em Afogado da Ingazeira/CE,casado com Jucicleide,e pai de Junestabile,Charles Bronson e Wandercleyson Jaqueson.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar


Chicago comanda.

E não vi nenhum exagero ali, achei legal pra kct.

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os monstros criados por Eddie Van Halen