Sugestão de JAM

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# dez/09
· votar


Manubio
Se você tocar as notas da escala de C, mas considerando a tônica mi, você vai ter o modo frígio.

Logo, se tocar a escala de C em cima de um acorde Em, está fazendo o modo frígio. Isso independe do shape, o shape contém as notas da escala, mas elas estão distribuídas pelo braço inteiro, você pode usar qualquer "shape" da escala de C em cima de Em que estará no modo frígio. Sacou?

Esqueça shapes, pense nas notas da escala.

C = C, D, E, F, G, A, B
Em = E, F#, G, A, B, C, D

Se você notar, a diferença é o F#. Mas Começando pelo E, os intervalos serão diferentes, é uma escala menor natural (eólio).
Alterando o F# pra F, você vai ter uma segunda menor.
Então temos: T 2m 3m 4j 5j 6m 7m 8
Modo frígio. Sacou? Dá pra fazer isso com todos os outros modos, experimenta aí.

Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


Minow
Então, eu entendi, tipo, eu tocando a escala de Dó em cima de um acorde de Em eu tenho o modo frigio, mas o fato é, num existe uma musica somente em mi menor, certo? então como eu faço uma musica que soe inteira em modo frigio?
É exatamente ai que eu me perco.

Minow
Veterano
# dez/09
· votar


Manubio
Modalismo é um pouco mais complicado que isso.
A construção da harmonia não é baseada nas funções tonais como é no tonalismo. Tipo, sub-dominante, dominante, tônica, etc.

O campo harmônico de um modo é montado exatamente da mesma maneira que é com a escala maior.

O campo harmônico do frígio, por exemplo, começaria com um acorde Im7 e depois teria um bII7M.
Ou seja, ele é construído da mesma maneira, mas você não vai pensar em tensões e resoluções como na música tonal.
Vai pensar em graus principais, secundários e evitados.
No caso desse modo os graus I, II e VII serão os principais, por terem em evidência a nota que caracteriza o modo.
O quinto grau Vm7(b5) é evitado por conter o intervalo de trítono e os outros graus são secundários. Mas isso é só no caso do modo frígio, é tudo um pouco mais complicado, só estudando um pouco de harmonia pra você entender melhor.

Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


Minow
É, eu tenho que pegar a parte de tonalismo direito ainda, para depois partir para isto.
Eu manjo muito pouco ainda de dominante, sub-dominante e o resto.

Mas vlw pela ajuda, agora fez mais sentido pelo menos.

Abraço

rene matos
Veterano
# dez/09 · Editado por: rene matos
· votar


Manubio
então como eu faço uma musica que soe inteira em modo frigio?

Tocando as notas características do frígio...
Que se eu não me engano é a 2ª e a 6ª, certo minow?
Você dá essa intenção com elas...
O que rege mesmo é a progressão característica de cada modo.
Se é que dá pra entender, a intenção do solo é tocar as caraterísticas, e a base faz todo o trabalho pra você.

Po, lindo uma jam modal!!! UHU!
Galera, dá pra solar com violão de nylon? Ou não tem muito a ver com forúm de guitarra?

Little__
Veterano
# dez/09
· votar


Muda o titulo para:

Escala Espanhola

xD

aUHEuHAUEh

o assunto ja mudou totalmente

xD

rene matos
Veterano
# dez/09
· votar


Little__
Não little, de escala espanhola já tamo em harmonia modal!
Muda o titulo ae, e em vem de chamar de Jam Espanhola muda para Jam Modal (frígio)

LucaSlash
Veterano
# dez/09
· votar


qew
Se quiser, pode fazer entao!

Não não, pode fazer =)

Little__
Veterano
# dez/09
· votar


LucaSlash

tenhu umas bt de balada massa aki tbm!!!

acho q minha prox vai ser uma balada!!!

=D

Maltars
Veterano
# dez/09 · Editado por: Maltars
· votar


As jams baladas são legais pena que eu não participo =/ sou ruim demais nelas.

Little__
Veterano
# dez/09
· votar


Maltars

a cara, mais tem uma harmonia envolvente, tipo, parece que ela

puxa uma melodia pra ela

=D

Andy TheCatSp
Veterano
# dez/09
· votar


voltei ;D
em escala espanhola, uso a menor harmonica, a espanhola, e as vezesa té a Baliza (nao lembro o nome certo)
;D

Manubio
Veterano
# dez/09
· votar


Little__
Jam Balada eu to dentro tb, mas nào posso organizar.

Abraço

LucaSlash
Veterano
# dez/09 · Editado por: LucaSlash
· votar


Little__

isuahsia eu tava pensando o mesmo cara, até já cortei a BT hehe
Eu só tava esperando essas jams acabarem

Little__
Veterano
# dez/09
· votar


LucaSlash

vc vai fazer balada?

blz intaum

vou fazer depois a de heavy

=D

LucaSlash
Veterano
# dez/09
· votar


Little__

A se voce não fizer a balada eu faço =)

Eu só não lanço agora porque tem 2 Jams rolando ai. Vo espera pelo menos uma acaba e a outra já vai estar no finzinho.


abrç

Little__
Veterano
# dez/09
· votar


LucaSlash

a minha acaba domingo, a do headstock soh no otro domingo

xD

vai demora ainda

CrenteLouco
Veterano
# dez/09
· votar


Adoraria uma jam com uma temática espanhola (o/
Adoro essa escala.

Monsfogueri
Veterano
# dez/09
· votar


Sugestão de jam

faz uma jam das pentatônica ae dp dessa, com uma bt de hard o/

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/09
· votar


LucaSlash
Minha sugestão seria uma jam de fusion, flamenco ou metal aauhhauhua! Mas balada tb curto!

Minha segunda sugestão é que respeitem os prazos das jams. N sei se tem algo assim nas regras, mas o caso é q eu ia gravar agora pras duas q estão rolando, cheguei e vi que nego fechou uma(q acabaria amanhã) e talvez fechem a outra, por causa do grande num de participantes(seria foda comentar). Recentemente comentei uma de dois grupos de 12 min, e ainda ajudei com outras paradas.

Depois galera reclama qd ninguém vem gravar ou comentar nas jams. Eu n vou participar mais de jams organizadas pelos caras q fecharam antes da hora, e talvez outros o façam tb.

Little__
Veterano
# dez/09
· votar


Rei Arthur Pendragon

ai cara, fechei pq ja ta grande de mais, ai o pessoal nem comenta na jam direito, eu fikei moh tempão perguntando se alguem iria gravar...

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


Little__
Ae, o resultado sai logo logo?

Little__
Veterano
# dez/09
· votar


LeondelFefon

sim... estou postando no 4shared....

na próxima jam vou mudar, ao invés de um tempo pra mandar o solo vai ser por numero de participantes, tipo, qndo atingir 15 pessoas a jam fecha, q tal?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/09
· votar


Little__
A gente n tá toda hora no fórum. Eu planejei gravar hj, pq estava resolvendo assuntos de viagem, e vi q tinha até domingo. Liguei minha pedaleira, montei no pc e qd fui baixar a Bt percebi q estava fechada. Assim n dá, véi! Próx jam sua tow fora! Abs.

Little__
Veterano
# dez/09
· votar


Rei Arthur Pendragon


ai kct... então manda o teu solo ai que eu mixo aki ai posto a jam

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


Little__

Cara, eu gravei agora e mandei mas vi que fechou... Se não der pra mixar, tá na boa.

Abs

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Little__
Cara, se vc fosse me esperar só pq reclamei ainda seria injusto com outros q esperavam ter tempo até amanhã. Pode lançar a parada, pq além do mais fica chato eu sentar de novo sem cabeça pra tentar gravar alguma coisa. Deixa pra lá.
De qq forma tem outra rolando, talvez eu grave pra ela. Abs.

Little__
Veterano
# dez/09
· votar


Rei Arthur Pendragon

a veio ta bom, mas entende ai cara, eh pq ja ta GRANDE mesmo, ateh pra baixar ta grande, tem 21mb..

=\

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/09
· votar


Little__
Vê o tamanho dessa :
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/221178/

Quase todos comentaram. Como disse anteriormente, depois os caras reclamam qd faltam participantes.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


Rei Arthur Pendragon

E tem gente que sola (como eu) e no dia seguinte ouve antes de mandar pra pode avaliar o solo melhor. Fazer o que...

Abs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sugestão de JAM