Synthaxe (Allan Holdsworth) - Um instrumento curioso!

    Autor Mensagem
    ohm777
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: ohm777


    Muitos não conhecem esse instrumento fantástico e como não havia um tópico dedicado a ele resolvi criá-lo.
    Foi criado na década de 80 por Bill Aitken, quando a guitarra MIDI e os captadores hexafônicos ainda engatinhavam.
    Entre seus usuários notáveis estão Allan Holdsworth, Gary Moore e Al Di Meola.
    Do Holdsworth recomendo o Atavachron (1986) e Wardenclyffe Tower (1992), ele usa bastante o Synthaxe nesses discos (inclusive é muito fácil de confundir com teclados rs).

    Sei pouco sobre o Synthaxe mas caso ele seja um controlador MIDI (inclusive se alguém tiver essa informação poste aqui) deve estar valendo uma fortuna hoje em dia, porque os timbres MIDI e plugins VSTi evoluíram muito, os timbres estão muito mais convincentes.
    E tem muitas vantagens em relação à uma guitarra com captador hexafônico, como o controle por sopro e o acesso completo nas casas agudas.

    Alguns vídeos:





    Este último não é tocado com o Synthaxe mas vale pelo solo e timbre alucinante do Allan na guitarra:



    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Curioso é apelido. Que loucura isso!

    StratoBlues
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ohm777

    Putz, tem uma Guitar Player com uma matéria inteira do Holdsworth, e ele explica o uso do SynthAxe, e como mudou o som dele. Pena não estar em casa, se não já postava aqui pra vocês.

    ohm777
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    StratoBlues
    Nossa cara se você pudesse me passar essa matéria seria de grande ajuda!

    StratoBlues
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ohm777

    Quando eu voltar pra casa, vou dar uma lida na matéria de novo, e passar as partes referentes ao SynthAxe.

    Abs

    buddy guy
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ohm777


    É de se imaginar o peso de um trambolho desses !!!!!!!!!!!!!!!!

    Jinkxs
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ohm777

    Cara... já tinha ouvido falar no Synthaxe, inclusive tenho um um LP (long play) do Jean-Luc Ponty em que o Holdsworth esmirilha com o Synthaxe em algumas faixas..... mas não tenho menor idéia do que que é esse bicho. Se tivermos mais informações seria legal.

    Bom tópico.

    Juh_Cruz
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ohm777
    Nunca tinha visto, muito interessante :)

    Stargazer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    A distância entre os trastes parece não diminuir, alguém sabe a explicação?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Stargazer
    Pelo fato desse instrumento NÃO ser uma guitarra, mas um driver de sintetizador.
    Allan Holdsworth é um gênio. Muito acima, em concepção sonora que os outros guitarristas.
    Abç

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Stargazer
    Diminui sim!

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Mas parece que dá uma diminuida, olhe la no primeiro traste e olhe no último

    Stargazer
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Stargazer
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Percebi que não é uma guitarra hehehehe! Eu gostaria de saber é o propósito.

    ohm777
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Com certeza não é uma guitarra, mas acho que a idéia que o cara teve foi genial: oferecer aos guitarristas timbres sintetizados sem ter que aprender teclado.
    Ainda assim é um instrumento de cordas e se toca como uma guitarra (pelo menos na mão esquerda).

    Achei fantástica a possibilidade de tocar uma guitarra como se fosse um instrumento de sopro!

    Mauricio Luiz Bertola
    Allan Holdsworth é um gênio. Muito acima, em concepção sonora que os outros guitarristas.

    É um daqueles guitarristas que prova que fama não corresponde a musicalidade.
    Ele é praticamente um desconhecido pela grande maioria.
    Eu pergunto para amigos meus guitarristas (mesmo os experientes) se eles conhecem Holdsworth e nada.
    Daí eu falo: "Você precisa ouvir isso, a forma como eu sinto a música mudou depois dele..."

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    LeondelFefon
    É, mas é diferente de uma guitarra.
    ohm777
    Pódiscrê!
    Abç

    Curly
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    os cd que eu mais gosto do Holdsworth foi gravado com o synthaxe, chama "Secrets", em geral acho as músicas do AH meio xarope, apesar da técnica impressionante, mas esse cd eu gosto do princípio ao fim, muito bom mesmo !

    rene matos
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Allan Holdsworth!!! Caralho tava louco pra lembrar o nome desse fela da puta! Muito foda esse cara! Não é ele que tem (ou teve) um trio de fusion com mais dois feras ai? Quem souber por favor me fale. Holdswarth é bom solo, mas aquele cd é fenomenal!

    Poxa galera, todo mundo devia conhecer ele, o Pat Matheny, o projeto fusion do MacAlpine (Planet X) e o veião fudidaço que chama Al Di Meola. Só pra começar a tocar guitarra... hahaha

    Muito bom o tópico!

    ohm777
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Curly

    O Secrets realmente é um discão, os vocais femininos caíram como uma luva naquelas composições!
    A maioria das músicas dele são complicadas de ouvir, são "tortas" digamos assim, eu mesmo nas primeiras audições não gostava, demorou um pouco e comecei a entender o que ele fazia e apreciar.
    Recomendo aos iniciantes a ouvir o Metal Fatigue e o Road Games que são os albúns mais "fáceis" (porém tão bom quanto os outros) de ouvir, tem mais vocais e tudo.


    rene matos

    Não é ele que tem (ou teve) um trio de fusion com mais dois feras ai? Quem souber por favor me fale.

    Ele participou de vários trios de fusion, por acaso seria o disco gravado com os irmãos Jens Johansson e Anders Johansson,
    só guitarra, teclado e batera??

    Tu falou do Planet X, ele inclusive participou em 2 faixas do último albúm.

    ohm777
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mais um vídeo interessante sobre as guitarras sintetizadas, o Allan aparece tocando o Synthaxe aos 1:53.



    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Bem legal, não conhecia. Engraçado que algumas semanas atrás tinha acabado de conhecer uma bateria eletrônica em forma de guitarra, bem na linha daquela "guitarra-teclado". Mas o que mais me chamou atenção é que era um instrumento relativamente antigo, coisa da década de 80, começo de 90, se não me engano.

    Bom, mas de qualquer jeito, isso me faz lembrar que preciso conhecer mais o trabalho do Holdsworth...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Synthaxe (Allan Holdsworth) - Um instrumento curioso!