Elaboração de Texto com Sugestões para um melhor uso/andamento do Fórum Cifra Club. Poste sua ideia

Autor Mensagem
rosie
Moderadora
# dez/09
· votar


edalko
o planejamento pra mudar um site grande como esse é um pouquinho demorado. muita coisa precisa ser analisada, criada, testada, implementada, corrigida... criada de novo.
temos várias ideias pra vários sites daqui, mas temos uma lista de prioridades tb. nossa equipe está aumentando para tentar atender tudo isso :)
espero que entenda.. =]

JowR
Veterano
# dez/09
· votar


rosie
Em qual área da Studio Sol voce trabalha?

edalko
Veterano
# dez/09
· votar


rosie

Legal!
É que vc deu a entender que não haveria intenção em fazer modificações.

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


edalko
brunoliam
Nenhuma sugestão minha??
snif snif


Opa. Foi um lapso! Vou rever lá atrás e actualizar a lista devidamente!

Desculpe-me!

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


brunoliam: Vou esperar mais uma semana, talvez menos. Alguma sugestão?

Fixar uma data e postando no título, tipo:

Prazo final dia 20/12/2009 - Elaboração de Texto com Sugestões para um melhor uso/andamento do Fórum Cifra Club. Poste sua ideia.

Abs

ps. sugiro dia 20, pois cai num domingo.

edu ROCK
Veterano
# dez/09
· votar


brunoliam

Eu tenho uma sugestão.
Talvez alguém até já tenha falado algo parecido, mas vamos lá:

Deveria existir a opção de avaliar positivamente ou negativamente o tópico em si.

Então, quando alguém criasse um tópico "Que guitarra eu compro com x reais?", "Quem é melhor Slash ou Malmsteem", etc, nós avaliaríamos negativamente(ou não, vai que alguém goste desses tópicos. né?)

E quando alguém criasse um tópico interessante, a gente avaliaria positivamente.

Finalmente, deveria existir , na página inicial de cada fórum, dois links:
"Exibir tópicos por data" e "Exibir tópicos por avaliação".
O primeiro, obviamente, exibiria os tópicos da forma tradicional, como acontece hoje.Os últimos tópicos sempre por cima.

E ao clicar em "Exibir tópicos por avaliação", os tópicos seriam exibidos pela pontuação, deixando os tópicos com melhor avaliação por cima, e os com menor embaixo.

Assim, teríamos a chance maior de encontrarmos tópicos potencialmente interessantes.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


edu ROCK

Rapaz, se tem gente que positiva bobagem em post, imagine em tópico???

edu ROCK
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Eu tenho a esperança de que o bom senso da maioria prevalecerá.

Da mesma forma que o pessoal elogia tópicos bons(como o do Headstock Invertido, sobre gravação de guitarra, por exemplo),e geralmente "cai matando" em cima de tópicos non-sense (esses que reclamam de bandinhas que estão na moda, por exemplo), acredito que o mesmo raciocínio possa ser aplicado nessa sugestão que eu dei.

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


up

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


edit

LucaSlash
Veterano
# dez/09
· votar


Poderia ter uma ferramenta para troca de Nick.
Mais só teria acesso a ela quem fizesse algo como:
- Numero de Tópicos uteis
- Respostas uteis
- etc,

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


brunoliam

Acho que o post incial poderia ficar aberto para edição por mais tempo. Tipo 48h. Assim há mais tempo hábil para corrigir. Num texto longo por exemplo as vezes passam erros que vc só dá conta depois das atuais 24h!

Abs

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


edit

edu ROCK
Veterano
# dez/09
· votar


brunoliam

Você esqueceu da minha sugestão.
:(

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


Lista atualizada, se houve algum esquecimento ou omissão, favor informar-me.

1- Sub-categorias para melhor filtrar o conteúdo. (Manubio)

2- Forúm só para "Compra de equipamentos" (Guitarhome)

3- Uma sessão de classificados. (De Ros)

4- Review padronizado, ao menos parcialmente (Manubio)

5- Limitar o número de votos a um medida diária, o que pode vir a desestimular "piadistas" ou ao menos não recompensar suas piadas gratuitas. (Headstock)

6- Instituição de restrições a cadastros recém efetuados quanto a criação de tópicos. Instituição de uma espécie de pontuação atribuída a faltas, tais como uso de lingujar inapropriado, falta de respeito, brigas, que se atingido, pode resultar na suspensão do cadastro. (ogner)

7- Apagar tópicos repetidos que já foram fechados (brunoliam)

8- Fixação das regras em local mais claro e visível, estabelecendo punições gradativas de acordo com as infrações.

9- Tópicos como os de explicação de teoria (e.g. Modos Gregos), sobre eletrônica básica, Review de equipamento por faixa de preço, ou com características de determinados modelos de intrumentos poderiam ser colocados como fixos (stick)

10- Não rotulação por membro novato, membro ou veterano. Mas talvez ligada a outro fator. Número de posts por exemplo.
(Murillo)

11- Aumento do número de moderadores

12- Existir um certo "target" pra que um membro comece a abrir tópicos. Número de posts ou tempo de uso. (Rabbit)

13- Sistema de votação moderado para tópicos stick. (Gazparzin)

14- Mais ênfase aos tópicos em Stick eles devendo estar logo na página inicial do FCC, abaixo de cada fórum em letras bem miúdas. (MauricioBahia)

Exemplificando o ponto 14:

Guitarra - Troca de dicas e exercícios para guitarra
Tópicos fixos: Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III; Sala de bate-papo do fórum de guitarra; Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se; Usando a guitarra no PC - VST, Standalone e Gravação.; Tópico pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda; Tópicos Essenciais do Fórum de Guitarra; Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação; Indice de Reviews de Guitarras e Peças

15- O dono do tópico pode positivar ou negativar quem posta, mas apenas o dono do tópico. Essa contabilização de votos positivos ou negativos pode dar ao usuário uma média de pontos que aparece no seu perfil. Ai para-se de ver o membro pelo tempo que esta no fórum, mas sim por quanto ajuda. (Thyagw)

16 - Ao citar o texto de fulano, aparecer o nick deste fulano automaticamente antes da citação. (MauricioBahia)

Ex:

fulano: citação entra aqui

ou

fulano disse: citação entra aqui.

17 - Criação de sub-fóruns com moderadores específicos, eleitos pela própria comunidade, estando ele sujeito a perder a posição por razões a serem determinadas. (nichendrix)

18- Expansão do títulos atribuídos a usuários, sendo eles baseados em factores como contribuição qualitativa e frequência, não mais em apenas tempo de Fórum. Também atribuir a certos foristas, de acordo com sua capacidade e formação, tarefas específicas; tais atribuições devem ser julgadas por moderadores, estabelecendo-se um número mínimo de votos entre eles para que se atribua tal função a tal forista. (nichendrix)

19- Limitação inicial por parte do Fórum ao forista recém-cadastrado quanto à possibilidade da criação de tópicos. Tal limitação pode ser uma obrigação de ter a criação de tópicos sujeita a uma aprovação prévia, por exemplo. (nichendrix)

20 - Sistema de busca mais direcionado ao mesmo tempo em que se condiciona a criação de tópicos ao uso da mesma. (nichendrix)

21- Padronização dos Reviews assim como a criação de um sub-fórum que lhes acomode de forma satisfatória visando à criação de um ponto de compilação de informações com o objetivo de facilitar (ainda mais) a consulta. (nichendrix)

22- Melhorar o sistema de formatação, como tags do tipo, quote, spoiler e afins, de preferência com pelo menos um tipo de tag pop-up. Por exemplo em um quote muito grande ele ficaria minimizado e quem quisesse ler, poderia clicar pra vero quote e por aí vai. Isso ajuda muito a organizar visualmente o fórum. (nichendrix)

23 - Premiação para bons tópicos. Por exemplo, um tópico do Autor X recebe um stick e isso fica registrado no FCC. Sugiro a cada 10 ou 15 sticks o autor poder escrever um tópico extra. (Miawzawa)

24 - Edit permanente. Diminuiria o trabalho dos moderas quando há uma mudança significativa no post (Miawzawa)

25 - Criação de mais seções, como:
COMPRA E VENDA
REVIEW de EQUIPAMENTO
GRAVAÇÔES CASEIRAS (do tipo, avaliem meu timbre...)
DIY
LUTHIER
MANUAIS
LOJAS / RECLAMAÇÕES
JAMS
(edalko)

26 - Criação de subcategorias, facilitando a busca e despoluindo os tópicos principais (edalko)

27 - Mais moderadores e atuando de forma a fechar e EXCLUIR topicos repetidos, mesclando os assuntos correlacionados em um tópico principal, ou subcategoria. (edalko)

28 - Os tópicos que fossem criados por membros com menos de 6 meses de casa, deveriam ser pré-aprovados pelos Moderadores antes de ser publicados. (edalko)

29 - Ferramenta para troca de nick condicionada a fatores pré-definidos (LucaSlash)

30 - Maior tempo para edição do post inicial, (pelo menos 48hs). (MauricioBahia)

31 - Possibilidade de se avaliar os tópicos em função de sua relevância, podendo ser os mesmos organizados de acordo com sua qualificação. (edu Rock)

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


Hhahah. Alguém negativou todos meus posts no tópico.... ehhehehe

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


Sobe, talvez venham mais ideias.

maniac123
Veterano
# dez/09
· votar


Sobe, talvez venham mais ideias.

Eu tenho uma boa.
Fecha o tópico e procura outro fórum.
O FCC é ruim, cheio de pivete, mas ainda é o melhor fórum de música da internet.
E vai continuar sendo assim.

ogner
Veterano
# dez/09
· votar


brunoliam

Sera que ja da pra dar uma refinada nas sugetoes e envia-las pra apreciação da chefia??

qew
Veterano
# dez/09
· votar


Eu defendo seriamente a ideia de que novato tem que ter direito a um tópico apenas. Um tópico semanal.

_Dio
Veterano
# dez/09
· votar


qew
uhauhauh concordo, hein. Não que eu faça tópicos extremamente úteis, maaaaaaass...

guitartube
Veterano
# dez/09
· votar


maniac123
Eu tenho uma boa.
Fecha o tópico e procura outro fórum.


ahuauahuhauhauhauhauhauhauhauhuahuhauha!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ahuahuahuhauhauhauhauhauahauhauhauhuaua!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sincero, Direto e Correto.

---------------------------------------------x------------------------ ------------

Uma das coisas importantes, é que o fórum é engraçado, se ficar sério estraga.
Aqui, existem muitos novatos e pivetes mais sensatos que muitos Veteranos marmanjões.

-----------------------------------------x---------------------------- ----------


Se o Cifraclub mudar para o formato proposto, vai aparecer um ClubCifra nos moldes do atual e papar a audiência.

Flw!!!!!!

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


maniac123
Eu tenho uma boa.
Fecha o tópico e procura outro fórum.


Com todo o respeito, seu argumento de "que não gostou vá embora" é simplesmente idiota, falacioso e vazio. Se você acha que não há mudanças a serem feitas, ou que aqueles que participam devem somente olhar e seguir com a maré, o problema é seu e tão somente seu. Lembra-me muito o "Brasil, Ame-o ou deixe-o".... vê-se que o modo de pensar não mudou muito em 30 anos.

De forma alguma quero mudar coisas de forma drástica ou trnasformar o mundo, apenas acho que há um certo clamor por mudanças e ajustes aos tempos, advindo de grande parte de usuários aqui, e obviamente estou-me usando do meu direito de tentar ajudar a de opinar de forma construtiva e de acordo com aquilo que é proposto. Aliás esse é um preceito bem interessante da democracia participativa que pessoas como você talvez prefiram não utilizar. Azar o de vocês.

Mesmo que não surta resultados, o que acho improvável, vale o esforço. Por que não fazer o que se pode fazer? Como já disse e reitero é um direito o de se organizar em prol de algo que valerá para o bem comum.

O que acho realmente estranho é você dizer algo do tipo tendo criado este tópico aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/84991/

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


guitartube
Uma das coisas importantes, é que o fórum é engraçado, se ficar sério estraga.
Aqui, existem muitos novatos e pivetes mais sensatos que muitos Veteranos marmanjões.


A qeustão não passa só por sério ou engraçado, passa por muito mais. Pode-se muito bem ser engraçado sem cair nível. Hheheh

Quanto a veterano e novato..... a idiotice, democrática como é, atinge a todos.

Abç

Konrad
Veterano
# dez/09
· votar


ogner
brunoliam

Sera que ja da pra dar uma refinada nas sugetoes e envia-las pra apreciação da chefia??


Já sim, cara. Acho que já temos um número bom de sugestões.

maniac123
Veterano
# dez/09
· votar


brunoliam

Então. Se vc acompanhar o fórum com mais tempo vai perceber que tem época que é puro lixo, mas tem tempos que melhora. É assim. Não é o formato que vai alterar nada, são as pessoas que frequentam.
Na boa, só quis tirar uma com você, leva a sério não.

Quer fazer o fórum melhor? Posta nos melhores tópicos.
Isso aqui rende grana pros DONOS, então eles nunca vão tirar os caras que fazem perguntinhas sobre qual guitarra comprar, qual é melhor, melhor compra. O fórum é comercial, infelizmente.

Sei que vc tá levando a coisa a sério, não quer brincadeira. Então boa sorte.
Mas só uma coisa. Quanto mais sério, regulado e moderado esse fórum fica, mais morto ele se torna. Vai vendo, se vc ficar mais tempo vai perceber.

E uma última coisa:
não me leve a sério.
Só entro aqui pra falar bosta, trocar ideia sobre guitarra e ajudar quem eu posso.

E boa sorte na sua empreitada, novamente.

(tempos atrás eu não seria tão bondoso).

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


maniac123
O fórum é comercial, infelizmente.

Sei que vc tá levando a coisa a sério, não quer brincadeira. Então boa sorte.
Mas só uma coisa. Quanto mais sério, regulado e moderado esse fórum fica, mais morto ele se torna. Vai vendo, se vc ficar mais tempo vai perceber.


Rapaz, sinceramente, eu estou tentando é ver onde uma coisa exclui a outra, acho que é só ver fórum gringo, onde rola 1000x mais grana que aqui em fórum, normalmente os que mais ganham, são os mais organizados, são os que atraem realmente compradores pros anunciantes.

Tu acha mesmo que 90% da negada de 15 anos que posta aqui falando sobre Gibsons Reissue e Fender Custom, tem dinheiro? Tu acha que a maioria clica nos anunciantes ou traz algum benefício pros donos por conta de anúncio? Pois eu realmente duvido que 9 de cada 10 usuários renda 1 centavo aqui seja com anunciante seja com qualquer outro serviço.

É por isso que fórum gringo tem grana, eles sabem focar em quem dá dinheiro, sabem que o que faz o dinheiro entrar pra ficar é um senso forte de comunidade e o suporte do usuário. Eles via de regra focam as alterações para os usuários que estão no perfil que rende pro fórum. Quando anunciantes e serviços não rendem, a comunidade até doa grana pro fórum, mas pra isso tem que ter confiança, organização, transparência e comprometimento... vc vê alguma dessas coisas aqui? Seja com os usuários ou com os donos?

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix

Confesso que gosto do FCC justamente pelo regime anárquico que existe aqui. Veja que um Moderador criou um tópico para eleger os Melhores e Piores da Década. Eu não gosto disso, ainda mais vindo de um Moderador, que mal ou bem tem uma soberania sobre os demais e pode ser até um elemento decisivo para formação de opinião. Eu acho ruim pq isso acaba trazendo um ar negativo pro FCC já que uma das regras é não ofender quem quer que seja.

Se ele pode criar um tópico assim, eu posso criar algo "Enquete: Quem é o pior guitarrista do Brasil?". Aposto que o tópico seria fechado por "n" motivos, o primeiro é pq não acrescentaria nada pro FCC um tópico deste tipo.

Então, na minha opinião, não resta dúvida que o FCC não é um fórum "regrado". Talvez esse seja o motivo do sucesso.

Abs

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia
Então, na minha opinião, não resta dúvida que o FCC não é um fórum "regrado". Talvez esse seja o motivo do sucesso.

Eu não acho que deva haver excesso de regras, acho que deve haver organização, são duas coisas diferentes, 90% dos grandes fóruns gringos tem menos regras que o FCC, mas são bem organizados, as coisas andam macias e os problemas são minimizados não por uma ação incessante dos moderadores, mas porque a organização favorece que as regras, por menor que seja seu numero, sejam cumpridas adequadamente sem muita duvida..

Por exemplo se claramente há uma sessão só pra reviews, é muito mais difícil alguém postar um review fora, e nem precisaria de mais regras do que: poste o tópico na sessão adequada.

Enfim eu acho que o FCC tem regras demais, especialmente muitas regras que ninguém cumpre, até moderadores (como você acabou de citar), porque não admitir que as regras não funcionam e tentar organiar as coisas de forma que elas funcionem e sejam um pouco mais "auto-explicativas" do que já são?

Konrad
Veterano
# dez/09 · Editado por: Konrad
· votar


Lista atualizada, se houve algum esquecimento ou omissão, favor informar-me.


1- Sub-categorias para melhor filtrar o conteúdo. (Manubio)

2- Forúm só para "Compra de equipamentos" (Guitarhome)

3- Uma sessão de classificados. (De Ros)

4- Review padronizado, ao menos parcialmente (Manubio)

5- Limitar o número de votos a um medida diária, o que pode vir a desestimular "piadistas" ou ao menos não recompensar suas piadas gratuitas. (Headstock)

6- Instituição de restrições a cadastros recém efetuados quanto a criação de tópicos. Instituição de uma espécie de pontuação atribuída a faltas, tais como uso de lingujar inapropriado, falta de respeito, brigas, que se atingido, pode resultar na suspensão do cadastro. (ogner)

7- Apagar tópicos repetidos que já foram fechados (brunoliam)

8- Fixação das regras em local mais claro e visível, estabelecendo punições gradativas de acordo com as infrações.

9- Tópicos como os de explicação de teoria (e.g. Modos Gregos), sobre eletrônica básica, Review de equipamento por faixa de preço, ou com características de determinados modelos de intrumentos poderiam ser colocados como fixos (stick)

10- Não rotulação por membro novato, membro ou veterano. Mas talvez ligada a outro fator. Número de posts por exemplo.
(Murillo)

11- Aumento do número de moderadores

12- Existir um certo "target" pra que um membro comece a abrir tópicos. Número de posts ou tempo de uso. (Rabbit)

13- Sistema de votação moderado para tópicos stick. (Gazparzin)

14- Mais ênfase aos tópicos em Stick eles devendo estar logo na página inicial do FCC, abaixo de cada fórum em letras bem miúdas. (MauricioBahia)

Exemplificando o ponto 14:

Guitarra - Troca de dicas e exercícios para guitarra
Tópicos fixos: Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III; Sala de bate-papo do fórum de guitarra; Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se; Usando a guitarra no PC - VST, Standalone e Gravação.; Tópico pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda; Tópicos Essenciais do Fórum de Guitarra; Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação; Indice de Reviews de Guitarras e Peças

15- O dono do tópico pode positivar ou negativar quem posta, mas apenas o dono do tópico. Essa contabilização de votos positivos ou negativos pode dar ao usuário uma média de pontos que aparece no seu perfil. Ai para-se de ver o membro pelo tempo que esta no fórum, mas sim por quanto ajuda. (Thyagw)

16 - Ao citar o texto de fulano, aparecer o nick deste fulano automaticamente antes da citação. (MauricioBahia)

Ex:

fulano: citação entra aqui

ou

fulano disse: citação entra aqui.

17 - Criação de sub-fóruns com moderadores específicos, eleitos pela própria comunidade, estando ele sujeito a perder a posição por razões a serem determinadas. (nichendrix)

18- Expansão do títulos atribuídos a usuários, sendo eles baseados em factores como contribuição qualitativa e frequência, não mais em apenas tempo de Fórum. Também atribuir a certos foristas, de acordo com sua capacidade e formação, tarefas específicas; tais atribuições devem ser julgadas por moderadores, estabelecendo-se um número mínimo de votos entre eles para que se atribua tal função a tal forista. (nichendrix)

19- Limitação inicial por parte do Fórum ao forista recém-cadastrado quanto à possibilidade da criação de tópicos. Tal limitação pode ser uma obrigação de ter a criação de tópicos sujeita a uma aprovação prévia, por exemplo. (nichendrix)

20 - Sistema de busca mais direcionado ao mesmo tempo em que se condiciona a criação de tópicos ao uso da mesma. (nichendrix)

21- Padronização dos Reviews assim como a criação de um sub-fórum que lhes acomode de forma satisfatória visando à criação de um ponto de compilação de informações com o objetivo de facilitar (ainda mais) a consulta. (nichendrix)

22- Melhorar o sistema de formatação, como tags do tipo, quote, spoiler e afins, de preferência com pelo menos um tipo de tag pop-up. Por exemplo em um quote muito grande ele ficaria minimizado e quem quisesse ler, poderia clicar pra vero quote e por aí vai. Isso ajuda muito a organizar visualmente o fórum. (nichendrix)

23 - Premiação para bons tópicos. Por exemplo, um tópico do Autor X recebe um stick e isso fica registrado no FCC. Sugiro a cada 10 ou 15 sticks o autor poder escrever um tópico extra. (Miawzawa)

24 - Edit permanente. Diminuiria o trabalho dos moderas quando há uma mudança significativa no post (Miawzawa)

25 - Criação de mais seções, como:
COMPRA E VENDA
REVIEW de EQUIPAMENTO
GRAVAÇÔES CASEIRAS (do tipo, avaliem meu timbre...)
DIY
LUTHIER
MANUAIS
LOJAS / RECLAMAÇÕES
JAMS
(edalko)

26 - Criação de subcategorias, facilitando a busca e despoluindo os tópicos principais (edalko)

27 - Mais moderadores e atuando de forma a fechar e EXCLUIR topicos repetidos, mesclando os assuntos correlacionados em um tópico principal, ou subcategoria. (edalko)

28 - Os tópicos que fossem criados por membros com menos de 6 meses de casa, deveriam ser pré-aprovados pelos Moderadores antes de ser publicados. (edalko)

29 - Ferramenta para troca de nick condicionada a fatores pré-definidos (LucaSlash)

30 - Maior tempo para edição do post inicial, (pelo menos 48hs). (MauricioBahia)

31 - Possibilidade de se avaliar os tópicos em função de sua relevância, podendo ser os mesmos organizados de acordo com sua qualificação. (edu Rock)

32- Na impossibilidade de se eliminar o sistema de positivação que, ao menos, seja possível ver o número de votos postivos e também o número de votos negativos, não somente a resultante. (brunoliam)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Elaboração de Texto com Sugestões para um melhor uso/andamento do Fórum Cifra Club. Poste sua ideia