Enquete: Vibrato com alavanca x vibrato com os dedos/ pulso

    Autor Mensagem
    Gasparzim
    Veterano
    # nov/09


    Oi galera, é o seguinte:

    Estou pesquisando um pouco sobre vibratos para melhorar o meu na questão de time, intensidade, etc... e percebi que alguns guitarristas fazem os vibratos com mais frequência com a alavanca e outros nem usam alavanca e vão no braço mesmo...

    Pensando nisso, queria saber a opinião de vcs sobre os prós e contras de cada tipo e relatos de como vcs usam essa técnica.

    Por exemplo: O Afram usa muito a alavanca para os seus vibratos e tem uma expressividade incrível, porém o Zack Wylde não usa e tem uma pegada e um vibrato matador!

    Eu não gosto de alavancas e tenho buscado melhorar mais o meus vibratos nos dedos mesmo...

    Bom é isso, por favor sem essa de Fulano é melhor que Sicrano blz...

    ogaitnas
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Acho que para aquele solo grudento com feeling ou uma pegada mais bluesera, tem que ser no braço.

    A alavanca fica para os vibratos tipo surf music e sons mais psicodélicos.

    Eu tento usar assim.

    guitarclub
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gasparzim
    o de alavanca desce a afinação, o "na mão" sobe a afinação.
    dão sonoridades diferentes.

    guitarclub
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    além de que os "na mão" costumam ser mais curtinhos e rápidos, enquanto os de alavanca costumam ser mais longos e lentos.
    mas isso nao é regra!

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gasparzim
    Fulano é melhor que Sicrano
    Eu acho que o Sicrano é melhor. Agora, de verdade, é bem preferivel treinar os dois mas prefira o com os dedos, se te derem uma Les Paul sem alavanca, e ai? Que que tu vai fazer se só saber dar vibrato com alavanca?? Eu acho melhor o com o dedo mas procure treinar os dois

    Gasparzim
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    guitarclub

    e aí fera,
    olha, eu discordo que o vibrato de alavanca apenas desce a afinação. Isso se sua ponte for flutuante como a minha, mas no caso das floyds vc pode fazer movimentos pra cima e pra baixo (sem sacanagem) e ter um vibrato bacana.... veja por exemplo alguns vídeos do Satriani (que usa as duas formas de vibrato) e do próprio Juninho Afram e claro vários outros...

    jonas.hetfield
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    a alavanca só desce a afinação se voce quiser ¬¬
    isso em uma ponte floyd :D

    o vibrato tradicional , como disseram é mais true, e acho que é mais importante :)
    a alavanca pra mim serve como segunda opção, naquele bend mto alto q complica o vibrato e etc.

    Gasparzim
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    jonas.hetfield

    o vibrato tradicional , como disseram é mais true, e acho que é mais importante :)
    a alavanca pra mim serve como segunda opção, naquele bend mto alto q complica o vibrato e etc.


    Concordo com vc até porque acho mais "real" o vibrato tradicional, mas como vc disse a alavanca ajuda em vibratos mais complicados de se fazer.

    guitarclub
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gasparzim
    puts, verdade! esqueci de floyd rose, haha.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gasparzim
    Isso se sua ponte for flutuante como a minha

    Se a ponte for flutuante ela consegue alavancar para os dois lados, tanto para baixo (descendo afinação) quando pra cima (subindo afinação), por isso o nome "Flutuante" pois ela "flutua" e não fica encostada na madeira. Portanto a sua deve ser uma ponte de strato comum...

    Sobre o assunto do tópico, eu não consigo ver aqueles guitarristas que usam só alavanca para fazer vibrato, eu particularmente acho isso muito feio, apesar de uma vez ou outra dar um vibrato mais forte com a alavanca eu acho muito foda, se souber fazer na hora certa eu acho maravilhoso o som que da. Mas para mim tem que saber da na mão mesmo, é o essencial.
    Ah vibrato com alavanca também para controlar um feedback ou um harmonico.

    Abç!!

    Gasparzim
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Se a ponte for flutuante ela consegue alavancar para os dois lados, tanto para baixo (descendo afinação) quando pra cima (subindo afinação), por isso o nome "Flutuante" pois ela "flutua" e não fica encostada na madeira. Portanto a sua deve ser uma ponte de strato comum...

    Eu sei cara, é porque a minha fica totalmente enconstada no corpo da guitarra... eu prefiro assim...

    Obrigado por postar e lembrar dos feedbacks e harmônicos!

    fernando0877
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Gasparzim
    Com o dedo, com alavanca, com bigsby, puxando o braço da guita contra o corpo (como o hendrix fazia), dando socos na guita... não interessa como mas faça vibratos.. quando vc pára numa nota é indispensável fazer vibratos, pois isso dá vida e coloca "força/sentimento" ao solo (e fica legal até mesmo em bases).

    guitarclub, É vc esqueceu da floyd e da bigsby, dizendo que que vibrato na alavanca é só pra baixo. Vc está se referindo especifcamente à ponte trêmulo de uma strato que vc praticamente não tem nada de possibilidade de fazer variação pra cima (e q pra mim não é uma ponte versátil). Mas se vc pegar uma guita com ponte bigsby ou floyd, funcionará como o Gasparzim disse: se vc punhetear a alavanca pra cima e pra baixo fazendo com que a nota suba e desça a afinação, a nota original ficará no meio do vibrato. Em acordes clean isso fica lindo. Em solos fica maluco de bom. Eu, sem minha bigsby perco uma parcela considerável do meu feeling.

    Vibrato com o dedo sim, vc só faz a nota variar afinação pra cima. E é algo indispensável pra qualquer guitarrista que se preze.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gasparzim
    É quando eu tinha eu também preferia sim, meu Luthier deu uma levantada nela para ela ficar paralela ao corpo, ficou horrivel, desafinava muito mais e tal, isso só rola fazem em guitarras com ponte, tarraxas, tudo de primeira, o Malmsteen que faz isso...

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Puts esse pc de casa só manda post duplo e triplo

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Puts esse pc de casa só manda post duplo e triplo [2]

    fernando0877
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Gasparzim
    Eu sei cara, é porque a minha fica totalmente enconstada no corpo da guitarra... eu prefiro assim...

    Na minha strato tmb deixo bem encostadas com todas as molas pra segurar a afinação... e estou pensando seriamente em colocar uma ponte hardtail (fixa) de strato pra segurar total e dar mais sustein no som... mas mesmo assim ainda resta a possibilidade de baixar ou levantar tom tensionando o braço da guita à força (contra o corpo).. como pode-se ver nos show do hendrix, SRV e outros

    Gasparzim
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    GuitarHome
    El Cabongo

    pois é, minha preocupação também é com a afinação e sustain, e também pq eu não uso mesmo alavanca...

    às vezes sinto até um pouco de vontade de usar quando ouço o Ardanuy ou o Beck, mas logo passa, sei lá.... rsrsrsrs

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Já que você está pesquisando sobre vibratos, pesquise sobre o Vibrato Circular e o Vibrato Horizontal (ou clássico).

    Como tô acessando rapidinho aqui, nem dá pra te falar sobre.

    Gasparzim
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    blz cara, brigadão pela dica!

    Konrad
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    O melhor vibrato que já ouvi é o do B.B.

    Depois descobri que o chamam de "hummingbird vibrato" (vibrato beija flor).... e parece mesmo. (basta olhar os dedos dele)

    Vale a dica

    Abç

    Edit: Quer dizer então que a alavanca de tremolo, na verdade serve para vibrato....... já que muda a afinação..... o trémolo é variação de altura, né? (li por aqui mesmo...)

    Frankie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Vibrato na mão ( dedos/pulsos ) é o que há.
    O resto é frescura :D

    Kyuss_Age
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gasparzim

    Por exemplo: O Afram usa muito a alavanca para os seus vibratos e tem uma expressividade incrível, porém o Zack Wylde não usa e tem uma pegada e um vibrato matador!

    Um não tem nada a ver com o outro.

    buddy guy
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gasparzim

    Os tremolos das minhas strato são todos travados. Vibrato para mim é nos dedos,porém,depende da dinâmica do que o cara toca.Minha praia é blues.Mas há quem diga SRV era blues e usava bastante alavanca,só que aí entra o Claptom de tremolo travado e que não usa. Daí vc tira uma base,vai de cada um e do que vc pretende,valeu?

    Curly
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    David Gilmour, Leslie West, Jeff Beck e outros usam direto a alavanca para aplicar vibrato, embora o vibrato feito com o dedos deles estejam entre os melhores do mundo. É uma questão de sutileza, de detalhe... Eu uso direto também, a alavanca foi colocada lá para isso e não se paga nada por usá-la, hehe

    nicida
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    o da alavanca é bom pra dar vibrato em acorde... fica beeem surf music

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Enquete: Vibrato com alavanca x vibrato com os dedos/ pulso