Soluções para a perda de tempo do monta-desmonta

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# nov/09 · Editado por: erico.ascencao


Fato: Todo guitarrista reclama de ter que montar as coisas pra treinar. Muitos preferem o violão, pois este é take and play. Já a guitarra você tem que tirar do case, plugar o cabo nela e no amplificador, ligar o amplificador na tomada... isso sem contar ligar as tranqueiras acessórias.

Eu tenho sofrido um pouco com isso ultimamente. Eu praticamente só toco de fim de semana e sou refém de toda uma metodologia para armar o set - tenho que organizar as três guitarras, os três violões (um deles num pedestal), amplificador de guitarra, amplificador de baixo ("PA" para violões e microfone), talk box e pedestal para microfoná-lo. No fim das contas, tenho que reservar uma tarde pra tocar, se não o esforço não vale a pena. Mesmo se eu fosse tirar um tempinho só pra treinar as músicas que eu toco com determinada guitarra, já vai ter o trampo de desempilhar os cases e etc.

Esta crise existencial me travou. Cheguei numa bifurcação: ou eu continuo investido nos "elétricos" (planejo um valvulado há tempos) ou largo tudo e invisto nuns violões legais pra gravar coisas seguindo meus projetos fingerstyle. Pra vocês terem uma noção, depois de muito tempo consegui vender minha bateria, mas acabei reservando o dinheiro para a minha formatura ao invés de encomendar um valvulado.

Depois de sair do show do Dios Salve la Reina ontem (banda argentina tributo do Queen), decidi: vou arranjar um jeito de tornar meus estudos guitarrísticos mais efeicientes no sentido de perder menos tempo montando-desmontando coisas.

Então venho lhes perguntar: como vocês lidam com este problema? Apontem aí as soluções que vocês adotam (ou gostariam de adotar), creio que será útil para muitos.

StratoBlues
Veterano
# nov/09
· votar


erico.ascencao

Eu acho que no seu caso, você devia reduzir seu set a menos instrumentos sabe? Armar 6 instrumentos deve ser desgastante...Não tem como usar só uma guitarra e um violão?

Eu mesmo tenho o plano do valvulado + guitarra...Acho que com isso, você mata a necessidade de vários pedais.

Abs

buddy guy
Veterano
# nov/09
· votar


erico.ascencao


Fala Erico,blz? Então cara,para mim o que mais me torra a paciencia quando vou tocar é ter que montar pedais,cabos essa porra toda. Pois ainda não criei vergonha e não fiz um rack para os meus pedais.Quando fizer,vai ajudar bastante !!!!! Abração !!!

erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar


StratoBlues
Acho que eu não consigo me livrar dos instrumentos. São coisas muito distintas: uma strato, uma LP, uma superstrato, um violão nylon, um 6 cordas e um 12 cordas. Quanto ao valvulado, paralelamente a ele virá umas latinhas de distorção que eu pretendo usar junto com a pedaleira - ou seja, mais coisas.

Duas alternativas que eu pensei:
- uma guitarra bem barata para eu treinar como se fosse um violão, no esquema pegar e tocar (despugado mesmo)
- arranjar um espaço maior para deixar as coisas semi-montadas (minha irmã está para mudar ano que vem e o quarto vai ficar só pra mim...)

Marcosrcf
Veterano
# nov/09
· votar


Moro em apartamento, não dá pra se divertir muito, só ligo tudo de vez em quando.

A melhor solução que encontrei, no meu caso, pra estudar foi plugar a guitarra no computador e usar o GuitarRig.

StratoBlues
Veterano
# nov/09
· votar


erico.ascencao

Então cara, se é mais pra estudo mesmo, vou concordar com o colega Marcosrcf. O Guitar Rig é uma mão na roda! Só pega a guita, liga o cabo no PC, e mexe lá.

Se fosse pra tocar com seu equipo mesmo, talvez seria legal você montar um Rack no quarto da sua irmã, como você citou na possibilidade.

Abs

Soul Wyx
Veterano
# nov/09
· votar


erico.ascencao
Eu deixo tudo montado, fora a guitarra. Eu so pego ela, ligo o cabo e pronto, minhas latinhas já estão na minha frente já na fonte e o amp só esperando apertar o botão.

erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar


O ideal mesmo seria ter um espaço assim:



PS.: Não precisaria ter todos estes brinquedinhos do cara, mas se eu pudesse ter não haveria problema algum.

erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar


Soul Wyx
Você tem uma fotinho do seu espaço de diversão?

Soul Wyx
Veterano
# nov/09
· votar


erico.ascencao
Não mais, porque meu pai me tirou a diversão.
Levou meu PC, minha guitarra e meu violão.
Mas assim que receber tudo de volta eu te mando uma foto.
=)

thegreen-eyedmonster
Veterano
# nov/09
· votar


erico.ascencao

Caramba! Queria ter todos esses brinquedinhos do vídeo!

MatheusFarage
Veterano
# nov/09
· votar


eu ja deixo o cabo no amp de tanta preguiça. kkkkkkkkkkkkkkkkk

erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar


Soul Wyx
Te castigou?

MatheusFarage
Veterano
# nov/09
· votar


se vc arruma um lugar so pra tocar, vc pode deixar tudo ligado e so desligar as tomadas dps

Juneba
Veterano
# nov/09
· votar


tipo, eu sei que não é teclado o assunto, mas eu sofro bastante, porque não tenho lugar para deixar o teclado montado, então toda hora que quero tocar nele, tenho de tirar do guarda roupa, e colocar encima da cama, as vezes acaba até desanimando, porque ainda tem de pegar os livros com as partituras e tals.
agora o violão , só tiro da capa, e to tocando.
e guitarra não tenho, meu primo deixa o ampli ligado na tomada e tals, quando vai tocar, só pluga a guitarra, e liga o ampli no botao

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Nem tudo é prefeito!!! hehehe

Parte do meu equipo fica na casa do outro guitarrista:

- pedestal
- estante
- caixa de voz
- mixer
- delay
- tripé pro gravador digital H4.
- cabos do microfone

Eu chego lá com:

- amp
- 2 guitarras
- suporte guitarras
- pedalboard (já com tudo no esquema e os cabos enrolados guardados no case)
- microfone
- letras de música
- Mp3 player com os playbacks de bateria
- cervejas, hehe

Simplesmente pra armar o circo a gente leva uns 40 minutos pq até a hora de ajustar volumes de voz e e de todos os instrumentos.

Depois todos afinarem, mais ou menos 1:00h (ou mais) se passou e a gente senta pra tomar uma cerveja e começa a tocar. É um saco, mas faz parte jogo, então eu me conformo. Batendo uma papo e fazendo as coisas o tempo passa rapidinho também. Pior é desmontar tudo pra organizar a zona que fica na varanda da casa do cara.

O que ajudou muuuuito é já termos tudo numa caixa contendo benjamins, extensões, etc e os caixas e os músicos posicionadas no mesmo lugar SEMPRE, com os mesmos ajustes pra evitar aquela "guerra de volumes". Usamos sempre as mesmas saídas energia que não dão chiado que já sabemos quais são.

Obviamente que ter um pedalboard com tudo plugadinho é fundamental pq evita possíveis chiados e cabos estranho...

Então, na verdade é um trabalho mecânico pois já está tudo mais ou menos "no esquema".

A solução meeesmo seria ter um local só pra isso, com tudo já montado.

:-))

Joka Cardoso
Veterano
# nov/09
· votar


eu sou pobre.. não tenho essa maquinaria toda.. IUAHIUSA

ai fica facil, é só pegar a guitarra, plugar e simboora!

mas tu quer uma dica, pare de tocar guitarra um pouco, e toque só violão.. isso mesmo que tu disse no começo do topico...

ao inves de vc treinar pegada e velocidade e etc na guitarra, componha alguma coisa no violão, use posiçoes que vc nunca viu na vida...


eu me divirto assim... quando eu to de saco cheio de guitarra, eu pego o meu violão e viajo para os anos 60-70... toco meus sabinhas, uma bossa aki, outra la... e assim eu num desisto nem de um nem de outro..

abraço!


www.myspace.com/jokacardoso

Maurício M
Veterano
# nov/09
· votar


Bom cara a um tempo fiz um tópico com uma parte sobre isso ... realmente é muito complicado .
Eu só tenho uma guitarra,amp e dois pedais,ou seja, quase nada e as vezes já fico com uma preguissa de montar,e o que eu faço agora ... deixo tudo pronto, é eu sei que você não tem espaço para isso tudo e talz... (eu mal tenho pra minha única guitarra)
Mas faça o que der deixe no mínimo os pedais e o amp prontos ligados da um jeito.E mais uma coisa veio pra que tanta guitarra eu me viro só com uma e sou feliz ...
Você não toca profissionalmente neh ?? Se sim compensa esse tempo perdido ... (Quanto tempo exatamente ??).Se não,cara tu tem que curtir tocar,para com o monta e desmonta deixa tudo semi-pronto ou pronto já, e diminua os equipo (se não pra que tu "perde" uma tarde inteira tocando ?)

É isso ae meu ;)

serjones
Veterano
# nov/09
· votar


Bom, no meu caso, a solução foi reduzir o set de equipamentos ao que realmente gosto e preciso: 1 amplificador, 1 guitarra, 2 violões e 4 pedais, sendo que praticamente só uso um dos violões, mas mantenho o outro por valor sentimental.
Além disso, uso um pedal board da Boss que deixa tudo pronto: é ligar na tomada, plugar a guitarra na entrada e o ampli na saída. Mas uso pouco os pedais em casa, normalmente é só a guitarra plugada no ampli. Mesmo assim, quando quero usar, fica muito fácil.
Já tive sets maiores e era difícil guardar e arrumar tudo. Hoje, primo pela simplicidade e boa qualidade dos instrumentos.
[]s!

Jandira
Veterano
# nov/09
· votar


Cara, hoje tô nessa preguiça também...

Eu uso tudo dentro do meu quarto mesmo, separei um espaço que tem o amp e meus pedais ficam montados na frente dele, o ruim é ter que desmontar e montar mesmo, vou ter que comprar um pedalboard pra mim isso é fato e necessário, ter o menor trabalho possivel é essencial. Só fico em dúvida as vezes no que comprar, pois não estou satisfeito com meu drive hoje. Além disso anexei a minha coleção um SX SST 57 nova e já comprei uma série de equipos para ela (caps, straplock, escudo, tarraxas, cordas). Já estou preocupado pois estou gastando bastante dinheiro com isso e tô afim de sossegar nos gastos, pois isso só me dá mais "problemas" ao ter que montar/desmontar.

Cheguei a conclusão que tenho 2 problemas:
1º - Preguiça ao montar e desmontar;
2º - Parar de gastar dinheiro, mas ao mesmo tempo ver que, no meu caso, sinto falta de ter um pedalboard e me organizar melhor nesse ponto, sei que se ficar sem isso vou ficar insatisfeito e vou me chatear mais.

Rod Turtle
Veterano
# nov/09
· votar


Costumo tocar desplugado, só plugo tudo quando quero apreciar um timbre ou algo assim, mas estudo com a guitarra desplugada, e por esse motivo venho querendo um violão cada vez mais.

bpv
Veterano
# nov/09
· votar


erico.ascencao

Eu tenho um amp com uma distorção massa, que fica sempre em casa plugado direto no filtro de linha (que eu ligo só qdo vou tocar), as 6 guitas ficam no suporte de parede (uso os cases só para transporte) e a pedaleira eu deixo dentro do bag mesmo, mas quero um case pra deixá-lo plug and play, com os cabos e tudo.

Quando vou tocar em casa, tiro a guitarra do suporte e plugo direto no amp e uso a distorção do amp mesmo. Coisa de 10 seg (a não ser que a guita esteja parada a mto tempo, eu limpo as cordas pra tirar o fast fret e a pouca poeira acumulada).

Já tive uma conversa com alguém aqui do fórum a respeito disso, a pessoa deixava os 3 cases em cima do armário, imagina quando queria tocar a que tava embaixo? Eu sugeri uns suportes de parede e um bom amp. Facilita demais da conta.

Abçs

guilhermebarros
Veterano
# nov/09
· votar


Costumo tocar desplugado, só plugo tudo quando quero apreciar um timbre ou algo assim, mas estudo com a guitarra desplugada(2)

Juh_Cruz
Veterano
# nov/09
· votar


Eu tenho preguiça de ligar a guitarra, o V-Amp2, então treino com ela desligada msmo, hehe, mas no meu caso é falta de vergonha na cara msmo... rsrs ;)

erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar


bpv
Já tive uma conversa com alguém aqui do fórum a respeito disso, a pessoa deixava os 3 cases em cima do armário, imagina quando queria tocar a que tava embaixo?
Este é o meu problema. A minha pilha é assim (de baixo pra cima): amplificadores, strato, superstrato, LP, monitores e pedaleira. Estas coisas ficam no quartinho dos fundos/estúdio, e os violões ficam no quarto. Mina foto do perfil do FCC dá umaperspectiva de como é o circo armado.

Joka Cardoso
Pior que ando tocando mais violão mesmo. Estou tentando criar um arranjo pra Wish You Were Here, desenterrei uma apostila de partituras de violão clássico (nível 2 de 10)... mas a vontade de ensurdecer o vizinho com um harmônico no mizão impera.

guilhermebarros
Rod Turtle
Uma guitarra qualquer aí deve satisfazer este lance. Vai ver pegar uma Eagle, Shelter ou qualquer uma destas pra ficar carregando de cômodo em cômodo da casa, pendurar na parede, enfim, pra não ter dó, só pra treinar desplugado. Posso até arriscar pegar um violão estilo Ovation (que tem mais casas) baratinho e colocar cordas de guitarra pra amaciar a pegada.

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


Uma pedaleira boa e umas dists/pre-amps bons no loop dela e só.

Ou um roadie para montar tudo hehe

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ahhhh... Pra tocar em casa é mole, basta ligar guita, pedalboard e amp. Simples.

Meu PB12 com os pedais e os 2 cabos ficam embaixo da cama, protegidos pelo bag; as guitas no armário em seus cases e bags também e o amp no suporte. Vapt, vupt!

Montar e desmontar = 5 min.

Abs

jigo__
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
kra agora fiquei com inveja do teu esquema fazer um som e tomar uma cerva!!! axo q to precisando disso...

ando treinando escalas de mais e me divertindo de menos!

abçs e boa noite!

SK8Boy
Veterano
# nov/09
· votar


erico.ascencao
kra, eu no seu caso, tentaria reduzir ao máx o nº de guitarras, violões, pedais...enfim, enxugaria ao máximo o set...e pensaria até na possibilidade de pegar uma pedaleira, nem q fosse só pra usar as modulações dela...sou mto prático para essas coisas, já vivi os dois lados da moeda. Qdo comecei usava coisinhas simples: Zoom 505 e uma guitar Kramer, dps mudei pra analógicos, tinha tube screamer, chorus, reverb e delay boss, Gt2...agora voltei pras pedaleiras, to usando uma Zoom G21u e uma guitar Cort Kx. Percebí q existem pros e contras tanto no usa de latinhas qto de pedaleiras, e colcando tudo na balança preferi a pedaleira msm. Curto mto a praticidade de plugar e tocar.

fill.zanchez
Veterano
# nov/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


erico.ascencao
Por que não se programa antes de tocar? Pense no que vai tocar e só tire do case a guitarra certa, outra boa seria comprar um amp com efeitos embutidos então só teria o trabalho de ligar uma guitarra em um amp! Bem, essa seria uma boa solução pra ESTUDO.

vLW!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Soluções para a perda de tempo do monta-desmonta