Homenagen à villa-Lobos para Guitarra e Orquestra mid

    Autor Mensagem
    Guitarra Virtual
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Guitarra Virtual


    Dando sequência a um tópico que criei para comentar um acontecimento curioso num show, resolvi gravar uma versão do que foi apresentado no concerto e publicar aqui em primeira mão pra galera. Como eu achei que houve uma certa confusão no tópico uma vez que nele eu cito essa minha peça e o episódio envolvendo o Trenzinho Caipira, resolvi separar e colocar esse tópico para publicar o link da mísica.
    falando da música em si ,é uma fantasia onde eu cito e trnsformo alguns temas do Villa tais como o da Bachiana 7, do prelúdio n1 para violão, do estudo n7 para esse mesmo instrumento, o 'Trenzinho Caipira" que originalmente é o último movimento da Bachiana 2, desenvolvo esses temas intercalando-os com uma parte solista de guitarra que dialoga com a orquestra. É uma música de desenvolvimento contínuo, então nada de reexposição, a unidade temática é realçada pela textura levemente minimalista. Enfim ,uma busca entre a síntese da linguagem erudita de concerto para instrumento solista e orquestra e a linguagem específica da guitarra. Espero que gostem.
    Valeu a força, as vezes até a pilha serve como um estímulo...

    Abração pra todos

    ae vai o link

    http://www.4shared.com/account/file/154846812/ba8fe480/Homenagem__Vill a___AudioTrack_01__range_.html

    Guitarra Virtual
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Lembrando que estamos comemorando o cinquentenário da morte desse que é tido até hoje como o maior compositor brasileiro da história...

    mvrasseli
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: mvrasseli
    · votar


    Guitarra Virtual
    Olá Aloísio, pra falar a verdade eu te confesso que essa orquestra MIDI ficou soando muito artificial e a tua orquestração ficou meio confusa para os meus ouvidos mas gostei da guitarra. Vou tentar gravar alguma coisa que eu sei de Villa-Lobos e postar aqui também.
    Abraços!

    Guitarra Virtual
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Guitarra Virtual
    · votar


    A orquestração é feita como a do villa,pois é uma homenagem a ele e ele orquestrava assim, de forma maçiça ,superposta, dando por vezes a impressão de confusão, ebulição e até do caos pelo excesso. Aliás ,essa é uma das características da música do século XX após o fim das certezas do romantismo...Agora não adianta é ficar só ouvindo Beethoven e querer sacar de uma peça composta em 2009. Olha, sinceramente, fora os cellos q realmente numa hora de solo ficam meio tipo teclado, discordo q as cordas sejam artificiais. Agora se liga q tem teclado e vários efeitos eletronicos.Isso não é parte da orquestração e sim efeito adicionado
    Mas aceito a critica e enfim ,é isso, mundo vasto mundo...
    Queria ouvir mais opiniões

    MundoGuitarra
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Guitarra Virtual

    Primeiro, parabéns pela iniciativa. O timbre da guitarra está bom, mas achei que o resultado geral ficou confuso; confesso que gostei bastante de alguns momentos,

    abraço

    Guitarra Virtual
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Guitarra Virtual
    · votar


    Bom, com relação a essa coisa que foi citada da confusão, como eu disse anteriormente, uma das caracteristicas da música do séc XX é a busca da sobreposição, da sensação de multiplicidade por vezes até aparentemente caótica... isso vem com o expressionismo que busca não mais apenas manifestar as exteriorizações do belo, como também as sensações psicológicas, que vão do medo a euforia, da paranóia a grandiloquência. enfim , como fiz uma homenagem ao mestre, colocquei um pouco disso tudo. Seria legal a galera buscar ouvir um pouco de Debussy, Schoenberg,Bartok,Stravinsky e o Próprio Villa dos Choros para a orquestra. Voces vão sacar legal isso que eu estou falando...
    Abração

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Guitarra Virtual
    como também as sensações psicológicas, que vão do medo a euforia, da paranóia a grandiloquência.

    Eu acho que é possível expressar tudo isso que você disse sem que fique caótico, como você disse anteriormente.

    Sobre os compositores que você citou, tô tentando, mas ainda não dá pra mim (Menos o Villa, que eu amo).

    Guitarra Virtual
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Root

    Veja bem ,o importante é imaginar que mesmo o caótico e o aparentemente confuso faz parte de um plano do compositor que busca mostrar o mundo de uma forma ampla e completa, gerando com isso uma beleza difusa, mesmo que as vezes oblíqua. Também tive muita dificuldade para ouvir a música do séc XX, em especial Webern e Stockhausen, sons mais desagregadores... Mas imaginado o espaço ,o Bigbang, os vulcões, e a própria brutalidade sem sentido da humanidade, obtive pistas para decifrar o pensamento desses mestres. O lance é dar tempo ao tempo...
    O tempo dirá pra você...
    Abração

    Guitarra Virtual
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    De uma forma geral, acho importante que a evolução da guitarra não fique só atrelado ao neoclássico de Malmestein, pois isso leva-nos a um pensamento meio fechado em termos harmonicos e melódicos. Temos que tomar cuidado com isso para não ficarmos inventado a pólvora . E isso com um instrumento que tem tudo para realmente ser a ponte para a síntese do século XXI. Mas não podemos esqueçer, que apesar de brilhante, Paganini foi um mestre do século xIX.Mas vejam bem, gosto do sueco(Malmestein) e acho que ele foi muito importante no processo de revitalização da guitarra.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Homenagen à villa-Lobos para Guitarra e Orquestra mid