vcs realmente usam a teoria quando estão tocando?

Autor Mensagem
sublimestyle
Veterano
# nov/09


tem uma duvida q ja tenho faz tempo.

vcs acham nescessario saber exatamente todas as notas q tu ta tocando? por exemplo, quando vcs solam na pentatonica vcs sabem ela por desenho ou por notas? quando vc sola, vc pensa "ah! agora no fim desse lick parei num fa"?

nao sei se deu pra entender direito o q estou perguntando. mas quando eu olho aqueles videos do rory gallagher tocando aqueles blues mais antigos e fico pensando: sera q ele inventa as musica por teoria ou pelo proprio som decorado?

Headstock invertido
Veterano
# nov/09
· votar


sublimestyle
Entendi perfeitamente.
Eu, particularmente, toco por tocar mesmo. Ligo o foda-se e mando o que vier, sabendo ou não se o que estou fazendo se ancaixa metricamente em alguma teoria.
Claro, estudei o básico de teoria e acho de extrema importancia entender como as coisas funcionam, pois nem todos os momentos eu posso fazer essas minhas maluquices.

É melhor ter conhecimento sobrando e não usar do que não usar porque não tem.

No caso especifico das escalas, eu decoro os desenhos. Queria muito saber nota por nota de cada casa do braço da guitarra, mas...

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


sublimestyle

Cara, na hora é dificil pensar exatamente na nota, o lance é que sem teoria fica difícil tu saber pra onde ir, eu uso teoria quando ouço a musica, pra identificar o tom e as possiveis variações dele (modos) e a partir daí usar os patterns.

fill.zanchez
Veterano
# nov/09
· votar


sublimestyle
Como a galera já disse aí em cima na hora de tocar "pra valer" não rola ficar pensando: "que notas estou fazendo?" Porém é de extrema importância saber quais notas são as melhores pra repouso e pra passagem.
Pra isso você não precisa decorar as notas no braço mas sim decorar no desenho que está fazendo onde essas notas estão.
Pois se por exemplo você estiver solando em Lá menor e resolver terminar seu solo com uma nota Sol vai ficar no mínimo estranho...

Agora, saber onde as notas estão ajuda em alguns casos, ontem mesmo (Domingo) eu estava mandando um solo na guitarra e fui subindo a escala na corda si... A música era em Mi maior então fui eu: Si, Dó#, (pensei em ré mas lembrei que era Ré#) Ré# e Mi!
Se eu mando um ré ía ficar "feião", poderia até matar o meu solo! Aí nesses casos a teoria ajuda... Porém é muito raro isso acontecer (comigo), isso só rola quando você começa a solar fora de um desenho ou improvisar numa única corda e tal...

abs...

Dimebag Edu
Veterano
# nov/09
· votar


Sim, o lance é saber sempre o que está tocando...normalmente professores de guitarra passam aquelas escalas em 5 regiões diferentes pra facilitar a visualização das notas pelo braço, porém, não é legal ficar preso à elas...o lance é você saber sempre sobre qual campo harmônico está tocando e saber as notas que pode usar...assim você pode criar suas próprias frases, não fica caçando nota pelo braço do instrumento...enfim, fica livre pra dar a intenção que quiser na música.
Um lance legal tbm de não ficar preso em shapes de escalas, é que você pode explorar as notas tanto pensando numa visão vertical, quanto horizontal, entendeu?
Espero ter ajudado...!!!

Lasanha
Veterano
# nov/09 · Editado por: Lasanha
· votar


Não, não penso quais são as notas. Mas sei qual é a tônica, qual é a quinta, qual é a blue note, sei quando saio da escala (propositalmente ou não), etc... Ou seja, estou usando teoria sim...

Guilherme 90
Veterano
# nov/09 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Achei muito interessante este tópico, porque eu tenho ou tinha a mesma dúvida...
Bom, eu cheguei a aprender um pouco de teoria, na qual meu primo me ensinou todas as notas da escala (Tom e Semitom), ai com o tempo eu fui tipo aprendendo qual escala sai tal nota, eu sei um pouco de pentatonica, mas eu nunca aprendi ela, isso foi meio que automático na prática, pura raça mesmo...

Eu não sei nenhuma escala, nenhuma nota que é pentablues e nada, mas sei identificar qual nota é tal casa (a maioria)...

Não sei o porque sei isso sendo que nunca aprendi nada de pentatonicas. Apesar que não sei solar determinado ritmo, mas algumas eu ate consigo fazer algo.

Insomniac_
Veterano
# nov/09
· votar


sublimestyle
Na verdade, não dessa forma. Mas à medida que você vai estudando e evoluindo, a teoria se torna algo comum, automático. Você sabe onde fazer os acordes, e sabe quais notas estão ali, mesmo sem pensar. É exatamente a mesma coisa, torna-se algo corriqueiro automático. Com o tempo você fecha o olho e vai ;]

Insomniac_
Veterano
# nov/09
· votar


guilherme_90
Você já tem a faca e o queijo. Agora é só cortar, organizar e colocar no pão! O que você sabe, 95% das pessoas não sabe e/ou demora bastante pra aprender (eu sou um xD)

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


Vc usa mais na hora do estudo...quando vai tocar muitas vezes acaba improvisando ou tocando algo decorado...no show é instintivo!!!

JJJ
Veterano
# nov/09
· votar


Solar pra mim deve ser instintivo, senão sai mecânico. Exceto se você estiver "compondo" o solo (aí cabe teoria, se você quiser). Mas no palco ou no improviso, numa jam, se ficar pensando muito, sai uma b*sta... Mas essa é só a MINHA opinião e como EU ajo.

sublimestyle
Veterano
# nov/09
· votar


ah entao ta bom, uso a mesmo da teoria q vcs! mas tenho um amigo q sabe as todas as notas do braço decor, realmente acho q nem ele usa isso na pratica. mas me surgiu essa duvida por isso

valeu ai pelas respostas pessoal

Minow
Veterano
# nov/09
· votar


Não penso necessariamente nas notas, e sim nos intervalos e graus.

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


Insomniac_

Eu tentei aprender escalas (Hamonicas, menos, maior, pentablues) mas sei lá, não entendo muito de teoria, to até pensando em entrar numa aula pra aprender...

Mas como é possível eu saber qual escala é tal nota sendo que nunca estudei pentatonicas ? Apesar que eu toco a uns 5 a 6 anos, e tocando sério a 3 anos...

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


JJJ
Solar pra mim deve ser instintivo, senão sai mecânico. Exceto se você estiver "compondo" o solo (aí cabe teoria, se você quiser). Mas no palco ou no improviso, numa jam, se ficar pensando muito, sai uma b*sta... Mas essa é só a MINHA opinião e como EU ajo.

Eu concordo com você, no palco voce tem que mostra que és criativo, improvisar, mesmo não saindo lá muito bom, o que vale é a intenção e nao copiar solos de estudio de determinada banda, isso eu acho muito paia, principalmente bandas de Blues.

JJJ
Veterano
# nov/09
· votar


Tem outra coisa: aquela frase "genial", "diferente", "inspirada", só sai de improviso. Coisas estudadas saem bonitinhas, muito científicas, ordenadas, perfeitas, mas nunca "geniais". Imagine se o Hendrix tivesse planejado timtim por timtim, notinha por notinha, os solos dele. Não seriam o que são. E ele não seria o gênio que é (foi, né...).

GuitarHome
Veterano
# nov/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


sublimestyle
Cara imagina só caras como Malmsteen, Petrucci, Michael Angelo pensando nota por nota? Não rola né, claro que eles sabem as notas do braço mas não ficam pensando, isso seria incrivel na velocidade que eles tocam...

Conhecendo a sonoridade das escalas e sabendo tocar no tom correto isso não é preciso, eu gosto de improvisar sem pensar em nada, deixo rolar....

Andy TheCatSp
Veterano
# nov/09
· votar


cara, eu faço assim.
Obviamente, tenho conhecimento de teoria, mas nao fico pensando em cada passo que vou dar.
eu conheço os desenhos, vou mandando na improvisação...e assim vai =D
skaskopka

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


JJJ
Tem outra coisa: aquela frase "genial", "diferente", "inspirada", só sai de improviso. Coisas estudadas saem bonitinhas, muito científicas, ordenadas, perfeitas, mas nunca "geniais". Imagine se o Hendrix tivesse planejado timtim por timtim, notinha por notinha, os solos dele. Não seriam o que são. E ele não seria o gênio que é (foi, né...).


Tem razão, Hendrix é Hendrix! nada se compara a ele, apesar que eu curto mais o Jimmy Page, mas Hendrix é o CARA!

noob da guitarra
Veterano
# nov/09
· votar


MANO O NEGOCIO E METE O DEDAO E O Q SAI TA MASSA

Slash Hammett
Veterano
# nov/09
· votar


nao uashusahsu

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


nao uashusahsu

[2]

Leap
Veterano
# nov/09
· votar


Eu tenho aulas de teoria na escola de musica, mas nunca vou. Mesmo assim na hora de tocar eu nunca senti falta de nenhuma aula que perdi nem nenhuma coisa que aprendi nas aulas de teoria.

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


Vai chegar uma hora que tu pode precisar, depende muito! A teoria me ajudou bastante, principalmente para mim que aprendi a tocar sozinho.

Dimebag Edu
Veterano
# nov/09
· votar


Caras, todos vocês vão precisar da teoria...se quiserem tocar bem de verdade...saber só pentatônicas, vai deixá-los limitados.
O lance na hora do improviso não é ficar pensando em cada nota que se vai tocar, porém, é ter conhecimento da teoria tanto na mente quanto no instrumento, pra não fazer coisas "qualquer nota".

Endurance
Veterano
# nov/09
· votar


vcs realmente usam a teoria quando estão tocando?


Não, chamo o Batima pra vir tocar pra mim

erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar


vcs realmente usam a teoria quando estão tocando?
Não.

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


Dimebag Edu
Caras, todos vocês vão precisar da teoria...se quiserem tocar bem de verdade...saber só pentatônicas, vai deixá-los limitados.
O lance na hora do improviso não é ficar pensando em cada nota que se vai tocar, porém, é ter conhecimento da teoria tanto na mente quanto no instrumento, pra não fazer coisas "qualquer nota".


Concordo. quando voce esta improvisando, sei lá, parece que voce ja sabe quais notas encaixará em determinado ritmo ou parte da musica, é mais que automático, o negocio é voce tocar e sentir a musica no seu coração, já basta!

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


Tenta fazer igual Hendrix fazia, sentir o blues!
Mas não é pra qualquer um não...

Não so Hendrix, BB King e Eric Clapton também tocam com a alma, isso é o que vale e é o mais dificil de tudo. Velocidade qualquer um pode ter, basta treinar.

felipbass
Veterano
# nov/09
· votar


como sou contrabaixista na guitarra tive muita facilidade uso sim o conhecimento teórico de graus e intervalos mas sempre sei em que nota estou exatamente porque sei de cór...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vcs realmente usam a teoria quando estão tocando?