Entrevista Fender com Richie Blackmore

Autor Mensagem
old steel
Veterano
# nov/09


Entrevista Ritchie Blackmore para Fender.com

Matéria Original: www.fender.com
Traduzida: www.whiplash.net
A Fender.com recentemente conduziu uma entrevista com o lendário guitarrista Ritchie Blackmore (DEEP PURPLE, RAINBOW, BLACKMORE'S NIGHT). Seguem abaixo alguns trechos da conversa.

Fender.com: Como membro fundador do Deep Purple e do RAINBOW, é muito interessante que você também tenha se tornado bem-sucedido em um gênero totalmente diferente. Quando você sentiu pela primeira vez uma inclinação pela música com inspiração renascentista?

Ritchie Blackmore: "Eu senti uma inclinação pela música renascentista desde que ouvi a canção 'Greensleeves', quando tinha 11 anos. Depois novamente em 1972, quando ouvi David Munrow & Early Music Consort of London. Sempre ouvia esta música em casa ou nos hotéis na estrada. Era fascinado pelo som das flautas daquela época".

Fender.com: "Secret Voyage" foi descrito como um álbum que leva seus ouvintes a uma "busca musical - uma viagem através do tempo e espaço". O single "Locked Within the Crystal Ball" faz isto com uma tradicional melodia escrita pelo Rei Alfonso X de Castela servindo como semente para seu arranjo e composição final. Candice chamou isso de "Blackmor-izador". Você pode descrever este processo criativo com mais detalhes?

Ritchie Blackmore: "Isto apenas desenvolve-se naturalmente. O trabalho fica muito mais fácil quando você já tem uma melodia que existe para trabalhar. Às vezes funciona adicionando instrumentos modernos. Às vezes não. Acho que deu certo em 'Crystal Ball'".

Fender.com: Você também revisitou um clássico do Rainbow, "Rainbow Eyes", neste álbum. Ela ficou conhecida como uma das mais leves canções do Rainbow, descrita como algo celeste. Ela se encaixou bem como uma canção do BLACKMORE'S NIGHT, e como você determinou o novo arranjo?

Ritchie Blackmore: "Qualquer coisa melódica serve para ser incluída nesta banda. Originalmente ela era muito acústica e desta vez acrescentamos a guitarra elétrica para dar uma dimensão diferente".


Fender.com: Sua introdução de guitarra para "Smoke on the Water", do Deep Purple, é largamente considerada um dos mais famosos riffs do rock'n'roll. A letra da música foi inspirada pelas experiências que a banda teve quando um incêndio atingiu o Cassino de Montreux em Montreux, na Suíça, mas como surgiu este famoso riff?

Ritchie Blackmore: "Ian Paice (baterista do DEEP PURPLE) e eu sempre costumávamos tocar juntos, somente nós dois. Foi um riff natural para tocar na hora. Foi a primeira coisa que veio a minha cabeça durante aquela sessão".

Fender.com: É dito que você nunca toca o mesmo setlist quando viaja ou toca a mesma canção da mesma forma duas vezes. É este estilo improvisacional um desejo de ser único, uma contínua busca pelo perfeccionismo, ou você apenas fica entediado facilmente ao ser repetitivo?
Ritchie Blackmore: "A última opção. Fico muito entediado e distraído facilmente. Nunca consigo lembrar partes, linhas, qualquer coisa do conjunto. Nunca poderia ser um ator".
Fender.com: É verdade que quando seu pai lhe comprou sua primeira guitarra aos 11 anos era na condição de que alguém lhe ensinaria corretamente a tocar senão ele esmagaria sua cabeça com ela?
Ritchie Blackmore: "Sim, é verdade. Ele realmente disse isso. Acho que ele estava pensando que eu novamente ficaria entediado facilmente e pensou que fosse uma fase passageira - que eu não continuaria tocando o instrumento. Inicialmente eu queria ser trompetista, mas o instrumento era muito caro. Depois, um baterista, mas elas eram muito caras. Então meu pai me comprou uma guitarra. Era mais barata. Eu queria ser Eddie Calvert; ele era trompetista, quando eu tinha 8 anos".

Fender.com: Você poderia falar sobre sua evolução como guitarrista, das primeiras lições clássicas ao Deep Purple e sobre o baixista e produtor do RAINBOW, Roger Glover, ter lhe ajudado a reconhecer que, embora tocar com velocidade pode parecer vistoso, diminuir a marcha e segurar uma nota é também uma verdadeira arte?

Ritchie Blackmore: "Percebi que quando comecei a tocar guitarra queria ser muito rápido. Depois percebi, quando este efeito diminuiu, que tocar mais devagar e com mais sentimento e emoção era muito mais difícil. Levou alguns anos para me acostumar a tocar lentamente. Agora eu acho mais difícil tocar rápido".




Fonte: http://whiplash.net/materias/entrevistas/098217-blackmoresnight.html

jimmy vandrake
Veterano
# nov/09
· votar


"Percebi que quando comecei a tocar guitarra queria ser muito rápido. Depois percebi, quando este efeito diminuiu, que tocar mais devagar e com mais sentimento e emoção era muito mais difícil. Levou alguns anos para me acostumar a tocar lentamente. Agora eu acho mais difícil tocar rápido".



Disse tudo, difícil é transmitir emoção e sentimento.

ROo
Veterano
# nov/09
· votar


Blackmore é Deus! \m/_

"Percebi que quando comecei a tocar guitarra queria ser muito rápido. Depois percebi, quando este efeito diminuiu, que tocar mais devagar e com mais sentimento e emoção era muito mais difícil. Levou alguns anos para me acostumar a tocar lentamente. Agora eu acho mais difícil tocar rápido".


E ele era muito rápido pra época, ainda me impressiono com aquele improviso de "Wring that Neck" em 1969.

Mas me impressiono mais ainda com aquele primeiro solo de Lazy, puta que pariu, muito bem construído.

rafamoraes
Veterano
# nov/09
· votar


Esse cara pode ser o mais xarope do rock. Ele pode.

buddy guy
Veterano
# nov/09
· votar


old steel

Inclusive ele fala sobre musica renacentista como 'Greensleeves',que eu sabia toca-la e acabei esquecendo. Muito massa a entrevista !!!

old steel
Veterano
# nov/09
· votar


buddy guy
jimmy vandrake
Para quem admira o cara é muito legal saber essas coisas.Algumas eu já sabia,outras não.
Abx.

Codinome Jones
Veterano
# nov/09
· votar


Parece que o Blackmore não é muito popular por aqui..

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


O cara pode ser o maior xarope, mas é um gigante. No DVD do Machine Head que fala como foram feitas as músicas, ele fala bastante, explica muita coisa, é muito legal. Uma parte muito legal é sobre smoke on the Water e Highway Star (se achar, posto depois).



cuma
Veterano
# nov/09
· votar


Codinome Jones


Infelizmente, poucos aqui são fãs do ricardinho maispreto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Codinome Jones
Culpa da idade e "bitolação" de muitos aqui.....
Não posso dizer que sou fã dele pois ele é um babaca consumado, além de, numa entrevista ter dito com todas as letras que não gosta do Brasil...
Mas que é um dos maiores do rock, isso é...
Abç

JowR
Veterano
# nov/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não posso dizer que sou fã dele pois ele é um babaca consumado, além de, numa entrevista ter dito com todas as letras que não gosta do Brasil...

Tava até pensando em conhecer o trabalho dele mais afundo.

klxx
Veterano
# nov/09
· votar


Putz
sou fanzão dele
apesar dele ser marrento, gosto dos improvisos dele durante o show,não fica chato como alguns bem rápidos

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


Blackmore é Deus! \m/_

NÃO, Blackmore nao é Deus!

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Grande Bertola, o cara é um infeliz de dizer umas merd* dessas, mas fala isso e muito mais. Gosto não se discute, mas se lamenta. Só que musicalmente o cara é um monstro, a obra dele é uma das maiores da história nas seis cordas.
Lembra do show dele no Brasil com o Deep Purple que ele mandou avisar que ele poderia não ter vontade de tocar "Smoke on the Water" e não era para o público pedir, senão ele pararia o show? Cara chato... Mas no final tocou sim!

Ant--
Veterano
# nov/09
· votar


JowR
Tava até pensando em conhecer o trabalho dele mais afundo.

Faça isso e não se arrependerá.
O que o cara é como pessoa não faz a menor diferença, pois não somos amigos. É a arte dele que está em pauta aqui, e nisso o Blackmore é incontestável.

Vou sair do meio musical para dar 2 exemplos claros de que a pessoa do artista não pode servir para avaliar sua arte:

- Caravaggio foi um péssimo ser humano. Vivia se metendo em brigas, gostava de andar armado e chegou a matar um homem numa discussão de jogo. Mas como pintor ele ampliou os horizontes, apresentou novas abordagens, novas técnicas e inspirou quase todo mundo que veio depois, inclusive Rembrandt.

- Já Barrichello é o contrário. Muita gente torce pra ele porque é um cara legal, coisa e tal. Mas na pista deixa muito a desejar, além de ter criado o péssimo hábito de sempre perder o título para o companheiro de equipe quando tem carro de ponta. Como não sou amigo pessoal dele, fico puto e não sou fã. Hehehe.

É o que o cara faz em seu ofício que conta. Por isso entendi perfeitamente o que o Bertola escreveu.

Bruno Floyd
Veterano
# nov/09
· votar


richie blackmore
tony iommi
duane allman

pra mim a santissima trindade da guitarra

Ian Anderson
Veterano
# nov/09
· votar


Não posso dizer que sou fã dele pois ele é um babaca consumado, além de, numa entrevista ter dito com todas as letras que não gosta do Brasil...

não conhecia esse lado "more black' do blackmore

sendo bom ou não (e na minha opnião ele eh um do melhores), prefiro a candice

Deiab
Veterano
# nov/09 · Editado por: Deiab
· votar


Não sei porque, mas nunca gostei das coisas que ele toca, esses dias estava vendo uns solos dele no youtube e achei chato pra cacete, pra ser mais exato nesse link aí:
http://www.youtube.com/watch?v=L2IsVsG9Whs

Mas sei lá, é opinião minha.
Podem começar a jogar os tomates.
Um abraço.
PS: Eu estou falando especificamente dos solos, porque eu gosto de muitas músicas do deep purple no que se referem as bases.

Guilherme 90
Veterano
# nov/09
· votar


Blackmore realmente na guitarra é um monstro!
Mas não sei porque muito gente fala mal dele, como pessoa, porque ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar


guilherme_90
Pesquise e verás o porque....
Como músico não há o que dizer...
Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09
· votar


Acho muito ridículo este negócio de separar "tocar rápido" de "tocar lento".
Isso é coisa de guitarrista, acho que são os únicos que têm estas frescuras.

Sioux
Veterano
# nov/09
· votar


Isso é coisa de guitarrista, acho que são os únicos que têm estas frescuras.
The Root Of All Evil

Explique melhor...

Abrs

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


Hoje, sessentão, ele deve ser uma pessoa completamente diferente do moleque inglês mala que gravou aqueles solos clássicos...

O cara é um monstro absoluto, como citou o mano aí em cima, aqueles improvisos de "Wring that Neck", na versão gravada ao vivo, é coisa que desafia até a técnica dos melhores shredders de hoje, gosto muito de jazz, de mpb, etc, mas se alguém me perguntar quem é o melhor do mundo, eu não tenho dúvidas, é ele, !

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

poxa, sabia q ele era um mala. Mas nao sabia q ele falou mal do Brasil!

qq ele falou??

cuma
Veterano
# nov/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Que nós brasileiros eramos mal educados (essa é meio que verdade ) , que o Brasil era um país tropical demais, e disse ainda que preferia a Argentina, pois era um país mais europeu

LeandroP
Moderador
# nov/09
· votar


Eu tinha um vídeo do Blackmore (25 anos de Deep Purple), onde ele joga um copo d'água no câmera... E todo mundo da banda fala mal dele.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Lembra do show dele no Brasil com o Deep Purple que ele mandou avisar que ele poderia não ter vontade de tocar "Smoke on the Water" e não era para o público pedir, senão ele pararia o show? Cara chato... Mas no final tocou sim!

Que isso... Desagradável, antipático e desmotivante e Ritchie Babackamor.

Ant--
Veterano
# nov/09 · Editado por: Ant--
· votar


Ele sempre foi azedo, porque se achava o mais feio da turma. Daí descontava no primeiro reporter que aparecia.

http://lespramos.zip.net/images/5309275651969_DeepPurple.jpg

Nessa época o sonho de todo rock star era ser sex symbol, a la Elvis, Jim Morrison, etc. Mal sabiam eles que de todo jeito as menininhas cairiam no colo :P

Bizet
Veterano
# nov/09
· votar


Que nós brasileiros eramos mal educados (essa é meio que verdade ) , que o Brasil era um país tropical demais, e disse ainda que preferia a Argentina, pois era um país mais europeu

Ué, não foi grande coisa. E provavelmente tá certo no que falou uaheuha

Não sei porque, mas nunca gostei das coisas que ele toca

De todas as músicas que já ouvi com ele, essa aqui é a minha preferida:



ROo
Veterano
# nov/09
· votar


guilherme_90
É só uma expressão po, que que tem?


Deiab
Essa foi a turne do Perfect Strangets, até o Blackmore diz que tocou mal demais nessa época.

Mas...
Show de vibrato.


e

queles improvisos de "Wring that Neck", na versão gravada ao vivo, é coisa que desafia até a técnica dos melhores shredders de hoje


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista Fender com Richie Blackmore