Arranjo Solo - Stella by Starlight [video]

    Autor Mensagem
    Slowhand-
    Veterano
    # nov/09


    alô pessoal

    mando aí um arranjo que fiz pro standard de jazz Stella by Starlight..

    desculpem pelos erros e a qualidade de gravação não muito boa..




    valeu!

    Curly
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Slowhand-

    gostei bastante, as dissonâncias foram muito bem colocadas e a dinâmica da execução bem conduzida. Grave usando um violão nylon que fica show, parabéns !

    Slowhand-
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Curly
    valeu por ter ouvido! com certeza esse tipo de coisa soa muito interessante em nylon, bem como em guitarras acústicas!
    abraço

    Rabbit
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Rabbit
    · votar


    Slowhand-

    Muito bom velho. No começo achei você um pouco meio sem a "ginga". Talvez por causa do "free time feel" da essa impressão. Depois deslanchou e gostei bastante velho. Parabéns.

    rsf
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: rsf
    · votar


    Slowhand-

    nada como uma "solwhand" com sensibilidade.... muito bonito, cara...
    parabéns....posta mais aí..o "mundo" precisa de coisas assim..
    parabéns...

    edit..tava vendo lá no seu perfil - "17" anos?...
    goroto ainda e já dando atenção a um lado da música que exige tanta sensibilidade e atenção aos detalhes.......parabens, garoto...
    um abraço..e repito, posta mais aí....

    Guitarra Virtual
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Guitarra Virtual
    · votar


    Ae ,legal mesmo. gostei das frases intermediárias, ficaram bem estudadas, algumas até melhores q o tema. Na parte em q vai para G alt vc podia colocar a melodia na parte aguda e alternar com o acorde no grave.Esse tipo de arranjo em q vc vai subindo e no auge da melodia joga ela pro grave é típico dos instrumentos de sopro, por conta do registro, mas na guitarra não há essa necessidade... no mais agora é pegar esses voicings q vc decorou e flexibilizá-los , tranformando-os em improvisos.
    Como diria Bill Evans, o lançe é não parar.
    Boa sorte e parabéns

    Slowhand-
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Slowhand-
    · votar


    valeu a todos que ouviram!!

    Rabbit
    com certeza vc tem razão, eu tentei fazer uma "introdução" (os acordes diminutos simétricos, mas com 7ªmaior pra dar uma dissonância interessante) meio de improviso e me senti um pouco inseguro hehehe

    rsf
    valeu cara! eu comecei na guitarra aos 12 mas só comecei a levar a sério e estudar mesmo ano passado.. quando rolar vou gravar outros arranjos sim!

    Guitarra Virtual
    grandes dicas! é bem interessante mesmo esse lance de meclar as subidas e descidas.. o legal é isso mesmo: flexibilizar os voicings pra improvisos, vou trabalhar nisso!

    valeu de novo galera!

    Zuricow
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Slowhand-
    Muito bom cara, ja vi meu professor tocando essas musica e acho mto irada, mal posso esperar pra começar a pegar esses temas.

    Só uma coisa que me chamou a atenção. Sua correia, tem foto dela ai? É de que marca? To procurando uma assim mais anos 70 saca, tipo Jimi Hendrix e tal mas nunca acho uma maneira.

    Abraços

    Slowhand-
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Zuricow
    fala cara! valeu!
    sobre a correia, não tenho foto não.. é uma velhona, tá cheio de fita isolante pq o buraco tá grande demais, e a guitarra escapa, aí não dá pra ler a marca.. só lembro que é uma genérica, na época (faz uns 4 ano) paguei uns 20 reais.. tenho uma outra de couro, mas mesmo na menor regulagem a guitarra fica muito baixa pra mim, então acabo usando essa do vídeo mesmo hehe

    ogner
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Slowhand-

    Gostei tb. Bem bacana!!!

    Zuricow
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Slowhand-
    Endendo cara, entao minha busca continua =/
    Mas parabéns pelo video d qq forma!

    nichendrix
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Slowhand-

    Cara ficou muito legal o arranjo e a integração entre harmonia e melodia, estudando mais um pouco você pode conseguir fazer isso com um padrão de Chord-Melody mais complexo. Mas você está no caminho certo. Eu particularmente acho mais legal esse tipo de arranjo do que as pirações que vem surgido dos anos 70 pra cá, com solos intermináveis e chatos pra caralho (podem me apedrejar se quiserem).

    Enfim, eu amo esse tema, e ele é tão simples quanto é complexo e bem gostoso de ouvir.

    Eu recomendo você ouvir as versões desta musica do Tal Farlow (com uma vibe mais bebop) e do Jim Hall (um jazz balad com uma levada bem puxada pro Swing mesmo, mas altamente lirica, como tudo que ele faz.

    Se você se interessar por instrumentos de sopro, tem a versão do Charlie Parker com naipe de cordas de orquestra filarmonica, tem a versão do Dizzie Gillespie com uma vibe meio latina e um solo de baixo das profundas, tem também uma versão do Chet Baker que tem um arranjo de piano que lembra bastante o seu. Tem também a do Stan Getz e do Chet Baker que é um cool jazz muito bonito e um dos arranjos mais belos que já vi pra essa musica. Obvio tem também a versão do mestre Francis Albert Sinatra cujo arranjo pra orquestra, que não me lembro se foi feito feito pelo Klaus Ogerman ou o Alec Wilder.

    Zuricow
    mal posso esperar pra começar a pegar esses temas.

    Cara, a maioria desses temas de jazz não é dificil de pegar, acho que é até um erro aqui no Brasil ter essa idéia de que são ultra complexos. A grande verdade é que muitos, mas muitos deles são temas que qualquer iniciante capaz de fazer pentatonicas e escalas maiores pode tocar, a grande complexidade do jazz em geral vem das harmonizações e os improvisos feitos em cima delas, se vc pegar metodos americanos pra jazz como a série Jazz Guitar do Jody Fisher, vc vai ver que ele pega os mesmos temas e trabalha desde os conceitos basicos e introdutórios da guitarra, como escala, intervalos, triades e tetrades, com harmonias bem simples, e vai aumentando a complexidade harmonica, melódica e ritmica dos arranjos até chegar na improvisação e no Chord-Melody.

    Eu upei scans desses livros faz um tempo, e acho que até postei no fórum, inclusive upei junto os cds de exemplos que vem nos livros.

    Slowhand-
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Slowhand-
    · votar


    ogner
    valeu cara!

    nichendrix
    loucura cara, honra receber elogios de mestres! conheço algumas das versões que vc citou, as outras anotei e vou correr atrás pra ouvir. brigadão!

    Zuricow
    o que o nichendrix disse é verdade, a maioria é bem simples, baixe o real book por torrent e tente tirar músicas com harmonia mais simples, como Autumn leaves, All the things you are, Misty, Take five, Blue bossa, Take the a train, All blues, So what e por aí vai.. pode baixar tb as bases do Aebersold pra improvisar.. abração e boa sorte!

    Slowhand-
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    up

    se mais alguém quiser ouvir... :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arranjo Solo - Stella by Starlight [video]