Rockabilly - Grupo de Estudo

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# nov/09 · Editado por: nichendrix


Vamos lá, eu há muito me interesso por Rockabilly, mas dificilmente acho algum material pra estudar o estilo, que apesar de parecer simples é bem complicadinho de tocar decentemente.

Por isso criei este tópico para a gente poder trocar uma idéia, dicas, técnicas, repertório, video de bandas e musicos interessantes de se ouvir etc.

Toda ajuda e boa conversa sobre o estilo é bem vinda.

E aqui não é convento, e minha freiras escandinavas não tem medo de desvirtuadas, ok?

buddy guy
Veterano
# nov/09 · Editado por: buddy guy
· votar


nichendrix


Se tú que é arqueólogo,paleontólogo,escavador de relíqueas egípcias e afins não achou,diga lá ieu !!!! hehehehe.................

EDIT Mas eu seria capaz de apostar que o camarada MauricioBahia tem a solução. O cara é terrível . Ele ainda só não achou o pote de ouro dos duendes no final do arco-íris,ainda . Mas não duvide,ele é capaz desta façanha !!!!!! hehehehehehe......................

Raizen
Veterano
# nov/09
· votar


Estou alinhado com as idéias do nichendrix.
Acredito ser um estilo que contribui muito para a fluencia no braço da guitarra e ritmo.

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


O Rockabilly é originalmente um estilo de country, como o hillbily, etc. Então, quem aprender a tocar country, vai poder usar tudo no Rb. sugiro a excelente video aula de country do grande alvaro gonçalves

A 1a dificuldade para tocar isso é que o cara quer aprender a tocar Rb ou Country e pega discos dos Stray Cats ou do Albert Lee como referência, tira uns 3 licks e desiste, mesmo porque a coisa é muito sinistra...

Até o disco de Rb gravado pelo Jeff Beck (crazy legs) é complicado. Melhor seria pegar as fontes originais. outro dia vi um show do johnny cash, o guitarrista dele tocava só o básico do básico mas conseguia aplicar uma pressão fdp.

Acho muito legal os caras que tocam identificados nessa praia, vejam os vídeos do show da Chrissie Hynde acompanhada por um guitarrista grandalhão (um desses vídeos foi postado pelo Bahia no tópico sobre B-bender), o cara toca o básico mas detona geral

Apesar de não ser muito correto, eu tb entendo dentro da praia Rb os sons tipo hank marvin & the shadows, ventures, etc (surf ?) e também os rockinhos básicos tipo rolling stones em inicio de carreira ou tipo Dr. Feelgood nos 70, quando o guitarrista era o Wilko Johnson, aprendi muito ouvindo esse cara, ele é a essência do guitarrista de rock'n roll, procurem os discos malpratice e stupidity

uma dica para quem quiser aprender é gravar tudo procurando recriar o clima da coisa, os riffs e tal. tenho várias gravações dessas da época que eu estava aprendendo.

e sem essa de que vai precisar de uma semi com bigsby, reverb fender, telecaster e tal, tem gente que acha que toca só porque tem os equipamentos, uma vez um babaca me zoou na internet dizendo uma coisa tipo assim "e por acaso vc já pegou em uma Gretsch ?" E eu respondi "não, mas coloca uma na minha mão que sai de tudo, country, rockabilly, Blues, tudo aquilo que uma Gretsch is all about !!!", rsrsr

Curly
Veterano
# nov/09 · Editado por: Curly
· votar


umas referências do que eu postei


http://www.youtube.com/watch?v=Yimn3Y19R-A
http://www.youtube.com/watch?v=_tmzxM_XvQA
http://www.youtube.com/watch?v=yEXorY7Aubk
http://www.youtube.com/user/achcautli

_Dio
Veterano
# nov/09
· votar


Cara, Rockabilly rulez /o/

Vou dar uma pesquisada ae pra upar pra galera õ/

E só agora vi que tem 2 tópicos sobre o estilo no fórum de guitarra oO

esse do nichendrix e esse aqui que nõ tem a ver com a proposta

_Dio
Veterano
# nov/09 · Editado por: _Dio
· votar


olha, achei um site bem interessante aqui, com uns vídeos e outra seção com umas explicações sobre o estilo...

http://gorehound1313.wordpress.com/category/rockabilly-guitar-psychobi lly-guitar/

http://gorehound1313.wordpress.com/introduction-to-rockabilly-guitar/

tão em inglês, eu tô me virando pra entender ainda, mas dá pra aproveitar bastante só no feijão com arroz

Konrad
Veterano
# nov/09 · Editado por: Konrad
· votar


nichendrix

Tenho uma vídeo aula com o Brian Setzer, que apesar da má vontade dele é bem interessante. Vou procurar pelos links e colocá-los aqui, caso os encontre.

Abraço para você e beijos para as Maidens.

PS: mui acertadamente na Escócia "maiden" também é (era) o nome de uma espécie de gulhotina... ehhehe

PS2: Tu disse que podia.

RMafe
Veterano
# nov/09
· votar


Só n contribuo pq n tenho como contribuir.Bom topico. Quero ver se vai render.

old steel
Veterano
# nov/09
· votar


Esse é um gênero riquíssimo.Aqui alguns dos ícones.


http://www.youtube.com/watch?v=Dnjh25qOUuY
http://www.youtube.com/watch?v=MiU5y28hjHc
http://www.youtube.com/watch?v=ZoG62Wi8twU

StratoBlues
Veterano
# nov/09
· votar


Interessantíssimo !

Estarei acompanhando o tópico.

Como não tenho nada a adicionar no momento, vou ajudar com um upzinho básico...

nichendrix
Veterano
# nov/09 · Editado por: nichendrix
· votar


buddy guy
Mas eu seria capaz de apostar que o camarada MauricioBahia tem a solução. O cara é terrível . Ele ainda só não achou o pote de ouro dos duendes no final do arco-íris,ainda . Mas não duvide,ele é capaz desta façanha !!!!!! hehehehehehe......................

Help us MauricioBahia you're our only hope... hehehehe

Raizen
Estou alinhado com as idéias do nichendrix.
Acredito ser um estilo que contribui muito para a fluencia no braço da guitarra e ritmo.


Cara, o estilo é muito rico mesmo, e ajuda muito, só as técnicas de palheta e dedo são um inferno de aprender.

E eu acho que aqui deveriam ter tópicos de grupos de estudo, como em fóruns de computação gráfica, onde pessoas interessada em um estilo se reunem pra trocar idéias e ajudar umas as outras.

Curly
O Rockabilly é originalmente um estilo de country, como o hillbily, etc. Então, quem aprender a tocar country, vai poder usar tudo no Rb. sugiro a excelente video aula de country do grande alvaro gonçalves

Essa video aula eu não conhecia, vou ver se acho, é antiga ou tem em dvd?

Eu curto um bocado de country das antigas Merle Travis (o inventor da guitarra sólida), algumas fases do Les Paul, Cliff Gallup, Carl Perkins, Chet Atkins, Johnny Cash, Link Wray, Bill Halley, Jerry Lee Lewis, todos tocaram country além do rock and roll, Rockabilly Hillbilly e afins

Meu interesse pelo Rockabilly começou com o Harrison, mas logo o Carl Perkins me pegou de jeito.

A 1a dificuldade para tocar isso é que o cara quer aprender a tocar Rb ou Country e pega discos dos Stray Cats ou do Albert Lee como referência, tira uns 3 licks e desiste, mesmo porque a coisa é muito sinistra...

Sim eu tenho as duas discografias e fico doido, outro bom nessa praia é o Jimi Page na carreira de musico de estúdio, anterior ao Yardbirds e posterior também.

Agora eu comecei com Geroge Harrison e daí fui pros antigos, especialmente o Carl Perkins, pra mim meu sonho dentro do rockabilly é tocar como ele, se sair um Brian Setzer e um Albert Lee, to no lucro. Outro que manda legal em rockabilly, mas não toca com muita frequência é o Alvin Lee.

Até o disco de Rb gravado pelo Jeff Beck (crazy legs) é complicado. Melhor seria pegar as fontes originais. outro dia vi um show do johnny cash, o guitarrista dele tocava só o básico do básico mas conseguia aplicar uma pressão fdp.

Ele tem umas coisas bem mais simples, o difícil tá arrumar material pra aprender as técnicas basicas, fica dificil tirar as musicas sem conhecer isso.

Apesar de não ser muito correto, eu tb entendo dentro da praia Rb os sons tipo hank marvin & the shadows, ventures, etc (surf ?) e também os rockinhos básicos tipo rolling stones em inicio de carreira ou tipo Dr. Feelgood nos 70, quando o guitarrista era o Wilko Johnson, aprendi muito ouvindo esse cara, ele é a essência do guitarrista de rock'n roll, procurem os discos malpratice e stupidity

Na verdade a Surf Music deriva diretamente do Rockabilly, Hank Marvin and the Shadows, Ventures, Link Wray, Dick Dale e afins, todos tocavam inspirados em musicos de Rockabilly. Como o Cash, e o Carl Perkins, alguns inclusive tiveram grupos de rockabilly, como Hank Marvin, o Link Wray e o Dick Dale.

uma dica para quem quiser aprender é gravar tudo procurando recriar o clima da coisa, os riffs e tal. tenho várias gravações dessas da época que eu estava aprendendo.

Nisso eu ainda sou bem ruinzinho, tenho que comprar uma placa daquelas externas que já vem com um bom preamp pra gravar melhor, pq a minha on board é uma luta pra gravar.

e sem essa de que vai precisar de uma semi com bigsby, reverb fender, telecaster e tal, tem gente que acha que toca só porque tem os equipamentos, uma vez um babaca me zoou na internet dizendo uma coisa tipo assim "e por acaso vc já pegou em uma Gretsch ?" E eu respondi "não, mas coloca uma na minha mão que sai de tudo, country, rockabilly, Blues, tudo aquilo que uma Gretsch is all about !!!", rsrsr

Rapaz, eu também não acho que precise, mas tenho minha Gibson semi-solida que é Rockabilly total, até pq é inspirada na ES-295 do Scoty Moore e eu também tenho uma Telezinha pra tirar sons legais. Mas acho que o som não está no instrumento, está na mão. O Carl Perkins toca igualzinho com Strato, Tele, Gibson Semi-Acustica, Gretsch, Silvertone e o que for.

No fim embora eu não ache necessário, o dia que der vontade eu conheço alguns donos de Gretsch pra tirar uma onda, inclusive o dono de uma 6120 dos anos 70... hehehhe

PS: Obrigado pelos vídeos. Mas é muito estranho ver o Hank Marvin tocando de Fender e Hiwatt, afinal o Vox AC-30 foi criado especificamente pra ele... hehehehe

_Dio
olha, achei um site bem interessante aqui, com uns vídeos e outra seção com umas explicações sobre o estilo...

Vou dar uma conferida durante a semana.

brunoliam
Tenho uma vídeo aula com o Brian Setzer, que apesar da má vontade dele é bem interessante. Vou procurar pelos links e colocá-los aqui, caso os encontre.

Abraço para você e beijos para as Maidens.

PS: mui acertadamente na Escócia "maiden" também é (era) o nome de uma espécie de gulhotina... ehhehe

PS2: Tu disse que podia.


Rapaz, eu tenho uma video aula dele de quase 3h, nela ele explica coisas bem basicas, mas boa parte do tempo ele fala do equipamento, o foda que é antigona e a imagem não está tão legal, então faz falta o booklet dela.

E se quer saber como estão as maidens, vá ler o livro A Casa dos Budas Ditosos, que vc vai ver uma freirinha half-irish bem traveça... hehehehhe

RMafe
Só n contribuo pq n tenho como contribuir.Bom topico. Quero ver se vai render.

Que nada, tópico meu todo mundo pode contribuir, nem que seja com duvidas e conversa fiada.

old steel
Esse é um gênero riquíssimo.Aqui alguns dos ícones.

Gostei pacas dos caras, eu só conhecia de nome. Obrigado

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix

Essa video aula eu não conhecia, vou ver se acho, é antiga ou tem em dvd?

essa aula é antiga, ainda em vk7, há uns anos eu cheguei a digitalizar ela e mandei para o Netto aqui do forum mas depois meu HD sambou e eu perdi... Ela é bem legal porque pega os conceitos básicos, principalmente o estilo do Travis e a montagem dos bends simulando pedal steel.

Eu curto um bocado de country das antigas Merle Travis (o inventor da guitarra sólida), algumas fases do Les Paul, Cliff Gallup, Carl Perkins, Chet Atkins, Johnny Cash, Link Wray, Bill Halley, Jerry Lee Lewis, todos tocaram country além do rock and roll, Rockabilly Hillbilly e afins


tenho ouvido muito as gravações da Sun e seus artistas originais, Elvis, Carl Perkins, JL Lewis e Johnny Cash, esse é o básico de tudo.

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


Curly
tenho ouvido muito as gravações da Sun e seus artistas originais, Elvis, Carl Perkins, JL Lewis e Johnny Cash, esse é o básico de tudo.

É a Sun era foda, tanto na fase preta quanto na branca, e o mais massa é ver que alguns dos sucessos do Elvis o Carl Perkins já tinha gravado mais de meia decada antes.

guitartube
Veterano
# nov/09
· votar


Eu assiti na TV uns clipes de uma banda chamada Heavy Trash e gostei muito da música dos caras.



http://www.youtube.com/watch?v=osNUECNhlbU

flw!!!!!

leo2505
Veterano
# nov/09
· votar


Rockabilly rulez, pena que não entendo nada, só curto o som mesmo euahea

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


guitartube

Não entendi qual é a daquela banda lá no fundo.

MundoGuitarra
Veterano
# nov/09
· votar


guitartube

Projeto do Jon Spencer, ex-Jon Spencer Blues Explosion,

alíás, ambos são excelentes,

abraço

LeD_HaleN
Veterano
# nov/09
· votar


tem um album do Neil Young de 83
que se chama " Everybody's Rockin' "
muito bom, quem ainda não ouviu, tem q ouvir!

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


LeD_HaleN

eu conheço ! não é o melhor do young mas o ben keith tocou umas coisas legais ali !

LeD_HaleN
Veterano
# nov/09 · Editado por: LeD_HaleN
· votar


Pode por um albúm aqui pra download?
se sim, baixem esse albúm aqui:
Capa do Albúm
Elvis, Cash, Lewis e Perkins - 2006 - The Complete Million Dollar Quartet
http://rapidshare.com/files/29530436/Elvis__Cash__Lewis_e_Perkins_-_Th e_Complete_Million_Dollar_Quartet.rar


canções:
* "You Belong To My Heart" - Elvis Presley (0:42)
* "When God Dips His Love In My Heart" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (0:16)
* "Just A Little Talk With Jesus" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (3:49)
* "Jesus Walked That Lonesome Valley" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (2:52)
* "I Shall Not Be Moved" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (3:01)
* "Peace In The Valley" - Elvis Presley (1:20)
* "Down By The Riverside" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (2:09)
* "I'm With A Crowd But So Alone" - Carl Perkins (1:17)
* "Farther Along" - Todos (1:38)
* "Blessed Jesus (Hold My Hand)" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (1:24)
* "As We Travel Along On The Jericho Road" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (0:42)
* "I Just Can't Make It By Myself" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (0:59)
* "Little Cabin Home On The Hill" - Elvis Presley (0:38)
* "Summertime Is Past And Gone" - Elvis Presley e Carl Perkins (0:06)
* "I Hear A Sweet Voice Calling" - Todos (0:27)
* "Sweetheart You Done Me Wrong" - Todos (0:26)
* "Keeper Of The Key" - Carl Perkins (0:45)
* "Crazy Arms" - Jerry Lee Lewis (0:18)
* "Don't Forbid Me" - Elvis Presley (0:56)
* "Too Much Monkey Business" - Jerry Lee Lewis (0:05)
* "Brown Eyed Handsome Man" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (1:00)
* "Out Of Sight, Out Of Mind" - Elvis Presley (0:45)
* "Brown Eyed Handsome Man" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (1:42)
* "Don't Be Cruel" - Elvis Presley (1:41)
* "Don't Be Cruel" - Elvis Presley (0:37)
* "Paralyzed" - Elvis Presley (2:36)
* "Don't Be Cruel" - Elvis Presley (0:24)
* "There's No Place Like Home" - Elvis Presley (3:18)
* "When The Saints Go Marchin' In" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (2:14)
* "Softly and Tenderly" - Elvis Presley e Jerry Lee Lewis (2:27)
* "Is It So Strange" - Elvis Presley (1:09)
* "That's When Your Heartaches Begin" - Elvis Presley (4:37)
* "Brown Eyed Handsome Man" - Elvis Presley (0:20)
* "Rip It Up" - Elvis Presley (0:03)
* "I'm Gonna Bid My Blues Goodbye" - Elvis Presley (0:31)
* "Crazy Arms" - Jerry Lee Lewis (3:13)
* "That's My Desire" - Jerry Lee Lewis (1:17)
* "End Of The Road" - Jerry Lee Lewis (1:35)
* "Black Bottom Stomp" - Jerry Lee Lewis (instrumental) (0:54)
* "You're The Only Star In My Blue Heaven" - Jerry Lee Lewis (1:13)
* Elvis conversa (0:39)

LeD_HaleN
Veterano
# nov/09
· votar


Curly
eu gosto desse albúm, vou até procurar ele aqui pra ouvir, nunca mais ouvi =\
teve um tempo que eu tava ouvindo muito rockabilly, hoje em dia estou na fase de descobrir bandas novas mas com a essência do classic rock

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


vou postar umas gravações antigas minhas tentando imitar o estilo, rsrs...

http://www.4shared.com/file/21783552/1fda0da9/Johnny_B_Goode__chuck_be rry_.html

http://www.4shared.com/file/149299905/9027bc8a/country.html

guitartube
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix
Não entendi qual é a daquela banda lá no fundo.

Tbm não sei não.

MundoGuitarra
Projeto do Jon Spencer, ex-Jon Spencer Blues Explosion,


Bom mesmo.

Curly

Eu não conhecia esse country seu aí. Ficou muito legal, captou bem o estilo.

flw!!!!

guitartube
Veterano
# nov/09 · Editado por: guitartube
· votar


O Rockabilly é originalmente um estilo de country, como o hillbily, etc. Então, quem aprender a tocar country, vai poder usar tudo no Rb.

Juro que não sabia disto.


Aproveitei e fiz um upload de um country que eu gravei há muito tempo.

http://www.4shared.com/file/149312979/fafd7903/Country.html

flw!!!!

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


Curly
vou postar umas gravações antigas minhas tentando imitar o estilo, rsrs...

Cara muito bom, quisera eu ter essa fluência nesses ritmos, especialmente que é um negócio onde as duas mão não tem muito descanso e eu termino cançando bem rápido.

guitartube
Aproveitei e fiz um upload de um country que eu gravei há muito tempo.

Muito bom o solo e adorei o timbre do drive, aqui só tem fera... parece que eu sou o unico café com leite sonhando em tocar Blue Suede Shoes e Honey Don't.

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


guitartube
nichendrix

vlw, na vídeo aula do Álvaro, ele mostra inclusive um exemplo de country jazz, muito legal por sinal.

nesse country eu quis fazer uma tentativa "estilística" de tocar uns acordes meio "out" harmonicamente e aplicar a alavanca para simular aquelas passagens humorísticas que os mestres da Bigsby fazem, saiu meio estranho, heheh, abç

kbessaxx
Veterano
# nov/09
· votar


Poo gostei pra caramba, quem tiver material para estudo por favor poste ai!!

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


Curly
vlw, na vídeo aula do Álvaro, ele mostra inclusive um exemplo de country jazz, muito legal por sinal.

nesse country eu quis fazer uma tentativa "estilística" de tocar uns acordes meio "out" harmonicamente e aplicar a alavanca para simular aquelas passagens humorísticas que os mestres da Bigsby fazem, saiu meio estranho, heheh, abç


Que nada cara, ficou legal, pena que ainda não achei essa video aula.

guitartube
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix

Vlw brow.
Eu tenho vontade de aprender Rockabilly.
A um bom tempo atrás eu gravei um som, meio que tentando tocar o estilo. Peguei um loop, gravei uma base no loop, e gravei o solo em cima (na intuição mesmo):

http://www.4shared.com/file/150364929/49f34bc7/RocknRoll.html

Flw!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rockabilly - Grupo de Estudo