Pra quem conhece luthieria- Madeira de demolição

    Autor Mensagem
    Amok
    Veterano
    # nov/09


    Pessoal, estou fazendo uma reforma aqui em casa e ao remover os batentes de uma porta antiga, notei que é uma madeira muito densa e avermelhada. Estou quase certo que se trata de mogno maciço. São duas tábuas de 210 x 11 x 3,5 cm, que devem ter pelo menos uns 40 anos.
    Pergunto:
    1. Dá aproveitar essa madeira pra fazer uma Les Paul ?
    2. Caso dê, é possivel usar eesta madeira para o corpo também ?

    [ ]´s

    Raizen
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Coloca umas fotos para o pessoal que entende poder ter algo para analisar.

    hughet
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Estou quase certo que se trata de mogno maciço.

    Ou Andiroba, mais provável...
    Se for tão densa assim pode ser Braúna, mas ela é bem negra, semelhante a um Ébano.

    Ian Anderson
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Amok

    Coloca umas fotos para o pessoal que entende poder ter algo para analisar. [2]

    Mas se for tem que ver se esta em bom estado
    Se estiver beleza, pode fazer um corpo e braço neck-through

    peraí 210 x 11 x 3,5 cm, que porta eh essa de 11 cm? se for 110, da pra fazer 2 numa porta

    hughet
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: hughet
    · votar


    Ian Anderson
    Deve ser 110cm mesmo, o cara deve ter comido o "0".

    Amok
    Se for madeira de lei vc vai fazer o que? Usar ou vender?

    Amok
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Oi, pessoal, obrigado pelas respostas.
    Esclarecendo a confusão: não é uma porta: são os batentes. A porta não é aproveitável, pois está em mau estado. Se fosse uma porta, eu sei que dava pra fazer um corpo tranquilo.
    O caso é que estes batentes são estreitos com 11 cm (não 110) de largura e 3,5 cm de espessura.
    Obvio que não dá pra fazer um corpo "one block', mas seria viável recortar a madeira e recolar pra montar um bloco e desse bloco fazer o corpo ?
    Andei vendo umas fotos de andiroba aí na Net. A textura dos veios é parecida com a dos meus batentes, mas estou em duvida quanto à cor. A madeira dos batentes é bem avermelhada, cor de telha.
    Pode ser também peroba rosa. Essas madeiras aí (andiroba, peroba rosa) servem pra fazer guitarra ?
    Se for madeira de lei, pretendo usar.
    Tou providenciando as fotos.

    [ ]'s

    hughet
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Amok
    mas seria viável recortar a madeira e recolar pra montar um bloco e desse bloco fazer o corpo ?

    Sim, é possível. Colagens quase sempre são feitas para construir instrumentos.

    Andei vendo umas fotos de andiroba aí na Net. A textura dos veios é parecida com a dos meus batentes, mas estou em duvida quanto à cor. A madeira dos batentes é bem avermelhada, cor de telha.

    É que as vezes quando se tira a foto, as cores não ficam mantidas, tem o monitor e tudo mais, difícil manter igualzinho. Tente conferir pelos veios mesmo. Mas se é um marrom escuro (não negro) e se o batente for bem pesada, pode ser que seja mogno ou andiroba (que é muito parecida com o mogno e muitas vezes até vendida como mogno, mas existe diferença).

    Essas madeiras aí (andiroba, peroba rosa) servem pra fazer guitarra ?

    Andiroba com certeza, excelente madeira, não sei se é fácil pro Luthier trabalhar com ela, mas em questão de timbre, é encorpada como o mogno. A peroba eu não sei do timbre nem se é fácil de trabalhar.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Depende da largura do batente e da espessura. Em geral, batentes têm 3,5cm de espessura, não ultrapassam 30cm de largura, e é difícil encontrar batentes em mógno. O mais comum é encontrar madeiras como: pinus (que não deve ser o caso pela cor avermelhada), tauari, curupixá, cedro-arana.

    kiki
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Amok
    bom, o problema pro corpo são as medidas.

    com 11x3,5 falta na largura - um corpo tem uns 40 cm de largura - e falta tambem na espessura - uma strato tem 4,5cm, as les paul tem mais.
    precisa mais ou menos uma peça de 40x50x5cm. pra compor um bloco seria necessário colar muitas partes, em dois sentidos, começa a nao valer a pena.

    pro braço eu acho que dá, tá com uma boa folga. (em media 7x5x50 cm)

    pra reconhecer a madeira tem que levar pra alguem entendido. nao sei se só por foto dá pra ter certeza. a cor muda muito na foto. alem disso algumas coisas como textura e cheiro tambem fazem diferença. mas eu to especulando, nao entendo quase nada.

    poste o link deste topico no topico de luthieria do seiji e do bertola. eu sei que o mestre seiji entende muito de madeiras, e curte muito material de demolição, ele deve ter noção das madeiras usadas em batentes.

    hughet
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    kiki
    2 tábuas de 210 x 11 x 3,5 cm têm 16.170 cm³. E um corpo de 40 x 50 x 5 cm tem 10.000 cm³, ou seja, dá pra fazer e sobra 6.170 cm³, mas vai saber quantas colagens vão precisar.

    NFA_METAL
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    se a madeira for densa e boa msm, axo mais viavel vc fazer uns braços pra ser usado por calibres de corda + altos, tipo 0.12, 0.13

    mas tambem da pra fazer um corpo tranquilo, mas eu nao faria, prefiro guitarra feito com corpo one block

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    11cm só ?!

    Só se fosse um corpo parecido com este:

    http://i38.tinypic.com/29390mu.jpg

    alfacorrea
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Para a largura do corpo, se a sua peça tem 11 cm é bem provável que vc tenha que fazer 3 peças, com 2 colagens.

    Para a profundidade do corpo, se a sua peça tem 3,5 cm é bem provável que vc tenha que fazer 2 peças, uma em cima e outra embaixo, pelo menos para dar uns 4 cm de grossura.

    Nesta lógica, 3 peças com 2 partes = 6 peças

    Eu acho muito, para uma guitarra. eu não faria.

    Mas acredito que haja luthiers gênios que consigam.

    Aliás, eu conheço um luthier gênio que talvez conseguiria: Gustavo Monteiro Lage, de Cabo Frio.

    Procure no orkut por GML Guitars.

    Abraço

    Amok
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    É, eu estou desencanando do corpo. Mas pro braço acho que vai. Obrigado, gente.
    [ ]'s

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Amokleva direto um pedacinho em um lutier e ele ja te explica tudo,se tem com fazer as imendas e q madeira vc tem ai(certeza que nem vai te cobrar nada pelas informaçoes)..abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quem conhece luthieria- Madeira de demolição