Arpejos Diminutos - harmonia

    Autor Mensagem
    eduardodff
    Veterano
    # out/09 · Editado por: eduardodff


    Já usei a busca e não resolvi o problema...

    Sei os shapes, mas tenho dificuldade de encaixá-los na harmonia, por exemplo:

    Se estou numa harmonia em C, uso o shape de arpejo iniciando em B°?

    Como encaixar o shape de arpejos diminutos??

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    eduardodff
    Tu ta falando de arpejos diminutos (tetrades) ou triades diminutas??

    eduardodff
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Arpejos diminutos mesmo!!

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # out/09
    · votar


    eduardodff
    Filhão, se vc tem um acorde derivado de uma escala, vc pode usar as notas desta escala para fazer um solo sobre este acorde.

    Ex : Escala/Campo H. :
    G A B C D E F# /// G7+ Am7 Bm7 C7+ D7 Em7 F#1/2o

    Harmonia de uma música qq : G7+ Bm7 Em7/9 D (C7+) Am7 D G7+

    Vamos pegar o acorde entre parênteses, C7+. Vc pode usar qq nota da escala para solar sobre este acorde, sendo que umas vão soar melhores que outras.
    Se eu posso usar qq nota da escala, eu posso escolher qq conjunto determinado de notas, para solar em cima desse C7+, tipo escolher E, G, B e D, correto?
    E G B D = arpejo de Em7... hummmm legal... então posso tocar outros arpejos da escala sobre o C7+? Pode, mas assim como as notas individuais da escala alguns arpejos vão soar melhor q outros sobre este dó : ).

    Continua....

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    SENDO ASSIM, se eu tenho uma base estática em E7.

    Você encontra esse E7 em algumas , vou citar 2 :

    escala de A jônio :
    A7+ Bm7 C#m7 D7+ E7 F#m7 G#1/2o

    Escala de Am harmônico :
    Am7+ B1/2o C7+aug Dm7 E7 F7+ (G#o)!!!! => Oh my god! A diminished arp!

    Se vc encontra ele em duas escalas, vc pode usar qq arpejo dessas escalas q ele deriva. Repare que tem um diminutão aí nessa menor Harm, então vc pode tocar esse arpejo diminuto sobre o E7. Consulte o Dr. Malmsteen, e vc verá este exemplo sendo utilizado em quase todas as músicas dele.

    Agora, claro que vai ficar melhor se a música tiver a harmonia baseada em Am, e não em A maior do jônio. Se a música for em A jônio, melhor usar os arpejos daquela escala.

    FIM :)

    eduardodff
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    => Oh my god! A diminished arp!
    ehehehheehehehheeh

    Valeu cara, são exatamente os arpejos diminutos que eu tenho dificuldade de encaixar!!!!

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Rei Arthur Pendragon

    Fiquei interessado também =]

    Isso é tipo uma fórmula?

    Quer dizer que toda hora que aparecer dominante da escala eu vou poder tocar uma VIIo?

    Isso tem algo a ver com o trítono gerado pela dominante ou é só coincidência?

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    eduardodff

    É só pensar nas notas separadas por intervalos de 3a menor. O que existe entre essas notas é um outro detalhe. De um modo geral, o arpejo diminuta são notas separadas por intervalos de 3as menores.

    Se quiser pensar em trítonos também pode dar certo (3 tons). Porque o trítono equivale a soma de duas 3as menores sobrepostas (1,5 tom + 1,5 tom = 3 tons = trítono).

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    leolmx
    Aí entra a questão da escolha do músico,bom gosto, etc. Vc pode usar muitos arpejos e escalas, tipo Dom-dim, arp diminutos, arp do modo mixolídio, etc...
    Mas vc tem q testá-los em músicas e ver o q soa melhor. No jazz geralmente os caras alopram td e tocam td o q podem, mas em outros estilos como pop vc tem q tocar as coisas mais diretas.
    Via de regra, as dicas do que fica melhor pra usar estão implícitas na harmonia da música q vc vai tocar. Mas honestamente o melhor é sair testando esses truques nas músicas e ver o resultado, n perca tanto tempo no papel. A experiência sonora definitivamente é o q importa, não a com a teoria.

    leolmx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    hmmm. Obrigado pela dica!

    edumnovaes
    Veterano
    # out/09
    · votar


    o si no campo de dó é meio diminuto... =D
    não sei uma boa aplicação desse arpejo...

    sidguitar1
    Veterano
    # out/09 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    e ai eduardo fechar fecha o arp diminuto em quanto rola acordes dominantes pq tem o mesmo tritono ex: G7 notal sol si re fa apejo de B dim notas si re fa lab mas toma cuidado se vc quer que fique totalmente inside(dentro),pq se vc sobrepor esse arpejo de B dim em cima de um G7 vai estar dando caracteristica de G 7 (b9) visto que a setima dim do B nota lab e a (b9)nona menor do G7,entao acho que casa melhor em harmonas vindas do campo menor Harmonico como o malmsten faz.abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arpejos Diminutos - harmonia