Dúvidas sobre compensado

Autor Mensagem
_Dio
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
essa GFS deve custar os três olhos... Se substitui mesmo a madeira, daqui há um tempo já veremos nas lojas e tal =D

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar


Boa noite!!!

guitartube
O som não se propaga na madeira. O som se propaga em meios onde existe permissividade física para tal (ar por ex.).
Se não vejamos...
O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, quer dizer, não se propaga no vácuo.
Depois que inventaram o Google e a Wikipédia, nem é preciso mais ter o segundo grau para saber que o som se propaga melhor em meios mais densos como a madeira do que no ar...
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


DiogoCarvalho

Um dia veremos! Até agora a Guller ainda não deslanchou né...

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
plywood=compensado.
Motoboy From Hell-SDMF
Não ten nada à ver uma coisa com a outra. Essas guitarras usam partes de compensado apenas.
Abçs

guitartube
Veterano
# out/09 · Editado por: guitartube
· votar


Penta_Blues

Depois que inventaram o Google e a Wikipédia, nem é preciso mais ter o segundo grau para saber que o som se propaga melhor em meios mais densos como a madeira do que no ar...

É relativo pq existem muitas coisas erradas na Internet. Depende muito da fonte que vc acessa.

Agora vejamos:
O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, quer dizer, não se propaga no vácuo.


Isto tá certo sim.

ERRADO está a sua interpretação
Quando vc leu: que têm massa e elasticidade, vc concluiu erronêamente:que ele se propaga mais efetivamente em sólidos.

Isto é um exemplo muito comum aqui no fórum, as pessoas leêm uma afirmativa e induzem coisas erradas, e acabam falando coisas do tipo:
nem é preciso mais ter o segundo grau para saber que o som se propaga melhor em meios mais densos como a madeira do que no ar...

Ou seja, na sua interpretação, se eu fizer uma parede de madeira com 1m de espessura separando 2 pessoas, a conversa entre as duas seria mais audível do que se não existisse a parede, ou seja só o ar entre elas.
Pela sua interpretação, o sonar é desperdício de dinheiro, pq a água é mais densa que o ar, logo o som se propaga melhor na água. Então pra que sonar? E ainda concluindo pela sua interpretação: Duas pessoas conversam melhor dentro d' água do que fora dela.

Quando eu falei segundo grau, eu me referi a um segundo grau bem feito.


flw!!!!

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


Ou seja, na sua interpretação, se eu fizer uma parede de madeira com 1m de espessura separando 2 pessoas, a conversa entre as duas seria mais audível do que se não existisse a parede, ou seja só o ar entre elas. caracas eu nao quero questionar muita coisa aqui mas se vc estivesse certo nessa colocaçao,teriamos que rever varios conceitos da fisica e vc ganharia um premio nobel hehehh,é fato que o som se propaga mais nos solidos, o exemplo que vc deu foi de isolar duas pessoas por uma parede de madeira ai vc vai perder propagaçao do som pelo ar, faz o seguinte...bata na porta...escute.depois encoste o ouvido na porta e bata com a mesma força.....entre em uma piscina e bata no com algo dentro dela(com a cabeça mergulhada)...bata com os mesmos objetos fora dela.....nao reinvente a fisica,e nao tente conversar dentro da agua pq vai se afogar heheheh ....(o som se propaga melhor nos solidos dq no ar...)abraço

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


faz melhor pra encerrar...toque sua guita desligada e depois encoste ela em um guarda roupas e vc vai ver que so o fato de encostar ela no guardaroupas ja amplifica o som da guitarra.abraço

guitartube
Veterano
# out/09
· votar


Quanta besteira.

Fui!!!!!!!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O que faz propagar o som nas madeira é agente propagador. Mas pra isso acontecer de maneira equânime o agente procobrador precisa estar proporcionalmente equivalente ao deslocamento do ar pela fibra da madeira.

Como a madeira é um ser semi-vivo há o consumo de oxigênio e nitrogênio que também pode consumir o som que se propaga a uma velocidade de quase 340,29 m/s.

Então se bater um vento ou se vc estiver num clima quente a madeira secará ou o vento (que é o ar em movimento) irá levar o som numa velocidade incrível emitindo frequencias moleculares que esbarram entre si formando a famoso efeito Gaiola ao redor do corpo da guitarra ou instrumento feito de madeira.

No compensando o efeito procobrador é muito maior já que o ar (que leva as ondas sonoras) precisa passar por várias barreiras ao longo do percurso até seus ouvidos.

É por aí. o Prof. Rosélio pode explicar melhor o fenômeno.

rsf
Veterano
# out/09 · Editado por: rsf
· votar


MauricioBahia

fiquei com tres duvidas....

1) todo o ser semi-vivo é também um ser semi-morto, correto?

2) o agente é "propagador" ou "procobrador"? pode parecer bobagem, mas se o agente for procobrador, quanto mais semi-viva ou semi-morta for a madeira, mais propagador será o agente....e isso é importante para o cálculo quantico dos deslocamentos das moléculas no espaço tempo da propagação. se houver equivoco nesse cálculo teremos que admitir uma perda de 0.872 % do resultado final da propagação, ocasionando, por conseguinte, um erro de ¨1% para mais ou para menos na relação onda sonora original x timbre resultante.

3) vai fumar tudo sozinho?

Rabbit
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
rsf

Pois é, aqui tá chovendo. E ai?

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rsf

1) Não, o semi-vivo anda e tem os olhos abertos. Ex. Zumbi 505. O semi morto permanece deitado e de olhos fechados. Ex. V-AMP.

2) O Prof. Rosélio ficou de revelar umas fotos dos agente.

3) Tá louco?

Rabbit: Pois é, aqui tá chovendo. E ai?

Posso afirmar que não.

Abs

Garrett
Veterano
# out/09 · Editado por: Garrett
· votar


Meu senhor...

MauricioBahia
Você ta querendo dizer que minha guitarra consome oxigênio e nitrogênio.... WTF!! melhor eu tirar elas do quarto quando for dormir né, senão posso morrer asfixiado...
Eu posso estar sendo extremista mas isso não faz sentido nenhum, considerando que ainda estamos falando de guitarra(me pergunto se Les Paul sabia que o corpo da guitarra está semi-vivo).

A propósito o Efeito Gaiola é a mesma coisa que a famosa Gaiola de Faraday e isso é física elétrica, não tem NADA haver com propagação de som.. vai estudar guri...

As guitarras de madeira como mogno ou alder sempre foram minhas prediletas pelo timbre, ganho, e todas as demais características que elas têm, mas o que interessa é o som, não interessa a madeira... se a guita for boa(tocável) e tiver uma SONZEIRA.. por mim pode ser até de papelão........

De qualquer forma, acho que devemos parar de perder tempo com essas asneiras e discutirmos sobre coisas mais produtivas, afinal, de que adianta ter a guitarra mais foda do mundo e não saber tocar nada??? garanto que se dermos um berimbau(feito de bambú) pro Vai, por exemplo, em pouquíssimo tempo ele tira uma sonzeira e apavora todos nós juntos... e com uma corda só... eheh

abs
G""

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Mauricio Luiz Bertola

Eu não vou entrar no merito da questão, mas no fim toda Gibson ou Gretsch semi-acustica ou semi-solida é feita de compensado de maple de 3 laminas. Eu nunca tive nada do que reclamar nem da minha e nem das 335, 175 ou 6120 que não só pude testar, mas com frequência toco nesses modelos que pertencem a um gramde amigo meu, ele tem uma L5CES, toda carved, e realmente há diferenças até significativas de som, mas nada que a meu ver atrapalhe o desempenho das outras.

Eu também tenho uma Strato da primeira série de guitarras produzidas no Japão para a Fender, as Squier JV que não raro eram feitas de compensado (a minha é), e hoje em dia não é raro ver esses instrumentos vendidos por preços bem próximos das American Standard. Da mesma forma a Reedição da Strato 54 e da 61 da Fender Japan nos anos 90, em geral tinham corpo de compensado. No entanto essas guitarras são excelentes instrumentos.

Os baixos e guitarras da Alembic, Fodera e Tobias, são todos tops, e feitos de compensado também.

Obvio os instrumentos de corpo maciço são superiores a eles, mas ao que se propõe, pelo som que entregam, e pela relação custo benefício estão longe de ser considerado instrumentos ruins.

E no fim duvido que quem deu 5mil dolares numa ES-175 de compensado vai reclamar do som pq é de compensado.

Eu acho é que esta idéia de que guitarra de compensado é sempre uma porcaria, é uma daquelas grandes lendas do mundo da guitarra, uma daquelas meias verdades que a maioria acredita sem questionar, só que meia verdade é uma inverdade inteira.

Em geral compensado é usado pra fazer guitarras vagabundas, isso é verdade.

Mas há guitarras de compensado que não são nem um pouco vagabundas, se for no mundo dos baixos, é só ir atrás dum Alembic e ver que isso de todo instrumento de madeira laminada ser ruim, nem de longe é verdade.

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


abs
G'''

Vc não entendeu o ponto, G?

MauricioGT-
Veterano
# out/09
· votar


vão durmir so ... durmir tarde provoca umas coisas estranhas no ser humano.. KKK

Good Night!

kiki
Moderador
# out/09
· votar


Penta_Blues
Cara, com todo o respeito à sua opinião, vc não tá querendo comparar a colagem de uma única peça às várias camadas de peças coladas num compensado né?
hahahaha

foi provocativo mesmo. não to dizendo que uma les paul seja de compensado.
só que não é o simples fato de colar (e não ser uma peça única) que "estraga" o instrumento.
não só as gibson. muitas outras guitarras top tem duas ou tres peças. até esse tanto a interferencia no som é muito pequena, tem que ter muita experiencia pra distinguir.

Pra finalizar, há quem defenda o fato de que as guitarras com e sem top se comportam de maneira diferente, portanto se há que se considerar este fator num instrumento que possua apenas uma colagem, imagine num que possui várias...

mas o critério não é simplesmente "tem que ser o mais sólido possivel".
as les paul tem uns furos extremamente bizarros por baixo do top, parece um queijo suíço.

mas mantenho minha posição:
Compensado é ruim, mas não é o fim do mundo.
dá pra aprender. eu aprendi assim.


não adianta nada dizer que a guitarra perfeita é de mogno, se a madeira tá em extinção por que a própria industria musical corta ilegalmente;
também não adianta só fazer instrumento top e caro, se as pessoas não tem grana pra comprar. os instrumentos de compensado e mdf tem seu lugar no mercado, se não não haveriam tantos!

até!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
mas no fim toda Gibson ou Gretsch semi-acustica ou semi-solida é feita de compensado de maple de 3 laminas
Eu sei disso.
Mas numa semi-sólida, a própria construção do instrumento obedece à parâmetros no qual a presença deste material torna-se secundária.
Eu acho é que esta idéia de que guitarra de compensado é sempre uma porcaria, é uma daquelas grandes lendas do mundo da guitarra, uma daquelas meias verdades que a maioria acredita sem questionar, só que meia verdade é uma inverdade inteira.
Permita-me discordar. E o faço embasado em 20 anos de aprendizado e luthiería.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Mas há guitarras de compensado que não são nem um pouco vagabundas, se for no mundo dos baixos, é só ir atrás dum Alembic e ver que isso de todo instrumento de madeira laminada ser ruim, nem de longe é verdade.
Os Alembics (e outros baixos) nunca usaram compensado, mas uma técnica de construção por superposição de peças de madeira maciça ( não são muitas não), bem como construção "neck-thru". São coisas muito diferentes.
Abç

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, no fim meu questionamento é quanto à esta generalização da idéia de que qualquer guitarra de madeira laminada é ruim, você tanto quanto eu sabe que a negativa lógica de uma proposição do tipo: Toda guitarra de compensado é ruim, não é dizer que toda guitarra de compensado é boa, basta encontrar uma única que seja boa para negar esta "verdade".

E querendo ou não existem guitarras de compensado, que são tanto boas quanto bem caras, as Semi-Acusticas que o digam, eu sei que elas são feitas de compensado porque é a unica forma de arquear madeira que pode ser usada em escala industrial, como sei que a construção delas minimiza as influências negativas do compensado.

Eu também já tive minhas experiências construindo instrumentos, mas nem de longe se compara com a sua, e respeito muito sua opinião. Embora as vezes discorde, como neste caso, já que você sempre se refere a guitarras de laminado ou compensado com adjetivos como porcaria ou pior.

Eu tratei de citar alguns instrumentos de boa qualidade feitos de laminado ou compensado, como algumas séries da Fender Japan, Squier JV (que se fosse tão ruim não chegava a preço de American Standard), Semi-Acusticas em geral.

E citei os baixos Alembic, Fodera e Tobias, porque por mais que se faça esta distinção entre construção sanduiche (como chamam comunmente a supermosição de madeira maciça), essa é uma construção com madeira laminada, e vale a pena definir laminado aqui, e pra não ter que ir atrás da NBR correspondente vou pegar a definição da Wikipedia mesmo:

Laminado colado
O material designado por laminado colado é obtido por colagem de pranchas (ou lâminas) de madeira sobrepostas e topo a topo, de modo a formar uma peça de maiores dimensões e com melhores propriedades mecânicas (maior resistência). Outra vantagem dos laminados colados face à madeira maciça é a possibilidade de construir peças de eixo curvo e de secção variável ao longo do comprimento. A colagem é feita através de resinas à base de formaldeído.

Você tanto quanto eu sabe que o compensado são laminados feitos com laminas finas, sempre em numero impar e formando 90º entre si (por isso chamam compensado, pq tentam compensar as limitações das chapas finas na construção do laminado) e que podem levar outros aditivos além da resina no processo de colagem. Enfim, como você mesmo falou são diferentes, mas não totalmente diferentes, são variações da mesma coisa, obviamente variações que cumprem objetivos específicos diferentes.

As principais deficiências do laminado/construção sanduiche, estão presentes no compensado. Obviamente elas vão ser sentidas com maior intensidade no compensado em virtude do maior numero de laminas e consequentemente do maior numero de colagens. E por isso ele está, em geral associado à guitarras de baixa qualidade.

Mas ao menos no meu conceito, uma Fender Japan reedição da 54 ou minha Squier JV ou uma ES-175, estão muito longe de ser consideradas uma porcaria. Minha JV, quando fez o refinish, é feita de alder laminado dela é feito com 11 peças de 4mm.

Por isso insisto, que embora a grande maioria das guitarras de laminado/compensado sejam realmente de qualidade sofrivel, não se pode generalizar e dizer que toda guitarra feita com esses materiais, sejam necessáriamente ruim, porque é preciso apenas um bom instrumento feito com esses materiais pra negar essa afirmação.

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


Mauricio Luiz Bertola é isso aivc falou tudo
nichendrix cara nao invente,teve gente aqui reinventando a fisica,querendo falar debaixo dagua etc.......instrumentos bons nao sao de compensado,(os baixos vulgarmente falando sao inteiriços,com aquela construçao que vc acha que é compensado mas nao tem nada haver com compensado,sao colados tres pedaços de madeiranunca compensado)e se vc tiver uma guita que ta com um som legal e é de compensado,entao troca por uma boa madeira que vc tera um instrumento bem melhor.eu acho que no fcc tem cara que sabe que ta errado mas fica defendendo a ideia so pra nao dar o braço a torcer,nao é vergonha errar todo mundo esta aqui pra aprender,agora insistir no erro......daqui a pouco vao dizer que a terra é quadrada hehehe
e a coisa mais importante,ja tive varios intrumentos,inclusive uma tonante de compensado em 1992 quando comecei a tocar guitarra,o som é morto,sem brilho sem timbre sem sustein mesmo desligada.dizer que madeiras de lei podem se igualar a compensado é chamar os grandes fabricante de guitarra de burros,visto que em qualquer lugar do mundo madeira de lei sao mais caras que compensado e que as empresas visao o lucro tambem,entao se tivesse a minima cance de ter um intrumento parecido com um top feito de compensado pq gastar com madeira?????nem empresas como a tagima e giannini fazem uso de compensado,a fender ,ibanez gibson tambem nao.pensa ai....

_deep_
Veterano
# out/09 · Editado por: _deep_
· votar


thegreen-eyedmonster
cara, na boa.....se vc ainda tem essa duvida compre qualquer uma, afinal vc nao ira diferenciar absolutamente nada....

no mais....soque o dedo na menina e seja feliz.....
se depois sentir q falta algo pare p se preocupar com o motivo

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


sidguitar1

Pelo visto você não entendeu patavinas do que falei. Eu não falei que instrumento bom é feito de compensado. Eu falei que existem instrumentos de madeira laminada (da qual o compensado faz parte), que são ótimos.

Como disse, 90% da linha de semi-acusticas e semi sólidas de todos os fabricantes de guitarra do mundo, inclusive Gibson, Gretsch, Epiphone, Rickenbacker e bota no fim desta afirmação praticamente todos os outros que não trabalhem em regime de custom shop... enfim todos são feitos de laminado de maple de 3 folhas. Talvez vc não saiba mas só existem 2 maneiras de se construir um vbiolão ou guitarra arc top, uma é escavando a madeira, um processo artesanal, caro e demorado e a outra é usando uma forma pra arquear uma folha fina de madeira e depois corlar mais 2 outras folhas finas de madeira até se ter um tampo, laterais e fundo para a confecção da guitarra.

Então muitas das guitarras mais caras da Gibson são feitas de laminado, já que das 10 guitarras mais caras da linha da GIbson, as 10 são semi-acusticas, e na linha de semi-acusticas dela, só a Citation, a L5 CES e a Wes Montgomery são feitas pelo sistema escavado e não laminado todas as outras são laminadas e no caso se eu não me engano pode sim ser chamado de compensado porque tanto as laminas são finas, se me recordo bem também é feito o sistema de disposição a 90º das folhas de maple.

Outra coisa é que um laminado pode ser feito de qualquer madeira. Quando falei laminado colado ou compensado, não falava dessa porcaria que tu acha na marcenaria da esquina. Assim como a Gibson usa laminado de Maple pras Semi-Acusticas, muitas séries de excelente qualidade da Fender usam laminados de Alder ou Ash.

E eu não sei se você já parou pra ver a Norma Técnica de construção de madeiras laminadas. Lá define-se que qualquer conjunto de 3 o mais laminas de madeira é considerada um Laminado Colado, que dependendo da espessura das laminas, do processo de colagem e da disposição das fibras da madeira, será ou não considerada compensado.

Por isso que embora tem gente que não considere um baixo Alembic como feito de laminado, na pratica ele é feito de laminado de 3 ou 5 folhas de madeira de lei de alta qualidade. Inclusive o braço inteiriço de muitos esses baixos também são feitos de laminado de 3 ou 5 folhas. É madeira de lei, é um processo de colagem que possibilite tanto melhor resistencia, densidade e um execelente timbre. Mas se você for atrás da norma técnica, continua sendo laminado colado de madeira. Obvio utiliza-se de uma técnica otimizada para uso em instrumentos mas não deixa de ser o que as normass técnica dizem que é.

Como eu disse, eu tenho uma Gibson ES-135 e uma Fender/Squier JV Made in Japan do inicio dos anos 80, ambas são guitarras ótimas e com uma puta sonoridade. Já tive outras Fender de madeira maciça, como sempre que toco com um professor meu, toco com uma L5 CES, são guitarras superiores? Eu diria que sim, mas não por uma margem tão grande quanto muita gente que não sabe do que está falando apregoa.

Eu concordo com o Mauricio Luiz Bertola quando ele diz que a maioria dos instrumentos feitos de compensado/laminado são ruins, isso é uma grande verdade, a maioria dos instrumentos ruins usam compensado e não raro de tipos inapropriados para instrumentos musicais. Embora eu não generalize já que já viu muita guitarra sólida que não valha a ponte de uma Fender Japonesa feita de laminado de 11 folhas.

Todavia nem todo compensando ou laminado é ruim ou inadequado pra instrumentos. Existem técnicas para se fazer laminados que não só são adequadas, como produzem ótimos timbres pra instrumentos, vide algumas guitarras do Fabio Seiji que usa a mesma técnica de construção sanduiche usada nos baixos e guitarras Alembic ou as Semi-Acusticas Gibson e Gretsch. Já que embora se use um tipo específico de laminado, feito de madeiras de lei, e com o menor numero possível de folhas e uma colagem que prejudique bem menos a uniformidade da vibração do conjunto... ainda assim, do ponto de vista puramente da norma técnica, são laminados colados de madeira e dependendo de como é feita a disposição da madeira, da cola usada e da espessura das laminas, vai ser considerado compensado pelas normas técnicas.

Acho que pelo menos nisso eu e o Bertola podemos concordar, que embora sejam construções diferentes, do ponto de vista de norma técnica a madeira feita em construção sanduiche dos Baixos Alembic e das Semi-Acusticas pode ser chamando de laminado colado???

Rod Turtle
Veterano
# out/09
· votar


Vale lembrar que hoje em dia as les pauls da gibson são todas escavadas com câmaras, que as fenders mexicanas tem 7 peças, que as americanas tem 3 no mínimo e que somente algumas signatures possuem só 2 peças.

MundoGuitarra
Veterano
# out/09 · Editado por: MundoGuitarra
· votar


nichendrix

Vixe, deve ser um trampo danado arquear as L5. Não sabia, nessas semi-acústicas as faixas, fundos e tampo, etc. são todos maciços? Não sabia mesmo. A questão que acho pertinente é a seguinte: é razoável equacionar o método de superposição de peças maciças com a construção de chapa de madeira com lâminas bem finas, coladas e prensadas (o bom e velho compensado)?

Tem uma coisa que acho q não tem muita disputa, a principal finalidade do uso de madeira compensada em guitarras de corpo sólido é simplesmente reduzir o custo final, ponto, nem entro no mérito do timbre aqui; veja bem, quando digo "principal finalidade do uso" me refiro a quantidade de produção mesmo. Afinal, convenhamos, laminados de madeira de primeira linha são exceção.

E aí fica outra questão

Teria o uso de madeira compensada em guitarras (de corpo sólido!!) outra finalidade que não fosse a redução do custo final?

Veja, minha pergunta não é retórica, eu realmente gostaria de saber sua opinião

abraço

Penta_Blues
Moderador
# out/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

guitartube
se eu fizer uma parede de madeira com 1m de espessura separando 2 pessoas, a conversa entre as duas seria mais audível do que se não existisse a parede, ou seja só o ar entre elas.
Errado está vc em querer se achar o dono da verdade e dar um exemplo estapafúrdio que não tem absolutamente nada com o assunto em questão.
Primeiro que esta parede está se configurando num obstáculo e não num meio de propagação do som.
Segundo que seu exemplo faz referência a uma fonte sonora externa à madeira, o que é diametralmente diferente do que acontece numa guitarra.
Terceiro que se o seu "Segundo Grau" fosse tão bom assim, vc teria aprendido que se pode ouvir melhor uma locomotiva chegando encostando seus ouvidos nos trilhos do que se estivesse em pé com a orelha no ar...
Errado está vc quando quer adivinhar o que os outros pensam ou concluem já que de acordo com o seu "Segundo Grau bem feito" O som não se propaga na madeira.
O que fiz foi apenas colocar um texto, de uma "fonte duvidosa" que diz exatamento o oposto do que vc afirma e que depois de lido, vc acaba concordando, apesar de toda a sua sapiência adquirida no seu "Segundo Grau bem feito".
Como em parte nenhuma eu concluí que o som se propaga melhor em A, B ou C meio, vc é que deve ter interpretado isso no meu texto, e se assim o foi, seu "Segundo Grau bem feito" também lhe ensinou muito mal e porcamente interpretação de texto...
Agora, faço minhas as suas palavras, já que deve ser a única coisa sensata que vc falou...
Quando se parte de uma premissa errada, pode-se concluir qq coisa.

kiki
Me chamou a atenção para uma exagerada comparação feita por vc....rsrsrs
Explicando melhor, quando eu falei sobre o compensado, eu disse: a sua composição não favorece a ressonância devido aos inúmeros obstaculos configurados pelos vários saduíches de madeira que compõem o compensado..
Não é possível estabelecer relação entre um instrumento composto por várias colagens e um com apenas uma.
Eu não quis dizer que o fato de colar reduz a qualidade, mas sim o fato de colar várias vezes. Ou seja, acho que meu raciocínio não se aplica ao exemplo que vc deu, porque não falo de qualquer tipo de colagem.

mas mantenho minha posição:
Compensado é ruim, mas não é o fim do mundo.
dá pra aprender. eu aprendi assim.

Isso eu não discordo de vc. Aprendi guitarra numa época em que o sonho de consumo era ter uma Giannini Stratosonic, já que era o melhor que se poderia ter como músico amador e nem por isso deixei de aprender.
Não se discute aqui o meio de aprendizado, mas sim a qualidade do material. E nisso, convenhamos, compensado para construção de instrumentos musicais de corpo sólido não oferece muita qualidade...

não adianta nada dizer que a guitarra perfeita é de mogno,
E não é. Se fosse não existiriam outras. Perfeita é aquela que atende às suas preferências.

os instrumentos de compensado e mdf tem seu lugar no mercado, se não não haveriam tantos!
De novo. A discussão aqui não é o meio, mas sim a qualidade. Mesmo havendo estes inúmeros instrumentos construídos com estes materiais, vc compraria hoje um deles em substituição ao que vc deve ter?

Rod Turtle
Vale também lembrar que nenhuma destas que vc citou usa o compensado como matéria prima...

Valeu!!!

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Quer saber? Esquece Norma Técnica, já que na concepção de uma guitarra strato, lespa, baixo, semi-acústica ou acústica não entram as normas nacionais, toda a concepção veio de fora.
A questão é que a técnica de colar madeiras com os veios contrapostos multiplica a resistência da madeira. Por isso que não existe, que eu saiba, nenhuma guitarra inteira esculpida em um único bloco de madeira. Sempre entra pelo menos uma escala e por debaixo da escala um tensor. Uma guitarra precisa aguentar uma tensão enorme, é só ver nas caixinhas de cordas D'Addario, num set 0,10 cada corda tensiona entre 7 a quase 9 quilos, ou seja, as madeiras tem que ficar firme, no calor ou no frio, segurando uns 45 quilos por tempo indefinido, sem ceder um fio (se for boa). Então, compensado = plywood, certo?
É fato que tem guitarras de compensado melhores e piores, assim com de madeira também. Em geral um instrumento bom de compensado é pior do que um bom de madeira. Boa parte dos instrumentos de compensado são bem ruinzinhos. Claro, tem as semis que são outra história.

guitartube
Veterano
# out/09 · Editado por: guitartube
· votar


Eu vou comentar para elucidar para quem for ler este tópico.

Bater na madeira e analisar a propagação não é a questão. Não é a compressão/distensão mecânica provocada por uma desordem provisória causada por uma batida, que caracteriza a propagação que foi mencionada. Ninguém toca guitarra batendo na madeira para produzir o som.

Vou dar um exemplo para ficar claro:

Um ultra-som razoável tem que emitir uma frequência de aproximadamente 10MHz para que o som penetre e se propague localmente nos tecidos moles e mesmo assim ele felizmente reflete uma porção (eco), e o som refletido é analisado. Imagine quantos K Hertz seriam necessários para ele se propagar razoavelmente na madeira? Putz, as cordas emitem uma frequencia máxima (com captador) de 10KHz. Como este som vai efetivamente penetrar e se propagar na madeira a ponto de ser medido o efeito do mesmo? Mas vc ouve o som das cordas por alteração das moléculas do ar né? Logo para este problema, a propagação no ar é permissível e na madeira não.

Isso que eu mencionei é diferente da propagação de energia das cordas para a estrutura total da guitarra. Embora eu ache que isso tenha pouca importância no som final.

Eu não mudo a física, eu reinterpreto os conceitos dentro das especificidades do problema. E conversar debaixo d'água é exemplo hipotético, não se pode levar ao pé da letra.

Flw!!!!

guitartube
Veterano
# out/09 · Editado por: guitartube
· votar


Penta_Blues

Depois que inventaram o Google e a Wikipédia, nem é preciso mais ter o segundo grau para saber que o som se propaga melhor em meios mais densos como a madeira do que no ar..

Como em parte nenhuma eu concluí que o som se propaga melhor em A, B ou C meio, vc é que deve ter interpretado isso no meu texto, .....

Essa foi Flórida.
Depois dessa não há o que discutir, passou pro lado pessoal....


FUI!!!!!!!

Rod Turtle
Veterano
# out/09
· votar


Penta_Blues
Sei que nenhuma usou o compensado, mas tava rolando um papo ae de que guitarra boa tem uma peça só, daí falei isso só pra desmentir.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre compensado