Três perguntas sobre guitarra Base/Solo

    Autor Mensagem
    Maurício M
    Veterano
    # out/09


    Bom é o seguinte tenho 3 perguntas como só posso fazer um tópico por dia vo faze tudo agora vlw ;)

    1- No que consiste realmente a guitarra base ... ??? Pq meu professor entro numas agora que bah ¬¬ ... é a mesma coisa que toca violão o que ele ta me ensinando como guitarra base e eu já sei toca do jeito que ele ta falando... isso é guitarra base ??



    2- Existem pentatonicas de rock, bleus , hard core etc ??? Ou é tudo só pentatonica ??


    3- O que é campo harmonico ?? Eu sei mais ou menos mas queira uma definição mais simples.

    Sniper_Wolf
    Veterano
    # out/09
    · votar


    bom dia
    vou temtar ajudar

    1- se naum me engano guitarra base deve ser akele cara na banda ( que normalmente tem 2 guitarrista um solo e outro base) que nao sai do mesmo riff ou algo assim
    me corrijam se eu estiver errado

    Sniper_Wolf
    Veterano
    # out/09
    · votar


    as outras perguntas vou deixar para os mais experientes etals

    rafamoraes
    Veterano
    # out/09
    · votar


    caraca...
    T. E. N. S. O

    Sniper_Wolf
    Veterano
    # out/09
    · votar


    rafamoraes
    o que, ja errei???

    Guynho
    Veterano
    # out/09
    · votar


    1- Cara, a base da musica, varia conforme o estilo. No punk, a base da musica é uns 80% da musica =D. No Hardcore tb, mas com mais riffzinhos...

    Agora, é dificil fazer uma boa base. E saber fazer base ajuda pacas na hora de solar, pois tu sabe em que pé da harmonia tá, é dificil explicar, é mais fácil fazer...

    Um exemplo de boa guitarra base, é o Izzy Stradlin, do Guns 'n Roses original. É uma base muito foda...

    2- Cara, a pentatônica é uma escala com cinco tons (penta = Cinco, Tônicas = Notas/Tons), e é a mesma pra todos estilos. O que existe, são as variações. Tem a Pentatonica maior, a menor, e por ae vai. No blues, tem a pentatônica normal, acrescida de uma nota específica (que a galera chama de "blue note"), o que a torna a tal de "penta blues". Bem, não entendo muito dessa parte, daqui a pouco a galera apareçe pra te explicar melhor.

    3- Campo Harmonico eu acho que sei, mas pra não falar merda, e te confundir ainda mais, vo deixar que alguem com mais embasamento poste aqui.

    Abraço!

    jacksonfive
    Veterano
    # out/09 · Editado por: jacksonfive
    · votar


    Maurício M
    base é o que o malcon young do ac/dc faz na musica inteira ...o james heifilde e o dave mustaine faiz tamem (ele sola tambem) , mais o malcon é melhor que os dois juntos ...
    pentatonica tem maior e menor e com ja foi dito é uma escala com cinco tons (td mesma merda) ...
    campo harmonico

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/09 · Editado por: daniel_guitar
    · votar


    1- No que consiste realmente a guitarra base ... ??? Pq meu professor entro numas agora que bah ¬¬ ... é a mesma coisa que toca violão o que ele ta me ensinando como guitarra base e eu já sei toca do jeito que ele ta falando... isso é guitarra base ??

    guitarra base e você tocar a base (acordes) da música assim como fazemos no violão mas e mais complicado do que parece dependendo do estilo que vc toque, no metal o guitarrista base geralmente toca os riffs juntos com o guitarrista solo e em algumas partes faz a base em powerchords


    2- Existem pentatonicas de rock, bleus , hard core etc ??? Ou é tudo só pentatonica ??

    Existe pentatonica e a blues note que dá a caracteristica de blues, mas no geral séria pentatonica maior e menor

    3- O que é campo harmonico ?? Eu sei mais ou menos mas queira uma definição mais simples.

    Campo harmônico é um conjunto de acordes que forma uma harmonia.

    keitisk8
    Veterano
    # out/09
    · votar


    bom dia
    vou temtar ajudar

    1- se naum me engano guitarra base deve ser akele cara na banda ( que normalmente tem 2 guitarrista um solo e outro base) que nao sai do mesmo riff ou algo assim
    me corrijam se eu estiver errado


    ele pode mudar
    não precisa ficar na mesma coisa do começo ao fim
    e ele tambem pode solar
    soque não como o guitarrista solo fará

    Codinome Jones
    Veterano
    # out/09
    · votar


    penta blues eh com a 4ª aumentada acrescida na penta normal..
    campo harmonico eh o que o cara falou, um combinado de acordes que se relacionam harmonicamente com os outros..

    Sniper_Wolf
    Veterano
    # out/09
    · votar


    keitisk8
    isso q eu queria dizer....

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    1- No que consiste realmente a guitarra base ... ??? Pq meu professor entro numas agora que bah ¬¬ ... é a mesma coisa que toca violão o que ele ta me ensinando como guitarra base e eu já sei toca do jeito que ele ta falando... isso é guitarra base ??

    Eu abomino este conceito um tanto quanto binário de guitarra base x guitarra solo. São termos muito vagos. Tem bandas que tem um guitarrista arpejando e outro fazendo os mesmo acorde com batidas, aí o primeiro se entitula "solo" e o segundo "base.

    Voltando ao propósito do tópico, é bom aprender a explorar os acordes em várias posições do braço - eu acho que é isso que o seu professor quer/deve fazer.

    Maurício M
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Sim ... eu sei .. eu toco guitarra a 2 anos ja meu ... mas eu sempre tocava a chamada guitarra solo a principal...
    Dai um belo dia meu profº disse que eu tinha que aprender mais de base pra continua no ritmo que ele queria e talz ... mas acho que é isso ae ... talvez a gente só não tenha apronfundado mais então ...
    Vlw ae !!

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Maurício M
    cara não se prenda nisso de guitarra base e solo, vc tem que dominar os dois no mesmo nível, e usar os dois juntos

    jacksonfive
    Veterano
    # out/09
    · votar


    eddie van halen é 60% solo e 40% base e quer saber , o cara é realmente bom !! ele não tem o tempo preciso , teoricamente isso é ruin , mais tecnicamente é animal !!! isso faiz dele o melhor Shreder que o mundo ja viu !!!! aqueles arranjos monstruosos no meio das musicas ( tappings , harmonicos , alavancadas e etc ) frases rapidas e bases num minimo fodas !!! haha sou fã dele (principalmente quando eu bêbo ) !

    Jg Destroyer
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Nego entra no curso achando que só vai aprender Steve Vai e Malmsteen... É cada um...

    jacksonfive
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Jg Destroyer
    Nego entra no curso achando que só vai aprender Steve Vai e Malmsteen... É cada um...
    é memo o cara não pode querer ser igual , tem que querer superaros !!!

    Maurício M
    Veterano
    # out/09
    · votar


    A escala tem que começar com a sua respectiva nota ???

    Se pode começar em qualquer nota... como sei qual é o tom ??

    Maurício M
    Veterano
    # out/09
    · votar


    UP !!

    jacksonfive
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Maurício M
    que sabe vei , dá um jeito ... faiz como se quise (se soar bem tá otimo , se não dá um jeito) !!!
    flw

    Vinicius Capiotti
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Vinicius Capiotti
    · votar


    Maurício M

    Usa a busca véio, tem bilhões de tópicos sobre campo harmônico, escalas, e mais tudo de teoria que tu quiser, espalhados pelo fórum.

    Se tu vier criar tópico pra perguntar coisas que já tem no fórum, 50% dos que responderem vai mandar tu usar a busca, 40% vai falar o que não sabe e 10% vai querer de ajudar.

    edu ROCK
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Maurício M

    Você toca guitarra há dois anos e ainda não aprendeu escala e campo harmônico???

    Professor Picareta Detected.

    Maurício M
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Toco a dois anos ... aula mesmo 3 meses ...
    É que eu tocava violão e talz

    jimmy vandrake
    Veterano
    # out/09
    · votar


    1- No que consiste realmente a guitarra base ... ??? Pq meu professor entro numas agora que bah ¬¬ ... é a mesma coisa que toca violão o que ele ta me ensinando como guitarra base e eu já sei toca do jeito que ele ta falando... isso é guitarra base ??

    Certo ! lhe pergunto, a banda só tem você na guitarra, e agora quem vai tocar a base ? Vc vai solar o tempo inteiro ?


    2- Existem pentatonicas de rock, bleus , hard core etc ??? Ou é tudo só pentatonica ??
    Pentatonica é pentatonica e pronto!

    3- O que é campo harmonico ?? Eu sei mais ou menos mas queira uma definição mais simples.


    Combinações de acordes entre si.

    Desculpe a sinceridade, mas vc está um tanto afobado. Não conheço nenhum bom guitarrista solo que não seja bom na base também. É preciso ser bom nos dois, seu professor está certo.

    Headstock invertido
    Veterano
    # out/09
    · votar


    1- esqueça essa otarice de guitarra base/guitarra solo, você toca guitarra e pronto, simples assim.

    2- pentatonica é uma escala de 5 notas tiradas da escala diatônica, e é a mesma pra qualquer coisa. o que pode ocorrer é o acréscimo de alguma notinha pra deixar o solo mais "no clima" do estilo, como é o caso da famosa blue note, mas aí já não considero mais uma pentatônica, e sim uma penta blues, pq já não tem só 5 notas, rááá

    3- campo harmonico é o conjunto de notas organizadas em graus que respeitam certos intervalos entre uma e outra, podendo ser semitom, tom, um tom e meio, 2 tons e assim por diante. e dependendo desses intervalos, esse campo harmonico recebe denominações diferentes, acho eu que seja isso, mas sou noob hehe

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Headstock invertido
    Mencionaram o meu nick por aí?!...rsrs
    Velho, ponto pra vc!

    Maurício M
    Se eu tivesse que dizer mais alguma coisa, não acharia o que dizer. A rapaziada já disse tudo.
    Pra deixar uma pequena contribuição, confie no teu professor ou troque o mesmo...

    Valeu!!!

    Maurício M
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Vlw !

    KAEL METAL
    Veterano
    # out/09
    · votar


    1- esqueça essa otarice de guitarra base/guitarra solo, você toca guitarra e pronto, simples assim.

    Concordo, principalmente hoje em dia

    Vide Iron Maiden, três guitarristas (Dave, Janick e Adrian) quem seriam os bases e solos ?
    Todos, todos fazem bases e solos, as vezes revezam e as vezes ao mesmo tempo. Isso de Guitarra base e solo é das antigas, principalmente quando o vocalista é guitarrista mas mesmo assim também faz solos e riffs, vide o James do Metallica, O dave do Megadeth, Paul do Kiss, entre outros

    Abcs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Três perguntas sobre guitarra Base/Solo