[Ajuda] Física nos captadores

    Autor Mensagem
    Karpa
    Veterano
    # out/09


    Boa noite ...
    Eu preciso fazer uma apresentação sobre como funciona os captadores, mas em relação à física ...

    Eu gostaria que alguém me ajuda-se me explicando, fisicamente, como funciona os captadores humbucker e como funciona os captadores ativos.

    Valeu galera.

    brunorockandroll
    Veterano
    # out/09 · Editado por: brunorockandroll
    · votar


    Nao sei se vai ajudar muito mas ta aí:
    o captador é um transdutor responsavel por converter energia fisica em eletrica.É o pickup que transforma a vibração das cordas da guitarra no sinal que ira alimentar o amplificador.
    Um captador é fomado, basicamente, por imas e fios enrolados que formam uma bobina.em geral fios de cobre e imas de alnico (uma liga de aluminio, niquel e cobalto).Existem também magnetos feitos com ligas de outros materiais, como a ferrita, que compoe os imas conhecidos como ceramicos.O imã possui um campo magnetico que interage com o movimento das cordas, gerando impulso eletrico. A força de atração do magneto varia de acordo com cada modelo de captador.

    augustoccm
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Os ativo eu não sei.

    Os cap normais funcionam assim:

    Um imã gera um campo magnetico constante, os polos do captadores (parafusos que ficam embaixo das cordas) direcionam (ou concentram) as linhas de campo no local onde estão as cordas e alinham essas linha na bobina do captador (fio fino que enrola o captador).

    Quando tocamos a corda que é de metal O movimento da corda gerado uma perturbação nesse campo magnetico que por sua vez gera uma Tensão (mvolts) na bobina que enrola o captador.(teoria de campo eletromagnetico)

    Essa tensão é a que é enviada para o amplificador.

    Soul Wyx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Karpa
    Feira de escola?
    Uma vez em uma feira eu dirigi um mustang todo potente!
    =)
    Essa vez eu fiquei de explicar o movimento de WoodStock!
    ;D

    Karpa
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Karpa
    · votar


    Ja agradeço pelos que me ajudaram, mas minha dúvida, em relação aos humbucker, é como ambas as linhas de bobinas gerando campo magnético fazem com que o som "mude" e diminua o ruído "Hum" e em relação aos captadores ativos, porque eles aumentam e melhoram o volume do som, algo desse tipo, qual razão disso dentro da física.

    Nem é feira de escola xD
    È apresentação em sala de aula

    brunorockandroll
    Veterano
    # out/09
    · votar


    aaah sim..
    como o single apresenta somente uma bobina o humbucker apresenta 2 (uma ao lado da outra), ou seja, abrangem uma maior regiao de captação dando mais corpo ao som, os humckers sao normalmente ligados em serie e com polaridades dos imas opostas isso reduz o "hum".
    do ativo nao sei explicar direito, mas uma das razoes é pelo som ser mais processado

    Karpa
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Então, com os imãs com polaridades diferentes, eles geram campos magnéticos opostos que se anulam, né? Se eu estiver errado me corrija, mas como isso reduz o ''hum'' ?

    augustoccm
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Cara é o seguinte:

    Os ativos provavelmente o campo magnetico é gerado eletricamente e isso já pode dar um bom aumento do sinal. Agora, isto é uma suposição.

    Os caps humbucker são a grosso modo dois singles ligados de forma a magneticamente o ruido de um single anular o do outro e os sinais eletricos são ligados de forma a se somarem( por isso que geralmente os humbucher tem mais volume que singles).

    Quase como quando colocamos a chave da strato nas posiçoes 2 e 4.

    nichendrix
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Karpa
    Então, com os imãs com polaridades diferentes, eles geram campos magnéticos opostos que se anulam, né? Se eu estiver errado me corrija, mas como isso reduz o ''hum'' ?

    O Humbucker tem apenas um imã e cada bobina é ligada a um dos polos desse imã, por isso elas tem polaridades diferentes e por isso cancela o hum.

    sobre ativos os ativos tem pouco enrolamento, tipo, no ativo só tem o minimo pro captador captar as cordas, isso vai prum circuito eletronico que processa o som, amplificando o sinal (sem hum) e ajustando as frequencias pros parametros estabelecidos. Você procura minimizar a influência do imã e dos enrolamentos, usando-os apenas minimamente, e também procura com isso obter um sinal de menor impedância, pra poder facilitar o processamento pelo circuito ativo.

    Karpa
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Já aproveitando o embalo, vocês poderiam me explicar como é gerado o "hum" ?

    nichendrix
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Karpa
    Já aproveitando o embalo, vocês poderiam me explicar como é gerado o "hum" ?

    Cara eu tenho um livro aqui que tem essas explicações todas, chama the guitar handbook, tenta pegar ele pelos emules da vida, eu tenho os livros de papel, mas a explicação vai duas paginas grandes com texto de 3 coluas e imagens...

    O hum é o ruido de ciclo de 60hz, eu to com uma baita dor de cabeça e não rola de ligar a luz pra procurar agora... se deixar pra amanhã ou depois eu vejo se rola de pegar a pagina e difitar toda, pq meu scanner está quebrado.

    Karpa
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Valeu pela indicação desse livro, eu achei ele na internet e é muito bom, está me ajudando bastante.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Karpa
    Eu já fiz um trabalho sobre captadores na facu. Infelizmente perdi o trabalho, pois tive um problema na minha máquina e perdi todos os arquivos.

    Me lembro que na época utilizei um livro do DAVID HALLIDAY e ROBERT RESNICK, não lembro se foi o vol 3 ou 4, mas é um desses aí. É só procurar o livro que trata do eletromagnetismo (inclusive tem uma foto do hendrix no início de um dos capítulos).

    Para fazer um boa apresentação te aconselhor a pesquisar sobre campo magnético, espiras, espiras sobrepostas e corrente induzida.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Ajuda] Física nos captadores