pq guitarra fender eh tao cara?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Raizen
Outra coisa, as linhas da Fender podem ser tradicionais mas dizer que elas não mudam da linha standard pra custom shop é rebaixar bastante.

Rapaz, quem disse que elas não mudam? Eu só falei que elas a melhora no timbre entre uma American Standard e uma Custom Classic ou Tribute, não acompanham a diferença de preço que vem junto. Se vc usar a Deluxe como comparação aí é que você vai ficar se perguntando se a diferença na tocabilidade, na sonoridade e tudo mais, justifica o preço, já que a unica diferença realmente gritante entre as Custom e as de série é o acabamento o resto há diferença, as Custom são até bem melhores dependendo da série, mas não tão melhores quanto a diferença de preço tenta mostrar.

Daí a dizer que não há diferença é uma distância enorme.

Isso é a sua opinião. Não é a realidade, pelo menos até agora não foi mostrado o porquê disso ser verdade.

Isso é minha opinião? Será que você já tocou em uma Suhr S1 ou S3 ou uma Pensa MK1 ou MK2 ou uma Tom Anderson Classic ou Hollow Classic, ou mesmo uma G&L Comanche ou ASAT?

A maioria das mudanças que elas fazem no projeto original da strato é minima, um tiquinho de madeira a menos daqui, um pouquinho a mais dacolá, um headstock mais angulado dali, um raio de braço maior dacolá, um um corpo chambered dali, uma combinação de madeiras nova no corpo, um top ... são detalhes que fazem delas guitarras com sonoridade e tocabilidade bem superiores à maioria das Custom Shop da Fender.

E isso não tem nada haver com marca, já que boa parte desses caras, trabalharam na Fender, e chegaram a apresentar estes projetos para as guitarras da marca. É só ver quem a Fender contatou pra ser o luthier chefe responsável por organizar, treinar e gerenciar a nova divisão da Fender Custom Shop... John Suhr, foi o primeiro Senior Master Builder da Fender, depois de anos trabalhando com o Rudy Pensa em uma loja de Fenders Vintage e desenvolvendo projetos custom baseados em modelos já existentes como Strato, Tele, entre outras. Todo o projeto das Music Man e das G&L foi feito pelo Leo Fender para serem melhoramentos da Stratocaster e da Telecaster. Da mesma forma o Tom Anderson trabalhou anos na Schecter que era a sub-contratada da Fender e da Gibson pra projetar e porduzir partes pras duas, inclusive braços e corpos para reposição e personalização.

Enfim, se você conhecesse realmente essas guitarras e as Fender Custom Shop talvez vc visse que as pequenas modernizações dos projetos feitas por essas marcas fazem uma grande diferença, tanto que muitas vezes a própria Fender adotou algumas dessas mudanças de projeto em séries especiais. E em momento algum isso é dizer que as Fender Custom Shop são ruins, só que também não são os mais possantes dos posssantes.


Enquanto você vê uma briga de marcas eu vejo um escalonamento das diversas variantes do mesmo modelo. Não baseado na marca, mas baseado nos pequenos aprimoramentos que cada Custom Shop dá a suas guitarras. Afinal não é raro ver testes de Stratos Custom Shop, em que essas marcas ganham da Fender justamente por atentarem à detalhes que o projeto original da Fender não atentava. Até porque o próprio Leo Fender, enquanto proprietário da Fender, considerava a Jazzmaster sua obra prima e a Stratocaster e a Telecaster como tentativas de chegar lá.

Já que você gosta de comparar com carros, eu diria que a Fender Custom Shop é uma F430, o modelo mais simples da marca, enquanto as outras são os modelos linha acima do mesmo fabricante como a 458, 599 ou 612.

Raizen
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Ah cara, desculpe mas não consigo aceitar isso.
Do mesmo modo que as diferenças são mínimas, como você disse, são ajustes que eles fizeram nas Fenders para melhor atender os consumidores, então elas atendem estilos diferentes.

Concordo que o preço de uma série deluxe da fender possa não ser justificado pela tocabilidade/acabamento. O preço é simplesmente justificado pelo nome Deluxe, bem como as signatures.

Quem quer uma boa strato vai pedir uma Fender, pode até comprar dessas outras marcas e terá sensações diferentes, sejam elas cosmésticas, táteis ou sentimento de exclusividade.
Uma Ferrari msotra que sou rico, uma Maserati mostra que sou rico e exclusivo. : ]

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Raizen
Do mesmo modo que as diferenças são mínimas, como você disse, são ajustes que eles fizeram nas Fenders para melhor atender os consumidores, então elas atendem estilos diferentes.

Cara, como eu disse, você deve testar antes, pra ver que embora as diferenças na tocabilidade sejam grandes, dependendo do modelo a sonoridade é tão próxima que vc facilmente confunde uma com a outra, obvio eles também tem modelos com sonoridade própria. Mas enfim as Stratos que eu citei, a maioria é bem na praia da Fender em sonoridade.

Quem quer uma boa strato vai pedir uma Fender, pode até comprar dessas outras marcas e terá sensações diferentes, sejam elas cosmésticas, táteis ou sentimento de exclusividade.

Bom aqui se revela realmente a motivação da marca. Eu gosto muito das Stratos e Teles da Fender, tanto que tenho uma, e mesmo que tivesse instrumentos da Tom Anderson ou Suhr, provavelmente ainda teria várias Fender, mas não nego que 90% do motivo é o nome Fender no Headstock.

Uma Ferrari msotra que sou rico, uma Maserati mostra que sou rico e exclusivo. : ]

Maserati é a subisidiária da Ferrari para quem tem muito dinheiro, mas não o suficiente pra comprar um cavalinho rampante, é só ver que os preços iniciais da Maserati são em média metade dos preços iniciais dos correspondentes na linha da Ferrari. Mas no fim a Maserati é feita na fabrica da Ferrari, com motor ferrari, pelo mesmo studio de design que faz a Ferrari... mas a marca do tridente ainda não tem o valor de mercado de um cavalinho rampante hehehehhehehe

ogner
Veterano
# out/09
· votar


Insisto que o que está acontecendo é briga de marcas e estilos. Strato com som de strato é só a Fender

Concordo irrestritamente com essa idéia tb!!!

Puramente e simplesmente pq a Fender foi a primeira.
Refrigerante com sabor de Cola só a coca-cola o resto é DIFERENTE, melhor?? Pior?? Vc decide!!


A qualidade pode ser oq for, mas timbre de Fender (strato) só a fender tem...Se alguem gostasse do timbre de uma tonante, teria que comprar uma tonante, pois só ela tem o timbre de tonante...

Sou apaixonado pelo timbre que as Fenders produzem em diferentes níveis, é claro. Por exemplo, não me apetece o timbre de uma american standard atual...Só compro (comprarei) fenders usadas.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


ogner
A qualidade pode ser oq for, mas timbre de Fender (strato) só a fender tem...

Eu achava isso até a primeira vez que peguei uma Tom Anderson... heheheheheheheheheh

Excelion
Veterano
# out/09
· votar


Fender é cara porque eu uso Fender.

Aí os fãs querem comprar, a procura sobe...

E como eu uso um Blues Jr., os Amps também tendem a subir cada vez mais o preço.

3 semanas atrás eu comprei uma Lone Star. Acho bom interessados comprarem logo antes que vaze a info que eu comprei e o preço suba, fikdik.

Bilbo
Veterano
# out/09
· votar


ibanez tem cara de guitar de metal xD

CBX250
Veterano
# out/09
· votar


Pq ela é a guitar do Hendrix[2]
Pq ela é a guitar do SRV, do Buddy Guy, Mark Knopfler, Clapton, Malmsteen, Blackmore, e o principal, é a guitar do Chimbinha!

Les Guitar
Veterano
# out/09
· votar


CBX250
É a guitarra do slashfoda também, nunca se esqueça disso.

wppereira
Veterano
# out/09
· votar


Eu concordo com o amigo Raizen!

Não acho que as Suhrs, G&L e Pensas sejam melhores que a Fender por causa de "correções" nos projetos. São guitas diferentes, com sonoridades semelhantes, mas não iguais. Apenas isso! Uma Suhr não é melhor que uma Fender por ter uma correçõa no projeto, mas por ser confeccionada "a mão durante todo o processo de fabricação, por ser construída com madeira e peças premium e por ter um ótimo controle de qualidade.

Já as G&L, já tive a oportunidade em tocar em muitas... São ótimas guitarras, com sonoridade diferente das Fenders. Grande parte da diferença vem dos caps que soam bem diferentes aos da Fender...Já toquei em uma G&L com caps CS 69 e soou bem mais Fenderish que os caps antigos...Não acho nem melhor, nem pior...apenas diferente!

maspn
Veterano
# out/09
· votar


até que acho as fenders barata...
ja vi gibson por 16 mil.

Richard1964
Membro Novato
# abr/15
· votar


olha cara, a fender estar no mercado a mais de 65 anos, muitos guitarras famosos atuais e que já faleceram,
usaram e usam equipamentos dessa marca.
vou te dizer uma coisa, por mais que muitos discordam comigo, eu não estou nem aí pra eles...
quando você ver algum site ou revista dizendo "as melhores marcas de guitarras do mundo", não caia nessa conversa
tem muita marca de guitarra boa por aí, barata e de boa qualidade.
não estou dizendo que as fender são guitarras ruins, pelo contrario são boas,
mas em assuntos de economia timbre e qualidade a fender e muitas outras, é pura valorização de marca e
quem compra desperdício de dinheiro .

Delson
Veterano
# abr/15
· votar


Ainda mais que em 2009 o preço era diferente do praticado hoje...

Pastor of Puppets
Veterano
# abr/15 · Editado por: Pastor of Puppets
· votar


Richard1964
muitos guitarras famosos atuais e que já faleceram,
usaram e usam equipamentos dessa marca


Eu acho inclusive que os membros que estavam no debate deste tópico já devem ter falecido também

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Richard1964
em assuntos de economia timbre e qualidade a fender e muitas outras, é pura valorização de marca e
quem compra desperdício de dinheiro .


Ledo engano... Tenho uma Gibson LP Standart USA, uma LPJ Joan Jett Signature, uma Fender Strato USA, uma Gretsch LP (nem ideia do modelo certo) e um Fender JB... Toda vez que eu toco em algum deles faz sentido o preço...

É algo fora do meu bolso? É, com certeza. Mas com a mesma certeza, seria o feliz proprietário de qualquer uma delas, seja da Gretsch (mais barata) ou da LP USA (mais cara)...

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Tenho uma Gibson LP Standart USA, uma LPJ Joan Jett Signature, uma Fender Strato USA, uma Gretsch LP (nem ideia do modelo certo) e um Fender JB... Toda vez que eu toco em algum deles faz sentido o preço...
É algo fora do meu bolso? É, com certeza. Mas com a mesma certeza, seria o feliz proprietário de qualquer uma delas,


Não entendi suas palavras. Você tem essas guitarras ou teria, se não fossem algo "fora do seu bolso"???

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


JJJ

Tenho em mãos, mas não são minhas... Lembra que sou roadie (já caminhando pra guitar tech)?

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah

Ah, tá... Agora fez sentido... hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pq guitarra fender eh tao cara?