Guitar Rig 3 Tutorial

    Autor Mensagem
    prettycool
    Veterano
    # out/09


    O meu tutorial

    Antes de mais este tutorial é baseado em leituras e videos por essa net fora inclusive deste forum.
    Tentei organizar as duvidas que tive e que sei que são da maioria que se esta iniciando no guitar rig

    Então cá vai.

    1) Material Necessário:
    1 Controlador Midi ( No meu caso um Behringuer FCB1010) e 1 Midi USB Interface
    1 Computador
    Software Native Instruments Guitar Rig 3
    Driver ASIO4ALL v2
    1 Guitarra

    2) Alguns Requesitos

    O Computador precisa ter um processador de no mínimo 1GHz de clock, pode ser um Pentium como um Athlon. Eu não recomendo processadores Duron, Celeron e afins, devido a falta de cache que possuem.

    Em relação a memória RAM eu ja consegui rodar ate com 128 MB, mas 256 MB fica muito melhor (Na verdade, Memoria RAM quanto mais , melhor para qualquer coisa).

    A placa de som pode ser qualquer uma: O unico requisito é que ela possua drivers com a tecnologia WDM. Não tentem usar isso com o windows 95 pois o mesmo não possui tal tecnologia.

    Se o driver da tua placa não é WDM, faz o download de uma versão nova no site do fabricante. A probabilidade de existir um driver WDM para a tua placa é enorme!

    Quanto ao computador estamos falados.

    3) Latência

    Latência é atraso ou delay que existe entre o toque nas cordas e a saida do som (convem ser nula ou quase nula).
    Para resolvermos esse problema façamos o seguinte:
    Fazer o Download ASIO4ALL em http://www.asio4all.com e instalar no computador.
    A Instalação é bem simples, acho que ninguem vai ter problemas com isso.

    Uma vez instalado, cria-se um driver ASIO com um padrão desenvolvido pela Steinberg para diminuir a latência em placas mais bem elaboradas e caras. Porém esta versão é genérica: Serve para qualquer placa de som que tenha o driver WDM instalado.
    Depois de instalado o driver, instale o guitar rig 3.

    4) Configuração do Guitar Rig 3

    Vamos agora, configurar o guitar rig 3 e o driver para melhorar ao máximo a qualidade do nosso som:

    a) Abrir o Guitar Rig, File /Audio And MIDI Setings...
    b) Clicar em SoundCard e selecionar ASIO como sendo a Interface principal
    c) Por o sample rate em 44100, que é o suportado pela maioria das placas, mas se a tua placa suportar mais, fá-lo.
    d) Em Output Device selecione o ASIO4ALL v2
    e) Clicar no Botão ASIO Config, (vai aparecer a tela do driver ASIO4ALL ).
    f) Nesta tela a unica coisa que é preciso é ajustar o ASIO Buffer Size para 512 Samples ou menos mas atenção ao diminuirmos Asio Buffer size para valores inferiores a 512 corremos o risco de o computador breckar mais vezes e o som tem falhas contudo vai de PC para PC.
    g) Fechar a janela do ASIO4ALL, clicar na aba Routing do Setup do Guitar rig 3 e certificar as entradas e saidas corretas da placa de som.
    h) Clicar em OK.

    A latência já está baixa.

    Melhorias

    Como sabemos, a guitarra precisa de uma entrada de alta impendancia para obter o máximo de seu potencial, porém, as placas de som não possuem tal entrada. Então, como resolver isto?

    A Resposta é usar um Direct Box, que transforma uma entrada de baixa impendancia numa entrada de alta impendancia. Sendo assim, com um direct box, liga a guitarra a ele, e ligue-o na entrada de microfone ou line in da placa de som!

    Um pré amp tambem pode resolver esse problema. liga a guitarra no pré amp, e a saida de Line do pré amp na entrada de Line in da placa de som. Tambem se pode usar uma pedaleira que possua pré amplificador, lembrando de ligar a saida de fones da pedaleira na entrada de Line in da placa de som.

    P.S.: Esta redução de latencia funciona não so para o guitar rig, como para qualquer outro software que possua suporte a drivers ASIO, como o cubase, o Sonar, o Amplitube, etc...


    5) Configurar a placa de som do computador

    OUTPUT

    Line Volume – Sem som (para ouvir só o efeito sem misturar o som directo na placa)
    Mic Volume – Sem som

    INPUT

    Stereo Mix – Sem som
    Mic Vol – Sem som
    Line In – Ir regulando
    Agora basta ligar a guitarra e tocar.

    6) Ligar FCB1010 ao computador

    1- Comprar um Midi USB Interface.
    2- Ligar entrada IN do interface no MIDI OUT/ THRU do FCB1010.
    3- Ligar Ficha USB no PC.


    7) Configurar FCB1010

    Nota: È conveniente usar a FCB1010 com o modo DIRECT SELECT desactivado (é como vem de origem).

    Calibragem dos pedais de expressão A e B.

    1- Ligar FCB1010, mantendo premidas as teclas 1 e 3 e largar botão 1 e 3 após ligar o interruptor.
    2- Aguardar que todos os pedais se acendam.
    3- Premir todos os pedais, incluindo UP/ENTER e DOWN/ESCAPE, para que todos fiquem apagados.
    4- Aguardar até o teste estar concluído (ouvem-se 3 ou 4 cliques sonoros).
    O mostrador dá indicação de F1 (3 cliques), quando existe uma ligação MIDI.
    Caso tenha ligado MIDI Out com MIDI In, o mostrador dá indicação de A1.
    5- Prima uma vez a tecla DOWN/ESCAPE.
    6- Ajuste o pedal Expressão A para o valor mais baixo (pedal aberto) com valor "00" ou "01", o LED VALUE 1 está aceso.
    7- Depois do valor ajustado, prima a tecla UP/ENTER.
    8- Ajuste o pedal Expressão A para o valor mais alto (pedal completamente em baixo), com valor "127" o LED VALUE 2 está aceso.
    9- Depois do valor ajustado, prima a tecla UP/ENTER.
    10- Ajuste o pedal Expressão B para o valor mais baixo (pedal aberto) com valor "00" ou "01", o LED VALUE 1 está aceso.
    11- Depois do valor ajustado, prima a tecla UP/ENTER.
    12- Ajuste o pedal Expressão B para o valor mais alto (pedal completamente em baixo), com valor "127" o LED VALUE 2 está aceso.
    13- Depois do valor ajustado, prima a tecla UP/ENTER.

    Qualquer coisa que não esteja bem o melhor é reininciar a FCB1010 para as configurações de Fábrica.

    Reiniciar FCB 1010

    Ligar FCB1010 com os botões 1 e 6 pressionados.
    Para ligar o aparelho, mantenha o pedal primido aproximadamente 2,5 seg.
    No mostrador aparece 09 a 00 e os pontos estão a piscar. Quando os pontos se apagam, o FCB 1010 volta a ter as definições de fábrica e fica novamente operacional.


    8) Configurar o FCB1010 para Guitar Rig 3

    Configuração do FCB1010

    1- Escolher um Banco qualquer (eu escolhi o 7 como no video de demonstração no Youtube dividido em 6 partes) em:

    http://www.youtube.com/watch?v=sP8CZ7tXTCw&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=thFwAI3H_ko&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=LjbSZPESBfw&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=JeD5Jlr0hec&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=cKIq2_EiLh4&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=WwH2MiH-N1w&feature=related

    2- Configurar todos os presets (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10) e pedais de expressão A e B.

    Escolher um banco.

    Passear nos botoes Up e Down e escolher.(neste caso ficamos por 07.)

    Configurar presets.

    1- Pressionar o Botão DOWN 2 seg. (Acende uma luz verde no preset Configuracion).
    2- Carregar Up (confirmação).Aprecem acesos os Leds 1, 8, e 9, em que:
    O 1 representa o program change , ou seja, muda de banco com um efeito para ouro banco com outro efeito.
    O 8 representa o pedal de expressao A e o 9 o pedal de expressao B.
    Contudo no guitar rig não é aconselhavel usar a função do preset 1, porque pretendemos apenas mudar os efeitos dentro do mesmo banco.
    Ex: ligar delay ,desligar delay, ligar chorus , desligar chorus etc. Dentro do mesmo banco (neste caso no mesmo amplificador).
    Assim para isso acionamos o preset 10 com a função "Note" que permite fazer o tal efeito (mudar efeitos dentro do mesmo banco).Ok vamos configurar preset a preset neste caso o (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10). Assim:
    3- Carregar 2 seg no preset 1 (ele apaga).
    4- Carregar 2 seg no preset 10 (ele acende).
    5- Carregar no preset 8 (fica a piscar).e aparece o numero 27 tb a piscar.(se não aprecer o numero 27 , po-lo obrigatoriamente ,carregando no 2 e no 7) porque 27 é o paramentro cc que o guitar rig reconhece para pedal WHA WHA.
    6- Carregar up (para confirmar).Aparece "00" ou "01" que signifcam o valor minimo do pedal de expressão A e uma luz verde a dizer value 1.(pedal todo aberto).
    7- Carregar up (para confirmar). Aparece "127" que signifca o valor máximo do pedal de expressão A e uma luz verde a dizer value 2.(pedal todo fechado).
    Experimentar manejar o pedal A e ver se ele ao movimentar vai mudando os valores entre 00 e 127.Caso não faça: Voltar a calibrar os pedais.
    8- Carregar up (para confirmar). Pedal de expressão A ja está configurado.
    9- Carregar no preset 9 (fica a piscar).e aparece o numero 10 tb piscar tb.(podemos confirmar porque 10 é um paramentro cc que o guitar rig reconhece para outra configuração qquer mas n é importante pq mais adiante qdo formos configurar no software podemos por os pedais de expressao a fazer qquer função).
    10- Carregar up (para confirmar).Aparece "00" ou "01" que signifcam o valor minimo do pedal de expressão B e uma luz verde a dizer value 1.(pedal todo aberto).
    11- Carregar up (para confirmar). Aparece "127" que signifca o valor máximo do pedal de expressão B e uma luz verde a dizer value 2.(pedal todo fechado).
    12- Carregar up (para confirmar). Pedal de expressão B ja está configurado.
    13- Carregar no preset 10 (fica a piscar).
    14- Carregar up (para confirmar).Vai aparecer o numero 61 a piscar se não aprecer esse numero é obrigatorio pôlo carregando em 6 e 1.Porque como estamos a configurar o banco 7 e preset 1 entao banco 7 é (00, 01, 02, 03, 04, 05, 06,) dai o banco 7 ser reprentado por 6 dado começar em 00 e não em 01. O 1 é o preset 1.
    15- Carregar up (para confirmar).
    16- Carregar DOWN 2 seg (configuração concluida do preset 1 do banco 7).

    Repetir todos estes passos para o preset 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; e 10.

    Nota . A unica diferança é no ponto 14 que temos que alterar o numero para 62, no caso do preset 2 , para 63 no caso do preset 3 etc.

    9) Conectar FCB1010 com Guitar Rig 3

    Abrir Guitar Rig 3
    Reconhecimento do controlador midi

    1- File /Audio And Midi Sttings
    2- No Soundcard nao precisamos mexer mais visto já termos configurado ateriormente.
    3- Na opção Midi no quadro que diz input interface vamos por ON na opção que aparece relativa ao interface do FCB1010 ligado ao usb do computador.
    4- Clicar OK

    Criar um set up pessoal (Existe tambem um bom video em http://www.youtube.com/watch?v=4L7ylrHzad8) ou Tambem em (http://www.youtube.com/watch?v=Uc8YGO7kqDQ)

    1- File /New Sound
    Vai abrir um quadro ao lado direito com as racks predefinidas (Input, Tape deck 1 e 2, Tuner, Metronome e Output
    2- Clicar em Components
    Como podemos ver existe outra barra abaixo da opção components, com as seguintes opções:
    Amps, Dist, Mod, Eq, Vol, Rev, Tools, Mdf.
    Aqui nós vamos seleccionar o amp que queremos a coluna os pedais de distorção etc etc.
    Para escolher basta por o cursor em cima da opção que queremos e arrastar para o lado direito onde ja estão o input decks etc , e por na posiçao que pretendemos.
    Ex. Vou escolher :
    O Amp LEAD 800, um pedal de distorção SKREAMER,um delay QUAD DELAY e um wha wha REAL WHA.
    E vou configurar como se fosse na realidade pela seguinte posição de montagem.
    Input -> Tunner->Real Wha->Skreamer->Lead 800 e coluna.
    Depois:
    Quad delay (como se fosse o loop de efeitos) e por fim o Output.

    Ok vamos agora organizar o nosso FCB1010 com estas racks.

    1- Clicar em Options / Controller

    RK Switch 1

    Significa um pedal ou um preset da FCB1010 e como tal podemos definilo com 2 tipos de parametros.
    Ou GLOBAL ou SOUND como se ve no rectangulo ao lado.
    Para seleccionar o que queremos basta clicar em cima do rectangulo e ele muda automaticamente.

    Na minha configuração (igual ao video do Youtube) eu pré-defini:
    Os pedais 1 e 2 da FCB1010 para mudar o BANK MENU já predefinido do guitar rig 3.
    Em que 1 é o UP (Previous Bank) e o 2 o DOWN (Next Bank)
    Os pedais 3 e 4 da FCB1010 para mudar o SOUND MENU já predefinido do guitar rig .
    Em que 3 é o UP (Previous Sound) e o 4 o DOWN (Next Sound)

    OK.

    Então como fazer com que o guitar rig reconheça essas funçoes do FCB1010?

    Pedal 1 (Preset 1 do Banco 7 da FCB1010)

    Options / Controller / RK Switch 1/ LEARN/ carregar no Pedal 1 da FCB1010 (e la está vai aparecer "KEY 61 on" reconhecendo o pedal 1 do banco 7) /Por na opção GLOBAL no rectangulo que se segue a RK Switch 1/Carregar botão direito do rato na barra cinzenta abaixo do rectangulo GLOBAL e clicar na opção PREVIOUS BANK.

    Pedal 2 (Preset 2 do Banco 7 da FCB1010)

    Options / Controller / RK Switch 2/ LEARN/ carregar no Pedal 2 da FCB1010 (e la está vai aparecer "KEY 62 on" reconhecendo o pedal 2 do banco 7) /Por na opção GLOBAL no rectangulo que se segue a RK Switch 2/Carregar botão direito do rato na barra cinzenta abaixo do rectangulo GLOBAL e clicar na opção NEXT BANK.

    Pedal 3 (Preset 3 do Banco 7 da FCB1010)

    Options / Controller / RK Switch 3/ LEARN/ carregar no Pedal 3 da FCB1010 (e la está vai aparecer "KEY 63 on" reconhecendo o pedal 3 do banco 7) /Por na opção GLOBAL no rectangulo que se segue a RK Switch 3/Carregar botão direito do rato na barra cinzenta abaixo do rectangulo GLOBAL e clicar na opção PREVIOUS SOUND.

    Pedal 4 (Preset 4 do Banco 7 da FCB1010)

    Options / Controller / RK Switch 4/ LEARN/ carregar no Pedal 4 da FCB1010 (e la está vai aparecer "KEY 64 on" reconhecendo o pedal 4 do banco 7) /Por na opção GLOBAL no rectangulo que se segue a RK Switch 4/Carregar botão direito do rato na barra cinzenta abaixo do rectangulo GLOBAL e clicar na opção NEXT SOUND.

    E já esta configurado

    Seguidamente eu vou seleccionar o botão 5 como foot switch do meu amplificador para mudar do canal limpo para a distorção.
    Assim:

    . Pedal 5 (Preset 5 do Banco 7 da FCB1010)

    Options / Controller / RK Switch 5/ LEARN/ carregar no Pedal 5 da FCB1010 (e la está vai aparecer "KEY 65 on" reconhecendo o pedal 5 do banco 7) /Por na opção SOUND no rectangulo que se segue a RK Switch 5/Carregar botão direito do rato na barra cinzenta abaixo do rectângulo SOUND e clicar na opção Lead 800 / Channel.

    Seguidamente eu vou seleccionar o botão 6 como o meu pedal de distorção Skreamer

    Assim:

    . Pedal 6 (Preset 6 do Banco 7 da FCB1010)

    Options / Controller / RK Switch 5/ LEARN/ carregar no Pedal 6 da FCB1010 (e la está vai aparecer "KEY 66 on" reconhecendo o pedal 6 do banco 7) /Por na opção SOUND no rectangulo que se segue a RK Switch 6/Carregar botão direito do rato na barra cinzenta abaixo do rectângulo SOUND e clicar na opção Skreamer ON/Off.
    Ou seja podemos pre-definir os pedais da FCB1010 para seleccionar as pções que pretendemos que eles façam seguindo sempre estes passos anteriormente explanados.

    Quanto aos pedais de expressão.

    Ex,
    Vamos por o Pedal de expressão A como Wha Wha e o B como Volume

    Pedal de expressão A

    Options / Controller / RK External Pedal 1/ LEARN/ carregar no Pedal de expressão A da FCB1010 (e la está vai aparecer "cc # 27" reconhecendo o pedal de expressão A) /Por na opção SOUND no rectangulo que se segue a RK External Pedal 1/Carregar botão direito do rato na barra cinzenta abaixo do rectângulo SOUND e clicar na opção Real Wha / Pedal.


    Pedal de expressão B
    Options / Controller / RK External Pedal 2/ LEARN/ carregar no Pedal de expressão B da FCB1010 (e la está vai aparecer "cc # 10" reconhecendo o pedal de expressão B) /Por na opção SOUND no rectangulo que se segue a RK External Pedal 2/Carregar botão direito do rato na barra cinzenta abaixo do rectângulo SOUND e clicar na opção Volume Pedal / Pedal.

    E já está:

    Espero ter ajudado:

    São possiveis erros mas como voces eu tb aprendi mexendo, o que como é obvio podem existir diferentes maneiras de configurar o guitar rig.

    Abraço

    PORTUGAL , Algarve.

    Marco Cardoso

    Se gostarem comprem o software.

    prettycool
    Veterano
    # out/09
    · votar


    FCB1010 Como copiar bancos

    Eu editei anteriormente o banco 7 mas poderia ter editado o banco 00, 01, 02, etc.

    Assim vou explicar como editar todo o FBC1010 com a mesma configuração ou seja, programar todos os bancos e presets para o funcionamento com o Guitar Rig.

    No caso emaginem que ao inves de ter programado o banco 7, eu porogramei o banco 1.

    Assim:

    O Banco 1 Já está todo Editado

    Vamos copiar tudo para o banco 2 3 4 5 6 7 8 9 e 10

    1-Desligar FCB1010
    2-Ligar FCB1010 com o botão DOWN/escape pressionado (Vai acender um led no Global Configuration).
    3-Up
    4-Up outra vez (Acende led que diz "config")

    ***
    1- Clicar 5 (Led Value 1 está aceso)
    2- Por 01 (significa preset 1 no banco 0)
    3- Up
    4- Por 11 (significa preset 1 no banco 1)
    5- Up

    Ou Seja:

    Copiei o preset 1 do banco 0 e colei no preset 1 do banco 1
    Interessa-me copiar o preset 01 para todos os bancos como preset 1 então:

    Preset 01 = ao 11 21 31 41 51 61 71 81 e 91
    Preset 02 = ao 12 22 32 42 52 62 72 82 e 92

    E assim sucessivamente até ao preset 10

    Preset 10 = ao 20 30 40 50 60 70 80 90 100

    Como tal temos que repetir sempre os passos

    ***
    1- Clicar 5 (Led Value 1 está aceso)
    2- Por 01 ou 02 ou 03 etc
    3- Up
    4- Por 11 12 13 etc
    5- Up

    prettycool
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Olá Novamente!

    Já Podem fazer o Download do meu teturial em:

    http://www.scribd.com/doc/21140043/FCB1010-Com-Guitar-Rig-3-Por-Marco- Cardoso

    Be Good!!!!

    ogaitnas
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Muito legal, vc explicou tudo para configurar o fcb1010 :)

    Finalmente um post realmente útil por aqui, já que usar o fcb1010 exige bastante configuração para ficar 100%

    toty
    Veterano
    # out/09
    · votar


    prettycool
    Muito bom cara...agora eu aprendo a mexer nesse treco... huahua + 1

    Les Guitar
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Man uma dúvida, eu to baixando agora o guitar rig 3 e tipo eu não sei nada sobre a minha placa de som, como eu posso saber se ela é compativel? :P

    prettycool
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Les Guitar
    Man uma dúvida, eu to baixando agora o guitar rig 3 e tipo eu não sei nada sobre a minha placa de som, como eu posso saber se ela é compativel? :P

    Oi td bem?

    Eu não percebo mto de placas de som,o que te posso dizer é q experimenta,lê os tópicos que postei anteriormente que explica tudo ao pormenor (penso eu) e se ficar bom melhor.
    Ok?
    Desculpa a minha ignorância á tua duvida.

    Abraço.

    Marco Cardoso Portugal

    http://marcocardosoguitarra.blogspot.com/

    Visitem.

    Tem toda esta informação, tem aulas de guitarra e mta coisa interessante.

    prettycool
    Veterano
    # out/09 · Editado por: prettycool
    · votar


    Pessoal peço desculpa por o link que pus anteriormente em relação a um tutorial sobre guitar rig que fiz, já não estar disponivel.

    Eu fiz algumas alterações (nada de conteudo) e apaguei o link.

    Mas vão a este novo link que encontrarão td e mto mais .

    http://marcocardosoguitarra.blogspot.com

    ou

    http://marcocardosoguitarra.blogspot.com/2009/10/manual-fcb1010-com-gu itar-rig-3.html

    Be Good!!

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    prettycool
    Valeu cara, muito obrigado!

    Bem melhor que o vídeo daquele bahiano mal educado do youtube, ta de parabéns!

    Dario ldf
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Já tive os mesmos problemas com guitar rig, mas consegui resolver, minha placa de som é onboard realtek e as caixas de som amplificadas e mesmo assim o som ficou excelente, por isso me cadastrei no Cifra Club, para tentar ajudar as pessoas com problemas, vamos lá.
    1-) instale o guitar rig e o Asio4all
    2-)plug a guitarra na entrada mic do pc
    3-)feche o guitar rig e o asio, toque a guitarra, se você ouvir o som dela, você terá que desabilitar a entrada mic, pois voce não deve ouvir o som dela com guitar rig fechado ok.
    4-)vá em painel de controle - sons e dispositivos de audio - audio - em volume do dispositivo clique em avançado - ache o controle de entrada do microfone, é o que tem um botão "avançado", marque a opção "sem audio", clique o botão avançado e desmarque a opção " aumento de sensibilidade do microfone", feche tudo.
    5-)agora toque a guitarra, você não deverá ouvir o som, não se preocupe é assim mesmo que o guitar rig funciona.
    6-)agora vá em painel de controle - gerenciador de audio hd realtek - clique a aba "mixer" - desabilite "mixagem estereo", feche tudo. Abra o guitar rig e divirta-se, espero ter ajudado.

    maggot515
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    só de pensar em ler isso aí tudo já prefiro comprar uma pedaleira msm! kkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitar Rig 3 Tutorial