Tommy Bolin Deep Purple James Gang

    Autor Mensagem
    old steel
    Veterano
    # set/09


    Um video desse promissor guitarrista que morreu com 25 anos,numa performance com o James Gang.




    rafamoraes
    Veterano
    # set/09 · Editado por: rafamoraes
    · votar


    Muito foda o Bolin. O disco Come Taste The Band do Deep Purple com o Bolin é um dos melhores de rock 70's. Sou fã dele e do Blackmore sem dúvidas!

    Abraço

    old steel
    Veterano
    # out/09
    · votar


    up

    RenatoSchoen
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Upando o tópico sobre esse grande guitarrista.

    Tommy Bolin

    Desde cedo, Tommy Bolin mostrou interesse pela música, sendo a bateria o primeiro instrumento que aprendeu a tocar, passando logo depois para o piano, e finalmente para a guitarra.

    Iniciou sua carreira profissional num grupo chamado Zephyr, onde participou de dois discos, Zephyr (1969) e Going Back to Colorado (1971). Logo depois, inspirado pelo jazz/ fusion de grupos como Mahavishnu Orchestra e Weather Report, montou uma banda chamada Energie, que não chegou a gravar nenhum disco, mas serviu para chamar a atenção do influente baterista Billy Cobham, que convidou Tommy para tocar no seu disco Spectrum (1973), obra esta que acabou se tornando uma das mais importantes do estilo.

    Em seguida, Tommy foi chamado para substituir o guitarrista estadunidense Joe Walsh no James Gang, com o qual gravou os discos Bang (1973) e Miami (1974), deixando a banda em 1974 para atender o convite para substituir o guitarrista Ritchie Blackmore no Deep Purple, que saiu da banda em 1975.

    Com o Deep Purple, Bolin grava apenas um disco de estúdio, Come Taste The Band (1975), ao lado do vocalista David Coverdale, do baixista e vocalista Glenn Hughes, do tecladista Jon Lord e do baterista Ian Paice. O disco marca uma mudança na sonoridade da banda, com influência clara do som suingado de Bolin e do baixista e vocalista Hughes, o que não agradou a parte dos fãs do conjunto. Ainda em 1975, lança o seu primeiro disco solo, Teaser, em que mostra todo o seu talento e perícia na guitarra.

    Com o término do Deep Purple, em fevereiro de 1976, Tommy seguiu em carreira solo, lançando mais um disco, chamado Private Eyes (1976), e seguiu excursionando com sua banda de apoio, composta por ex-integrantes de bandas como Vanilla Fudge, Rare Earth e Mahavishnu Orchestra para promovê-lo.

    Tragicamente, a tão promissora carreira é interrompida no dia 4 de dezembro de 1976, quando aos 25 anos de idade, é encontrado morto em um quarto de hotel em Miami, vítima de overdose, logo após abrir para um show do guitarrista Jeff Beck. Em sua necropsia, foram encontrados traços de heroína, cocaína, lidocaína, morfina e álcool.

    Obs: Texto extraído da Wikipédia

    Confiram abaixo um exemplo do estilo e da agressividade que Tommy aplicava em seus solos. A música é "Taurian Matador", do disco Spectrum (Billy Cobham). Uma série de solos curtos e "matadores" em um duelo com o lendário tecladista Jan Hammer.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tommy Bolin Deep Purple James Gang