O mágo da stratocaster.Como e bom ver escutar esta féra !

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Conheceu Syd Barrett quando frequentava o Colégio de Artes e Tecnologia de Cambridge, embora não tenha pertencido á formação inicial dos Pink Floyd. Seu primeiro grupo chamava-se Joker's Wild para quem começou a tocar em 1963. A banda mudou o seu nome para Flowers em 1967 tendo acabado nesse mesmo ano, tendo Gilmour formado os Bullitt. Juntou-se aos Pink Floyd em Janeiro do ano seguinte. Syd Barrett saiu do grupo alguns meses mais tarde e ele então assumiu o papel de guitarrista principal.

Roger Waters deixou o grupo em 1985 assumindo que sem ele os Pink Floyd se desmembrariam. Em vez disso, David Gilmour assumiu por completo o controle da banda e criou A momentary lapse of reason. Ele explica:

"Eu tinha um sem número de problemas com a direcção da banda no passado recente, antes de Roger sair. Eu achava que as músicas tinham muitas palavras, e que devido ao significado dessas palavras serem tão importantes, a música tinha-se tornado um mero veículo para as letras, o que não era muito inspirador...The dark side of the moon e Wish you were here tiveram um enorme sucesso, não apenas devido à contribuição de Roger, mas também porque havia um equilíbrio maior entre a música e as palavras do que em álbuns mais recentes. É isso que estou a tentando fazer em A momentary lapse of reason mais focado na música, restaurar o equilíbrio."(fonte wikipédia)

buddy guy
Veterano
# set/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Reconhecido por ações humanitárias
Ao longo de sua vida, tem colaborado ativamente em muitas organizações de caridade. Colabora com entidades como: Greenpeace, European Union Mental Health and Illness Association e Anistia Internacional. Realizou um projeto habitacional para os sem-teto e pessoas com deficiência intelectual.

Em 1996 foi induzido no Hall da Fama do Rock and Roll com os Pink Floyd. Em Novembro de 2003 foi-lhe atribuída a Ordem do Império Britânico.(fonte wikipédia)

buddy guy
Veterano
# set/09 · Editado por: buddy guy
· votar


A aviação
David Gilmour é também um piloto experiente. Sua empresa, Intrepid Aviation, acumulou um impressionante conjunto de aeronaves históricas. Ele decidiu vender a Intrepid, pelo seguinte motivo[1]:

"A Intrepid Aviation foi para mim uma forma de fazer meu hobby pagar a si mesmo , mas, gradualmente ao longo de alguns anos a Intrepid Aviation tornou-se um negócio, que tive de administrar. De repente eu percebi que em vez de ser um passatempo que desfrutava era uma empresa e por isso decidi vende-la. Não sou mais seu proprietário. Tenho apenas um bom e velho biplano no qual passeio pelo céu de vez em quando ..."(fonte wikipédia)

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Álbuns a solo
David Gilmour (1978)
About Face (1984)
On an Island (2006)
Live In Gdansk (2008) (fonte wikipédia)

buddy guy
Veterano
# set/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Um cara como esse ,é digno de toda admiração que muitos tem por ele !!!!!! Um cara que não olha somente para o próprio umbigo,mesmo tendo tanta fama e grana.Prova de que humildade e humanidade é don nato de poucos

Sioux
Veterano
# set/09
· votar


Alguem poderia me responder uma coisa...estou começando a ouvir floyd...mais isso não vem ao caso...mais nesse cover, que efeito é esse da guitarra...
http://www.youtube.com/watch?v=PCSFz_YycYA


Na introdução deste som não tem muita coisa não rs, ali ta soando a Black strat dele com cap do braço, um Seymour Duncan custom wound SSL-1, Reverb e o cabeçote Hi-Watt.

Gilmour é claro, tem um tecnico de guitarra, este tecnico chama-se Phil Taylor. Taylor está com Gilmour a mais de 20 anos e alem de manter o equipo dele na estrada ele tb projetou o estúdio barco de Gilmour.

Vou postar abaixo algumas informações e curiosidades sobre ele, informações dadas por Taylor em uma entrevista que ele deu a Guitar World, garanto que muitos fãs vão adorar saber destes detalhes.

Pra encontrar um timbre Gilmour gosta de começar com um som de guitarra muito limpo, sem distorções. Todas as distorções, delays, compactação, coros e assim por diante são adicionados através de pedais de efeitos diferentes. Ele aplica a mesma filosofia no estúdio de gravação.

Em estúdio Gilmour costuma usar 1 par de combos Hiwatt 50 wts anos setenta, um par de Fender Bassmans reedição '59 e um alto-falante giratório Rover. De vez em quando, experimenta guitarras diferentes, mas o seu instrumento principal para os últimos 10 anos tem sido a sua vermelha 1984 '57 reissue Fender Stratocaster, que ele também usa na estrada.

Algumas particularidades da Red Strat:
Equipada com captadores EMG-SA ativos single-coil, um EMG-SPC controlador de médio porte e um EMG-EXG expansor que reforça graves e agudos. Além disso, a guitarra apresenta um corte no braço tremolo.

Os microfones usados por Gilmour variam, mas são principalmente os Neumann U-87 e Shure SM-57's. Também usa um Neumann KM-86 em sua caixa rotativa.

Sobre "Racks de efeito".
Gilmour não gosta de usar Racks por achar que eles tendem a cobrir uma série de áreas no som, eles não cobrem nenhum deles particularmente bem. Ele sente que pedais como um Big Muff tendem a ter mais caráter.

Para controlar os efeitos ao vivo ele tem um sistema de pedaleira, projetado por Pete Cornish, que possui um sistema de roteamento de 24 send-return. Os efeitos são controlados por uma pedaleira que tem várias configurações pré-definidas.

Taylor sobre Dave:
Dave realiza todos os seus efeitos em tempo real. Ele gosta de ter controle em caso de algo não estar soando bem no palco.
Ele tem um ouvido muito bom, e está continuamente mudando seus efeitos para obter o som que ele quer.

Alguns pedais que compoem o set de Dave:
Pedais adicionais incluem um Boss CS-2 Sustainer, MXR Dyna Comp, Ibanez CP9 Compressor-Limiter, Hyperfuzz Boss, Electro-Harmonix Big Muff, dois Chandler Tube Drivers e três Equalizador gráfico Boss.

GW pergunta: Como é que Dave pode atingir o clássico som que ouvimos nos solos de músicas como "Comfortably Numb"?

Taylor:
Não acho que é muito bonito. Ele é, obviamente, usando um par de efeitos, como um Big Muff e um delay, mas é realmente apenas seus dedos, seu vibrato, sua escolha de notas e como ele define seus efeitos. Acho extraordinário quando as pessoas pensam que podem copiar seu timbre através da duplicação de seu set.
Na realidade, não importa quão bem você pode investir e duplicar os equipamentos, você nunca será capaz de duplicar a personalidade. (Fantástico)

É isso ai pessoal =]

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Sioux

Valeu as dicas . Quem sabe,sabe né?

buddy guy
Veterano
# set/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Sioux

Cara e o que estou achando de melhor nesse tópico,é lance das coisas que venho aprendendo sobre este grande gênio chamado Gilmour.Coisas sobre os caps que usa,os equipos,até mesmo um pouquinho sobre a vida desta féra.Tem muita coisa que eu desconhecia.Só fico um pouco triste em ver que por conta da genialidade que envolve estes equipos,acaba tornando bem dizer impossível para nós,"simples mortais"....hehehe(me corrija se eu estiver errado)aproximar-se deste fantástico timbre Gilmour.Coisas como caps ativos,putz nem fazia idéia disso.Devem custar uma fortuna uns caps desse né?

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Sioux

Camarada Sioux,vc teria algum vidêo por ai,do grande Guilmour, falando sobre as strato dele?Putz tinha visto o vidêo esses dias, e já não encontro mais este vidêo.Ele falava até mesmo da strato 01 que ele tem,a primeira stratocaster fabricada pelo Leo fender.

MMI
Veterano
# set/09
· votar


buddy guy
Os captadores EMG dele não são exatamente uma fortuna, são caros, mas nada demais. São esses aqui, eu tenho na minha guitarra. Tenho também um set montado de Seymour Duncan Antiquity que são muito bons também. Ás vezes eu troco, quando me dá na telha. Inclusive, acho o set do Gilmour até simples, considerando o que o Phil Taylor disse na entrevista (eu tenho essa revista). Como disse, o segredo dele está além disso.

Como é que Dave pode atingir o clássico som que ouvimos nos solos de músicas como "Comfortably Numb"?

Taylor:
Não acho que é muito bonito. Ele é, obviamente, usando um par de efeitos, como um Big Muff e um delay, mas é realmente apenas seus dedos, seu vibrato, sua escolha de notas e como ele define seus efeitos. Acho extraordinário quando as pessoas pensam que podem copiar seu timbre através da duplicação de seu set.
Na realidade, não importa quão bem você pode investir e duplicar os equipamentos, você nunca será capaz de duplicar a personalidade. (Fantástico)


buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


MMI
Valeu MMI,essas dicas são 10 para o tópico.O lance dos caps(ativos né?) deve ser duka tocar com uns caps desses né?Não tem chiado algum né?E os hot noiseless,dá para timbrar parecido com este EMG ativos?

Sioux
Veterano
# set/09 · Editado por: Sioux
· votar


buddy guy

Eu não tenho este video, tb não achei no yt.

Eis a strat "01":


se der tempo a noite postarei aqui neste topico um coverzinho de Marooned.

Otima tarde.

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Sioux
Bacana a 01.Putz esta não poderia faltar neste tópico.Valeu Sioux!!!!!!

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Sioux
# Enviado: 30/set/09 15:12 · Editado por: Sioux
Citar Votar Denunciar

buddy guy

Eu não tenho este video, tb não achei no yt.

Eis a strat "01":


se der tempo a noite postarei aqui neste topico um coverzinho de Marooned.

Otima tarde.



Legal Sioux,vai ser super bem vindo.Abraços !!!!!

MMI
Veterano
# set/09
· votar


buddy guy
Só para você saber, a strato 01 não é exatamente a primeira strato fabricada por leo Fender.
A questão dos captadores ativos não é exatamente essa, de não ter ruídos. Isso vários captadores do tipo "stack" também não tem, como os noiseless, o lace sensor e vários outros. Além de não terem ruídos, são alimentados por bateria (por isso são ativos...), então acabam por ter uma saída mais forte, com impedância menor. Aqui tem um vídeo de um cara tirando um timbre próximo ao do Gilmour, inclusive com alguns pedais, com o kit da EMG DG-20. Mas só em 84/85 ele passou a usar a famosa Fender Stratocaster Re-issue 1957 Vermelha (cor Candy Apple Red - reedição das Strato 57), com captadores ativos EMG modelo DG20 que dão aquele som que podemos conferir nos discos AMLoR, DSoT, TDB e P.U.L.S.E. No site da EMG tem alguma coisa sobre esses captadores..
A questão é que ele usos outras guitarras, na Another Brick and the Wall part II, ele usa uma Gibson Les Paul Goldtop com captadores P90. Também usou uma Tele customizada em outros álbuns, como Animals (leia mais aqui, na música Dogs).
Nesse site tem muita coisa sobre o equipoamento do Gilmour.

Codinome Jones
Veterano
# set/09
· votar


Eu li no site gilmourish q durante a turnê do album The Wall o gilmour usou a black strat original soh que com o braço diferente com um logo falso da fender

segue o texto( se eu n intendi errado)

The Black Strat was David's main guitar on the Wall recording sessions in 1979 and the following tour in 1980-'81. The 1963 rosewood neck was now replaced by a custom 21-fret Charvel flamed maple neck (with a fake Fender logo)

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


MMI


Só para vc ver como eu desconhecia muita coisa do Gilmour. Pensava realmente que a 01 era a primeira guitarra stratocaster fabricada por Leo Fender,putz desenformado geral.Ainda bem que tú me norteou nessa daí,valeu mesmo.Nossa tem M coisas para se ficar por dentro do "assunto"Gilmour heim? Muito legal estas dicas,que acabam por compilar muita informação bacana e extremamente útil neste tópic.Valeu mesmo!!!!!!!!!

MMI
Veterano
# set/09
· votar


buddy guy
Muito legal estas dicas,que acabam por compilar muita informação bacana e extremamente útil neste tópic.Valeu mesmo!!!!!!!!!
Legal, esse é o objetivo do fórum. É que eu sou apaixonado por guitarras e timbres, leio tudo que posso sobre o assunto há bastante tempo e assim vou me informando, testando produtos, comprando e vendendo. Tem muitas coisas sobre muitos guitarristas, estudar guitarras e guitarristas é bem demorado. E eu nem sou da praia de strato... Mas se você gosta, nos sites que passei já tem textos para mais de uma semana de leitura! Hehehehehehe
Esse lance do braço que o Codinome Jones citou é verdade, já li algumas vezes. E se eu não me engano, ele já trocou braço de guitarra mais de uma vez. Minha strato é preta, com braço em flame e captadores DG-20 não é à toa, só que é toda Fender.
Abç e boa sorte na leitura

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Um cara como esse ,é digno de toda admiração que muitos tem por ele !!!!!! Um cara que não olha somente para o próprio umbigo,mesmo tendo tanta fama e grana.Prova de que humildade e humanidade é dom nato de poucos
Pódiscrê!

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Codinome Jones
Eu li no site gilmourish q durante a turnê do album The Wall o gilmour usou a black strat original soh que com o braço diferente com um logo falso da fender

segue o texto( se eu n intendi errado)

The Black Strat was David's main guitar on the Wall recording sessions in 1979 and the following tour in 1980-'81. The 1963 rosewood neck was now replaced by a custom 21-fret Charvel flamed maple neck (with a fake Fender logo)



Legal essa dica heim?Me faz tirar o peso da consciencia.Tô montando uma strato aqui,e tava querendo colocar o logo fender nela,mas pelo fato do braço ser de luthier,somente o corpo(fender méxico em alder),fiquei pensativo.Se por ventura a guitarra viesse a perder indêntidade.Dando a impressão de quere enganar a sí mesmo.Depois dessa dica fiquei animadão....hehehehe......

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


MMI
buddy guy
Muito legal estas dicas,que acabam por compilar muita informação bacana e extremamente útil neste tópic.Valeu mesmo!!!!!!!!!
Legal, esse é o objetivo do fórum. É que eu sou apaixonado por guitarras e timbres, leio tudo que posso sobre o assunto há bastante tempo e assim vou me informando, testando produtos, comprando e vendendo. Tem muitas coisas sobre muitos guitarristas, estudar guitarras e guitarristas é bem demorado. E eu nem sou da praia de strato... Mas se você gosta, nos sites que passei já tem textos para mais de uma semana de leitura! Hehehehehehe
Esse lance do braço que o Codinome Jones citou é verdade, já li algumas vezes. E se eu não me engano, ele já trocou braço de guitarra mais de uma vez. Minha strato é preta, com braço em flame e captadores DG-20 não é à toa, só que é toda Fender.
Abç e boa sorte na leitura


Eu também sou strateiro fanático e obcecado em busca de tímbre e cosas boas em matéria de strato e boa música por excelência.Putz esse tópic com ajuda de todos os camaradas tá reunindo só coisa boa.Fico grato à todos !!!!

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Um cara como esse ,é digno de toda admiração que muitos tem por ele !!!!!! Um cara que não olha somente para o próprio umbigo,mesmo tendo tanta fama e grana.Prova de que humildade e humanidade é dom nato de poucos
Pódiscrê!


Grande Bertola bom demais te-lo comentando por aqui também.Pensei que o nóbre coléga iria deixar passar este tópic sem marcar presença.Obrigado por ter vindo !!!!!!!!

MMI
Veterano
# set/09
· votar


buddy guy
Esse assunto já rendeu aqui nesse forum, mas me arrisco a dizer de novo... Se vai te fazer feliz meter um adesivo da Fender, vai e faz logo. Só não vai vender como Fender depois.
Só para deixa no contexto, vou contar a história... Eu tenho várias guitarras, Gibson, PRS, Fender etc. Mas certa vez, ao fazer uns negócios com um chinês, ganhei uma Gibson chinesa, falsa. Fiquei um tempo com ela e para dizer a verdade nem toquei nela, apesar dela ser bonitinha e bem feita, com madeiras aparentemente iguais a original. Tive que livrar espaço de casa e tentei vender, como uma guitarra falsa, baratinha, bem menos que uma Epiphone. Neguinho desse fórum me apedrejou, falou que Gibson falsa é crime e mais um monte de coisas. Mas a guitarra eu acabei dando de presente para um conhecido, que está com ela até hoje. Não é que agora me aparece um cara querendo dar 8 mil (!!!!!!!) nela? O cara até falou que ia me devolver se eu quisesse vender (o cara de pau foi falar com ele até). Mas olhe bem se esse cara não é pilantra... O cara ia vender como original, é claro. Óbvio que não teve negócio, mas acho o fim da picada.
Logo, se botar esse adesivo, veja bem o que você faz com essa guitarra.
Abç

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Tô extranhando o camarada Curly ainda não ter passado por aqui.Com certesa o grande Curly tem muita coisa para acrescentar por aqui também !!!!! Curly cada vc?

buddy guy
Veterano
# set/09 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI
buddy guy
Esse assunto já rendeu aqui nesse forum, mas me arrisco a dizer de novo... Se vai te fazer feliz meter um adesivo da Fender, vai e faz logo. Só não vai vender como Fender depois.
Só para deixa no contexto, vou contar a história... Eu tenho várias guitarras, Gibson, PRS, Fender etc. Mas certa vez, ao fazer uns negócios com um chinês, ganhei uma Gibson chinesa, falsa. Fiquei um tempo com ela e para dizer a verdade nem toquei nela, apesar dela ser bonitinha e bem feita, com madeiras aparentemente iguais a original. Tive que livrar espaço de casa e tentei vender, como uma guitarra falsa, baratinha, bem menos que uma Epiphone. Neguinho desse fórum me apedrejou, falou que Gibson falsa é crime e mais um monte de coisas. Mas a guitarra eu acabei dando de presente para um conhecido, que está com ela até hoje. Não é que agora me aparece um cara querendo dar 8 mil (!!!!!!!) nela? O cara até falou que ia me devolver se eu quisesse vender (o cara de pau foi falar com ele até). Mas olhe bem se esse cara não é pilantra... O cara ia vender como original, é claro. Óbvio que não teve negócio, mas acho o fim da picada.
Logo, se botar esse adesivo, veja bem o que você faz com essa guitarra.
Abç


Legal hehehe...Não,não não é para vender não.Putz tenho maior carinho com as minhas 2 guitas,uma sx turbinada com escudo multi-tone da malagoli com caps cunston alnico que ficaou bem interessante e esta outra que estou montando por tára mesmo hehehe.....A prióri esta última eu tava de idéia de montar toda fender com tudo fender.Putz pesquisando preço das péças fender eu fiquei pensativo.E ainda teve o fato de estar utilizando braço que não é em maple,é em marfin de uns 40 anos e escala de orelha de onça de num sei mais quantos anos.Todo feito por luthier com madeiras de demolição.E para ser franco estou super curioso de como este braço em marfim irá interagir com este corpo em alder.Os caps,estou pensando seriamente nos hot noiseless samarium cobalt,"somente pra judiar."Em fim strato para mim é uma grande paixão.E essa da Gibson chinchuning achei legal a história,bem divertido !!!!!!

jm17
Veterano
# set/09
· votar


porra essa musica é bonita mesmo....

MMI
Veterano
# set/09
· votar


buddy guy
não era Ibanez, era Gibson.

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


MMI

Teve um lance bacana que o camarada Bertola disse certa vez sobre vc montar um instrumento e depois se surpreender com o trabalho da luthieria,que ficou marcado para mim.E de certa forma me fez rever meus conceitos em partes,de se peguar uma guitarra prontinha na loja.E desde então quando comecei a querer montar esta strato que falei,tenho pensado muito no que o grande bertola disse naquela ocasião.E o lance do logo fender é só capricho meu mesmo.

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


MMI
buddy guy
não era Ibanez, era Gibson.

Ah,ok,ok foi maus vou editar lá.

buddy guy
Veterano
# set/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Tem um lance também que deixa meio pensativo é relembrar das loucuras que o saudoso Hendrix fazia com suas strato.Quebrava ,punha fogo.Em fim,aquelas loucuras todas.Putz fico por imaginar que é que se passava na cabeça dele ao querer quebrar suas guitas,será que ele não pensava que cada guitarra é única e que não existe um instrumento igual ao outro,mesmo sendo uma guitarra produzida em massa? Putz me dava uma dor no coração de ver ele fazendo aquela porra toda com as guitas.Putz doi só de lembrar !!!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O mágo da stratocaster.Como e bom ver escutar esta féra !