O mágo da stratocaster.Como e bom ver escutar esta féra !

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


jazz blues rock soul funk
Do Caralhooooooooooo!!!!

Cara, não era muito fan do Floyd, mais depois dessa...haja dinheiro...

Alguem poderia me responder uma coisa...estou começando a ouvir floyd...mais isso não vem ao caso...mais nesse cover, que efeito é esse da guitarra...

http://www.youtube.com/watch?v=PCSFz_YycYA



Esta vou deixar para o Sioux responder.Pois coléga faz cover do Floyd e com certeza manja dos efeitos que o Pink Floyd usa.

MMI
Veterano
# set/09
· votar


buddy guy

Do Caralhooooooooooo!!!!
(2)
Valeu, isso é o tipo de coisa que alegra um fim de dia.


MauricioBahia
o timbre do cara é foda... E vou te contar uma coisa. O timbre dele é muito da pegada, mas muito mesmo, bem acima da média. Ele mesmo já deu uma entrevista que a strato dele, a black que ele usava nos shows com captação EMG, NÃO tinha som de strato. Só que na mão dele ele faz soar como strato. Eu mesmo já meti uma captação EMG DG-20 e é a que eu uso, porque strato para mim não cai bem, não sei porque. E olha, já testei um monte de stratos com um monte de captações. Por conta disso, eu digo que o som dele vem da mão.

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


MMI
buddy guy

Do Caralhooooooooooo!!!! (2)
Valeu, isso é o tipo de coisa que alegra um fim de dia.


MMI,valeu. Tem coisa que são difíceis de se explicar com palavras,pois "o pensamento anda à jato e as palavras andam de á pé".Abração !!!

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


MMI

Olha coléga sem querer,vc respondendo ao camarada Mauricio,vc indiretamente me tirou uma dúvida sobre os caps do Gilmour que eu tinha.Fico grato,grande abraço !!!!

rsf
Veterano
# set/09 · Editado por: rsf
· votar


MMI



Por conta disso, eu digo que o som dele vem da mão

se entendi bem, vc sugere que o timbre dele vem da mão, idenpendentemente do equipamento...
nesse caso, sem querer polemizar ou entrar numa discussão infindável e que não é o propósito do tópico...mas se o som dele vem da mão, porque diabos ele utiliza isso?

http://febredeguitarra.blogspot.com/2009/05/david-gilmour-gear.html


na boa, respeitosamente discordo, acho que essa história de que timbre = pegada é um mito romântico, algo mais próximo da metafisca do que da realidade...é evidente que a pegada influencia no resultado, mas dai a deduzir que o "timbre vem da mão" é exagero..na minha opinião a pegada está associada muito mais à qualidade da execução do que ao "som" propriamente dito....
mas enfim, como disse, apenas discordo de vc, sem a pretensão de ser o dono da verdade, mas apenas por amor ao debate...
a proposito, gilmour é um gênio..um gênio indiscutível...um cara que diz muito, sem precisar de trilhoes de notas umas após as outras, num frenesi acelerado...mas mesmo ele, um genio, recorre a diversos equipamentos para produzir sua sonoridade...

Rabbit
Veterano
# set/09
· votar


rsf

Eu penso que a mão dele é mais um pedal que modifica o timbre. A diferença é que esse "pedal" não vende no Guitar Center.

rsf
Veterano
# set/09 · Editado por: rsf
· votar


Rabbit

exato..mas pelo que se depreende do gear dele esse "pedal" que a guitar center não vende, não é o suficiente para o timbre dele....
andou sumido,hein?

MMI
Veterano
# set/09
· votar


rsf
Rabbit
Eu penso que a mão dele é mais um pedal que modifica o timbre. A diferença é que esse "pedal" não vende no Guitar Center.

Exatamente. O cara pode ter a pegada que for, mas não tem delay, chorus, reverb, harmonizador e o escambau nos dedos. Claro que equipamento ajuda a tirar um bom timbre, não discuto isso e por isso que gasto com equipamento. Mais tarde posto um um depoimento sobre isso.

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


É galéra não basta somente equipos bons e boms instrumentos e pegada,mas para tocar a um nível como esse monstro sagrado Gilmour,tem que deixar a alma transparecer pelo intrumento.Dá para sentir isso atravéz dos solos dele.

Rabbit
Veterano
# set/09
· votar


rsf

não é o suficiente para o timbre dele....

Jamais seria. E nem usando qualquer equipamento ele tiraria esse mesmo timbre. Esse timbre vem do equipamento específico que ele usa, com adição de sua tocabilidade onde viabiliza a presença daqueles lindos harmônicos e dinâmica sonora.

Estou sempre nas jams ai.

abç

rsf
Veterano
# set/09
· votar


Rabbit
MMI

concordamos então..hehehehe

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Os colégas que sacam dos equipos do Gilmour poderia dar uma palhinha desses equipos.Tenho muita curiosidade de saber mais sobre.E pergunto se seria possível com poucos equipos e sem coisa virtuósa em termos de equipos,poder tirar uns solos legais a la Gilmour.O que seria primordial em termos de pedais para se tocar solos que o grande Gilmour tira?

MMI
Veterano
# set/09
· votar


Só um texto...

Foreword by Steve Vai
The guitar is such a dynamic and expressive instrument. You can play it incredibly tenderly and softly, or you can be brutal with it. Vou can get a tone out of an instrument just by touching it, and the way you touch it determines your tone. In addition, there are so many ways you can vary the sound, like cranking up your amp or playing through an effect. One of the big misconceptions arnong guítar players is that tone is a reflection of the amplifier and the guitar you use. Actually, tone comes from your head and your fingers.
I'll give you an example: I had been recording a guitar part in my studio, playing my guitar through my amp, miked the way I like it, and it sounded like me. Then Edward Van Halen came by, and when he picked up my guitar and started to play, it was him. Even
though it was my ríg, I heard his famous "brown tone."
It dawned on me that his sound had nothing to do with his amps or his guitars. You can buy the same kind of amp and guitar that he plays, but it's not going to matter. His sound is all in his fingers-and it's like that with every guitar player, lt's the way you
approach the notes, and that's a product of what you hear in your head. If you're able to identify the kind of sound you're imagining, you'll be able to craft your tone with the equipment that's available to you.
Different amps and guitars have dífferent tonal colors, and the only way to really understand them is to try out everything you can, or listen to other players onstage or on record when you know what gear they're using. Remember that if you're trying to emulate a particular sound, you need to work within certain parameters. If you're playing a Gretsch hollowbody that has a Bigsby vibrato bar, you won't get a tone like Hendrix's in his version of "Star Spangled Banner." You've got to be realistíc, and you have to know your instruments' characteristics. If you're plugging a Strat into a little Fender amp without a distortion pedal, you've got to approach what you're hearing in your head within those parameters. Just remember that no piece of gear sounds better than another-it's simply a matter of what you're looking for (especially these days, when any tone can be
musically valid).
Beyond that, the way you interpret sounds is a reflection of your own talent, insight, and ability. What makes you unique as a player is the way you identify the sounds in your head and then make them real. Every note ever played on a guitar throughout history is like a snowflake: No two are the same, and that's one of the beauties of the instrument.

-Steve Vai



Não fui que escrevi isso, foi só o Steve Vai... Se é que ele entende alguma coisa.

rsf
Veterano
# set/09 · Editado por: rsf
· votar


Rabbit
buddy guy
MMI

para falar a verdade, caras como knopfler, SRV, Hendrix, Clapton, Gilmour e outros tantos, já ultrapassaram o universo dos "com pegada", "com timbre isso ou aquilo"..esses caras enveredaram para o universo da "genialidade" e lá, o que importa não é o que eles utilizam para produzirem o som, mas sim, e tão somente, o que eles produzem como resultado de suas genialidades....ou seja, música no mais elevado nível que um ser humano é capaz de produzir com uma guitarra nas mãos...

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


rsf
Rabbit
buddy guy
MMI

para falar a verdade, caras como knopfler, SRV, Hendrix, Clapton, Gilmour e outros tantos, já ultrapassaram o universo dos "com pegada", "com timbre isso ou aquilo"..esses caras enveredaram para o universo da "genialidade" e lá, o que importa não é o que eles utilizam para produzirem o som, mas sim, e tão somente, o que eles produzem como resultado de suas genialidades....ou seja, música no mais elevado nível que um ser humano é capaz de produzir...


RSF,sou obrigado a concordar.Putz é muita "bagagem" mesmo.Sei que é praticamente quase que impossível atingir o nível que estes grandes Gênios estão só com simples equipos como falei ou até msmo com equipos fodas.Mas é só para dar uma ajudinha no som,tornar a coisa mais gostosa de se ouvir.Em fim agradar os ouvidos.Entendeu?

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Boa noite!!!

buddy guy
Esse cara traduz muito o que eu busco no geito de se tocar uma guitarra.Coisas tocadas com o âmago da alma.
Cara, vc certamente deve ter reparado, mas eu gostaria de destacar pois são coisas que eu considero fundamentais para um bom guitarrista:
- Acima de tudo bom gosto;
- Tocar um instrumento para servir à composição e não para se exibir;
- O menos é mais;
- Não tem uma nota que possa ser considerada "estática". Os dedos não param! E digo isso não no sentido de enxer a composição de notas, mas cada nota em que ele se prolonga um pouquinho entra o Vibrato.
Na minha opinião, é assim que se faz uma guitarra "falar" com nossa alma e não "tagarelar" nos nossos ouvidos.
Estou de alma lavada com a sua dica!
Valeu!!!

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


rsf

Melhor dizendo,qual tipo de pedal é indispesável para se tirar sons do grande Gilmour?

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Penta_Blues

Olá camarada Penta.Putz pensei que tú não fosse marcar presença nesse tópic.Putz fiquei até pensativo.Grande amigo,é bem te-lo sempre por cá participando.Além de ser um coléga que manja pácas,ainda ajuda muito aqui no FCC.Grande abraço e seja bem vindo ao tópic !!!!!!!!

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


Penta_Blues
Ah,antes que me esqueça fico grato pelo elogío.Este,partindo de um camarada e amigo como vc,sei que é de grande valia e acima de tudo sincéro.Grande abraço e muito obrigado !!!!!!!!!

rsf
Veterano
# set/09 · Editado por: rsf
· votar


Penta_Blues

- Acima de tudo bom gosto;
- Tocar um instrumento para servir à composição e não para se exibir;
- O menos é mais;



e o que mais me impressiona é que tudo isso, no nível desses caras, "soa" como definitivo, insuperável, como se não existisse outra forma de fazer aquilo que não da maneira como eles fizeram/fazem....pelo menos até um outro "gênio" ir lá e mostrar que existe sim outra maneira tão "inspirada"....SRV, por exemplo, fez isso alguns pares de vezes com a obra do Hendrix.... definitivamente existe alguma coisa nesses caras que não é comum a todos os seres humanos, por mais esforçados que estes sejam......hehehehehehe.......


buddy guy

Melhor dizendo,qual tipo de pedal é indispesável para se tirar sons do grande Gilmour?

cara, na minha humilde opinião....uma boa guitarra, um bom ampli com um reverber bacana, um delay e um ou outro efeito...já dá para fazer chorar os mais sensíveis...heheheheheh
a não ser é claro que vc esteja com o saldo bancário mais para "gilmour"...nesse caso dá uma olhada aqui...
http://www.gilmourish.com

MMI
a questão é que esses caras já partem de equipamentos que estão acima da média..são equipos tops..nesse nível só o que resta para diferenciar um do outro é mesmo o "jeito" de tocar e a interpretação de cada um...além disso, é nesse contexto (equipos tops) que eles se manifestam, dizendo coisas do tipo: " Beyond that, the way you interpret sounds is a reflection of your own talent, insight, and ability. What makes you unique as a player is the way you identify the sounds in your head and then make them real. Every note ever played on a guitar throughout history is like a snowflake: No two are the same, and that's one of the beauties of the instrument" nesse sentido, embora o "colega" (hehehehe) steve vai não tenha comentado...tenho certeza que ele concorda que bons equipamentos são essenciais para execução fidedigna de seu talento e habilidade....e se não são "essenciais", pelo menos facilitam bastante o trabalho..hehehehe

Joka Cardoso
Veterano
# set/09
· votar


CARALHO.. O GILMOUR EH MTO FOODA MANEH!!


me amarro nele cara... apesar de não tocar 2312312354324 notas por segundo.. o cara passa o sentimento pra musica...

B.Frusciante
Veterano
# set/09 · Editado por: B.Frusciante
· votar


Tópico muito interessante!

buddy guy

Só te aconselho a dar uma revisada em acentuações, velho.. não são 'tôdas ás palávras que têm acéntuação não' hehe :)

buddy guy
Veterano
# set/09 · Editado por: buddy guy
· votar


B.Frusciante

Tópico muito interessante!

buddy guy

Só te aconselho a dar uma revisada em acentuações, velho.. não são 'tôdas ás palávras que têm acéntuação não' hehe :)

Ok. Putz tento fazer o que posso.Pedoe-me os erros,mas confésso não ser muito bom com a escrita mesmo.Tem muita coisa que passa por descuido e depois para ficar editando é um sáco.Não é atoa que escrever é uma arte para poucos mesmo.Ok? Grande abraço e valeu pelos toks !!

B.Frusciante
Veterano
# set/09
· votar


buddy guy
=D


Sem problemas, velho^^

Abraços

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


B.Frusciante

Mas olha só,niguém até agora indicou ao menos um pedal que não pode faltar para tirar um bons solos do mestre Gilmour.Tipo aquele pedal que não pode faltar no set de todo bom guitarrista.Hehehe !!

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


buddy guy

Boa ideia rapaz. O Gilmour tem capacidade de tranquilizar qualquer um com essas músicas.

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


rsf
Penta_Blues

- Acima de tudo bom gosto;
- Tocar um instrumento para servir à composição e não para se exibir;
- O menos é mais;


e o que mais me impressiona é que tudo isso, no nível desses caras, "soa" como definitivo, insuperável, como se não existisse outra forma de fazer aquilo que não da maneira como eles fizeram/fazem....pelo menos até um outro "gênio" ir lá e mostrar que existe sim outra maneira tão "inspirada"....SRV, por exemplo, fez isso alguns pares de vezes com a obra do Hendrix.... definitivamente existe alguma coisa nesses caras que não é comum a todos os seres humanos, por mais esforçados que estes sejam......hehehehehehe.......


Impressionate como as veze me pego pensando nisso também,cai na velha história do cada ser humano e cada guitarrista ser único.Complicado isso !!!!

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


buddy guy
B.Frusciante

Mas olha só,niguém até agora indicou ao menos um pedal que não pode faltar para tirar um bons solos do mestre Gilmour.Tipo aquele pedal que não pode faltar no set de todo bom guitarrista.Hehehe !!


Putz cara. Ele deve usar uns trezentos. Heheheheh.

Uma vez postarm uma foto do rack que controla o delay aqui. Tinha uns vinte parámetros.

Essa aqui é das minhas músicas novas prediletas.



buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


brunoliam
buddy guy

Boa ideia rapaz. O Gilmour tem capacidade de tranquilizar qualquer um com essas músicas.

´
É uma grande verdade isso que vc disse.Quando se "mete amor,alma e coração na ponta dos dedos e se toca uma guitarra é isso mesmo que acaba por ocorrer".

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


brunoliam
Putz cara. Ele deve usar uns trezentos. Heheheheh.


O foda é isso mesmo.E andei pensando muito nisso.Com fazer para ter pelo menos algo aproximado dessa mescla de pedais que ele usa num só pedal,sei que é difícil e quase impossível,mas...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O mágo da stratocaster.Como e bom ver escutar esta féra !