Como criar uma base,riff ou acompanhamento?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Progressões é interessante

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Não apenas ressuscitando, mas minha dúvida mais ou menos: tenho uma partitura e dela consigo tirar a melodia. Mas ai que vem a questão: a musica é estilo musica clássica, partitura de piano, e quero dar uma encorpada nela, criando uns power chords para dar peso, como faço para criar isto? Estou me enrrolando na teoria musical e tal, se algúem puder me ajudar.

Se quiserem utilizar por exemplo a musica Für Elise como base para isto, peguei a partitura aqui: https://makingmusicfun.net/pdf/sheet_music/fur_elise_piano.pdf

Obrigado!

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Tem mais de uma voz?

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Estou fazendo assim, ou desejo fazer assim: o baixo toca a clave de fá e a guitarra a de sol, apenas isto, mas dai quero construir, com outra guitarra power chords para dar peso.

Filippo14
Veterano
# mai/17
· votar


Itamarwjr

Cara, geralmente o powerchord vai seguir o baixo, mas de qualquer forma, pensa compasso por compasso, olha as notas do baixo e as da clave de sol e analisa o acorde que fica bom ali, tenta colocar as notas das vozes entre a tonica e quinta desse acorde ou pelo menos de forma que as mesmas formem um acorde juntas, ai toca o powerchord desse acorde.

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


As vezes tocar o power chord não resolve. Tenho tirado algumas músicas de cantos opostos, onde os power chords, são X3 e não X5

Por exemplo, em Em -> E5 C5 G5 e resolve num bicorde de F# e D, o que é grafado como D3. Da mesma forma outros intervalo poderão surgir.

Da mesma maneira, existem casos onde a mão esquerda realiza uma coisa nada a ver com a função de baixo, ou até melodias. Guitarrista vai meio no ouvido, mas piano o furo é mais abaixo, a complexidade é mui maior e tal... De qualquer modo, não é uma coisa fácil arranjar, transcrever para outro instrumento tampouco, ainda mais quando se domina apenas o destino.
Sugiro que largue do piano um pouco, e passe para obras já adaptadas para violão, e depois para quartetos de cordas, assim a diferença não é TÃO grande, até tomar prática.

Em outras palavras, não dá para transformar uma obra erudita em punk rock de 3 acordes, sem descaracterizar ela totalmente. E não é algo que se consiga do dia para a noite, música erudita é complexa, e leva tempo.

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Ok, obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como criar uma base,riff ou acompanhamento?