ser ou não ser músico no brasil ?

Autor Mensagem
Maurício M
Veterano
# set/09


Bom amigos vou falar coisas que muita gente tem medo e talz...
Eu sempre sonhei em ser algo legal fazer algo que me deixasse realmente feliz na minha vida... e que ganhasse dinheiro para fazer isso sabe nem precisa ser TANTO ASSIM só um dinheiro bom para porder ter filho e um espoça que não me achasse um banana que no fim não faço nada =/
Bom isso deve parecer ridículo vindo de um adolecente de 15 anos retardado que tem uma visão superficial do mundo.
Eu to terminando o segundo ano do ensino médio esse ano, e estou num grande dilema... eu quero muito ser musico e só deus sabe o tanto que eu batalho por isso... e com meus apenas 2 anos de estudo na musica, posso afirmar que já sei quase ou mais do que muito musico que já estudou uns 4,5 anos, serio até o meu professor fala isso...
Vocês acham que realmente da pra ser musico no pais ganhando mais que uns dois mil reias que seja ?
Alguem já tentou e conseguiu ?
Alguem tentou e não conseguiu ?
Serio dêem suas sinseras opiniões...(principalmente que trabalha com musica... E PARA ESSES SE NÃO GANHAM BEM... VALE MESMO APENA ??)
Espero que não fiquem rindo ou dêem respostas chatas serio to tri preoculpado com esse tipo de coisa ... senão não criaria um tópico inútil desses.
Obrigado.

Kamus23
Veterano
# set/09
· votar


e um espoça que não me achasse um banana que no fim não faço nada =/

Se ela te achar um pau mole, manda ela aqui para casa...

O risco é de ela não querer mais sair daqui

daniel_guitar
Veterano
# set/09
· votar


Maurício M
então cara, se vc quer mesmo e tá preparado vai fundo, tem vários setores na música que vc pode atuar, sendo um bom músico e tendo boa refêrencia vai ter sempre trabalho

Headstock invertido
Veterano
# set/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


eu não arriscaria, e depende da definição de musico, se for um zé que faz musica, seja em casa, no bar, na praia, na faculdade, já sou um, agora, se for o joão que ganha pra isso, tem suas responsabilidades nesse meio, aí já não sou e nem quero ser :)

mas é opinião pessoal, se vc acha que é capaz de conseguir sustentar essa profissão, vá em frente ;]

edit: se eu entrasse nesse meio, procuraria ser professor

Edington
Veterano
# set/09
· votar


Maurício M
Cara, vc diz que estuda a 2 anos e sabe mais que muita gente que estuda a 4? E esses posts seus?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/212200/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/211130/

Essas são dúvidas bem iniciantes cara, se você pensa em viver de música, legal, mas não fique mentindo, ok?

Abraço e boa sorte!

EDIT: Ah, e da pra viver de música sim, conheço vários musicos que ganham bem.

TappingBOY
Veterano
# set/09
· votar


Inveta um novo estilo, pega aula com mestre chimbinha rsrs, agora sem onda é muito dificio ganha a vida como musico, agora se você for bom vai enfrente cara, faz oque seu coração manda.

Soul Wyx
Veterano
# set/09
· votar


Maurício M
Eu vou em frente.

Soul Wyx
Veterano
# set/09
· votar


Maurício M
Mentiroso!
:D

slow17
Veterano
# set/09
· votar


"Não é a faculdade que faz a pessoa e pessoa que faz a faculdade"

então já sabe né?!
siga o que realmente você quer seguir, se fizer por merecer vai ser bem sucedido.

outra coisa se você gosta realmente do que faz sempre vai se sentir bem sucedido.

ex. eu me sinto super feliz ganhado 20 "Real" por mês por aluno em uma escola em que dou aulas de violão. tenho 5 alunos.

hehe são poucos... mas acho muito melhor do que trampar na empresa onde trabalho.

abrass cara e Boa sorte!

TappingBOY
Veterano
# set/09
· votar


slow17
Po cara que legal isso, mas 20 real né muito barato não ? é uma vez por semana ?

slow17
Veterano
# set/09
· votar


ah é esqueci dou aulas de sextas feiras das 12 as 13h.

hehe mals!

Headstock invertido
Veterano
# set/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


slow17
orra, vc cobra barato heim, conheço professor que cobra R$10,00/hora, daí vai do aluno marcar quanto tempo de aula quer, mas tambem faz planos fixos de R$ 45,00/mês por aluno, com uma aula por semana, tendo muitos alunos, dá uma grana fdp

ah mas tu ensina violão, ele ensina guitarra, não sei se rola alguma diferença quanto a isso

TappingBOY
Veterano
# set/09
· votar


No futuru irei da aulas da guitarra rsrs, vamo la muleque esse dedo bota aqui e esse aqui, olha ja é um A, e vamos nós kkk.
( HOBBY )

slow17
Veterano
# set/09
· votar


Headstock invertido

é um pouco barato sim (camaradagem hehe) conheço a diretora da escola desde os 3 anos hj tenho 19 hehe!!


Dá mesmo pra tirar uma grana mt boa!
tbm dou aulas particulares ai fica do aluno escolher dia e qts horas... tipo 2 aulas de 30min por semana ou 1 aula de 45 min por semana, isso a 30 reais.

mais ainda tenho poucos alunos... mais a procura esta crescendo... hehe!!!

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


slow17
isso, essa sua "camaradagem" na escola pode atrair alunos particulares, daí quando tiver muitos deles e nome feito já, pode subir um pouco o preço, daí quando já tiver estabelecido na parada, com eclipse na garagem e casa na praia, aí começam as promoções :P

slow17
Veterano
# set/09 · Editado por: slow17
· votar


Headstock invertido

ainda chego lá!!!

mais comigo está sendo assim... vai crescendo aos poucos...
espero ter uma boa reputação... haha

vou contar aqui como foi...

eu ensinava meus amigos a tocar como eu era o unico do grupo que sabia tocar violão...

ensinei uns 6 ou 8... hj alguns ainda tocam... da "mor" felicidade... hehe

ai dps fui dar aula na escola... alguns alunos foram falando para os outros minha mãe também deu um "agito" no trampo dela..

ai o pessoal começou a me procurar para dar aulas particulares...

pra quem quer viver de musica isso da "Mor" felicidade! hehe

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


Maurício M
Veja neste link uma entrevista que o Kiko Loureiro deu para a Guitar Player. Nela ele falou sobre como conseguiu virar um guitarrista profissional.

Trocando em miúdos, não tem muito segredo não. Pra você ser um músico bem sucedido, tem que estudar bastante, e de preferência ter aulas com professores renomados, cirar cotatos, etc. Tem que encarar a música de um modo profissional. Assim como aquele seu colega japonês que quer fazer Engenharia numa faculdade pública está estudando para tal, você tem que se dedicar para ser um bom músico.

Só pra constar, o Kiko chegou a entrar em Biologia na USP...

xl30n4rd0x
Veterano
# set/09
· votar


Cara eu sinceramente acho que se você tem vontade pode tudo... mas só por comentario musico no brasil hoje em dia tá tendo que "se vender" muito aos estilos musicais que dao dinheiro... não por "vira casaca" e sim necessidade

slow17
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao

só pra constar sou japonês e fazia engenharia só que não era faculdade publica... não gostei e fui dar aula!

é bem assim que acontece quando você vai pra faculdade pensando em ganhar dinheiro.

por isso digo vai fazer o que você realmente gosta.

keitisk8
Veterano
# set/09 · Editado por: keitisk8
· votar


Depende como voce quer viver com a musica.

se voce quiser ser um professor da vida voce pode não granhar muito bem mais voce tem o trabalho quase garantido.

agora se voce quiser ser um rock star é outra coisa :D
chances muito menores se voce não tem influencia e/ou talento

eu vou trabalhar naquilo que eu acha melhor mais.. sem ser musica
e ao mesmo tempo o sonho de rock star vai ta sempre aqui o/

se um dia eu conseguir eu largo o trabalho e ja era...
se eu não conseguir que seja. . . vou ser feliz tambem [menos... muito menos kkkkkkkkkkkkkkkk >_> ]

eu não quero trabalhar com guitarra assim tipow... professor ou luthier tal
porque quero a guitarra como um prazer e não como uma obrigação.

slow17

pow cara... 20 por cabeça
eu guentava a facul

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


slow17
Esse lance de fazer o curso que você tem vontade funciona muito bem com cursos universitários tradicionais. Se você fizer qualquer Engenharia por aí (com o mínimo de qualidade possível, lógico) você sai empregado em alguma coisa. Não há a necessidade de ficar encucado com questões do tipo "vou fazer curso X para trabalhar com X pro resto da vida".

Para o ramo musical pode ser que esta teoria se aplique. Se o cara se preocupar em estudar, depois ele descobre as oportunidades: dar aula, tocar na noite, trabalhar em estúdio, etc.

slow17
Veterano
# set/09
· votar


keitisk8

haha...

agora eu aguento os números da Administração.... haha

ah já falo não vão fazer ADM achando que não tem calculo... eheh

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


slow17
hahaha massa

quando eu tinha uma banda de garagem ensinei um cara a tocar baixo, começando do zero, ele não sabia nada, não tinha noção nenhuma de musica, hoje ele ainda toca, e toca bem

quando eu tava na escola, ensinei teoria basica de musica pra um colega, ele usou pra aprender cavaquinho, depois de um tempo me pediu pra ensinar o basico de violão pra ele, ensinei e logo depois guitarra, detalhe, eu morava em uma cidade e ele em outra, ou seja, aulas durante as aulas, se é que me enende hehehe

hoje ele toca guitarra numa banda de axé da cidade dele, se apresenta pela região, ganha uns trocados e tal, pô, mó felicidade dá de saber que vc que ensinou, foda demais. :'D

slow17
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao

é verdade...

o pessoal fala que não tem muito ramo pra musica no brasil...
na minha opinião seria falta de informação...

isso vale para algumas outras áreas...
pq hj em dia tem tanto curso superior... que vc fica perdido.



Headstock invertido

hehe legal cara! hoje em dia ensinando o teoria musical e bateria
pro baterista da minha banda haha... fazem 6 meses que ele toca... hehe da pra imaginar a banda né... mais da pra fazer um som legal... hehe

saquei como é o lance das "aulas nas aulas"...
certa vez eu e + um amigo "quebramo mó pau com o professor"

só pq o cara abriu a bag pra ver a cor do violão...

pow cara legal! é mt show qd vc ve um cara que vc ensinou a tocar tocando bem...

keitisk8
Veterano
# set/09
· votar


não consigo sentir alegria pela alegria dos outros .-.

foda neah. ser professor não foi algo feito para min

Maurício M
Veterano
# set/09
· votar


Hahaha Edington
Cara eu não toco só guitarra...

E muito obrigado por vocês terem me ajudado ai ...
Cara é que eu treino 4,5 horas por dia sabe ...
Acho que tava ou ta faltando um pouco de insentivo só...
Vo acha uma banda rápido faze um som ...
E acho que no fim eu vo te que vive de musica eu AMO isso ... e não é só coisa de adolescente não como minha mãe diz... hohoh'
Abração ae e muitissimo obrigado

slow17
Veterano
# set/09
· votar


Maurício M

Boa sorte ai cara... tem um longo caminho pela frente... hehe

MauricioGT-
Veterano
# set/09
· votar


Maurício M

Mauricio Moura tambem ? ( :P)
Relaxa soh, vc é muito novo ainda pra pensar em viver so de música (15 anos certo?). Vc ainda deve estar na 8a serie ^^
Continue estudando (guitarra e escola ) quando vc ja tiver feito faculdade, ralando num trampo bom ae sim, eu acho que vc vai estar mais tranquilo, pois a musica vai ser um hobby e não um modo obrigatorio de 'sobreviver'.
Abç

Insomniac_
Veterano
# set/09
· votar


Eu penso em ser músico não, eu vou ser músico.
Mas alguns aspectos:

1- Não se precipite.
2 - Prepare-se para passar alguns aninhos ganhando pouco, praticamente nada e carregando equipos em ônibus, a não ser que papai tenha carro.
3 - Prepare-se para todo mundo te desencorajar e dizer que não dá, que nã ovai conseguir, que é impossível e essas balelas.
4 - Além de música, estude português.

Dandy.guitar
Veterano
# set/09
· votar


Eae pessoal... bom vo me meter um pouco no tópico pq nao quero criar outro =] (minha duvida é mto parecida)


tbm tenho 15 anos.. toco guitar desde de 2007... tou fazendo curso.. que por sinal é 65 reais por mês.. é uma facada e vcs ainda reclamam de 30 reais ueahsieuhs... mas meu professor toca MUITO bem.. ele tem uma otima reputação aqui na cidade e nas cidades proximas.... alem de otimo professor é um cara mto humilde... e o melhor.. ele nao é só professor ele é um amigo tbm... pois acho que quando o cara diz que vai ser professor ele nao pode ser só um profissional para o aluno e sim um amigo... pois o teu futuro depende dos alunos assim como o futuro deles depende do prof.. =D

mas enfim.. eu nao gosto de nada e nao tenho nada em mente pra fazer (facul ou algum curso ) alem de música... entao eu queria saber.. pra ser um professor tem que ter faculdade certo?? e é muito dificil faculdade de musica?? é muita, muita teoria chata??.. vale apena??? ou pra quem gosta de tocar.. mais vale apena arranjar um "serviço normal" e tocar em alguns lugares.. ensinando algumas pessoas (nada muito profissional)??


é isso.... nem vou re-ler o que escrevi (preguiça) entao se vcs nao entenderem só me perguntem =]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ser ou não ser músico no brasil ?