montagem de campos harmonicos dúvida

    Autor Mensagem
    Eric Freitas
    Veterano
    # set/09


    olá. eu aqui denovo com minhas dúvidas sobre teoria.

    pessoal é o seguinte.
    não sei quantos campos harmonicos existem. não quero nada pronto. gostaria de pegar a regra deles para eu mesmo montar

    sei q no campo harmonico maior vc tem q pegar as terças de cada grau da escala para conseguir acordes de um mesmo campo
    vou postar um q eu fiz como exemplo.

    ---------------------
    ex.:
    escala proposta: la si do# re mi fa# sol#

    acorde 1: AMaj7
    formação: la - do# - mi - sol#

    acorde 2: Bm7
    formação: si - re - fa# - la

    acorde 3: C#m7
    formação: do# - mi - sol - si

    acorde 4: DMaj7
    formação: re - fa# - la - do#

    acorde 5: EMaj7
    formação: mi - sol# - si - re

    acorde 6: F#m7
    formação: fa# - la - do# - mi

    acorde 7: G#Ø
    formação: sol# - si - re - fa#
    ------------------

    essa parte do campo maior eu até compreendi e estou estudando bastante para sempre criar coisas bonitas e q possuam harmonia.

    agora o problema
    existem outros campos eu sei.
    mas ... qual a regra para montar um campo harmonico menor por exemplo ou um campo harmonico menor melodico?

    obs.: pesquisei no fórum e encontrei
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/54393/
    mas aí ele ja me da os acordes e é isso q eu quero descobri e não copiar..
    desde ja agradeço

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/09
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    Boa tarde!!!

    Eric Freitas
    qual a regra para montar um campo harmonico menor por exemplo ou um campo harmonico menor melodico?
    Pelo que eu entendi, acho que sua BUSCA é que acabou sendo equivocada.
    Para montar o Campo Harmônico Menor Melódico vc deve considerar a Escala Menor Melódica numa Tonalidade qualquer.
    De posse desta Escala na Tonalidade escolhida, vc deve montar os Acordes que formarão o Campo Harmônico pretendido.
    Para montar os Acordes, use a BUSCA para localizar topicos relacionados a Formação de Acordes.
    Nosso camarada Leandro Panucci é fera nisso!
    Valeu!!!

    Eric Freitas
    Veterano
    # set/09
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    Penta_Blues

    bom pelo q eu intendi da sua resposta seria pegar a escala de
    Am
    ex.:
    escala proposta: la si do re mi fa# sol#
    e aplicar a regra de terças?

    obs.: minha dúvida não está na formação de acordes
    e sim nos acordes q formam um campo harmonico de um determinado tom

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/09
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    Boa noite!!!

    Eric Freitas
    obs.: minha dúvida não está na formação de acordes
    e sim nos acordes q formam um campo harmonico de um determinado tom

    Eu acho que vc está se confundindo em assunto que que já conhece então, pois só falta ligar o que vc já sabe.
    A formação do Campo Harmônico está em função dos Acordes formados pelas notas da Escala.
    Empilhar terças de uma Escala Diatônica formará um determinado número de Acordes. Este conjunto de Acordes formará um determinado Campo Harmônico.
    Então, se não há dúvidas quanto à formação de um Acorde a partir do empilhamento de Terças, não haverá dúvidas na formação do Campo Harmônico, pois as notas criarão os Acordes e os Acordes criarão o Campo Harmônico.
    Valeu!!!

    Eric Freitas
    Veterano
    # set/09
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    Penta_Blues

    exemplo
    pra achar os acordes de um "campo menor" de "la" eu tenho q pegar a escala menor de "la"?

    tipo

    la - si - do#m - re - mi - fa# - sol# - la

    dai eu pego as terça dessa escala pego meus 7 acordes e posso dizer q esses 7 acordes estão no campo harmonico menor de la ?

    realmente to me confundindo um pouco nesse assunto na internet só encontro tabelas prontas fica dificil achar a lógica dessas matrizes..
    oque eu quero com isso é aprender essa lógica p/ não me prender a formatos (shapes)

    novamente obrigado e volto a dizer sim estou meio confuso!

    thomasmoura
    Veterano
    # set/09
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    Para montar o "campo harmonico"de la menor, vc tem q pegar a escala menor de la

    La Si Do Re Mi Fa Sol

    Tem uma coisa errada nos acordes montados c/ sua escala de la maior, pois é quinto acorde é um dominante c/ 7a, não maior com sétima.

    Eric Freitas
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Eric Freitas
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    thomasmoura

    desculpe mas não intendi muito bem sua resposta.

    mas vou tentar reformular minha pergunta pra q ela fique mais clara.


    no link abaixo Hugo MS citou 4tipos de campo harmonico sendo eles:

    maior : I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VIIm7(b5)
    menor : Im7, IIm7(b5), bIII7M, IVm7, Vm7, bVI7M, bVII7
    menor harmonico : Im7M, IIdim, bIII7M(#5), IVm7, V7, VI7M, VIIdim
    menor melodico : Im7M, IIm7, bIII7M(#5), IV7, V7, #VIdim, VIIdim


    oque eu gostaria de saber é qual seria a regra pra montar esse tipo de campo sem utilizar uma tabela.

    peço desculpas pelo meu erro no campo maior, realmente foi uma falta de atenção mas você pode conferir q as notas estão q compôem o acorde estão corretas.

    e novamente agradeço a todas as respostas.


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/54393/

    LeandroP
    Moderador
    # set/09
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    Eric Freitas

    A regra pra montar os "campos harmônicos" é harmonizar uma escala.

    Lembrando que "Harmonizar" é transformar em harmonia.

    Então se você tem uma escala, você transforma ela em harmonia empilhando intervalos específicos.

    No caso de Dó maior, tome a escala:

    C - D - E - F - G - A - B

    Sobre esta escala, empilhe a mesma escala, partindo da 3a nota (III° grau):

    C - D - E - F - G - A - B
    E - F - G - A - B - C - D

    Toque junto essas notas pra perceber a sonoridade:

    C + E
    D + F
    E + G
    F + A
    G + B
    A + C
    B + D

    Você formou intervalos de terças, onde temos terças maiores (distância de 2 tons de uma nota a outra) e terças menores (distância de 1,5 tom de uma nota a outra).

    C + D = 2 tons = 3a maior
    D + F = 1,5 tom = 3a menor

    Analise os demais...


    Feito o primeiro empilhamento de 3as, vamos pro próximo passo, que não será diferente do primeiro. Empilhando mais 3as.

    C - D - E - F - G - A - B
    E - F - G - A - B - C - D
    G - A - B - C - D - E - F

    Observe que agora temos grupos de 3 notas harmonizadas. É o que chamamos de tríade, e temos aqui um campo harmônico de Dó maior - em tríades:

    C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim

    É muito importante que você tenha uma boa noção de intervalos, sabendo classificá-los.

    Dê uma boa pesquisada na busca.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/67579/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

    Penta_Blues

    Valeu ;)

    Eric Freitas
    Veterano
    # set/09
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    LeandroPanucci~

    não tinha visto esse teu tópico.
    acho q realmente estava um pouco confuso e querendo dar um passo maior que a perna.

    seguirei seus exercícios 1 a 1 caso alguma outra dúvida me bata aqui eu pergunto.

    obrigado a todos pela ajuda e compreenção.

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