A guitarra dos seus sonhos mais próxima do seu bolso!

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# set/09 · Editado por: Bog
· votar


Bigtransa
Qqr guitarrista q atinge um patamar mínimo de excelência não depende de equipamento pra nada......

Aí eu já discordo profundamente. Por dois motivos:

1. Se isso fosse verdade, nenhum guitarrista com um "patamar mínimo de excelência" usaria pilhas de equipamentos caros. Afinal de contas, se o sujeito não depende deles para nada, tanto faz...

2. Desafio você ou qualquer outro guitarrista com um "patamar mínimo de excelência" a tirar o mesmo som que tiraria com seus equipamentos prediletos com a minha Tonante Fender e a minha caixa multi-uso Frahn. Afinal, se o cara não depende dos equipamentos para nada, tanto faz...

Particularmente, achei que o texto do início do tópico beira o absurdo. Não, não sou daqueles preciosistas que juram que a pintura sunburst soa melhor que a azul, ou que dizem que conseguem distinguir claramente a diferença entre o som produzido pelo mogno extraído no hemisfério Norte e Sul, ou coisas do tipo. Mas daí a dizer que o (bom) guitarrista não depende do equipamento para *NADA*, é um longo caminho...

Enfim, é fácil de ver que qualquer um dos extremos é uma furada - tanto o preciosismo exagerado dos ouvidos de ouro quanto a idéia de que qualquer Tonante+Caixa Frahn vai soar igual a uma Rickenbacker+Vox AC30 se o guitarrista for suficientemente habilidoso; tanto a idéia de que a capacidade de fazer músicas legais vem de brinde com o equipamento caro quanto a idéia de que bons guitarristas não dependem de equipamento para nada.

Bigtransa
Veterano
# set/09
· votar


Bog
vc ta certo..... exagerei no pra "nada"

Bigtransa
Veterano
# set/09
· votar


Bog
Não quis contestar a qualidade de equipamentos caros nem dizer q é tudo a mesma coisa (o q muitas vezes acontece)..... só quis dizer q o principal motivo que leva guitarristas a gastarem com pilhas de equipamentos caros é o mesmo q leva as mulheres a comprarem sapatos e bolsas caros...... Não estou criticando e me incluo no que descrevi uma vez que meus equipos só não são mais caros por causa da minha situação financeira...... Fui a um show do Jota Quest (q vergonha admitir isso!!!!) neste fim de semana e o guitarrista usou 6 gibsons diferentes (5 lespas e uma 335), 2 cabeçotes marshall (não consegui ver o modelo), 2 caixas marshall 4x12 e 2 caixas orange 4x12..... Tenho certeza absoluta q não haveria nenhum prejuízo para a performance se ele tivesse tocado o Show todo com uma Condor CLP2 (no caso citado talvez até com sua tonante)....

Bog
Veterano
# set/09
· votar


Bigtransa
no caso citado talvez até com sua tonante

Hahahah, não conheço o guitarrista dessa banda, mas com base no seu relato, proponho reformular a frase:

guitarrista q atinge um patamar mínimo de excelência não depende de equipamento pra nada......

Para:

guitarrista ruim de doer não depende de equipamento pra nada......

=P

Bigtransa
Veterano
# set/09
· votar


Bog
O cara nem é ruim (bom tb não é)..... Se existisse uma relação direta entre qualidade do equipamento e habilidade do guitarrista ele estaria tocando com uma Aria Pró.....

Bog
Veterano
# set/09
· votar


Bigtransa

Hahah, pensei que você estava falando que o cara era ruim...

Andreas Miller
Veterano
# set/09
· votar


Claro.
Um pau com cordas tem a "mesma madeira" que uma Jem.

kkkkkkkkkkk.
Mas se a pessoa nao tem dinheiro pra comprar uma guitarra Top, compensa gastar de pouco em pouco para melhorar a sua.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pra botar lenha na fogueira:

A Frankenstein do Ed Van Halen? Era boa? Top? Mais ou menos? Ruim?

A guitarra do Ed King (Lynyrd Skynyrd) que tocou o famoso Riff de Sweet Home Alabama era boa? Top? Mais ou menos? Ruim?

Segundo King:
"As far as settings on the Marshall amp I used, I can't remember. Cranked amps in the studio can sound different on tape. I had the Marshall up pretty loud in the studio but that Strat I used had WEAK pickups. It's a BAD guitar...I still have it."

http://forum.edking.net/index.php/topic,128.0.html

Então, o que é ruim, bom, ótimo? Acho que essa é um discussão sem fim! ;-)

Abs

Konrad
Veterano
# set/09 · Editado por: Konrad
· votar


MauricioBahia

Like the ALABAMA Strat, that '67 was a lousy guitar, too. (The '67 is shown below) [u]But the '73 is still a bad guitar. And when I say bad, I don't mean good. It WILL HOLD YOU BACK. Oddly enough...that guitar has paid my rent for over 30 years. WEIRD.[/u]


Engraçado... eu ri...

Leblues
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
brunoliam
hehe po mas ai ja entra em questão o lance de : guita + amp..... ai ja eh outraaaaaaa discussão. rssrs

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


brunoliam

Esse fórum é muito legal!!!

Leblues

Estou mudando meus conceitos: Tenha um bom amplificador e aumenta bem o volume. Senta o braço no "pau com cordas" e seja feliz. heuehuhh (brincadeirinha)

Abs

rhoadsvsvai
Veterano
# set/09 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


o problema eh q o ash de uma guitarra de 500 . e o ash de uma fender tem tanta diferença de qualidade que são QUASE madeiras diferentes.

fora a construçao

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Concordo em partes, se a sua guitarra é bem construída e tem madeiras boas pode sim fazer um upgrade e deixá-la top como fiz em uma das minhas, mas tem muita coisa em jogo, não só a forma de fabricação da guitarras mas o tratamento da madeira usada, tem guitarras "caras" que a madeira é secada em processos de anos, entre outras coisas, mas claro que é o conjunto geral da fabriação que importa. Então se a guitarra "barata" é bem construída, acabamento bom, e te satisfaz o som pode sim investir nela, mas não pense que adquirir uma fender de 5.000,00 ou investir 2.000,00 na sua vai te dar aquele timbre do seu ídolo, timbre antes de todos os equipamentos envolvidos é a pegada de cada um.

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


KAEL METAL: Concordo em partes,

Ed Van Halen também! hhiiihihihihi

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

hehehehe

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


Leblues
MauricioBahia
brunoliam
hehe po mas ai ja entra em questão o lance de : guita + amp..... ai ja eh outraaaaaaa discussão. rssrs


Ainda teríamos esse fator. ....

Q - This is, by far, the fattest Strat ever recorded. What else did you use to get the unique sounds you get on this album? Sometimes it sounds like a little bit of Mu-Tron or another phase shifter. What do you use to get that fat, slightly wet sound?


I never used a phase shifter or mutron...Kooper added some delay on Swamp Music. I know I used a Marshall on MCA and a Fender Twin on Curtis Lowe. The rest is a blurr. But I didn't use any effects. If my Strat sounds fat, well...that's just ME.

Por isso que eu nem discuto. =)

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
brunoliam

Esse fórum é muito legal!!!


É mesmo, eu nem o conhecia.

Abç

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


brunoliam

Ele conta histórias memoráveis!!!! Ele diz que sonhou com o solo inteirinho de Sweet Home Alabama na noite anterior e chegou no estúdio pra gravar com o solo todo pronto! Além disso ele fala das brigas, das mortes, etc... Putz, esse fórum é histórico!!!

Outro fórum muuuutio bom é o do Bonamassa, pq ele responde muitas perguntas. Aliás, eu achava o Bonamassa metido a besta. Lendo o fórum e outras entrevista, eu o acho muito gente boa e simples!

Abs

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
brunoliam

Ele conta histórias memoráveis!!!! Ele diz que sonhou com o solo inteirinho de Sweet Home Alabama na noite anterior e chegou no estúdio pra gravar com o solo todo pronto! Além disso ele fala das brigas, das mortes, etc... Putz, esse fórum é histórico!!!


Eu li! Inclusive gravou o solo no tom "errado". Eu brigava por causa disso com um amigo, quando adolescente. Hehhehe. Agora tenho mais um argumento.

Outro fórum muuuutio bom é o do Bonamassa, pq ele responde muitas perguntas. Aliás, eu achava o Bonamassa metido a besta. Lendo o fórum e outras entrevista, eu o acho muito gente boa e simples!

Abs


Rapaz, vou procurar; mas achei o último disco do Bonamassa meio quadrado, opinião pessoal e de um guitarrista de quarto, claro.

Quanto à simpatia dele, todo gordo é simpático. heheheh... Além disso já tocou com la crème de la crème.... B.B, Danny Gatton.....

Agora ele só usa Gibsons.....

Valeu por mais essa dica.

Konrad
Veterano
# set/09 · Editado por: Konrad
· votar


brunoliam
Quanto à simpatia dele, todo gordo é simpático. heheheh...

Self-Fail.

Malmsteen.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


brunoliam

Minha última desvirtuada... heheh

Então, depois que o Ed King saiu do Lynyrd ele alteraram o solo de Sweet Home para o "tom certo" no disco ao vivo. Ficou uma bosta!!! uheuhehue

Abs

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
brunoliam

Minha última desvirtuada... heheh

Então, depois que o Ed King saiu do Lynyrd ele alteraram o solo de Sweet Home para o "tom certo" no disco ao vivo. Ficou uma bosta!!! uheuhehue

Abs


Putz. Perdeu o "mojo".... heheheh Quem gravou?

P.S: Minha última desvirtuada.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


brunoliam

Ouve a gravação ao vivo do álbum "One more from the road". É o único ao vivo lançado com a formação antes da morte do Van Zant.

Abs

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
brunoliam
Ouve a gravação ao vivo do álbum "One more from the road". É o único ao vivo lançado com a formação antes da morte do Van Zant.

Abs


Beleza.

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


Eiiiiiiita isso aqui vai longe ainda... XD

(já disse, o barato é comprar guitarra de luthier...) ¬¬

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


brunoliam
mauriciobahia


vou me meter na conversa hahha.
o solo de sweet home ta no tom "errado"? nunca tinha reparado nisso!

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
brunoliam
mauriciobahia

vou me meter na conversa hahha.
o solo de sweet home ta no tom "errado"? nunca tinha reparado nisso!


Kooper simply didn't like the solo because it wasn't in the key of D. He probably would've loved Steve Gaines' solo on the live album. As great as Gaines was, I was always surprised that he couldn't "hear" the real key. And to compound Kooper's error, he played the song for Mike Bloomfield and Bloomfield laughed when he heard it. "That guy played the solo in the wrong key!"

In my defense...both guitar solos came to me in a dream. Note for note. I just played it as I saw it. The tune was recorded at Studio One, Doraville, GA. NOT L.A. I believe I did the solo in 2 takes. (I've had other song ideas come to me right before drifting off to sleep. But I never actually SAW a solo like the two I saw in SHA.)

I have heard stories that Kooper wanted to redo the solo with either Collins or Rossington and they couldn't come up with anything that fit -- I have heard that story but I have never asked either one of them about it. The guys actually stuck up for me. They said that since I had saw it in a dream then that is the way it was going to be. I didn't just hear it in a dream, I actually saw it. When Billy [Powell] plays his piano solo, he plays it in the key of G.

My crazy logic always told me that the song is actually in G...NOT D. The song RESOLVES in G....listen to Billy's piano solo at the end...it's in G. In 1989, Wolf Marshall did a transcription of my guitar solo for Guitar For The Practicing Musician. He indicated ONE SHARP...which IS the key of G. I rest my case.

É......

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

A música é em "D" porém o centro tonal é em "G". Espero que não esteja falando m* pq eu não sei nada de harmonia!

O Ed King sonhou o solo em "G" e mostrou pra galera e alguns riram dele e disseram "Pô, esse cara tá solando no tom errado...".

Abs

Bigtransa
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
o bom e velho mixolídio

rsf
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia


Então, o que é ruim, bom, ótimo? Acho que essa é um discussão sem fim! ;-)

cara, acho que a questão nem é o que é bom, ruim ou ótimo..mas o que é importante para o músico. Na minha opinião quanto melhor for o equipo mais e melhor vc expressará seu talento (ou falta dele, heheheh)...É evidente que um bom músico conseguirá tirar leite de pedra com um equipo ruim...mas pergunte a ele o que ele preferiria: preocupar-se apenas em expressar sua musicalidade ou ter que se preocupar, tambem, em adaptar seu talento a eventual limitação do equipamento?
alguns dirão: "foda-se, eu sou fodão e toco com qualquer porcaria que emita som...."outros dirão: "cara, faz 20 anos que desenvolvo o meu talento, evoluindo nessa porra, vc acha mesmo que vou desperdiçar todos esses anos tocando numa nhaca de uma guitarra e ampli? ou vc me dá um equipamento decente ou arranja outro para tocar nessa bagaça...."
Não há discussão.. é uma questão personalística... tipo cartão de crédito, pessoal e instrasferível.....cada um sabe o que é importante para si...eu, particularmente, embora não possua talento algum...prefiro mil vez tocar mal em um equipamento bom do que tocar mal em um equipamento ruim.....hheheheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A guitarra dos seus sonhos mais próxima do seu bolso!