Ajuda a identificar minha Tagima!

    Autor Mensagem
    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09


    Olá companheiros. Gostaria muito da ajuda dos colegas mais experientes para poder fornecer algumas especificações acerca desta guitarra. Trata-se de uma Tagima modelo Telecaster, comprada em uma loja de usados em Fortaleza no ano de 2008. Pude constatar que ela apresenta a espessura recomendada (45 mm) e a madeira é bastante densa, tanto pelo peso do instrumento, como pela sustentação das notas. Porém, ela não apresenta número de série (já olhei a junção do braço com o corpo) nem as inscrições "hand made in Brazil" características do modelo. Além disso a ponte é do tipo "top load", com 6 saddles. Seguem as fotos:

    http://img355.imageshack.us/gal.php?g=s6301228.jpg

    Agradeço as informações!

    marcioguita
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Espera Bertola aparecer, acho q só ele msm. boa sorte

    renanguitar777
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tagima T-505

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Especificações?

    renanguitar777
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    putz kra entra no site da tagima la tem tudo, é so ver a tagima t-505 antique, é igual as especifações

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Kra, não é a mesma guitarra, olha as fotos da minha e olha as fotos do site da tagima. Ou se vc preferir, lê o que eu escrevi logo acima e vê as diferenças que existem entre os dois modelos, ok?

    Se fosse a mesma eu não precisaria criar um tópico aqui, não é mesmo?

    Tonanteador
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sr. Garnier

    Eu não vi no site, mas devem ser 2 versões, a tal tagima t-505 antique e a nova (se tiver nova)...

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tonanteador

    A t505 antique do site é a mesma t505 nova, apenas com um acabamento "relic".

    Já essa que postei é das antigas, com headstock igual ao da fender. O que acontece é que ela possui peculiaridades que a distingue de todas as outras tg 505 que já vi, como o fato de não ser string-thru body e não possuir a inscrição "hand made in Brazil", entre outras características citadas acima.

    Tonanteador
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    procura um luthier de confiança, ele pode te responder. Eu não falo mto pq não saco qse nada de guitarra ainda, mas pode ser q seja réplica, ou q quem tenha pego ela antes tenha retirado essas paradas e tal...

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    É verdade. Mas aqui em Fortaleza é difícil achar Luthier... Tomara que o Bertola ou outro Luthier do fórum possam ajudar só olhando as fotos! =X

    Tonanteador
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cara, tira fotos detalhadas de onde deveria estar td oq não tá. mostrando cada detalhe... ae deve ficar melhor

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Então... eu tentei detalhar da melhor maneira possível... a quinta foto (do headstock), dá pra perceber que embaixo do logo tagima deveria haver a inscrição "hand made in brazil", além da assinatura do Seizi lá na pontinha, depois das tarrachas. Nessa mesma foto é visível a cavidade do tensor com bordas pretas, que também não existe nas outras tg505. Na terceira foto, a guitarra está de costas, e é possível observar que as cordas não transpassam o corpo, e o braço não possui a longarina em madeira escura, por onde o tensor é colocado. Na primeira foto, dá pra ver detalhe dos carrinhos na ponte, que são seis, quando normalmente são apenas três. Ou seja, há uma série de peculiaridades que a distinguem das outras do mesmo modelo. Já cheguei até a cogitar a possibilidade desta ser da época das Tagimas coreanas, mas ao que me consta, o modelo telecaster só foi produzido no Brasil... então eu resolvi postar aqui e ver se algum dos Luthiers do forum ja trabalharam em guitarras iguais a essa e pudessem me dar maiores informações.

    Rick Martinez
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Rick Martinez
    · votar


    Um amigo meu tem uma T-zero feita em 2003, eu acho, que foi feita sob encomenda, talvez esse seja o caso também.

    renanguitar777
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sr. Garnier
    vc comprou a guitarra nova ou usada?

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    renanguitar777

    Comprei usada em uma loja, então não foi possível obter informações detalhadas.

    Fábio MG
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sr. Garnier

    Com quase certeza, eu diria que é uma TG-505. Eu tenho uma desta série, e as características são bem semelhantes. É uma guitarra muito boa, dos bons tempos da Tagima.

    Abraço.

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Fábio MG

    Vc acha que o corpo é marupá ou cedro? Dá pra saber mais ou menos o ano de fabricação?

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    renanguitar777
    Tagima T-505

    putz kra entra no site da tagima la tem tudo, é so ver a tagima t-505 antique, é igual as especifações
    vc comprou a guitarra nova ou usada?

    Cara, é por posts como esse que os novatos são mal-falados aqui.
    Primeiro, o cara diz que a Tagima dele é da série antiga, com o headstock antigo. Faz muuuuito tempo que a Tagima não produz guitarras assim.
    Você vem, com extrema arrogancia e impaciência e diz "putz kra entra no site da tagima la tem tudo"
    O cara diz no post dele que a guitarra é usada, e da série antiga, você vem novamente e pergunta "
    vc comprou a guitarra nova ou usada?


    Ficou na cara que você não entende nada de Tagimas antigas.
    Eu sei que sua intenção é ajudar, é novo no fórum e tal, mas POR FAVOR, evite falar sobre o que você não sabe. O fórum fica muito mais limpo e mais direto, tanto para quem usa a busca que não vai ler uma informação errada quanto pro próprio autor do post, que não vai se enganar ou se confundir ainda mais.

    Abraço

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sr. Garnier
    Tenho uma Tagima T-zero da série antiga. Ela também não possui o "Hand made in Brazil", mas tem o serial atrás do headstock.
    Tenho certeza que sua guitarra foi produzida, no mínimo, antes de 2004.
    Se for do nível das T635, o que creio que sim, é uma guitarra muito boa. Aliás, só o fato de ser da série antiga da Tagima já te garante que é um instrumento de qualidade, porque eu nunca vi, tanto no fórum como nas lojas aqui e com amigos meus uma Tagima antiga que fosse ruim.

    Abraço!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sr. Garnier

    Bom cara,normalmente essas Tagimas antigas [com o headstock tipo Fender],vem com algum tipo de dado impresso no final do braço,na junção entre ele e o corpo da guitarra.Então eu recomendaria tentar tirar o braço dessa sua guitarra,pra ver se alí tem escrita alguma informação que possa te ajudar.

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Rafael do Baixo

    Pois é, eu já fiz isso. Não há nada, nada mesmo que possa servir de identificação. Já retirei o braço, inclusive. Não há nada atrás do headstock, nem no braço, nem no corpo. Eu já abri a guitarra toda, inclusive fui eu que instalei o captador da ponte (com ajuda de um amigo).

    Jg Destroyer

    Pois é, sem dúvida é uma guitarra excelente, o som é muito bom mesmo. A curiosidade é que mata! rsss

    Floydniaco
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    aUEhAUehauh to curioso pra saber! estranho nao ter nada na parte do praço que fica parafudasa oO'

    Tenho uma t635 da decada de noventa , e ainda vem nego e fala :

    Affe manu , tagima ? que merda heim!


    uAHeuAHEuAEh

    Fábio MG
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sr. Garnier

    Segundo informações que obtive o corpo é de marupá. A data de fabricação provável é entre 2001 e 2003. Eu cheguei a entrar em contato com a Tagima, pois a minha tem número de série, mas a funcionária que me atendeu, disse que um incêndio destruiu os registros mais antigos da fábrica, por isso, não consegui obter maiores informações. Contudo, alguns modelos mais antigos desta série chegaram a ser feitos pessoalmente pelo Sr. Tagima.

    Abraço.

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Fábio MG

    Que interessante... Legal mesmo essas suas informações, é difícil encontrar guitarras parecidas com essa, só tinha visto uma vez uma strato no ML, mas o vendedor tb n sabia muita coisa sobre ela!


    Floydniaco


    Tenho uma t635 da decada de noventa , e ainda vem nego e fala :

    Affe manu , tagima ? que merda heim!


    Perdoai-os, eles não sabem o que falam! rssss

    guitarfusion
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sr. Garnier

    tenho uma tagima Strato na mesma situação qe a sua ela não tem numero de serie e nem vem escrito Hand Made in Brazil

    cara o ex dono dela me falou que comprou em sampa e ele disse que essas guitarras foram fabricadas quando a tagima ainda não era fabrica por isso não vem numero de serie e nem hand made in Brazil a minha por exemlo aquele corte da madeira atras pra encaixar com o corpo e mais acentuado.

    eu já to com ela há mais de 5 anos

    eu tinha 2 duas dessas mas tive que vender uma.

    JowR
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sr. Garnier
    Procura o Luthier Jorama(Marcelo) ou M. Martins em Fortaleza.

    Sr. Garnier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    guitarfusion

    Na verdade ela aparenta mesmo ter sido feita artesanalmente, pois o formato do corpo é um pouco diferente do padrão. O escudo não acompanhava o contorno exato do corpo, e tive que adaptá-lo, acertando as medidas.

    JowR

    Será que posso obter informações no Jorama? Eu sempre levei só violão lá, nunca a guitarra.

    JowR
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sr. Garnier
    Eu acho que ele vai saber reconhecer.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuda a identificar minha Tagima!