bertola pfavor duvida em timbre com captadores e ligações

    Autor Mensagem
    guitaremerson
    Veterano
    # ago/09


    opa quem puder me ajudar fico agradecido!!!!!!

    seguinte peguei uma fender american standart 93 e modifiquei ela pra hsh fred ponte, area 58 meio e paf pro braço e 3 push pull.

    é verdade que qnto mais push pull menos sinal eu tenho da guitarra?

    também achei o paf pro meio abafado é normal isso? tava acostumado com uma gibson studio com o 59 model braço e jb ponte, falam que se inverter o paf pro fica bom seria verdade isso?

    o paf pro e fred se combinam?

    agradecido a todos

    Tonanteador
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cara vai no topico oficial do bertola e do seiji e pergunta isso

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Aproveitando o tópico, tenho uma dúvida sobre ligações para os entendidos no assunto: Haveria a possibilidade de com um Push-Pull (de preferência substituindo um dos pots de tom) em uma strato SSS fazer com que, quando o push pull for puxado, nas posições 2 e 4 da chave seletora ao invés dos captadores ficarem ligados em paralelo, eles ficarem ligados em série, simulando assim um humbucker?
    Não sei se me fiz entender.

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: daniel_guitar
    · votar


    guitaremerson
    o paf pro e fred se combinam?

    Satriani usou essa combinação há vários anos, inclusive o fred é bem parecido com o paf pro em só que tem mais ganhos mais agudo e pega mais harmonicos

    Curly
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Van_Lorien

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/191646/

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    guitaremerson
    vc trocou os poteciometros de tone por 500k?

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    Curly
    Muito interessante essa tua modificação. Pra nas posições 2 e 4 os captadores ficarem em série teria que ter um Super Switch, só com ele seria possível isso? Com push-pull DPDT não há como fazer essa ligação?
    Obrigado!

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    vc trocou os poteciometros de tone por 500k?

    Provavelmente se não trocou o problema está ai, guitarras com 3 singles vem com 250k se não estou enganado.

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    vc trocou os poteciometros de tone por 500k?

    Provavelmente se não trocou o problema está ai, guitarras com 3 singles vem com 250k se não estou enganado.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    guitaremerson
    é verdade que qnto mais push pull menos sinal eu tenho da guitarra?

    Isso não faz nenhum sentido.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Eu uso dois humbucker na minha strato e um single no meio.

    Os potenciômetros são todos de 250k e não tenho nenhum problema com isso. Os agudos gritam... Fico pensando se tivesse pots de 500k... Iria precisar de uma coleira pra segurar os agudos.

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Mas dependendo dos caps também pode até ser que com os pots de 250 não fique tão abafado, sei lá eu rs.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    GuitarHome

    Eu tenho um Super Distortion na ponte e um Stevie's Special no braço... Será porque são de alto ganho?!

    Eu não troquei os potenciômetros por falta de tempo e grana pra comprar, então acabei usando os de 250k mesmo. Achei que fosse ficar mais abafado, com menos agudos e que teria problemas por isso, e no entanto não acontece nada disso... As vezes tenho que fechar o tone um pouco pra segurar os agudos.

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Boa noite!!!

    guitaremerson
    é verdade que qnto mais push pull menos sinal eu tenho da guitarra?
    O fato de ter pura e simplesmente pots push/pull não altera em nada o sinal. A ligação feita neles é que vai alterar o timbre dos captadores quando combinados entre si.

    também achei o paf pro meio abafado é normal isso?
    A interação do captador com a sua guitarra vai ditar seu desempenho. E a forma com que vc ligou este captador no pot, além do próprio valor do pot, também influenciará em seu desempenho.

    falam que se inverter o paf pro fica bom seria verdade isso?
    o paf pro e fred se combinam?

    Cara, isso vai de gosto pessoal. Acho que não há como chegar numa resposta definitiva. Uns gostarão da combinação, outros não. Nem um, nem outro estará errado.

    Van_Lorien
    Haveria a possibilidade de com um Push-Pull (de preferência substituindo um dos pots de tom)
    O Push/Pull é um potenciômetro. Não há como instala-lo sem substituir um dos pots ou alterar as características originais da guitarra (entenda-se fazer mais um furo na guitarra)

    quando o push pull for puxado, nas posições 2 e 4 da chave seletora ao invés dos captadores ficarem ligados em paralelo, eles ficarem ligados em série, simulando assim um humbucker?
    Isso é possível sim. Só não trará exatamente o resultado que vc espera pois um humbucker possui duas bobinas "coladas" uma na outra e a sua combinação terá uma certa distância entre as bobinas.

    Valeu!!!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Penta_Blues
    Sim sim, eu sei que o push-pull é um potenciomêtro com uma DPDT, o que eu quis dizer é que desse pra fazer essa modificação instalando o push-pull no lugar de um dos pots de tonalidade, não sei se me fiz entender.

    Claro, não teria o som típico de um humbucker, mas pelo que eu ouvi no YouTube e li por aí, fica um som mais ou menos entre um humbucker e um P90. Como eu deveria proceder para fazer essa modificação? Eu pretendia usar também essa modificação pra conseguir a combinação Braço + Ponte e com outro push-pull, fazer essa loucura de nas posições 2 e 4 os captadores que seriam ativados nessa posição ao invés de ficarem em paralelo, que ficassem em série.
    Obrigado desde já!

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Van_Lorien
    o que eu quis dizer é que desse pra fazer essa modificação instalando o push-pull no lugar de um dos pots de tonalidade,
    Cara, eu não entendi ainda...rs
    É possível vc instala-lo no lugar de um pot de tom ou do volume. A diferença fica por conta do esquema de ligação e de qual pot vc acha mais prático puxar ou apertar.

    Como eu deveria proceder para fazer essa modificação?
    Vc deve passar os condutores pelos polos do push/pull antes de joga-los na chave comutadora.

    Eu pretendia usar também essa modificação pra conseguir a combinação Braço + Ponte
    Acho que vc percebeu que esta modificação também liga braço + meio + ponte, né?

    e com outro push-pull, fazer essa loucura de nas posições 2 e 4 os captadores que seriam ativados nessa posição ao invés de ficarem em paralelo, que ficassem em série.
    Sem problemas. Na minha opinião vc pode deixar os dois pots de tom com os push/pull e o de volume com pot tradicional mesmo. Inclusive, de repente instalar até um Treble Bleed neste volume. Loucura pouca é bobagem...rsrs

    Valeu!!!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Penta_Blues
    Eu queria instalar o outro push-pull num dos pots de tonalidade pra poder usar essa modificação que eu colei sem fazer alterações nela, já que ela usa um push-pull no pot de volume.

    Sim, essa modificação que eu colei também dá braço, meio e ponte, mas em paralelo. O que essa modificação faz é que quando o push-pull tá pra cima, o captador da ponte fica sempre ativo.

    É, pra mim até seria melhor deixar o pot de volume como pot normal mesmo e com Treble Bleed, até pelo fato de eu usar bem mais o potencioômetro de volume, aí seria melhor não ter que ficar levantando e descendo ele por causa do push-pull.

    Então seria pleanamente viável deixar o potenciometro com push-pull no tom do braço acionando a mod de deixar sempre ativo o captador da ponte e com o potenciômetro com push-pull no tom do meio acionando a modificação do série/paralelo nas posições 2 e 4?

    Grato desde já!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Inclusive, de repente instalar até um Treble Bleed neste volume. Loucura pouca é bobagem...rsrs

    hehauehaue Ainda vou tentar isso. Quando eu trocar os trastes da guitarra, vou aproveitar a oportunidade.

    guitaremerson
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    sim os pots são todos de 500k sim

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    guitaremerson
    Não é problema de equalização não? Por exemplo, com os antigos captadores ou antiga guitarra você usava uma equalização no amp ou no seus pedais e agora está usando a mesma?
    Tem que regular "de acordo com a guitarra".
    Por exemplo, eu tenho uma Schecter e esses dias um amigo deixou uma Epiphone LP Standard aqui, o som com a equalização que eu uso na Schecter estava muito grave e um tanto abafado no cap do braço, é só questão de tirar um pouco os graves e colocar mais agudos.d

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Van_Lorien
    Então seria pleanamente viável deixar o potenciometro com push-pull no tom do braço acionando a mod de deixar sempre ativo o captador da ponte e com o potenciômetro com push-pull no tom do meio acionando a modificação do série/paralelo nas posições 2 e 4?
    Sem problemas! Só precisa "rachar" um pouquinho a cabeça pra montar o esquema de ligação...rs

    LeandroPanucci
    Cara, eu tenho três guitarras aqui que são só pra eu ficar fuçando e modificando. Já tiveram split, já defasaram, já tiveram balanço, blend e o que mais aparecer pra variar o timbre...rs

    Valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Penta_Blues

    Você é maluco (no melhor sentido da palavra).

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    Penta_Blues

    Lá vou eu alterar o esquema da minha guitarra outra vez.

    Desta vez vou utilizar uma chave rotatória de 3 posições no lugar do push-pull que splita os humbucker. Uma posição eu splito o humbucker da ponte, a posição do meio eu deixo as bobinas normais, e a outra eu splito o humbucker do braço. Como vai sobrar um push-pull no tone, vou fazer uma ligação pra misturar o humbucker do braço com o humbucker da ponte, conforme a sua sugestão.

    AllanGouveia
    Membro
    # nov/13 · Editado por: AllanGouveia
    · votar


    eu uso um push pull no tone e uma chavinha q n lembro o nome, mas tem duas posições... o push pull para mudar a ligação dos captadores e a chavinha p splintar o captador do braço...

    acho um artifício muito bom...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    AllanGouveia

    Eu utilizava desta forma também, com uma chave comutadora de alavanca. O problema é que elas são muito frágeis, vivia trocando elas. Não acho muito prático o push-pull em determinadas circunstâncias. Ter que puxar o knob as vezes não dá certo. Depois que eu fizer, postarei as fotos.

    strinbergshredder
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    LeandroP
    Cara, será que num caso desse não seria mais vantagem usar um pot "push-push" ??

    Acho que facilitaria bastante!

    Uma vez toquei na guitarra de um amigo que tinha push pull... o pot era tão duro pra se puxar, e ainda era daqueles estilo les paul, sem nenhum "grip"... era horrível pra trocar no meio da musica!! rsrs

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    strinbergshredder

    É uma boa ideia também. O difícil é encontrar essas peças e pagar por elas... Meodeos... Tudo tão caro!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a bertola pfavor duvida em timbre com captadores e ligações