guitarra funk e swing picking

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/09


    sempre fui guitarrista de rifs e solos.e agora entrei numa banda q toca coisas que puxam o lado das cifras tipo oasis .e estou com difuldade em tocar bem acordes no sentido de dar swing a coisa.meu professor me recomendou tirar musicas de funk (funk mesmo nao carioca).mas esquesci de perguntar a ele oque ouvir pois nao saco nada do estilo.

    vcs podem me dizer algumas boas influencias pra esse tipo de musica (na guitarra )

    tipo
    nome da banda(conjunto)/nome do gutarrista/nome da musica q vc me sugere tirar

    brigadão pra quem der uma ajuda

    eric bluesman
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rhoadsvsvai

    bom cara, te indico a banda black rio, q tem uns funcks bem legais, tem tb claudio zoli q tem algumas coisas interessantes pra swing de guita , funkadelik q é dos antigueiras.

    Thiago N
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Red hot chili Peppers - Blood sugar sex Magic (CD)
    Freaky Styley (CD)
    Mothers Milk (CD)

    Escuta os mais antigos principalmente.
    Escuta também James Brown.

    Abç

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    Cara, tocar funk não é fácil, apesar de parecer ser. Me considero um guitarrista essencialmente Funk, e recomendo que você treine bastante a MÃO DIREITA. Abafar cordas, por exemplo, é essencial. Fazer riffs palhetando todas as cordas ao mesmo tempo, mas fazendo com que saia o som apenas de uma corda, também é essencial.

    Mas enfim, você pode ouvir os brasileiros Tim Maia, Jorge Ben, Funk Como Le Gusta e Clube do Balanço. Este último é samba-rock, mas a guitarra tem mais swing do que muitos funks por aí.
    De fora, vc pode ouvir James Brown, Tower of Power, Earth, Wind & Fire, KC and the Sunshine Band, e por aí vai.
    Se quiser um funk/rock, pega o primeiro disco do Red Hot ("Blood Sugar Sec Magic")
    E se quiser ouvir um funk comigo tocando (!), ouve a primeira música da minha banda no Myspace: www.myspace.com/omesmo

    eric bluesman
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rhoadsvsvai

    tem os grandes monstros tb, red hot chille pepers, james brown, rick james, george clinton

    ogner
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: ogner
    · votar


    rhoadsvsvai

    Cara, veja outros formatos de acordes, principlamente os desenhos com a tônica na quarta corda, e procure as tensões pra dar aquele charme!!
    hehehe...

    MajorKong
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tower of Power

    MajorKong
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Procura por lições de funk guitar no youtubo.

    prog_jam
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    fora os que a galera citou, tem um funk em vinheta no meu myspace tambem. a gravacao ficou horrivel, mas dah pra ter uma ideia.

    www.myspace.com/brunorebello

    boa sorte aih na nova empreitada.
    a dica que fica eh tocar os acordes com inversao e usar mais as cordas primas. Procura tocar T-3-7 que fica muito bom tambem. Pra inverter essa onda aih faz um 3-7-T que fica bacaninha.

    braco.

    prog_jam
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ah sim, dependendo do grrove do baixo, faz soh 3-7 ou 7-9

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Pessoal, eu tenho estudado funk groove... E bom nao sei como estudar a mao esquerda, pra abafar as cordas. Procurei no youtube, mas tudo mto vago. Algume poderia me dar alguma dica, pois o pessoal so fala mais sobre a mao direita

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Rockeira_2015
    Algume poderia me dar alguma dica

    Afrouxe o acorde até cortar o som. Vá sentindo. Vá descobrindo o ponto em que o som é abafado. Então, experimente variações rítmicas apertando e afrouxando o acorde. Acho que não tem muito mistério.

    Drinho
    Veterano
    # fev/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    Algume poderia me dar alguma dica.

    Hoje com o YouTube, diria para você escolher uma referência, só uma, se tudo está muito vago, provavelmente você está consumindo mais conteúdo do que deveria. Ver/ouvir de forma persistente e tentar reproduzir. Pode ser que demore, mas confia que uma hora sai!

    Talvez esse brother possa te ajudar, foque só nesse vídeo e esqueça o resto por enquanto.





    Juquinhaa
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Da uma olhada no canal do tomo fujita
    https://youtu.be/l6vTIi1w158

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Rockeira_2015

    Toquei muito funk... toquei alguns anos numa banda Disco.

    Não sei seu nível no instrumento, mas abafar as cordas na mão esquerda é fácil e você, com certeza, consegue fazer. Só aliviar (afrouxar) a mão até "matar" o som... só treinar, simples, não têm segredo nenhum, não têm "caminho das pedras".

    O problema no funk é a mão direita guria, são as síncopes de mão direita. Só abafar não "funkeia", talvez você até esteja fazendo o abafa certo mas não esta soando funk, você acha que o erro é na mão esquerda, mas não é.

    Veja este vídeo que o Drinho postou... o cara demonstra bem o arroz com feijão.

    A mão direita terá que treinar bastante, há síncopes bem complicadinhas, mas o básicão você consegue.

    Mais um vídeo basicão com acordes simples que soam bem e legais prá você treinar o "pica - abafa".



    Aqui no Brasil é comum chamarem esta técnica de Pica-Pau



    Delson
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Costumo dizer que o instrumento te inspira a tocar determinado estilo. É impressionante o quão atrativo fica o ritmo funk quando tocado em uma Stratocaster e em uma ES.

    Quanto a técnica, o segredo realmente está na mão rítmica. Vou assistir aos vídeos que o Lelo Mig postou pra ver se eu aprendo.

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # 20/set/22 01:33
    · votar


    Obg pelas dicas e pelos referencias pessoal ????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a guitarra funk e swing picking