Filosofia musical

    Autor Mensagem
    Tognetti
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Tognetti


    Fala aí pessoal...

    Talvez esse seja um tema não muito comum, mas para nós que estamos ligados a ele no dia a dia, seria interessante alguma reflexão...

    Sabemos que a palavra Filosofia vem do Grego – com o seguinte significado: philos/sophiaPhilos = que ama + sophia = sabedoria, poderíamos encarar isso então como o amor que temos pela sabedoria em relação a música.

    Mas algum dia vocês já pararam e fizeram a si mesmo a pergunta "O que é Música?".

    Já pararam e pensaram o porque nos sentimos tão atraídos por ela?

    Porque vivemos tantos anos sem ela (digo isso no sentido de não tocar algum instrumento), e depois que aprendemos é impossível viver sem?

    Porque será que certo estilo musical nos agrada tanto...

    Existe uma infinidade de perguntas que poderíamos fazer a nós mesmo, isso nos possibilitaria outras infinidades de resposta que nos levariam a novas perguntas e assim sucessivamente.

    O que quero expressar é o seguinte, certo dia você acorda e se decide.. vou aprender a tocar guitarra!.. mas e aí? De onde surgiu essa vontade, o que fez querer isso... o que seria a música, ser músico, um verdadeiro guitarrista???....

    Seria interessante pararmos e refletirmos um pouco como viramos "músicos" (entendam isso as pessoas que tocam profissionalmente e as pessoas que tocam por lazer – músicos no sentido genérico).

    Talvez essa seria uma oportunidade dos membros do fórum passarem a se conhecer um pouco mais, saber como cada um iniciou na música e o que pensa dela.

    Grande abraço a todos.

    Deji
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Como disse Mike Stern uma vez:

    "Musica é a linguagem do coração"

    Acho que isso fala muita coisa ;)

    Clauber guns
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Mas algum dia vocês já pararam e fizeram a si mesmo a pergunta "O que é Música?".

    Pra mim é tudo, acho que 90% do meu dia to fazendo algo relacionado a música, ainda que indiretamente como baixando um cd ou então cantarolando alguma coisa...

    Já pararam e pensaram o porque nos sentimos tão atraídos por ela?

    Acho que de certo modo pelo prazer que ela nos proporciona, alguns se interessam por futebol, alguns por video-game, nós por música \o\

    Porque vivemos tantos anos sem ela (digo isso no sentido de não tocar algum instrumento), e depois que aprendemos é impossível viver sem?

    Tocar um instrumento vicia FATO!
    =D

    Porque será que certo estilo musical nos agrada tanto...

    Porque é pelo qual você mais se identifica, seja com letras, estilo, melodia, atitude etc...

    O que quero expressar é o seguinte, certo dia você acorda e se decide.. vou aprender a tocar guitarra!.. mas e aí? De onde surgiu essa vontade

    Eu decidi tocar guitarra pra poder tocar Linkin Park na época uashduahduasdhasuha dae minha mãe comprou um violão Kashima pra mim depois de cansar de me ver tocando controle de TV, vassoura, ar, ou qualquer outra coisa que possa se parecer com uma guitarra =P


    o que seria ser músico, um verdadeiro guitarrista???....
    Acho que ser músico é você sentir a música na sua vida, não só como as demais pessoas, mas sentir que isso representa algo importante pra você que você tem prazer em reproduzir usando o instrumento..
    Acho que ser guitarrista também é isso

    darkwolf
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    "Music speaks what cannot be expressed, soothes the mind and gives it rest, heals the heart and makes it whole, flows from heaven to the soul."

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sobre tocar um instrumento, alguns acham que é um dom. Outros acham que são influências de vidas passadas. Há os que acham que é puro gosto pessoal, ou até mesmo pura coincidência. Tem também os que acham que é genético, de descendências. Alguns ainda acham que é coisa de Deus... ou do Diabo!

    Ou seja, não existem verdades, só teorias.

    De fato, pura filosofia.

    Tognetti
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Tognetti
    · votar


    Deji


    "Musica é a linguagem do coração"

    Com ctz... é algo que vem de dentro de cada um...

    Clauber guns

    Muito bacana seu modo de pensar...

    darkwolf

    Se entendi direito: "Música fala o que não pode ser expressado, acalma a mente e lhe dá descanso, cura o coração e faz todo fluxo do céu para a alma"

    Interessante!

    Hard_Guitar

    Sim.. na verdade as respostas encontram-se dentro de nós mesmos, vai depender da maneira que encaramos as perguntas.. cada um tem sua maneira de filosofar.. rs

    ...

    O que acho legal é poder ver o ponto de vista de cada um, saber o que a música significa para cada pessoa...

    Abraço

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Lindo post!

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu era Tr00 Headbanger Death Extreme e blá blá blá
    Era louco pra aprender a tocar bateria, quando meu pai me deu um violão.
    Foi extremamente frustrante, mas eu comecei a aprender.
    Era muito chato, eu tinha apenas uma revistinha de cifras de MPB, e não gostava, tava aposentando o violão já com 1 mês quando um amigo meu me emprestou uma revistinha de letras cifradas do Metallica.
    Cheguei em casa, toquei a nota inicial de Master of Puppets e ali foi amor a primeira vista.
    Depois de tirar quase todos os clássicos do Maiden no violão, e depois de muita insistencia, meu pai resolveu comprar a guitarra pra mim. Já fazem 3 anos desde a guitarra, e espero que venham muitos pela frente.

    Bateria? Jamais! haha

    Fernandofnd
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Quando eu vir pela primeira vez um cara tocando uma guitarra com uma distorção, Aquela momento realmente percebi que a musica ja fazia parte de mim. Fiquei frustado e louco pra conseguir uma guitarra daquela. Conforme o tempo conheci um colega que tocava teclado e tambem gostei pra caramba. Então fiquei meio que dividido na epoca e acabei comprando um teclado. Minha vontade era tão grande de aprender tocar que ficavas horas e horas tentando aprender alguma coisa. E foi assim que fui pegando algumas musicas. não tive muita ajuda professores nada disso. Mas tambem nunca deixai de gosta da guitarra. Então resolvi ter os dois instrumentos. E hoje me didico nos dois.

    Abraços e foi assim que a musica fez parte da minha vida e sou muito feliz por isso

    Tognetti
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Tognetti
    · votar


    Fernandofnd
    Legal... tem certos detalhes que nos faz sentir uma forte vontade de tocar.. sons que faz despertar a paixão pela música...
    Abç

    rcagliari
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Só sei que nada sei. Sei também que comecei a tocar pra comer mais mulheres. Aparentemente funcionou.

    Tognetti
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rcagliari
    Só sei que nada sei e nada saberei.. rs
    Apenas aparentemente ou realmente funcionou?? rs

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Filosofia musical