【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
guictr
Veterano
# jul/17 · Editado por: guictr
· votar


Fala galera,

Não sei se vocês já experimentaram essas duas guitarras, mas qual vocês acham mais interessante?

Schecter Diamond Series C-1 Platinum
-Construction: Set-Neck w/Ultra Access
-Body Material: Mahogany
-Top Material: Quilted Maple
-Top Contour: Arched Top
-Neck Material: Maple 3-pc
-Fretboard Material: Rosewood
-Scale: 25.5” (648mm)
-Frets: 24 X-Jumbo
-Bridge Pickup: EMG 81 (active)
-Neck Pickup: EMG 85 (active)
-Bridge: Tune-O-Matic w/ String Thru Body
-Tuners: Grover


Washburn X50 PRO Q
-Mahogany Body
-Quilted maple carved top
-String thru body
-Tune-o-matic bridge
-24 jumbo frets
-Maple set-in neck
-25.5" Scale
-Seymour Duncan '59 reissue pickup in neck
-Seymour Duncan Custom Custom pickup in bridge
-3-way toggle switch
-Rosewood fingerboard with X inlay
-Exclusive Grover 18:1 gear ratio tuners
-Buzz Feiten Tuning System

Existe uma pequena diferença nos braços, pois a Schecter tem um braço com 42mm de largura no nut e 20mm de espessura na primeira casa, enquanto a Washburn tem , respectivamente, 43mm e 19,5mm.

Eu nunca tive uma guitarra com captação ativa, mas não creio que isso seria algum problema.

Valeu!

guictr
Veterano
# jul/17
· votar


Complementando a minha dúvida anterior, fiz um intensivo de diferença de sonoridade entre os captadores destas guitarras e comecei a notar o som "comprimido" ( não se chega a ser estéril, como alguns costumam classificar), meio sem dinâmica dos captadores ativos.

Isso está me fazendo balançar de volta para a Washburn ( sim, eu estava quase pegando a Schecter ).

A impressão que tenho é que eu ficaria meio prisioneiro dos riffs pesados típicos de Trash Metal se eu pegasse os captadores ativos.

Estou sendo exagerado nessa?

Nebuchadnezzar
Membro Novato
# jul/17
· votar


Excelente post, estou começando a aprender guitarra. E por enquanto estou usando uma guitarra emprestada, até ter informações suficientes para comprar um guitarra ideal para o momento. Quero saber o básico, pois não quero comprar uma muito barata, pois venho de outros instrumentos e um instrumento de qualidade muito inferior pode criar situações desanimadoras no processo de adaptação e domínio.

Obrigado @Penta_Blues, não sei nem como marcar alguém aqui no fórum. =)

Nebuchadnezzar
Membro Novato
# jul/17
· votar


Excelente post, estou começando a aprender guitarra. E por enquanto estou usando uma guitarra emprestada, até ter informações suficientes para comprar um guitarra ideal para o momento. Quero saber o básico, pois não quero comprar uma muito barata, pois venho de outros instrumentos e um instrumento de qualidade muito inferior pode criar situações desanimadoras no processo de adaptação e domínio.

Obrigado @Penta_Blues, não sei nem como marcar alguém aqui no fórum. =)

Nebuchadnezzar
Membro Novato
# ago/17
· votar


Pessoal, li bastante a respeito da composição da guitarras, inclusive aqui no fórum. Gostaria de saber se alguém conhece a Squier Vintage Modified Stratocaster 70s.

Queria saber se alguém pode informar se as tarraxas são blindadas, o fabricante só informa "estilo vintage". E também se alguém já experimentou. Quero uma preta com braço em maple. Gostaria de saber se a Affinity é melhor, pois o fabricante informa de maneira mais completa a composição das partes da guitarra.


PS.: Estou apreendendo com uma guitarra emprestada, as cordas estão com muita distancia do braço, eu acho. O dono, meu amigo, disse que guardou ela por muito tempo afinada, com as cordas tensionadas. Não sei se isso afeta ou não. Enfim, ainda estou no começo, mas estou evoluindo até bem, porque toquei muito tempo clarinete, não aproveito mecânica alguma, mas a teoria musical e as etapas para dominar o instrumento eu conheço, ou sei que tenho que buscar, pois há as peculiaridades. E a guitarra não sairá mais da minha vida.

Nefelibata
Veterano
# ago/17
· votar


Nebuchadnezzar

Cara, no geral as Squiers VM são muito boas, ao menos as q testei. Tarraxas Estilo vintage são blindadas, como 99% das tarraxas de guitarra, mas isso não quer dizer nada sobre a qualidade. Tem tarraxa blindada boa, média, ruim, etc.

A Afinity já tive (minha primeira guita) e fica sossegado, a Vintage Modified é beeeeeeem melhor, muito melhor em tudo. A maioria aqui no forum não teria dúvidas entre qual delas pegar.

s cordas estão com muita distancia do braço, eu acho. O dono, meu amigo, disse que guardou ela por muito tempo afinada, com as cordas tensionadas. Não sei se isso afeta ou não.

Isso é lenda, mas q ainda sobrevive. Uma vez eu deixei uma guitarra guardada 4 meses no bag, encostada na parede e sendo jogada pra lá e pra cá. Quando peguei ela ainda tava afinada.

A regulagem pode se perder por diversas razões q não cabe discutir aqui, mas guardar a guitarra com cordas afinadas é normal, não dá nada.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Pelo contrário, guardar a guitarra SEM cordas é que pode trazer danos ao instrumento depois de muito tempo, mas só se vc deixar bastaaante tempo sem nenhuma corda.

Tecladista BR
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ola amigos

SkyHawk
Membro
# ago/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Nebuchadnezzar
As Vintage Modified e as Classic Vibe são as duas melhores séries da Squier, já a Affinity e as outras são inferiores. Gosto das Squiers de primeira linha, tem guitarras muito interessantes.

Quanto a sua emprestada, vale muito levar para uma regulagem em um luthier para que seja ajustado o tensor do braço, ponte, altura de captadores, etc. A tocabilidade pode melhorar muito com isso.

Nebuchadnezzar
Membro Novato
# ago/17
· votar


Nefelibata
Obrigado pelo direcionamento. Os meus guitar heroes na maioria tocam stratocaster, por isso imagino primeiro timbre cristalinos. Como não estou com muito dinheiro, e sobretudo estou no comecinho, vou de Squier. Depois dependendo da necessidade ou do meu nível de grana eu não compre uma Fender.

acabaramosnicks
Obrigado, também! Queria saber para se caso fosse um erro do meu amigo que me emprestou uma guitarra dele não repetir com a minha. Ele vai ficar puto comigo, porque estou afrouxando todas as cordas diariamente ao terminar de estudar, afinal ele, que toca a bastante tempo, que falou isso.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Nebuchadnezzar
Não faz sentido nenhum afrouxar as cordas... isso muda a tensão aplicada no braço e pode contribuir com a perda de regulagem mais rapidamente, ou no pior dos casos pode zoar o braço com torção ou empenamento (pouco provável).

Nebuchadnezzar
Membro Novato
# ago/17
· votar


SkyHawk

Não vi a linha Classic Vibe, vou conferir. Embora, como confirmou as Vintage Modified como top da marca e confirmou que tem qualidade, dificilmente irei mudar a escolha. Mas ainda tenho que achar o modelo na cor e com o material da escala que eu quero.

E é mesmo, pela lógica não faz sentido levar a um luthier e "perder" os ajustes ao fim do dia. Obrigado!

acabaramosnicks
Valeu, estava perdido, por isso procurei o fórum, que é referência e formado por quem tem intimidade com o instrumento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Nebuchadnezzar
Acabei de regular uma Squier VM 70's. Muito boa guitarra pelo que se paga por ela. Muito melhor que as Affinity...
Afrouxar cordas é um erro enorme. Mantenha sua guitarra afinada após limpá-la ao terminar de tocar, então guarde-a.
Assim que comprar sua nova guitarra leve-a IMEDIATAMENTE a um luthier qualificado (com um jogo de cordas novas e de boa qualidade em mãos), para a IMPRESCINDÍVEL regulagem geral inicial.
Abç

Nebuchadnezzar
Membro Novato
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado! Sou de Maceió, não tem variedade aqui, apesar de poder encontrar guitarras caras, mesmo que apenas um modelo por marca. Quando busca algo entre o "pós-iniciante" e "ainda acessível" é um problema. Testar instrumentos aqui, nossa, é uma boa vontade que só vendo. Por isso pedir ajudar para quem já testou os modelos que tenho em mente.

Já escolhi, será essa aqui: Squier VM 70' Black

Difícil achar nessa cor e com a escala em maple. Achei em uma revenda Squier em Recife, negociando para ver se entregam no meu estado.

Quando surgir dúvidas buscarei o tópico, realmente o melhor canal para os aventureiros de primeira viagem. Muito obrigado pessoal!

JoãoOliveira13
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: JoãoOliveira13
· votar


Galera to muito em duvida entre uma Les Paul Vintage V100 AW e uma Dean Michael Amott Signature Tyrant X Splatter. Curto tocar hard rock e tadas as vertentes do metal. Fiz aula de violão terminei as aulas e agora comecei a fazer aula de guitarra e preciso de uma guitarra boa pra fazer pequenas apresentações e estudar.

Especificações Vintage Les Paul e algumas fotos:



Construção Set Neck braço colado
Escala 24.75"/ 628mm
Corpo em Mogno
Top Solid Carved Mahogany
Braço e mMogno (Colado)
Escala em Rosewood
42 mm Nut (Pestana)
22 trastes
Ferragens: Gold
Tarraxas: Wilkinson Deluxe WJ44
Marcação Inlay: Pearloid Crown
Ponte: Tune-O-Matic
Captadores: Wilkinson Humbucker x 2 (N) MWVC (B) MWVC
Controles: 2 x Volume/ 2 x Tone/ 3-Way Toggle
Escudo: Classic single ply Vintage
Acabamento AW (Arctic White)
Peso líquido aproximado: 4.8 kg
Dimensões do produto (L x P x A): 32,5 x 97 x 5 cm



https://http2.mlstatic.com/guitarra-vintage-les-paul-v100-aw-artic-whi te-D_NQ_NP_983301-MLB25584923778_052017-F.webp



https://http2.mlstatic.com/guitarra-vintage-les-paul-v100-aw-artic-whi te-D_NQ_NP_966112-MLB25584564489_052017-F.webp



Especificações Dean Michael Amott Sig e algumas fotos:

Corpo: Basswood
Braço: Maple
Medida da Escala 24 3/4"
Escala: Rosewood
Marcação da Escala: Madre Pérola tipo ponto
Trastes: 22
Tarraxas: Grover Preta
Ferragem: Preta
Ponte: Tune-O-Matic
Captadores: (Braço) DMT Design Pickup (Ponte) DMT Design
Acabamento: Splatter Custom Grafico envernizado

https://http2.mlstatic.com/dean-flying-v-michael-amott-tyrant-x-splatt er-frete-gratis-D_NQ_NP_941305-MLB20855735889_082016-F.webp


https://http2.mlstatic.com/dean-flying-v-michael-amott-tyrant-x-splatt er-frete-gratis-D_NQ_NP_794405-MLB20855735100_082016-F.webp

Me ajudem ai galera!!!Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


undefinedJoãoOliveira13
Tanto faz.
Agora, do ponto de vista ergonômico a V100 é melhor.
Abç

diogosabh
Membro Novato
# ago/17
· votar


Eu sou absolutamente apaixonado por flying v. Como obra de arte. Como guitarra, ergonomicamente falando, nao gosto. Tocar sentado, pra mim, com flying v, é bem ruim. Se for tocar so em pe ai ja nao tem tanta diferença. Seria bom se vc pudesse testar

JulianoF.
Membro Novato
# ago/17
· votar


A Flying V te obriga a manter a postura costura e tocar na posição clássica, quando for tocar sentado.
O que pode ser uma vantagem.
Dito isso, já tive V, e não teria de novo, hehe.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


JulianoF.
É uma guitarra mal projetada, cujo design apena quis parecer "futurista"... Há nela um "desequilíbrio" entre a função ergonômica e a função estética (cujo gosto é, em sí, questionável).
Abç

JoãoOliveira13
Membro Novato
# ago/17
· votar


Aqui perto de minha cidade tem uma loja de instrumentos musicais vou arranjar um tempo pra ir lá e testar algumas flying v para ver como é já que nunca toquei com uma flying v. Se eu não gostar vou ficar com a V100.

JoãoOliveira13
Membro Novato
# ago/17
· votar


Valeu galera!!!

-Saved
Membro Novato
# ago/17
· votar


Lembra de procurar um pedestal que sirva nela também

JulianoF.
Membro Novato
# ago/17
· votar


JoãoOliveira13
Tudo é mais dificil e caro com V.
Tocar sentado é mais complicado, case é mais caro, pedestal é mais caro.

Mas, tem o apelo visual bacana.

Mauricio Luiz Bertola
A ergonomia de algumas V não é TÃO horrivel, como eu disse, se tocares na posição clássica, ajuda bastante. E acaba forçando uma postura mais ereta, o que pode ser bom, para alguns.

Mas num geral, tendo a concordar contigo.
Poderia ser bem melhor.

xmarhunterx
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ei galera é o seguinte:
Eu vou comprar minha primeira guitarra, mas tenho o orçamento de um violão. E como eu realmente não quero comprar um violão ( talvez no dia que der pra tocar eruption - van halen em um violão, rs).
Mas enfim, como so tenho 450 reais pra comprar guitarra e amp pensei em comprar uma guitarra bem barata(assim sobra dinheiro pro amp) so pra aprender a tocar mesmo e quando eu estiver tocando tão bem quanto jimi Hendrix eu compro uma fender strato...
Eu achei uma Memphis tagima mg32 por R$250 e uma gianini ggx 1s por R$300. Eu gostaria de saber qual a melhor e se essas duas já dão pra tirar uma musiquinha.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


A Flying V te obriga a manter a postura costura e tocar na posição clássica, quando for tocar sentado.
O que pode ser uma vantagem.
Dito isso, já tive V, e não teria de novo, hehe.

JulianoF.

xmarhunterx
Eu achei uma Memphis tagima mg32 por R$250 e uma gianini ggx 1s por R$300. Eu gostaria de saber qual a melhor e se essas duas já dão pra tirar uma musiquinha.

Se está falando de nova, a menphis é 1 bit melhor. Mas sao bem equivalentes uma e a outra. Eu levaria a que estivesse mais regulada, justamente pra nao gastar com luthier de imediato, ja que sua verba é curta. Mas mes que vem, se entrar mais uma graninha, tem que correr pro luthier, ok!

Porem se está falando de usadas, ai tem que testar. Nao tem jeito.
Pode ser que a menphis esteja um pau com cordas, e a giannini conservadinha e regulada. Pode ser o contrario.
Eu levaria a mais regulada, de novo.

Amp nao é necessario. Entre comprar uma amp de 200 conto, e tocar com caixinha de pc, prefiro tocar com caixinha de pc.
Compre uma boa guita de 450 mangos, ja regulada, e toque no pc.
Melhor que comprar guita ruim, amp ruim, e achar que levou vantagem.

Amp razoavel, de baixissimo custo, começa a partir dos 500. É disso pra cima.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


JulianoF.
A Flying V te obriga a manter a postura costura e tocar na posição clássica, quando for tocar sentado.
O que pode ser uma vantagem.
Dito isso, já tive V, e não teria de novo, hehe.
JulianoF.



Ah esqueci de comentar:

Ja tive flying v, e bem...nao é que eu nao teria de novo.
Teria sim, uma linda e maravilhosa ESP DV8-R Tequila Burst:

http://shop.guitar-max.eu/userdata/gfx/55d348f7e6412a7256068f138f10b7b 7.jpg

Mas, entretanto, hoje em dia, se nao fosse uma estupenda V, nao teria de novo.
Acho a fling v um modelo de guitarra fantastico, porem, hoje em dia, nao é qualquer uma que me chama a atencao. Sou bem, mas bem chato mesmo com as Vs agora. Qualquer detalhe que me incomode, nao gosto mais, como por exemplo, a posicao do jack de muitas Vs, e a relacao do peso do braço/corpo dessas guitarras.

xmarhunterx
Membro Novato
# ago/17
· votar


Buja vlw pela resposta
E eu queria saber outra coisa dá pra tocar guitarra sem amp? Tipo eu sei que o som fica bem mais baixo, mas dá pra treinar uma musica sem conectar a guitarra ou ela so faz uma barulhinho das cordas mexendo?

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


xmarhunterx
E eu queria saber outra coisa dá pra tocar guitarra sem amp?
Da pra treinar em casa. Eu treino direto.

Tipo eu sei que o som fica bem mais baixo, mas dá pra treinar uma musica sem conectar a guitarra ou ela so faz uma barulhinho das cordas mexendo?

Sim, o som sai baixo. O som nao sai como no violao.
Serve mesmo so pra treinar e mais nada.
So faz barulho de cordas mexendo, mas nao é tao baixinho nao.
Fica na altura de um celular com metade do volume.
Porem, fica som de guitarra desplugada ne.
Se voce quer treinar uma musica qualquer com som limpo, sei la, tipo um Legiao Urbana, so pra treinar, da.
Agora se quiser tocar uma Metallica, somente plugada com distorcao, voce sabe ne.

Pra tocar sem amp, porem, com efeitos, vai precisar de um computador. Ou de um celular. Com celular, é mais chato e complicado. E a maioria das vezes, o resultado é pior que no pc.

Com o pc, se a verba ta curtinha mesmo, voce so precisa de um adaptador p2/10 (que custa 5 reais no maximo) e o pc precisa de entrada de mic.

Instala no pc um Guitar Rig, o driver Asio4All, configura direitinho, e pronto. (aqui no forum tem trocentas paginas falando disso).

Assim da pra tocar guitarra com efeitos (delay, distorcao, reverb, fuzz, etc) sem ter amplificador. Até no fone de ouvido dá (Desde que sua placa de som onboard tenha entrada de mic e saida de linha individuais).
Obs: os notebooks mais novos nao tem.

Vvar
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: Vvar
· votar


Pessoal, entre a Cort X 11 e a Ibanez rg370fmz, qual vocês pegariam? Esses EMG que vem na Cort são bons? As duas no ML estão na mesma faixa de preço. Por favor, me digam o motivo da escolha. Obrigado.

JoãoOliveira13
Membro Novato
# ago/17
· votar


Pessoal, entre a Cort X 11 e a Ibanez rg370fmz, qual vocês pegariam? Esses EMG que vem na Cort são bons? As duas no ML estão na mesma faixa de preço. Por favor, me digam o motivo da escolha. Obrigado.
cara se tu tiver começando na guita faz igual eu. Sou louco pra ter uma guita com ponte tipo floyd rose, más to pegando uma les paul ponte fixa por causa da sua versatilidade (com ponte flutuante vc n pode mudar a afinação da guita) pense nisso. È questão de gosto cara.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda