【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
starscream
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: starscream
· votar


Olá pessoal, quero voltar a praticar guitarra!
Porém pretendo trocar de guitarra antes, pois usava uma Squier California Fat Strat, que ainda está em boas condições, porém o formato do braço me incomodava bastante, não me sentia confortável.
O desconforto gerava até dor em determinadas posições mais pro final da escala onde é mais "grosso".
Me lembro de experimentar uma Ibanez RG350DX, o braço era bastante confortável para minha pegada, fino.
Bom, o quesito principal na escolha da nova guitarra é o conforto, principalmente do braço.
Pretendo gastar em torno de R$ 2.000,00.
Queria uma Les Paul, com ponte fixa e captação ativa, mas esses são quesitos secundários.

Agradeço desde já!

EDIT: Dei uma pesquisada sobre formatos de braços de guitarras, acredito que o que me incomode é a falta de "ombros", minha guitarra tem um braço tipo "C".
http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/09/braco-de-guitarra-formasshap es.html
Em relação a guitarra, achei esse modelo aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758340319-guitarra-charvel-les- paul-ds2st-desolation-blue-smear-azul-_JM
Porém, a internet carece de informações sobre ele.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Falcon guitar

Cara, não sei, acho que você deveria tentar perguntar lá no tópico do review dela:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/301675/p1

_________________

Ainda a respeito da discussão Epiphone Std Plustop Pro X Vintage AFD Paradise, só mais um detalhe, que esqueci de falar:

A Epiphone Std Plustop Pro vem com o sistema coil-splitting (push/pull), através do qual você, puxando o botão de volume, "desliga" uma bobina do humbucker, na prática transformando o som no de um captador single coil.

Logo que adquiri a guitarra achava isso frescura, e praticamente não usava.

Com o tempo fui aprendendo a usar as variações de timbre do sistema, na maioria das vezes pra simular o som de stratocaster (deixando na posição central e "desligando" apenas o humbucker do braço), telecaster (deixando na ponte e "desligando" o humbucker) ou violão (deixando no meio e "desligando" ambos os humbuckers - claro que nesse caso utilizando o simulador de violão da pedaleira).

Hoje simplesmente não consigo ensaiar ou tocar ao vivo sem este recurso. Isso confere uma versatilidade ímpar a esta guitarra, pois me permite tocar sem ter que levar duas guitarras (tenho também uma Shelter California) pra cima e pra baixo.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


starscream

"Porém pretendo trocar de guitarra antes, pois usava uma Squier California Fat Strat, que ainda está em boas condições, porém o formato do braço e trastes me incomodavam bastante, não me sentia confortável.
O desconforto gerava até dor em determinadas posições mais pro final da escala onde é mais "grosso". Me lembro de experimentar uma Ibanez RG350DX, o braço era bastante confortável para minha pegada, fino com trastes jumbo. Bom, o quesito principal na escolha da nova guitarra é o conforto, principalmente do braço. Pretendo gastar em torno de R$ 2.000,00. Queria uma Les Paul, com ponte fixa e captação ativa, mas esses são quesitos secundários.
"

Amigo, rapidamente:

1. Sua Squier é uma baita de uma guitarrinha danada de boa: eu adoraria ter uma dessas para mim (tenho que me contentar com uma Shelter, rs);

2. O "Fat" dela é por conta do humbucker, nada a ver com o braço ser "gordo" ou "fino" no final da escala;

3. Se você sentia dificuldade com o final da escala numa stratocaster, provavelmente vai sentir muito mais numa Les Paul;

4. As Ibanez normalmente tem mesmo o braço mais fino. Não é o caso das Les Paul, cujo braço via de regra é consideravelmente mais grosso que de uma guitarra stratocaster;

5. Cara, uma Les Paul tem normalmente 2 humbucker. Com tudo isso de som você realmente acha que precisa de uma captação ativa, que tende a comprimir o som e transformar todo aquele som de mogno sólido em uma coisa totalmente artificial???;

Bicho, considerando tudo isso, será que não é mais negócio você pegar sua (excelente) guitarra e levar ela para uma boa regulagem num luthier de confiança, que vai saber acertar a regulagem dela exatamente como você prefere?

Pra concluir:

6. Alguma dor, principalmente no começo, faz parte da vida do guitarrista; o resto pode ser problema de técnica. Sugiro procurar um professor experiente antes para ver se não é alguma técnica que você está executando erroneamente.

Abç

starscream
Membro Novato
# mai/16
· votar


Amigo, rapidamente:

1. Sua Squier é uma baita de uma guitarrinha danada de boa: eu adoraria ter uma dessas para mim (tenho que me contentar com uma Shelter, rs);

2. O "Fat" dela é por conta do humbucker, nada a ver com o braço ser "gordo" ou "fino" no final da escala;

3. Se você sentia dificuldade com o final da escala numa stratocaster, provavelmente vai sentir muito mais numa Les Paul;

4. As Ibanez normalmente tem mesmo o braço mais fino. Não é o caso das Les Paul, cujo braço via de regra é consideravelmente mais grosso que de uma guitarra stratocaster;

5. Cara, uma Les Paul tem normalmente 2 humbucker. Com tudo isso de som você realmente acha que precisa de uma captação ativa, que tende a comprimir o som e transformar todo aquele som de mogno sólido em uma coisa totalmente artificial???;

Bicho, considerando tudo isso, será que não é mais negócio você pegar sua (excelente) guitarra e levar ela para uma boa regulagem num luthier de confiança, que vai saber acertar a regulagem dela exatamente como você prefere?

Pra concluir:

6. Alguma dor, principalmente no começo, faz parte da vida do guitarrista; o resto pode ser problema de técnica. Sugiro procurar um professor experiente antes para ver se não é alguma técnica que você está executando erroneamente.

Abç

Acho que você não entendeu direito o que disse.
Vamos lá:
2- Não disse nada sobre o fat estar relacionado com o braço, eu sei que ele indica a presença do humbucker na ponte.
3- Nem todas as Les Pauls tem o braço igual, o padrão seria um braço volumoso, mas nem todas seguem a regra.
5- A questão é o estilo de música pra que vou usar.
6- O desconforto que tinha não era de iniciante, os anos que toquei sempre foi assim, agora a pouco peguei a guitarra e ainda sinto a mesma dor, mesmo com anos sem relar em uma.
Não é problema de técnica, o problema é o formato do braço que não encaixa na minha mão.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


starscream

Desculpe-me, talvez realmente não tenha entendido.

Olha só, da Epiphone a única Lespa que sei que tem braço fino (mas sinceramente nem é tanto assim) e captação ativa (EMG81-85) é a Custom Zakk Wylde.

Porém eu a testei e particularmente detestei o som, sem falar que é uma guitarra que - nova - está bem acima de R$ 2.000,00.

Abç

gabriel-S
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: gabriel-S
· votar


starscream

a cort z42 foi a unica guitarra les paul com captação ativa que eu achei que está abaixo de 2.000 reais. E particularmente a versão dela em vermelho é muito bonita.

obs: É umas das guitarras que esta na minha lista de próxima guitarra

brunoeZ
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: brunoeZ
· votar


starscream

http://www.eletrolegal.com.br/produto/dbz-diamond-bolero-emg-81-85-tra ns-black/15427
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757403357-dbz-diamond-bolero-em g-trans-charcoal-guitarra--_JM

Se é boa ou não, não sei, deixo isso para as pessoas mais experientes opinarem.

erikprates
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: erikprates
· votar


galera é o seguinte anos atrás eu estudava e tocava guitarra e parei e pretendo voltar a tocar guitarra portanto sou amador não vivo de musica, toco violão na igreja e quero comprar uma guitarra e a utilização seria para primeiramente tocar em casa e estudar e posteriormente na igreja, na igreja usaria um som 99% do tempo som limpo (clean) sem drive somente chorus, reverb e delay em casa sim usaria bastante distorção , quero uma guitarra com ponte flutuante estilo floyde rose, e pretendo gastar ate 1000 reais é o valor que cabe no meu bolso hj, porem tem um fator que ajuda tenho a possibilidade de trazer dos estados unidos uma guitarra irei trazer pessoalmente portanto não irei pagar frete e na faixa de preço q to querendo trazer não irei pagar nem taxa de importação, bom pesquisando nos sites americanos encontrei dois modelos que me agradaram e gostaria de saber de VCS qual dos dois seria mais vantagem. os modelos são:

Jackson JS32 DKA-M Dinky Arch Top (299,00 dólares)

http://www.samash.com/electric-guitars/js32-dinky-dka-m-electric-guita r-j02385xxx-p

ESP LTD MH-50 (299,00 dólares)

http://www.samash.com/esp-ltd-mh-50-electric-guitar-emh50blkx


bom tenho essa oportunidade de trazer diretamente dos estados unidos olhei esses modelos que esta em torno de 1000 reais olhei no site da playtech aq no brasil e a Jackson estão vendendo a 2600,00 uma diferença absurda nessa faixa de presso acredito ser muito vantajoso trazer essa guita pq com 1000 reais acho q não da pra comprar nada interessante aq no brasil.
bom peço que me ajudem caso tenham alguma sugestão tb de outro modelo estou aberto a sugestões (tb goste de ibanez lembrando que quero uma com ponte flutuante)
desde ja agradeço a atenção de todos.

Erik Prates

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


erikprates

acho que você deveria testar elas ou algum modelo similar aqui antes de escolher, eu particularmente gosto muito da jackson, mas muita gente não curte devido ao shape do braço muito fino e dizem que é uma guitarra mais voltada pra metal, não sei se o da LTD também é.
Visualmente entre as duas a jackson é mais bonita mas beleza não é tudo e o que deve prevalecer é o som e a tocabilidade.

iDostoiévski
Membro Novato
# mai/16
· votar


Pessoal, alguém já ouviu falar nessas guitarras ?

Uma Tele Waldman com corpo em ash: http://www.barramusic.com.br/produto/guitarra-waldman-gte-750f-tele-as h-tbk/124246

E uma Benson strato com corpo em alder e ponte wilkinson: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749212052-guitarra-custom-serie s-recon-str-benson-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


iDostoiévski
Essa Waldman eu não conheço, mas a Benson é do mesmo nível da maioria das guitarras iniciantes do mercado.
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Peguei uma telecaster menphis mg 52 na troca em um ampli. sei que é uma guitarra de iniciante e vi uns reviews dela até falando que é um bom custo benefcio, mas o que vc me diria dela? vale algum investimento em um cap malagoli talvez ou nada que valha a pena investir?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


bruno_novatorj
Vale sim, desde que não se gaste muito.
Óbvio que o seu luthier (se experiente e competente) saberá o que fazer para deixá-la melhor (além de novos capts).
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu tava pensando só em uns caps malagoli (indica algum?) e num futuro distante uma ponte wilkinson. a guitarra esta novinha, as tarraxas seguram tranquilo pra brincar em casa, Nada de investimento sem sentido.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


bruno_novatorj
ponte nova, só se vc for usar alavanca... Se não for, deixe a que está e bloqueie-a.
Capts:
Para o braço:
http://www.bestbassgear.com/bass-wiring-diagrams.htm
Para a ponte:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1108-captador_traditio nal_texas
O do meio deixe o que veio nela mesmo...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ponte nova, só se vc for usar alavanca... Se não for, deixe a que está e bloqueie-a.

È a telecaster mestre não strato...

abç

ZimmeLTX
Membro Novato
# mai/16
· votar


preciso de uma ajuda, qual dessas guitarras é melhor pra começar? ggx 1h, mg 52 ou phx tl1? (as 2 ultimas sao telecaster)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


bruno_novatorj
Tanto melhor...
ZimmeLTX
Para começar, qualquer dessas serve bem...
Abçs

elvismustaine
Veterano
# mai/16 · Editado por: elvismustaine
· votar


Salve, galera, bom dia. Havia criado um tópico novo para essa duvida mas o mesmo foi fechado (noobisse minha, tinha que ser haha), mas é o seguinte:
Um conhecido quer trocar a Cort Viva Gold II dele na minha Tagima t735s (e mais uma grana). Tenho algumas perguntas então aqui vai:

Até quanto de dinheiro vale a pena eu dar de volta (considerando que a minha Tagima teve os trastes regulados, e ela em si foi regulada pra usar 0.10, mas tá com a pintura destacada em uma parte, cerca de 2 cm x por 1 cm de tinta faltando, e a Cort dele tá novinha, sem nenhum arranhão, mas nenhuma alteração)

O sustain dessa guitarra com os captadores originais é bom? (sei que não depende somente dos caps, mas eles fazem bem a parte deles?)

Gosto de usar 0.10, tem problemas usar essa expessura com a floyd rose? (toco com afinação meio ou 1 tom abaixo).

Por último, essa guitarra se encaixaria melhor que a minha pra tocar Thrash Metal e Hard Rock/Rock Alternativo? (podem até estranhar o fato de eu thrash com uma strato, mas o único problema que tenho com ela é o excesso de ruído por conta do ganho, o timbre não é de todo ruim)

Já deixo registrada minha gratidão extrema e sincera por quem tiver saco pra tirar minhas dúvidas.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

no caso da tele mg52 indica algum investimento de baixo custo que valha a pena? captadores ou ponte?

abç

Gulherme Polar
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Gulherme Polar
· votar


bruno_novatorj

Sobre ponte ele me deu umas dicas no meu antigo perfil:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/p544

Eu também tenho uma MG52 o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


bruno_novatorj
Isso (ponte):
http://www.captadores.com.br/loja/catalogo-34302-198-6_telecaster
Braço:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1168-captador_traditio nal_hb

NicolasBrandon
Membro Novato
# mai/16
· votar


Muito bom Mais ja comprei a minha !!!! vlw pelas Dicas pq vou comprar outra kkk!!!

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Gulherme Polar

Obrigado, ainda esta com a sua? fez algum upgrade? o que ta achando dela? eu peguei a minha em uma troca, ta bem nova, mas não sei se vou continuar com ela. a unica coisa que não gostei muito foi o formato do corpo que foge das tele tradicionais.

Gulherme Polar
Membro Novato
# mai/16
· votar


bruno_novatorj

Queria uma SX SST62, que é uma strato. Porém, não deu pra comprar porque não tinha como testar. A minha segunda opção era a tele e eu pude testar e gostei. Dei nome e tudo.

Ainda não fiz upgrade. Na minha lista, a única coisa que pretendo fazer é trocar os caps, que tô em dúvida entre Vintage Plus ou Custom RK da Malagoli, regulagem geral e colocar cordas Elixir. Por enquanto não dá, porque a grana tá curta.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Gulherme Polar

Legal cara, eu também queria uma SX, mas acabou aparecendo esta menphis, até acho as tele bonias, mas não é a minha preferida. Ainda não tenho certeza se vou investir em algum upgrade pra ela ou passar pra frente.

elvismustaine
Veterano
# mai/16 · Editado por: elvismustaine
· votar


Alguém pra responder minha pergunta? (não sei se esse fórum é contra "ups", mas se for, por favor, desculpem!)

Calime
Veterano
# mai/16
· votar


elvismustaine

Muitas dúvidas hein...vou tentar ajudar:
Vale a troca sim, esse modelo da cort geralmente se sai melhor pro som que vc tá querendo. Sobre valores, bem, aí tem que ver o tanto que vc e seu amigo estão a fim de trocar de guitar, os valores delas no mercado, fazer um balanço saca?
Dá pra usar 010 na Cort, basta ajustar o tensor pra isso.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Memphis MG330 por 350 pila
Ibanez RG550 por 600
Yamaha Rgx220dz-mtb por 648
Ibanez Gio por 800
Ibanez Grg 270 + Malagoli HH777 Blade + semi-case por 850

Alguma valendo a pena?

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


RG550 por 600?
A RG550 é uma guitarra japonesa, nível de ibanez prestige.
Dificilmente é vendida por menos de 2000 reais usadas.
Ou essa guitarra está em um estado deploravel, sem recuperação, ou não está anunciada corretamente.

A GRG270 por 850 está num bom preço, justo considerando a guitarra que é.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda