【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Falcon guitar

Ainda vale a pena comprar uma Les Paul Vintage AFD no lugar de uma Epiphone Standard? As 2 subiram mto de preço mas dizem que essas AFD da Vintage são um pouco melhor que as Standard.


Cara, ambas são boas guitarras. Acho que essa Vintage é a melhor guitarra das comercializadas pela Habro. Bate Shelter, SX, etc.

Não conheço a Vintage AFD Paradise propriamente dita, mas ouvi todos os reviews que encontrei dela e posso afirmar com toda a certeza que ela não bate a minha Epi LP Standard Plustop Pro em termos de som, tanto no limpo como no drive.

Não sei quanto aos captadores Alnico Classic das Epiphone Standard "comuns", mas os Probucker da Standard Pro são ligeira - mas claramente - superiores em relação aos (Wilkinson?) da Vintage AFD.

Fixando um pouco nos "frufru" (eu não me importo, mas pra muita gente é importante), me parece que o acabamento da Epiphone Std é mais bonito. As com top em maple AAA então, nem se compara.

Também fico um pouco "breaco" com essas tarraxas estilo "vintage". Particularmente não acho muito bonitas.

Tenho a impressão também, pensando em termos de valor de revenda, que é mais fácil vender uma Epiphone que uma Vintage. Mas aí depende para que vc quer a guitarra.

Pra tirar a teima, o jeito é testar as duas lado a lado, comparando seus preços pra traçar uma relação custo-benefício.

Abç e boa sorte.

Jager_Br
Membro Novato
# mai/16
· votar


JoãoPW

Olá cara,

Eu tenho uma CLP 79 da Strinberg e ela é OK. Não é boa, mas não é ruim não. Quando comprei experimentei ela, a Memphis, uma Condor e a Shelter Nashville, mas acabei optando por ela justamente pelo timbre dela que muito me agradou.

Quanto a qualidade em si, não espere dela uma Gibson, se vc tem na cabeça que é uma guitarra de entrada, acho que ela cumpre muito bem o papel dela.
A minha precisou regular pouca coisa no Luthier e até hoje não dá trabalho não, mas é questão de sorte, as vezes aparecem umas bem mais bugadas que as demais.

JoãoPW
Membro Novato
# mai/16
· votar


Jager_Br
Muito obrigado hehe, foi minha opinião final
até sábado pego uma, tks bro

Falcon guitar
Membro Novato
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos

E ae cara, então já pesquisei em varios foruns, reviews, youtube... e a galera fala que a madeira da Vintage AFD é um pouco melhor q as das epiphones standard (mais sustain) e principalmente o tampo que é de maple mesmo, tipo mais grosso. Com relação aos caps eu nao ligo muito porque pretendo troca-los assim que puder. Dizem que as ferragens wilkinson são muito boas e nao deixam devendo nada pras epiphone. O problema é que como moro no interior não acho Vintage por aqui então nao da pra testar as 2 lado a lado e provavelmente vou comprar pela net mesmo por ser mais barato.

brunoeZ
Membro Novato
# mai/16
· votar


Alguém conhece essa guitarra Dean Michael Amott Tyrant X Splatter?Opiniões?Está R$ 2.28799

Quem tocar com V, vocês conseguiram se acostumar a tocar sentado? Peguei uma quando fui comprar minha primeira guitarra e não conseguia nem segurar direito hahahaha

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Falcon guitar

e principalmente o tampo que é de maple mesmo, tipo mais grosso

Cara, o tampo da minha Epi Std é de Maple AAA (salvo melhor juízo o melhor maple que existe).

Tem que ver direitinho, porque existem Epiphones e Epiphones...

Dá uma olhada no site da empresa:

http://www.epiphone.com/Products/Electrics/Les-Paul.aspx

Abç

igorbm
Membro Novato
# mai/16
· votar


Falcon guitar

Procura Epiphone ***TRIBUTE*** usada no Mercado Livre... Guitarra top com captação Gibson, e grosso bloco de Maple por cima do mogno, assim como as Gibson originais. Vejo essas guitarras mais baratas que AFD e Standard novas.

Felipe Stathopoulos

O maple da sua Standard é uma camada fina. As Les Pauls originais possuem um tampo grosso em maple.

OBS: Nunca vi ninguém adivinhando apenas pelo ouvido a espessura do tampo de maple, nem de quantos pedaços de madeira a guitarra era feita. Mas... é isso aí.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


igorbm

"O maple da sua Standard é uma camada fina. As Les Pauls originais possuem um tampo grosso em maple."

Entendi, não sabia disso. No site da Epi diz que é AAA, mas pra falar a verdade também não ligo pra isso. Sei que o tampo é bonito e o som é bom.

"OBS: Nunca vi ninguém adivinhando apenas pelo ouvido a espessura do tampo de maple, nem de quantos pedaços de madeira a guitarra era feita. Mas... é isso aí."

Concordo em gênero, número e grau.

Abç

igorbm
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: igorbm
· votar


Felipe Stathopoulos
Entendi, não sabia disso. No site da Epi diz que é AAA

A, AA, ou AAA, enfim, tem a ver com o padrão das listras (veios) da madeira, é uma especificação estética, que agrega valor ($) ao produto. Não significava nada sonoramente, nem tampouco tem a ver com espessura da madeira.

Não existe uma padronização nas especificações de tampo. Mas, geralmente, quando é um tampo mais grosso (padrão original) vem anunciado com "CAP TOP" ou "CARVED TOP", e quando é uma camada fina, vem anunciado com "VENEER TOP".

Mas é comum encontrar bastante variações nas espessuras. Por exemplo, esse "cap" pode variar entre 0,5cm e 3cm, e esse "veener" as vezes é uma folha tão fina quanto uma folha de papel.

Jimi Van Halen
Veterano
# mai/16
· votar


Fala galera, tenho uma dúvida
Alguém já TOCOU numa Les Paul da marca Babilon? Procurei mais informações quanto a madeiras do corpo e do braço e não achei nada.Alguém saberia me dizer? Valeria algum upgrade no hardware?
O acabamento ( pelas fotos ) parece ser bom ( mesmo com o braço parafausado):
http://img.olx.com.br/images/62/620515033484673.jpg
http://img.olx.com.br/images/62/620515031100701.jpg

Gabriel Medeiros
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Gabriel Medeiros
· votar


Felipe Stathopoulos

Cara eu acho que a Vintage AFD Paradise é superior em todos os pontos a quase toda a linha da epiphone( exceto as signature). A sua guitarra não passa de uma simples epiphone standard, o que muda é a captação( pode fazer diferença) e o top que é uma folha de flamed maple, o AAA é apenas um indicação que esse top é mais atraente que um AA por exemplo.

Gabriel Medeiros
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Gabriel Medeiros
· votar


Jimi Van Halen

Não parece ser muito boa, o braço é parafusado e em maple, o que geralmente em les paul é em mogno, pode ter uma bom timbre, mas não de les paul,

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Gabriel Medeiros

Brother, profundo respeito à sua opinião, mas como disse anteriormente ainda não ouvi nenhum vídeo da Vintage AFD Paradise que tivesse o som da minha Epiphone com seus captadores Probucker, quer no "clean", quer no "crunch/drive".

Assisti a uns 20. Mas se eu ouvir algum dia, mudo de opinião, sem problemas...

E, sempre respeitosamente, o erro de sua colocação consiste em mencionar "en passant" a diferença na captação mas não dar o devido valor a ela. Ocorre que entre instrumentos de tipo/construção/qualidade semelhantes, é a captação melhor de uma ou de outra guitarra que fará a diferença. Há inclusive quem diga que captador é tudo no som de uma guitarra (pode não ser tudo, mas faz toda a diferença)...

O resto, tampo, acabamento, ferragens, etc., pra mim é tudo frescura, pois já cansei de ver guitarras visualmente zuadas e detonadas, ou então "frankenstein´s" sem marca alguma no headstock, com um som pra lá de maravilhoso. O que vale pra mim é o som, não obstante o visual das Limited Edition da Epiphone LP Standard seja diferenciado.

Não obstante, reconheço que trata-se (a AFD Paradise) de uma guitarrinha danada de boa, principalmente considerando seu preço.

Enfim, para tirar a teima de vez eu teria que plugar uma Vtg AFD Paradise no meu set, mas não tenho nenhuma disponível no momento, hehehe...

Abç.

Pumba3d
Membro Novato
# mai/16
· votar


[b][/b] Iae Glr, blz ?

Tava dando uma pesquisada em umas guitarras de entrada e tal e gostei de duas em destaque: Tagima TG 530 e Jay Turser JT 300M. Qual dessas tem uma melhor construção, parte elétrica, caps e ferragens ?

Gabriel Medeiros
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Gabriel Medeiros
· votar


Felipe Stathopoulos

Eu Tenho uma Vintage, quando fui comprar lembro que testei uma epiphone custom e não gostei do som, não parecia les paul. acredito que é sorte você pegar uma guitarra seja vintage ou epiphone com boa construção.Tampo influi sim, compara uma lp custom da gibson(só Mogno) com uma com tampo em maple nota-se uma diferença no som.

só por curiosidade:








Blues Man Estúdio
Membro Novato
# mai/16
· votar


Buenas senhores, só na boa?

Então ... dei algumas pesquisadas e só consegui encontrar o grosso de informações, então queria perguntar a vocês sobre a guitarra les paul Condor CLPX.

Alguém tem, já tocou, é boa ... é apenas lenha .... ?

Vi nas especificações do fabricante que o corpo e o braço são de mogno, será que bate mesmo ou é história?

Obrigado meus senhores

alex_f2
Membro Novato
# mai/16
· votar


Eae pessoal, blz?
Precisando muito da ajuda de vcs!
Infelizmente parei totalmente com a guitarra por 7 anos devido a faculdade, trabalho e afins. Agora (já velhos huahu) vamos voltar com nossa antiga banda. O problema é que como estou afastado desse mundo faz tempo, nem sei mais o que realmente vale a pena comprar sem ter que trocar captadores, ponte e afins logo de cara.
Vamos ao que interessa:
Orçamento de R$ 1.550,00 e encontrei essas opções que me pareceram instrumentos medianos para shows em barzinho e talz (vamos tocar foo fighters, pearl jam, the doors, metallica, rage against, etc). Diria que 80% das músicas é com distorção.

http://www.playtech.com.br/guitarra-original-vox-sdc-22-bk-33242.aspx/ p

http://www.playtech.com.br/guitarra-original-jackson-dinky-gloss-js-12 -29934.aspx/p

https://www.walmart.com.br/guitarra-eletrica-esp-ltd-viper-10-preta-co m-6-cordas-e-24-trastes/instrumentos-musicais/guitarra/3664336/pr

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_9599,97/Cordas/Guitarra /SG/Guitarra-Epiphone-SG-Special-P-90-50-TH-Anniversary-LTD-A-White.ht ml

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_10339,95/Cordas/Guitarr a/Les-Paul/Guitarra-Cort-Z-42-BK.html



Gostei bastante dessa vox por ser feita em mogno e ter os captadores humbucking (não sei se ser mini é ruim), mas não achei muita coisa sobre ela no Brasil. Na gringa a galera fala bem.

A Jackson sempre ouvi falar bem, mas como é uma linha de entrada, fico na dúvida.

A ltd eu achei linda, mas prefiro um som melhor do que estética, então não sei bem o que pensar sobre ela.

A epiphone SG tem o p90 (me lembro vagamente de já ter lido há anos atrás que ele era bom para um som mais clean)

A Cort eu conheço só de nome


Bom, gostaria da opinião de vcs em relação a construção do instrumento e experiência que já tiveram pq realmente estou por fora. Sei que é complicado apontar qual guitarra comprar, pq vai do gosto de cada um, mas como estou sem base nenhuma devido ao tempo sem tocar, seria muito valioso a opinião de vcs.
Caso tenham outras sugestões (sem ser modelo strato), por favor me falem.


Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Blues Man Estúdio
São boas guitarras. Com bons captadores, ficam melhores ainda...
Não é mogno, mas nato...
alex_f2
Essa Condor que citei acima é legal, bem como a Vintage AFD. Essa VOX eu não conheço, mas me parece legal. A Jackson Dinky eu conheço bem e é uma guitarra interessante, mas mais para a onda do metal. Já a LTD Viper é feia pra caramba!
Abçs

Blues Man Estúdio
Membro Novato
# mai/16
· votar


Obrigado Bertola, realizei a compra ... Logo damos um parecer completo

alex_f2
Membro Novato
# mai/16
· votar


Obrigado por responder, Mauricio.
Não conheço esse modelo da condor. Vou dar uma olhada nele tbm.
Estou meio tentado em comprar essa VOX pelas especificações comparada com os modelos que citei, mas como não encontrei praticamente nada sobre ela, fico com o pé atrás. Até vi um post aqui no fórum, mas só o cara falando que tinha comprado e gostado, mas nada muito técnico.

Hauhau, eu gosto bastante desse design da LTD

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Blues Man Estúdio
Boa compra!
Não esqueça de, assim que pegar o instrumento, comprar um encordoamento de qualidade, e levá-la IMEDIATAMENTE à seu luthier para a IMPRESCINDÍVEL regulagem geral.
alex_f2
A resposta acima serve para você também...
Abçs

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


alex_f2

Bicho, se me permite, não obstante as abalizadas opiniões dos colegas, a dica é: TESTE as guitarras.

Se puder, vá para SP e faça um tour pelas lojas. Toque em uma por uma, de preferência no mesmo ampli. Sinta a pegada e o timbre.

Comprar guitarra por anúncio (inda mais pela internet), baseado em marca, em review no youtube, em papo de vendedor ou em opiniões de terceiros é o caminho perfeito para uma baita orelhada.

Abç e boa sorte.

Falcon guitar
Membro Novato
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Testar devia ser o principal, claro. Mas o problema é que muitas pessoas, assim como eu, moram em lugares onde não se tem oportunidade de testar o que você quer e menos ainda comparar 2 instrumentos nos quais você tá em duvida, entende? Aí complica e você tem que recorrer a internet pra pelo menos ter uma ideia melhor. No meu caso, ando com muita dúvida entre uma Les Paul Epihpone Standard semi nova ou uma Les Paul Vintage AFD nova e não tenho como ir a alguma loja e testar as 2 lado a lado.

alex_f2
Membro Novato
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos, claro meu querido! Só vim pedir uma opinião sobre essas que mencionei em relação a construção do instrumento, se vale a pena o custo benefício e talz. O gosto é realmente muito pessoal e não tem como se basear 100% em um review.
Antigamente tocava em uma Samick strato bem simplona e tocava em barzinhos sem problema. Tenho um amigo que tem uma Eagle bem simples tbm e tem um som muito bom.

Só preciso de uma base dos mestres, pq como disse, estou há muito tempo sem tocar e por fora das opções. Vou atrás dessa VOX pra ver se ela é boa mesmo :D


Vlwww

Blues Man Estúdio
Membro Novato
# mai/16
· votar


Realmente, testar os mesmos deveria ser obrigatório, ainda mais que os intrumentos devem variar de qualidade, mesmo sendo o mesmo modelo ... em questões de colocação de trastes, de como o braço trabalhou até o atual momento.

Porém aqui onde moro, pra ir em uma loja descente (Mais próxima digna de se visitar é em Curitiba) aí pra uma guitarra de R$800,00 se torna inviável.

Mas sem dúvida, testar e regular assim que pegar é primordial

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


alex_f2

Eu tenho essa Jackson, mas sou suspeito para falar por dois motivos: Só toco em casa, então não consigo captar todas as nuances e diferenças de timbres entre os modelos de guitarra, se contar que não tive muitas pra dizer qual é melhor. segunda, sou louco nas Jackson então curto todas principalmente as flying v. Mas falando sobre essa JS12 comparada com duas stratos que tive, eu curti muito. Bem acabada, braço fino e confortável e som legal no meu ampli de estudo.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


Gabriel Medeiros

"Eu Tenho uma Vintage, quando fui comprar lembro que testei uma epiphone custom e não gostei do som, não parecia les paul"


Cara, eu também já testei uma Epiphone Custom horrível, que não tinha som de Les Paul: a "porcaria" (em termos de som, porque em termos de construção a guitarra é maravilhosa) da Epiphone Zakk Wylde, com captadores ativos EMG. Fiz até um "review" desse teste aqui no fórum, desancando essa linha...

É o que eu falei pra você: captador, corda e amplificador é (+/-) 70% do som de uma guitarra.

Mas também já testei Epiphone Custom com captação Gibson que soa igual ou melhor que muita Gibson "xexelenta" que a gente vê e ouve por aí.

Aliás, já testei a minha Standard Plustop Pro lado a lado com a Gibson do meu professor e ela de fato "perdeu": só na ponte (captador 490T) e, mesmo assim, por bem pouco! Nas outras posições o som é absolutamente igual! (Não estou querendo com isso dizer que uma Epiphone é igual a uma Gibson, mas apenas que o SOM é similar).

Dá uma olhada no que a Epiphone tem de modelos de Les Paul, cada um com uma característica, uma construção e um hardware distintos:

http://www.epiphone.com/Products/Electrics/Les-Paul.aspx

Condenar publicamente TODAS as guitarras Epiphone porque você testou UMA e não gostou ou, melhor, gostou menos do que da sua Vintage, é um grande equívoco, em minha modesta opinião.

Abç

_________________

Falcon guitar

Claro, entendo bro. Lamento.

Bem, a minha opinião sobre essa discussão já deixei lá em cima: se for uma Plustop com captador Probucker pode comprar sem medo.

Mas escute então todos os vídeos que encontrar e decida. De qualquer maneira entre estas duas você corre bem pouco risco de se dar mal (só se der o azar - que acontece com qualquer guitarra, mesmo as Gibson - de pegar um instrumento particularmente zicado).

Segue um vídeo (TV Cifras) da PlusTop Pro (tem um monte, daqui e da gringolândia):

https://www.youtube.com/watch?v=tIXN_xJmyEM

Abç e boa sorte.

Falcon guitar
Membro Novato
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Mauricio Luiz Bertola
Vocês sabem se a largura do braço da Les Paul Vintage AFD é igual ao da Les Paul epiphone Standard?

gabriel-S
Membro Novato
# mai/16
· votar


A cort Z 42 tr, a Ibanez arz 800, Ibanez S 570B ou a ESP LTD EC-331FR são uma boa pra tocar Charlie Brown Jr., cp22, Guns n' roses, metálica(nothing else matter), Sultan of swings, nirvana e etc...?

Calime
Veterano
# mai/16
· votar


gabriel-S

Sim, qualquer uma dessa aí aparentemente te atenderá mto bem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda