【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Paintguitar
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

abr/16

Então galera! Foi lançada uma guitarra tagima em 2015; TAGIMA t-805 estrato. Essa guitarra me chamou muito atenção pelas suas características e benefícios, segundo as descricoes: corpo em cedro, braço em marfim, dois singols e um mine hambucker na Ponte com chave para defasagem do mine humbucker, Ponte tremulo cromada com dois pivôs, tarrachas blindadas e cromadas com travas.
Só tem um vídeo sobre essa guitarra no you tube, e em todas as lojas da minha região não tem pra testa-la, alguém se abilita a falar sobre ela?

joyzelito
Membro Novato
# abr/16
· votar


Estou para comprar uma guitarra basica, quero começar no rocksmith do video game é errado? Quero fazer apenas por hobby.

Alguma te 400 razoável? Alguma indicação?

Obrigado

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16
· votar


joyzelito

Estou para comprar uma guitarra basica, quero começar no rocksmith do video game é errado? Quero fazer apenas por hobby. Alguma te 400 razoável? Alguma indicação?


Amigo, numa boa, porque você não começa primeiro com aulas, numa escola ou com professor particular? Uma vez por semana, aula de uma hora, já dá pra vc ter contato com o instrumento, com a música etc. Até mesmo se vc fizer aula de 15 em 15 dias já é um começo. O importante neste comecinho é vc ter alguma orientação de alguém experiente.

Feitas ao menos algumas aulas com um bom professor você será capaz de escolher seu instrumento com mais propriedade, evitando comprar gato por lebre.

SkyHawk
Membro
# abr/16
· votar


joyzelito
Aprender guitarra só com o Rocksmith é praticamente impossível. Eu adoro o Rocksmith mas é um segundo passo, inclusive é muito difícil jogar para quem não tem uma base mínima do instrumento.

Eu se fosse você faria um período inicial de aulas, e pegaria umas aulas no YouTube também.

Jonathasrccps
Membro Novato
# abr/16
· votar


Boa tarde, poderiam me ajudar ? estou pensando em comprar essa guitarra o que acham ? alguem conhece? acha ruim, bom ? Alguma informaçao :) ?

Guitarra Condor Less Paul Prestige

CORPO: Mogno
BRAÇO: Maple
ESCALA: Rosewood
PONTE: Tune-O-matic
MARCAÇÃO: Dot
TARRAXAS: Blindadas
Chave: 3 Posições
Controle de 1 Vol 1 Tone
CAPTAÇÃO: 2 humbuckers Condor
TRASTES: 22

Obg

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/16
· votar


Jonathasrccps

No Tópico sobre Captadores vc diz que tem a guitarra, aqui diz que "estou pensando em comprar essa guitarra"...

Quer ajuda ou está de brincadeira ? ¿ ?

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Jonathasrccps
Membro Novato
# abr/16
· votar


Desculpe acabei comprando mesmo, o cara fez pressao e fechei, ja fui vela só pagar hahaha, por 500 nao sei se o preço ta bom.

joyzelito
Membro Novato
# abr/16
· votar


E qual guitarra comprar até uns 500 maximo 600? O mais barato possivel na verdade pois quero ver se me adapto ao instrumento.

Eagle mesmo? Ou algum outro modelo?

Se possivel aceito indicação de loja para comprar.

Jonathasrccps
Membro Novato
# abr/16
· votar


joyzelito

Voce toca o q ? Tem preferencia por modelo ? tipo strato LP ?

Pq com 600 conto uma nova nao achei nenhuma bacana, mas usada tem até umas marcas legalzinhas hahaha.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16
· votar


joyzelito

Cara, como te falei lá em cima, acho que antes você deveria fazer umas aulas. Isso vai te ajudar a escolher uma guitarra boa e barata, com o seu estilo, sem o risco de comprar gato por lebre e acabar desgostando depois do instrumento.

Mas se ainda assim você quiser tocar em frente por conta própria, faça o seguinte:

1- Vá numa boa loja, ou de preferência na Rua Teodoro Sampaio, em SP. Evidentemente não é sempre o caso, mas quanto maior a loja geralmente melhor ela é (às vezes também as "pérolas" você encontra em lojas pequenas, mas pra saber distinguir isso precisarias conhecer um pouco mais).

2 - Vá com muuuuuuito tempo e muuuuuuita paciência. Sem pressa. Se não conseguir escolher, ou se não sentir segurança, deixe pra depois. Vendedor está lá pra vender e vai te fazer cara feia, mas o problema é dele. Invente uma desculpa e saia de fininho.

3 - Dê ao vendedor uma faixa de preço e não saia dela! Senão o cara te empurra sempre um instrumento cada vez mais caro.

4 - Teste tudo! Toque a guitarra desplugada (sem ligar em amplificador) e veja se consegue sentir bem a vibração da madeira. Toque-a ligada num amplificador mais ou menos, ou seja: nem um bicheira de camelô, nem um super hiper valvuladão. Teste TODOS os captadores, as chaves, etc. Veja se a guitarra não tem ferrugens, marcas de batida etc. Note bem o estado das cordas: quanto mais velha/enferrujada, pior soará a guitarra. Veja se as cordas não desafinam com qualquer puxão (tarrachas). Guitarras de baixo custo normalmente tem sonoridade bastante parecidas e, nelas, cordas novas e de boa qualidade fazem muito mais diferença do que captadores ou madeira.

5 - ANOTE num caderno os pontos principais das guitarras testadas, para poder comparar depois (antes de comprar), com calma.

6 - Pra conseguir distinguir bem o som tente tocar em amplificadores iguais ou similares. Evite tocar com o amplificador "no talo".

7 - Escolha a guitarra que mais lhe agrada nos seguintes quesitos, principalmente nesta ordem:
1) sonoridade/timbre;
2) pegada/conforto;
3) aparência.

8 - Fuja de guitarras estrambólicas e "cheias de ponta" tipo Flying V, Explorer, etc.

9 - Procure ir com alguma coisa em mente. Ex: "quero uma Les Paul"; ou "quero uma Stratocaster" ou "quero uma Telecaster". Veja o tipo de guitarras que seus "ídolos" usam e vai mais ou menos na mesma linha.

10 - Lembre-se sempre que para tocar você terá que comprar amplificador e pedais, de forma que não gaste todo o seu dinheiro apenas com a guitarra. Equipamento é conjunto: não adianta nada ter um Gibson e não ter onde ligá-la.

Boa sorte.

joyzelito
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: joyzelito
· votar


Obrigado pela grande ajuda amigo.

Vou no sabado com alguém que ja toca por hobby pelo menos não vou tao perdido assim.

Ainda tem um pequena duvida entre guitarra e baixo, ai só testando na loja para saber qual eu gosto mais.

E queria mais saber de quais marcas devo fugir? Tipo a minha meta seria no maximo 500-600, eagles, tagima e outras, quais modelos voces recomendam? E preço medio, pois quero algo para iniciante e se eu gostar no futuro eu troco.

Obs: E caso partir para usadas, o que devo ter em mente? Quais consigo na faixa que falei

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/16
· votar


Jonathasrccps

"Desculpe acabei comprando mesmo, o cara fez pressao e fechei, ja fui vela só pagar hahaha"

Não tem que pedir desculpa não, cara. O interesse é teu :)

Visto que já adquiriu, não vejo motivos para estender a discussão acerca da guitarra. Prosseguiremos o debate do upgrade dos cap's no tópico apropriado.

Abç & nos vemos lah ! ! !

#BrunoRodrigues

joyzelito
Membro Novato
# abr/16
· votar


Alguem poderia falar alguns modelos basicos / iniciantes que são bons para compra?

Vou na teodoro sampaio na sexta ou sabado e queria ter uma referencia.

Se puderem citas as lojas agradeço, conheco algumas como musical teodoro, playtech, x5 entre outras

morais.sc
Membro Novato
# abr/16
· votar


joyzelito

Dá uma lida aqui:
Guitarras

joyzelito
Membro Novato
# abr/16
· votar


Dá uma lida aqui:
Guitarras


Obrigado pela ajuda, mas somente a SX SST62: entra no meu orçamento. Queria gastar até uns 600 , maximo 700 e ter um equipamento razoavel par aprender, pois entendo pouco do assunto e nao quero tomar pano dos vendedores kkk

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/16
· votar


joyzelito

"Alguem poderia falar alguns modelos basicos / iniciantes que são bons para compra?"

Como vc citou, modelos "basicos" são básicos e não serão "bons". Serão compatíveis e de acordo com o valor investido.


"entendo pouco do assunto e nao quero tomar pano dos vendedores kkk"


Não sei o que a expressão "tomar pano" quer dizer, mas pelo contexto não parece ser coisa boa. Assim, a primeira coisa a se fazer é rever o conceito e as lojas que vc visita, pois dependendo do significado da expressão é muito mais sensato procurar outra alternativa.


Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

morais.sc
Membro Novato
# abr/16
· votar


joyzelito

1) Procura usada.

2) Vc encontra Golden Les Paul, e Strato SX, novas, no mercadolivre, próximo a essa faixa de preço que vc falou, dividido em 12x sem juros.

JulianoF.
Membro Novato
# abr/16
· votar


joyzelito
Para quem está começando no instrumento, e principalmente se não tem certeza se irá se aprofundar / continuar os estudos, a guitarra tem que ter 2 fatores principais:

1) manter afinação. Principalmente o iniciante, não tem como perceber rapidamente de ouvido, que uma corda ou mais está fora de afinação. E educar o ouvido com instrumento desafinado, é roubada.

2) sair som. Afinal, se ouvir é importante.


Claro que um timbre bom é legal, mas não é de forma alguma necessário para o aprendizado. E conforto, na hora de tocar, é algo muito relativo, tem músicos que preferem guitarras que outros não conseguem tocar.

Minha sugestão é:
Vá a loja, teste todos os instrumentos dentro do teu orçamento. Escolha a que achar mais confortável. Se tiver alguém experiente contigo, peça para essa pessoa checar a estabilidade da afinação do instrumento, tendo este ok, pode comprar.

O ideal é levar o instrumento em luthier para uma regulagem, logo após a compra, pois o instrumento regulado tende a ser mais afinado, e mais confortável.


No mais, estás começando a tocar em uma época excelente para o instrumento. Qualquer guitarra de 300 reais nova, é hoje, infinitas vezes melhor do que os instrumentos para iniciantes de 20/30 anos atrás. E só quem penou tocando em Jennifers e Insbrucks, sabe do que estou falando. :)

Boa Sorte.

joyzelito
Membro Novato
# abr/16
· votar


Obrigado pela ajuda de todos. Estou levando em consideração cada ponto, devo ir na teodoro entre sexta ou sabado mesmo.

Estou fazendo um documento em textos de todas lojas que quero visitar e ''possiveis'' guitarras que interessam já usando os sites das lojas que irei. Vou testar varias guitaras para ver qual me sinto melhor.

A pessoa que vai comigo não é profissional mas pelo menos entende muito melhor que eu, pois já toca uns 2anos. Já tenho um afinador digital que comprei para o meu violino no passado, alias ele é de guitarra mesmo kkkk

A unica duvida é qual guitarra apostar uma:

TAGIMA TG-530 WOODSTOCK SUNBURST EM MEDIA POR 600 REAIS, o que acham?

Ou uma Guitarra Tagima Memphis MG22 que custa 350 , porem ouvi bons comentarios dela, e caso eu gostar no futuro faço upgrade.

A diferença entre guitarras bem simples de 300-350 para as ate as 700 muda muito? Queria comprar algo com custo beneficio bom, mas infelizmente entendo pouco do assunto,

Mercado livre nao queria tanto, pois quero testar os equipamentos porque nem sempre o mais caro vai ser do meu gosto como vice-versa acho legal testar o equipamento ao vivo.

Aceito sugestões, quero ir com um documento impresso, para não ficar tao perdido no dia, e ter ideias de guitarras e suas qualidades e preço.

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/16
· votar


JulianoF.

"Claro que um timbre bom é legal, mas não é de forma alguma necessário para o aprendizado."

Nesse ponto discordo de você.

Um bom timbre ou pelo menos satisfatório, anima e incentiva bastante os estudos.

Veja por exemplo no tópico de pickup's, tem "colegas" querendo botar na guitarra modelos que valem bem mais que a própria guitarra, achando que terão um "milagre". Quer dizer, é uma rota de fuga em busca de novos ares para não cair na mesmice e - em alguns casos - desistir.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

JulianoF.
Membro Novato
# abr/16
· votar


BrunoRodrigues
Um bom timbre ou pelo menos satisfatório, anima e incentiva bastante os estudos.

Penso da mesma forma que você. Acho que é um incentivo, e anima sim, mas não é necessário, na minha opinião.



Veja por exemplo no tópico de pickup's, tem "colegas" querendo botar na guitarra modelos que valem bem mais que a própria guitarra, achando que terão um "milagre". Quer dizer, é uma rota de fuga em busca de novos ares para não cair na mesmice e - em alguns casos - desistir.
Neste caso, concordo 100% com você.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16
· votar


joyzelito

Brother, quando fui comprar minha guitarra também não tinha a mínima noção de marcas, etc.

Só que como já tocava baixo havia muito tempo, já sabia diferenciar um som bom de um ruim.

Já fui com uma idéia básica: queria uma Les Paul, para muitos a guitarra mais versátil que existe. Dá pra tocar tudo com ela: de jazz a thrash metal.

E dava preferência para Epiphone, porque lembrava do som de uma guitarra que um primo meu tivera, e que eu gostava. E sabia que era uma guitarra de qualidade (em sua maior parte).

Mas também tinha mais grana pra gastar. Com a ajuda desse meu primo, que toca guita há muitos anos, acabei comprando uma Epiphone Standard Plustop PRO por R$ 3.000,00. Mas testei um monte de marcas: ESP, LTD, Gibson, várias outras Epi, etc.

Eu sempre recomendaria uma boa Les Paul para iniciantes, por conta de ser o tipo de guitarra mais versátil, em minha opinião. Alguém iniciando ainda não tem o som definido, e vai precisar de um instrumento que permita abrir um amplo leque de possibilidades de utilização.

Porém no seu caso, considerando que vc tem até R$ 700,00, pelo que entendi, vai ser difícil achar uma Lespa boa nesse valor. No máximo você conseguirá uma Epiphone Studio, que é uma guitarrinha bem maomeno (porém é uma Les Paul, e é Epiphone: caso ache alguma boa no seu orçamento, recomendo).

Então a melhor saída, o que eu faria no seu lugar, seria testar apenas guitarras stratocaster, que costumam ser mais baratas que Lespas e também tem uma versatilidade boa.

Tagima e Shelter eu conheço: são guitarras baratas mas dá pra fazer um som, dependendo do instrumento.

Eu tenho uma Shelter California que estou preparando pra "upar": já cheguei até a ensaiar em estúdio com ela, sem maiores problemas. E a guitarra me custou, usada, R$ 300,00. Com corda Ernie Ball .011 e bem reguladinha por um luthier dá pra fazer um som com ela original, sem maiores galhos.

Condor, Eagle, Memphis e Michael eu não conheço. Das duas primeiras já ouvi falar bem; das duas últimas, só desgraça.

De repente com essa grana vc até consegue uma boa SX usadona. Preste atenção nesta marca: às vezes tem algumas SX que são muito boas a preços módicos!

Portanto, em termos de Lespas buscaria uma Epiphone, e em termos de strato uma SX, Tagima ou Shelter, mais ou menos nessa ordem, com as demais correndo "por fora".

Boa sorte.

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/16
· votar


Felipe Stathopoulos

"queria uma Les Paul, para muitos a guitarra mais versátil que existe"

Esses muitos estão totalmente por fora da realidade. O modelo de guitarra mais versátil é Strato HSS.


"porém é uma Les Paul, e é Epiphone"

Não quer dizer nada. Marca é Marketing e o que realmente importa é qualidade. Se ter uma guitarra pela marca lhe trará satisfação, aí é outra história. Veja, por exemplo, as Vintage: Custo/benefício muito mais atrativo.


"guitarras stratocaster, que costumam ser mais baratas que Lespas"

Também é relativo. Depende das comparadas.


"Condor, Eagle, Memphis e Michael eu não conheço. Das duas primeiras já ouvi falar bem; das duas últimas, só desgraça."

Aí eu concordo com você (pelo menos uma - kkkkkk...) e só acrescentaria Eagle/Golden, que são da mesma empresa - além das Vintage citadas anteriormente, que estão um pouco acima desse valor.


Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


BrunoRodrigues

"Esses muitos estão totalmente por fora da realidade. O modelo de guitarra mais versátil é Strato HSS."

Pode ser. Como pode ser uma Fender Jaguar. Ou uma "Black Beauty", com três humbuckers. Ou uma guitarra com 4 metros de comprimento e 10 humbuckers, todos com push/pull... :)
Mas já ouvi muito nego jurar de pé junto que a guitarra mais versátil que existe se chama Fender Telecaster...
O fato é: quando eu mencionei "para muitos" em meu comentário, eu estava a dizer a opinião meio que consensual de muitos guitarristas sobre qual é a guitarra mais versátil das “comumente” achadas. É assim, e você sabe que é assim, desde que o tal de Lester William Polsfuss se propôs a criar a guitarra que levou seu apelido.
Mas, ao contrário do amigo, eu jamais teria a audácia de afirmar uma coisa ou outra peremptoriamente, até porque tudo tem muito de gosto. E jamais chamaria alguns dos melhores e mais prestigiados guitarristas da história, que afirmaram ao longo das eras musicais que a Les Paul era o mais versátil modelo de guitarra elétrica já fabricado, de "fora da realidade", como se eu fosse o dono da verdade.
De qualquer maneira bro, olha o contexto: estou tentando ajudar um camarada iniciante que quer comprar uma guitarra de “até” R$ 700,00. Você acha mesmo que ele vai saber argumentar com um vendedor que quiser lhe empurrar uma telecaster da marca “Xang-Ching” que ele quer apenas uma stratocaster HSS? Vc acha mesmo que ele sabe o que é uma strato HSS, e qual a diferença sonora, de construção, de propósito ou elétrica entre uma HSS e uma SSS? Que ele vai apreender esta informação toda até o dia em que ele vai adquirir a guitarra dele?

“Não quer dizer nada. Marca é Marketing e o que realmente importa é qualidade. Se ter uma guitarra pela marca lhe trará satisfação, aí é outra história. Veja, por exemplo, as Vintage: Custo/benefício muito mais atrativo.”

Pô parceiro, o cara pediu reiteradas vezes por marcas de guitarras que recomendássemos. Eu recomendei uma que sei que, na média, faz guitarras boas, mas em momento algum quis dizer que ele deveria ir atrás de marca ou coisa que o valha. E deixei claro em meus comentários anteriores que acima de tudo ele precisaria prestar atenção no som do instrumento. Você há de convir comigo que a chance de ele entrar pro cano comprando uma Epiphone é bem menor do que se ele comprar uma “Xo-Ching-Chang”, correto?
Lado outro, vc acha mesmo que ele vai achar uma “vintage“ que presta por “até” R$ 700,00? E se ele achar, acha que saberá reconhecê-la como tal?
De novo amigo, olha o contexto...

“Também é relativo. Depende das comparadas.”


Paz, meu camarada... vc me mostra uma Les Paul “minimamente legítima” (se é que se pode dizer isso), ou seja, com braço colado, corpo de mogno (vá lá, ou madeira nobre similar) e dois humbuckers mais barata que a mais barata das “stratocaster” e eu fecho meu bico...
Ainda assim, eu deixei claro em meu comentário que guitarras modelo stratocaster “costumam” ser mais baratas que as Les Paul; não afirmei que necessariamente são. Foi evidentemente uma generalização; porém, ao menos no que concerne ao Brasil, se ele pesquisar em dez lojas diferentes, a probabilidade é que em nove delas a guitarra mais barata que lhe será apresentada virá a ser uma stratocaster ou uma telecaster, a começar pelo simples fato de que estas, tipicamente, não costumam possuir dois humbuckers...
Pô brother... Depois turma reclama que os fóruns de guitarra pela net estão cada vez mais vazios e parados. Não é à toa: com essa atitude arrogante de afirmar isso ou aquilo como se fosse verdade absoluta o pessoal mais antigo acaba espantando quem, como eu, chegou há pouco tempo e só está tentando ajudar alguém que tem ainda menos experiência...
Vamos maneirar, vamos pegar leve, porque no mundo da música pouquíssimas verdades são absolutas...
Grande abraço e sem ressentimentos ok?

JoãoPW
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: JoãoPW
· votar


Estou querendo comprar uma Lespa pra estudos e gastar até uns 1000 e pensei na strinberg CLP-79, oq acham dela? Tem alguma outra nessa faixa? Achei a clp por 890

Falcon guitar
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ainda vale a pena comprar uma Les Paul Vintage AFD no lugar de uma Epiphone Standard? As 2 subiram mto de preço mas dizem que essas AFD da Vintage são um pouco melhor que as Standard.

mateusguitar
Veterano
# mai/16
· votar


Oi pessoal, eu estou em Toronto e me apareceu a oportunidade de comprar uma Epiphone Les Paul Standard Pro ou uma Epiphone ES-339 PRO. As duas estão praticamente no mesmo preço. Eu pude testar as duas, tive a impressão que a LP teve um som um pouco melhor e a 339 era um pouco mais confortável, mas minha comparação pode não ser muito boa já que as testei com 2 semanas de diferença entre uma e outra.
Para ser sincero não tenho muita noção do quão boa é minha comparação já que não toco "pra valer" faz uns 5 anos, então não dá para testar muita coisa.
O que é que vocês acham?

igorbm
Membro Novato
# mai/16
· votar


mateusguitar

PRS SE.

JoãoPW
Membro Novato
# mai/16
· votar


Então pessoal oq acham da strinberg clp 79? Não tirei conclusões definitivas pelos topicos aqui do forum pq ja sao antigos e a maioria dos links estao fora do ar

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


mateusguitar

Oi pessoal, eu estou em Toronto e me apareceu a oportunidade de comprar uma Epiphone Les Paul Standard Pro ou uma Epiphone ES-339 PRO

Bro, as duas guitarras são excelentes, mas a Epiphone Les Paul Standard Pro é uma guitarra mais versátil que a ES-339 Pro, sem contar que esta última não é uma guitarra muito boa para levar som com distorção de alto ganho (microfonia bem mais acentuada).

De forma que vai do som que você quer levar. Se for levar um jazz, uma bossa nova, um blues ou um rock leve, vai de ES-339.

Para qualquer outra coisa mais pesada é mais negócio pegar a LP Standard Pro, que de mais a mais é uma guitarra espetacular (eu tenho uma e afianço).

Abraço e boa sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda