【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
danielrmatos
Veterano
# fev/15
· votar


danielglienke
Eu testei uma Vintage AFD e não apaixonei (sou fã de stratos), mas quando chegou uma TLP flamed e testei, foi paixão pelo som. Minha dica é que você vá em lojas e teste. A Tagima peca um pouco no acabamento, mas eu realmente gostei muito do som (já estava com 4 guitarras, sendo 3 stratos, só comprei a Tagima por ter realmente adorado o som e pelo preço bem em conta - ainda mais com case). Tem uma diferença entre a Legend e a Flamed, a Flamed tem top de maple, dizem que faz diferença, não testei a Legend. Eu chequei aqui na minha e realmente tem uma madeira mais clara no tampo que parece maple (vi pela abertura traseira a madeira do tampo é diferente e mais clara que a madeira do fundo).

danielrmatos
Veterano
# fev/15
· votar


Ah, paguei por volta de 1.300 à vista na minha. Quando falo no acabamento, os trastes estavam bem irregulares, levei na autorizada e fizeram uma regulagem e retífica de trastes pela garantia (a retífica em alguns trastes foi bem grande). Mas como eu disse, eu adorei o som dela, me lembrou na hora o som do Guns com o Slash.

2kio
Membro Novato
# fev/15
· votar


Ja decidi, vou pegar esta Gibson SGJ msm, semana que vem estarei adquirindo uma, finalmente vou realizar um dos meus sonhos de ter uma Gibson, mesmo que seja um modelo de entrada...

Herr Guedes
Poderia me dizer quais são os captadores na sua LPJ? e faz muito diferença dos captadores originais?

erico.ascencao
Veterano
# fev/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


SkyHawk
Não estou falando da V100, me refiro a AFD e a PGM, ambas tem captadores de alnico bem melhores que a V100.

Procurei no site da JHS as informações sobre os captadores da V100, da AFD e da PGM. A V100 tem captadores MWVC, a AFD tem captadores WVHZ e sobre a PGM não encontrei informações. Neste link você pode encontrar informações sobre ambos os captadores e lá você pode verificar que a única diferença entre o MWVC e o WVHZ é a capa.

Tenho Gibson de séries superiores e realmente não gosto nada das Gibsons de entrada, em termos de Les Paul a AFD e a PGM são sim melhores que as novas Gibson Studio, principalmente as cheias de furos e braço de backed maple, se tiver aquele afinador automático então.... Aí sim é o fim da linha. Até mesmo em termos de captação a Les Paul Studio é bem fraquinha.

Também não sou muito entusiasta das escalas em baked maple. Entretanto, as Gibson Les Paul Studio 2015 estão vindo com especificações bem interessantes: corpo em mogno, tampo em flamed maple B, captadores Classic 57 Plus e Classic 57 - ou seja, especificações muito parecidas com as Traditional, por exemplo. É claro que elas possuem diferenças de timbre em relação às Les Paul Traditional, Classic, Standard e afins devido ao corpo mais fino, mas não deixam de ser ótimas guitarras.

Quanto à comparação entre a Gibson Studio e a Vintage, é meio complicado fazê-la. Estamos falando de uma guitarra de US$1200 contra uma de US$400. É claro que tem diferenças, tanto construtivas quanto sonoras. Por isso que eu acho meio perigoso dizer que as Vintage são melhores que as Gibson de entrada.

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


danielrmatos
Tem uma diferença entre a Legend e a Flamed, a Flamed tem top de maple, dizem que faz diferença, não testei a Legend. Eu chequei aqui na minha e realmente tem uma madeira mais clara no tampo que parece maple (vi pela abertura traseira a madeira do tampo é diferente e mais clara que a madeira do fundo).

Cuidado com a informação de tampo em maple em guitarras mais baratas. Na grandiosíssima maioria dos casos, trata-se de um veneer (uma folha) apenas para dar o visual de maple A, AA, AAA, etc. A única guitarra mais barata que eu conheço que tem um tampo de maple real é a Vintage AFD, porém o tampo é sem figuração e é usado um veneer para dar a figuração.

Dinko.Hiji
Membro Novato
# fev/15
· votar


Bom pessoal,

estou querendo fazer uma guitarra com um Luthier e fiquei com uma necessidade de versatilidade...

A ideia inicial seria pegar um modelo de uma ESP Horizon III
Corpo em Alder e braço em Maple
captação :
(Braço) Seymour Duncan SH-1n
(Ponte) Seymour Duncan TB-5
Ponte Floyd Rose

Fica versátil?
O que poderia mudar para deixa-la mais versátil tocar de tudo.

Obrigado!

danielrmatos
Veterano
# fev/15
· votar


rico.ascencao
Como eu disse, abrindo a tampa, tanto da chave, quando da elétrica, é possível ver o tampo, eu até medi, mas não lembro agora exatamente, não é só o veneer. Eu não posso garantir que é maple (ou que o resto é mogno), mas é uma madeira diferente e mais clara que o corpo, portanto parece mogno com tampo de maple (a Tagima diz que é essa especificação, mas não dá pra confiar, eles compram essas guitarras da china). O que eu posso dizer é que eu gostei muito do som da minha, EU, numa opinião completamente pessoal, gostei mais do som do captador da ponte dela que do som da Vintage AFD. O som do braço eu já não curti muito, tanto que quase não o utilizo nessa guitarra.

Guilherme Cupido
Veterano
# fev/15 · Editado por: Guilherme Cupido
· votar


Qual a melhor opção em relação ao custo-benefício?

Gibson 2014 Les Paul Studio:

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/2014/Les-Paul-Studio. aspx

Body: Mahogany /“Modern” weight relief
Top: Figured A maple
Neck: Maple, 60’s Slim Profile
Fingerboard: Rosewood, Trapezoid Inlays
Finish: Vintage Gloss topcoat
Hardware: Chrome tune-o-matic, Vintage style tuners
Electronics: Chrome 490R/490T w/coil tap and orange drop capacitors
Plastics: New dark cream with max grip speed knobs
Case: Premium Gig Bag

Special 120th Anniversary features
Banner inlay on all instruments at the 12th fret
Max grip speed knobs
New extra large strap button
Cleartone coated strings
Graph Tech nut
Cryogenic treated fret wire for longer life and corrosion resistance


LTD Deluxe EC-1000 ASB:

http://www.espguitars.com/products/9526-ec-1000fm-asb

Mahogany body
Mahogany neck
24-3/4" set neck
Thin U neck contour
Rosewood fretboard (ebony on vintage black)
Abalone flags plus the model name at the 12th fret
42mm standard nut
24 extra jumbo frets
TonePros locking Tune-o-matic bridge
Seymour Duncan JB/59
ESP locking tuners
Chrome hardware

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


Dinko.Hiji

E a madeira da escala? Rosewood ou maple? Eu escolheria uma outra madeira para o corpo, algo que soe mais "neutro" - basswood, mogno com tampo em maple, cedro...

Com relação à captação, acho que é uma combinação bem versátil. Eu tenho um TB-4 (JB Model) e um SH-1n na minha Ibanez EGEN8, ambos com 4 condutores para que seja possível splitá-los. Os timbres dos humbuckers splitados lembra bem os de singles. Não conheço o TB-5, então não posso opinar muito sobre ele.

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


Guilherme Cupido

Eu iria dr Gibson simplesmente por ter push pull e transformar HB em singles

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


danielrmatos

Bom, pela sua observação, parece que a guitarra tem um tampo real. Se é maple ou não, aí só um luthier pra observar e identificar a madeira.

Guilherme Cupido

As especificações das duas guitarras são muito boas. A grande diferença fica por conta de pegar uma Gibson de entrada ou uma LTD top - ou seja, aí entra o peso da marca, preço de revenda, etc.

Guilherme Cupido
Veterano
# fev/15 · Editado por: Guilherme Cupido
· votar


Este é o ponto... Gibson tem revenda ao meu ver mais fácil que a LTD, mesmo sendo uma ltd top.

LeandroP
Moderador
# fev/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Guilherme Cupido

Pelos bends de São Hendrix, essa LTD é linda demais! Ao meu ver é muito mais negócio, por mais que a outra seja uma Gibson.

Guilherme Cupido
Veterano
# fev/15 · Editado por: Guilherme Cupido
· votar


Alex guitar man

Realmente fiquei tentado por isso....

erico.ascencao

A idéia é ficar com a guitarra 1 ano e pouco e tentar trocar por uma superior, a revenda pesa bastante...

LeandroP

Ela é linda demais.... já vem com locking tuners de fábrica e o braço é fininho, super confortável...

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Guilherme Cupido

Como dizem por aí: essa é pra casar.

Guilherme Cupido
Veterano
# fev/15
· votar


LeandroP

Pois é, tô avaliando o custo-benefício dessa união rsrs

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Guilherme Cupido

O meu palpite, sem dúvidas, é ir de LTD.

Guilherme Cupido
Veterano
# fev/15
· votar


LeandroP

E a revenda? Desvaloriza muito ou é semelhante a Gibson studio?

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Guilherme Cupido

Cara, não acredito que uma guitarra construída com tanto esmero, de uma beleza ímpar, e com componentes de alta qualidade, seja desvalorizada no futuro só por não se chamar Gibson ou Fender. Pelo contrário! Não estou desmerecendo as duas marcas que influenciaram toda a indústria de guitarra.

Dinko.Hiji
Membro Novato
# fev/15
· votar


E a madeira da escala? Rosewood ou maple? Eu escolheria uma outra madeira para o corpo, algo que soe mais "neutro" - basswood, mogno com tampo em maple, cedro...

Com relação à captação, acho que é uma combinação bem versátil. Eu tenho um TB-4 (JB Model) e um SH-1n na minha Ibanez EGEN8, ambos com 4 condutores para que seja possível splitá-los. Os timbres dos humbuckers splitados lembra bem os de singles. Não conheço o TB-5, então não posso opinar muito sobre ele.


Rapaz...

A escala eh em Rosewood ou usar o corpo em Cedro... nao sei...
Eu achei que o som com Alder ficaria bem para metal ai fiquei na duvida na versatilidade...

E quanto aos caps eu pensei em usar um JB(Ponte) + 59'(Braço)

O que achas?

Guilherme Cupido
Veterano
# fev/15
· votar


Mais opiniões?

Qual a melhor opção em relação ao custo-benefício?

Gibson 2014 Les Paul Studio:

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/2014/Les-Paul-Studio. aspx

Body: Mahogany /“Modern” weight relief
Top: Figured A maple
Neck: Maple, 60’s Slim Profile
Fingerboard: Rosewood, Trapezoid Inlays
Finish: Vintage Gloss topcoat
Hardware: Chrome tune-o-matic, Vintage style tuners
Electronics: Chrome 490R/490T w/coil tap and orange drop capacitors
Plastics: New dark cream with max grip speed knobs
Case: Premium Gig Bag

Special 120th Anniversary features
Banner inlay on all instruments at the 12th fret
Max grip speed knobs
New extra large strap button
Cleartone coated strings
Graph Tech nut
Cryogenic treated fret wire for longer life and corrosion resistance


LTD Deluxe EC-1000 ASB:

http://www.espguitars.com/products/9526-ec-1000fm-asb

Mahogany body
Mahogany neck
24-3/4" set neck
Thin U neck contour
Rosewood fretboard (ebony on vintage black)
Abalone flags plus the model name at the 12th fret
42mm standard nut
24 extra jumbo frets
TonePros locking Tune-o-matic bridge
Seymour Duncan JB/59
ESP locking tuners
Chrome hardware

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


Dinko.Hiji

Tem gente que torce o nariz para o uso de JB na ponte em Stratocaster devido ao resultado final ser muito estridente.

Dinko.Hiji
Membro Novato
# fev/15
· votar


Erico.ascencao

É uma superstrato neh...

É complicado chegar ao modelo mais adequado ou mais desejado, a tempos atras eu queria um EGEN... hoje a historia é outra.
Estaria atras de uma ESP Horizon III.

Agora estou fazendo essa custom com modelo base a Horizon III

Fico muito grato pela sua ajuda até aqui

Herr Guedes
Membro Novato
# fev/15
· votar


2kio
A minha está com o Alnico Pro II Slash, mas como peguei ela usada já com esses captadores não sei quão diferente eles são, mas o dono anterior disse que o som dos originais eram meio sem vida, mas acho que é gosto mesmo. Eu ficaria com os originais na boa e se não agradasse trocaria depois.

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


Dinko.Hiji
É uma superstrato neh...

O que eu quis dizer é que já li por aí muitos comentários de que instalar um JB na ponte de uma Stratocaster não fica legal devido à combinação deste captador com o alder do corpo da guitarra, que resulta num excesso de médios. Como você está pensando em fazer a guitarra com corpo em alder, pode ser que você enfrente o mesmo problema.

Para você que está estudando fazer uma guitarra com luthier, sugiro a leitura deste guia sobre madeiras para guitarras. É o melhor material que eu já vi sobre o assunto.

Angelo Perleps
Veterano
# fev/15
· votar


Guilherme Cupido
Gibson 2014

rcorts
Veterano
# fev/15
· votar


preço vintage AFD

Acabei de fazer uma pesquisa pela Vintage AFD e saiu logo nos primeiros resultados do google na Calimaro pela "bagatela" de 3 mil e poucos reais. Quase não acreditei. Limpei meus olhos mais de uma vez, tirei as remelas e parece ser isso mesmo. Acho que precisamos parar de elogiar marcas na internet. Daqui a pouco vamos ver SX de 2 mil reais na praça.

Comentem...

2kio
Membro Novato
# fev/15
· votar


rcorts
Essa Calimaro não é referencia em nada, nunca comprei lá e não sei é confiavel msm, mas os preços praticados são um absurdo... Aliás eu não aconselho a comprar guitarra pela net, mas isto depende de onde vc mora, se estiver em sp vai na Teodoro que sempre tem mais barato lá, ja tive 2 guitarras de lá, paraíso dos instrumentos, da pra gastar umas tarde lá fácil

SkyHawk
Membro
# fev/15
· votar


rcorts
Tá louco !!!! Mas não pago mesmo !!!

Eu ajudei um amigo a comprar uma, ele pagou R$ 2.150,00 recentemente !

Dinko.Hiji
Membro Novato
# fev/15
· votar


Para você que está estudando fazer uma guitarra com luthier, sugiro a leitura deste guia sobre madeiras para guitarras. É o melhor material que eu já vi sobre o assunto.

Erico

Obrigado pelo texto é realmente fantastico... eu vou fazer algumas comparacoes com guitarras de "alto" padrao de combinações de corpo x braco x escala para nao colocar algo que seja contraditorio com o que planejo.

Depois eu retorno ao forum com novas configurações.

obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda