【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# dez/09
· votar


Bom dia!!!

buddy guy
Cara, obrigado sinceramente pela força.
De minha parte, acho que "já deu o que tinha que dar".
Muita gente boa passou por aqui, muita gente boa está aqui, muita gente boa passará por aqui. Acho que o meu tempo já deu, o que antes era uma agradável chance de trocar idéias e conhecer novos amigos está se tornando decepcionante.
Todos os dias o que vejo são cansativas repetições e quando se tenta ajudar ou é babaca ou só copia e cola.
Como não há novidades, não há novas discussões e os tópicos repetidos já foram respondidos em outras oportunidades e daí não tenho capacidade de acrescentar mais do que já postei. O pouco mais que sei não encontra espaço porque não há onde postar.
Como o ditado diz "Os incomodados que se mudem", vou enfiar minha viola no saco, pegar o meu banquinho e tocar em outras freguesias.
Aproveitando esta enxurrada de dúvidas quanto ao que comprar, vou deixar aqui um texto que tive oportunidade de postar antes e que acabou se perdendo, mas que por acaso li há pouco:

Muita gente se preocupa com o equipamento e se esquece que guitarra não toca sozinha e, portanto, deixam de dar a devida atenção ao aperfeiçoamento da técnica como se com o melhoramento do equipamento sua técnica faria o mesmo.
Muita gente esquece que no passado não havia a quantidade e a disponibilidade de equipamento que existe hoje e nem por isso deixaram de surgir composições clássicas e músicos cultuados como "deuses" da guitarra.
Muita gente busca o equipamento de ponta mas esquece que todos começam de forma modesta e vão crescendo com muito trabalho e dedicação. Vejam o exemplo do Clapton e das guitarras que utilizou no começo de sua carreira. Alguém aqui sabe qual foi a primeira guitarra do cara?
Muita gente pergunta sobre o equipamento do seu ídolo mas esquece de estudar a técnica e a forma com que o mesmo toca. Não pára pra ouvir, mas quer tocar igual.
Muita gente não entende que se BB King tocar com sua Lucille ou tocar com uma Tonante ele será sempre BB King. O timbre pode mudar, a qualidade do som pode mudar, o sustain pode mudar, mas seu vibrato jamais mudará e, portanto, ele será reconhecido.
Muita gente acha que o músico é reconhecido pelo equipamento que usa mas se esquece que na verdade um bom guitarrista é reconhecido pela forma única de tocar, ou seja, pelos seus dedos. Justamente o que o Brian May fala.
Muita gente acha que se tiver equipamento de ponta vai tocar melhor, mas esquece que "pro mal fudedor, até o saco atrapalha"...
Ou seja, se a gente pegar uma Ferrari e o Rubinho pegar uma Super Aguri, ele ainda assim vai dar volta em cima de volta na gente. Justamente o que o Malandrone fala.
É importante eu deixar claro que não digo que não se deve buscar o melhor equipamento, mas que este seja adquirido de acordo com as possibilidades de cada um desde que não se deixe relegado a um segundo plano o próprio aperfeiçoamento.
A popularização da informação e a facilidade de acesso a equipamentos certamente trouxe benefícios, mas em contrapartida deixou muita gente completamente perdida...
Enfim, a evolução e a diversificação dos equipamentos vieram para nos ajudar, mas se não fizermos a nossa parte, instrumento nenhum jamais nos tornará grandes músicos.


Valeu!!!

PS: Antes que eu me esqueça, não se trata de me fazer de coitadinho, de querer confete, etc, etc, etc. Trata-se apenas de mais um mega-post "estilo Penta_Blues" pra agradecer o tempo que passei por aqui.

Valeu mesmo!!!

LeandroP
Moderador
# dez/09
· votar


Penta_Blues
O problema não são os novatos, mas sim os ignorantes...

heiaheuahehe pois é, eh!
verdade!

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O problema não são os novatos, mas sim os ignorantes...

Novatos! Unidos! Jamais serão vencidos! hehe

Essa coisa de Novatos é somente em relação ao Fórum e não à vida. Algumas pessoas confundem isso.

Acho que a molecada (sem generalizar) é muito preguiçosa! Mas tem uma coisa importante: a gente analisa o que aparece por aqui. Não temos noção de quantas pessoas simplesmente não postam dúvidas pq já foram esclarecidas pelo Fórum e usando busca!

Então, nós sempre avaliamos 1 lado da moeda; o lado que a gente pode contabilizar. Mas se fizermos uma pesquisa, talvez os ignorantes e os que não usam busca, sejam uma minoria.

Abs

Eddie.From.Hell
Veterano
# dez/09
· votar


Aproveitando o tópico aqui...

Eu tenho uma Shelter SG Detroit 300
um amplificador Meteoro Atomic Drive 20W
e queria comprar uma pedaleira só que to meio sem grana... queria uma barata e boazinha, só pra treinar msm...

to em dúvida entre essas:

Zoom G1 Expression
Digitec RP 50

qual dessas é melhor?
toco Hard Rock, Heavy Metal...

buddy guy
Veterano
# dez/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Eddie.From.Hell


to em dúvida entre essas:

Zoom G1 Expression
Digitec RP 50


Cara testa as 2 se tiver como e veja qual delas cai no seu agrado. Pois indicar coisas assim é meio subjetivo. O que pode ser bom e agradável para um,não é para outrem. No mais,posta essa sua dúvida lá no fórum de pedais,que é o lugar mais apropriado e a galéra no caso,poderia te dar maiores coordenadas sobre estas pedaleiras. Abração !!!!!!!

Laa Sales
Veterano
# dez/09
· votar


Olá, meu nome é Lais e vou iniciar na guitarra. Já tenho umas noções básicas de violão e tals, mas quero comprar uma guitarra barata de boa qualidade, por que até eu poder comprar outra melhor vai demorar, e tem que ser barata por que eu ainda vou comprar um amplificador meteoro bassman cubo(pelo menos pretendo), pois me disseram que é um ótimo amplificador, mesmo não tendo distorção. Eu só posso gastar no máximo mesmo R$450. Eu como opções até agora pelo o que eu pesquisei tem a Washburn X10 que achei no mercado livre por 392,10 com o frete incluso, uma Cruiser by Crafter St50 por R$319 com um cabo incluso, e como é no centro do RJ mesmo eu sendo do interior tem como eu ir lá buscar a guitarra ou se a loja não for física o frete será menor. Eu ainda vou descobrir o que eu realmente quero tocar, por que eu gosto de um pouco de tudo, provavelmente um rock alternativo, rock pop. O que vocês me sugerem?(aceito sugestões de outras guitarras na faixa de preço também)

Desculpem o encômodo, mas eu necessitava perguntar mesmo, só achava pessoas fazendo esse tipo de pergunta para tocar hard metal e tals, eu juro que usei a busca que nem uma condenada antes de vir aqui

buddy guy
Veterano
# dez/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Laa Sales


Olá Laís,boa noite. Então,nesta faixa de preço que vc disse,não le resta opção melhor que esta aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-118601477-guitarra-sx-modelo-ss t-57-preco-excelente-com-nf--_JM

Guitarras muito honestas pelo preço que se paga. Com madeiras de verdade e construção muito boa. Melhor que muita nacional na mesma faixa de preço ou mais. Espero ter ajudado,forte abraço !!!!!!!


EDIT Ah,e ai no Rio tem uma loja idônea para que vc possa comprar sua guitar. É a Barra Music do professor de guitarra e coléga aqui do Cifra, Beto Laureano !!!! Pode comprar lá sem medo !!!!!

Laa Sales
Veterano
# dez/09
· votar


Acabei comprando uma Yamaha, foi na correria, meus pais resolveram comprar no dia que fui testar as guitarras, e a única em todas as lojas que eu fui a única que me mostraram na faixa de R$450 foi essa Yamaha e eu gostei muito dela com o amplificador Atomic Nitrous, tanto que comprei esse também no lugar do outro junto com uma pedaleira Zoom G1 que também gostei, mas pensei que deveria ter mais efeitos. É uma pena que não deu pra comprar pedal de expressão, Fast Fret e Dunlop =/

Sabem de onde posso encomendar uma pedal de expressão bom e barato pra minha Zoom G1?

PsicoLimp
Veterano
# dez/09
· votar


Aê pessoal, é seguro comprar uma Epiphone SG Special que vale 500 contos? É usada e um amigo meu disse que não existe essa guitarra BOA por esse preço...

Viics
Veterano
# dez/09
· votar


Olá a todos, estou com dúvida para comprar uma Guitarra e um Amplificador novos:

Stagg Les Paul Nova Bk B Colado L300

Pelo que lí e etc, ela é boa, só que teria que ser trocado a captação dela, que é o que eu penso em fazer, o grande problema, é que eu não conheço a marca Stagg. Não sei se é confiável e com boa qualidade.

Amplificador Meteoro Demolidor 50g Fwg C/ Foot 2 Pedais

Lí um tópico aqui no fórum falando desse ampli, ele é muito bom e etc, só que, não sei se faz um bom conjunto com a guitarra que citei acima.

Bom, minhas dúvidas finais são:
A marca Stagg é de boa qualidade?
O amplificador Meteoro, faz um bom conjunto com a Stagg Les Paul com captação Jackson (provavelmente colocarei essas)?

Obrigado desde já,

buddy guy
Veterano
# dez/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Laa Sales

Acabei comprando uma Yamaha, foi na correria, meus pais resolveram comprar no dia que fui testar as guitarras, e a única em todas as lojas que eu fui a única que me mostraram na faixa de R$450 foi essa Yamaha e eu gostei muito dela com o amplificador Atomic Nitrous, tanto que comprei esse também no lugar do outro junto com uma pedaleira Zoom G1 que também gostei, mas pensei que deveria ter mais efeitos. É uma pena que não deu pra comprar pedal de expressão, Fast Fret e Dunlop =/

R=Boa aquisição !!!!!

Sabem de onde posso encomendar uma pedal de expressão bom e barato pra minha Zoom G1?


Posta essa dúvida no fórum de pedais que lá tem uma galéra que manja bem sobre.


PsicoLimp

Aê pessoal, é seguro comprar uma Epiphone SG Special que vale 500 contos? É usada e um amigo meu disse que não existe essa guitarra BOA por esse preço...

R= Depende do estado geral da guitarra. Proponha antes de fechar a compra, leva-la a um bom luthier !!!


[b]Viics

Bom, minhas dúvidas finais são:
A marca Stagg é de boa qualidade?
O amplificador Meteoro, faz um bom conjunto com a Stagg Les Paul com captação Jackson (provavelmente colocarei essas)?


R=Já ouvi falar bem da marca. Porém a melhor marca é aquela que trará um bom custo benefício e que a guitarra caia no seu agrado !!!!

R2= Depende ok vc diz por bom conjunto. Pois isto dependerá dentre outros fatores do timbre que lhe agrada e que "cabe no seu bolso"

Abraços !!!!!!!

luquinhas12
Veterano
# dez/09
· votar


PsicoLimp

cara,esa guitarra nao vae a pena,e pelo que eu saiba,esas guitarra epiphone special são de compesado,compre uma detroit sg shelter,que pelo menos nao é de compensado,ou ainda se puder juntar mais grana,compre uma ssg sx std de braço colado :)é o que eu vou fazer tbm :D

Viics

se puder pegue a nashville,a stagg eu ouço falar bem,mas a nashville é melhor,na minha opinião,e quando puder,trocar os caps e as tarrachas ok ;)

Tom Morell0
Veterano
# dez/09
· votar


b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
É muito importante definir quais são seus objetivos ao adquirir determinado instrumento. Bons instrumentos evidentemente inspiram e incentivam quem pretende aprender a tocar, mas isso tem um custo que deve ser considerado em função do emprego deste equipo. O famoso "Custo x Benefício".
c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
"A força de uma corrente está em seu elo mais fraco". Guitarra não dá som sozinha e por este motivo necessita de equipos que tenham pelo menos qualidade próxima à dela. De nada adianta ter uma PRS se o ampli em que ela será plugada for uma caixa amplificada multi-uso.
d) Qual é o seu nível técnico?
Nada impede que um principiante queira adquirir um instrumento Top, desde que caiba em seu orçamento, corresponda às suas expectativas e seja utilizado com bons cabos num bom ampli (ta vendo como tudo se relaciona?). Acontece que assim como a técnica evolui com o treinamento, o guitarrista vai ficando mais refinado à medida que adquire experiência, ou seja, o equipamento deve evoluir à medida que o músico se capacite a explorar mais os recursos do instrumento até o ponto em que seja necessário algo que ofereça mais do que se tem no momento.


Parei aqui... Sou noob. Desisti de comprar uma nova guitarra

luquinhas12
Veterano
# dez/09 · Editado por: luquinhas12
· votar


Tom Morell0não desista,compre uma tonante e estimule seu aprendizado por um produto de qualidade,como a tonante hehe

Tom Morell0
Veterano
# dez/09
· votar


luquinhas12

Huehehhehaha tonante nunca meu amigo!

Não quero acabar como esse cara aqui não, obrigado xD

Abç

rafael_cpu
Veterano
# dez/09
· votar


Eu gostei do tópico. Muito lúcido e bem escrito. Parabéns ao autor.

Gostei sobretudo das explicações sobre a importância da madeira na composição sonora final da guitarra, bem como da diferença entre o braço colado e o parafusado. Enfim, gostei tanto que fiz meu cadastro no Fórum Cifra Club agora, após ler o tópico.

Toquei guitarra durante anos, na época não havia internet. Importar algum equipamento era uma baita dificuldade. Pouquíssimas lojas do ramo, conseguir partitura, tablatura e até mesmo as músicas (não havia mp3, era fita k7 e disco de vinil...rsrs) era um verdadeiro parto.
Meu set era singelo, mas eu era feliz com ele. Tive uma Jackson e um Cubo Crate pequeno (15W), eu ligava ele numa caixa de som para aumentar o volume. Os pedais eram 3: Compressor Suiteiner, Super Over Drive, ambos da Boss e um Cry Baby Dunlop. Nem sei se ainda usam isso...rsrsrsrs. Minha primeira guitarra foi uma Stratocaster da Gianini, acho que nem existe mais essa marca.

Um dia o trabalho me tirou esse prazer, que pretendo retomar este ano, há 15 anos sem tocar nada, pretendo comprar uma guitarra de média qualidade (talvez uma Jackson ou uma Ibanez ) e um amplificador para estudo (estou em dúvida entre os Marshall MG30DFX e o MG15). A idéia é apenas voltar a ter o prazer de tocar em casa mesmo, nos momentos livres.
Se alguém tiver alguma indicação, conselho ou informação a respeito, fico grato.
Quanto aos efeitos, como estou muito desatualizado, vou dar uma boa pesquisada no Fórum, na secção dos Pedais e descobrir se ainda existem os Boss (na época eram bons...rsrs) ou se há alguma coisa melhor em relação a custo benefício.

Abraço.

NixonMarques
Veterano
# dez/09
· votar


Falae pessoal!

Ano novo chegando e to pensando em comprar um intrumento novo... Vim aqui pedir a ajuda de vcs.

É o seguinte: Sou baixista, mas louco por todo tipo de instrumento. Tenho um bandolim e uma escaleta, e vou "arranhando" uma coisa ou outra com eles em casa. Só passatempo. Nada sério. No baixo, a coisa é diferente...
Tbm toco alguma coisa de violão, e uso o instrumento da minha cunhada qnd preciso tocar (um Takamine mto bom...). Meu violão "de casa" é um giannini q vou dar pra um amigo q tá começando, e pretendo comprar um novo instrumento pra casa.

Mas daí q eu pensei: Bem q eu podia comprar uma guitarra ao invés de um violão pra ficar em casa. Se eu for "pegando a manha" e surgir uma oportunidade de tocar por aí, fzr algo diferente...
Fiquei mto afim de comprar uma semi-acústica, pra ficar ali na sala, tocar no fim de tarde ou à noitinha... Nos saraus com os amigos q sempre rolam... Achei interessante a Condor JC 501. Vale a pena? É um bom instrumento?

Ah! Vale lembrar q eu tenho pouquíssima grana pra investir nisso. 500 reais seria o limite do limite! O objetivo do intrumento é ser o "instrumento de casa", mas q seja algo legal q permita pequenas apresentações sem dar vexame. Bom custo-benefício. Q permita uma boa tocabilidade e som agradável se mantida sempre bem regulada e conservada. Será q essa condor responde às minhas expextativas? Ou recomendam alguma outra guitarra? (ñ precisa ser semi-acústica... qualquer modelo!)

Abração!

666Giovanni666
Veterano
# dez/09
· votar


Então Galera, estou pensando em comprar uma ibanez, ou uma esp/ltd. Modelos de preferencia: RG(Ibanez), Flying V(ESP) LP(LTD)
Ibanez gostaria uma com floyd que nao desafinasse facilmente (Costumo fazer aqueles harmonicos tipo Alexi Laiho e Dimebag =D)

a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
. Entre 1600~2000 reais.
b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
.Estudo/ensaio/shows
c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
.No momento estou sem ampli mas pretendo comprar um peavey em breve, e tenho uma pedaleira BOSS GT-8.
d) Qual é o seu nível técnico?
.Toco a 4 anos, vou começar aulas de teoria em breve, toco de Angra até As I Lay Dying =)


rafael_cpu
Veterano
# dez/09
· votar


Giovanni, me indicaram num outro tópico a série S da Ibanez. Também pretendia pegar uma RG. Fiquei balançado pela série S. Ela usa a ponte ZR, que promete manter muitíssimo bem a afinação mesmo depois de alavancadas fortes. A única coisa na qual ela peca é não ter 24 casas, tem apenas 22. Mas nem para todos isso é ponto negativo. O preço gira em torno de R$2.300,00.

Dá uma olhadinha nessa série S também.

T+

LRicardo
Veterano
# jan/10
· votar


Gente to quereno compra uma guitarra, mas n entendo muito. Como n entendo muito, na verdade nada, li esse topico mas n entendi muito(n o bastante pa decidi algo).

a guitrra q to quereno compra eh essa ai
http://www.submarino.com.br/produto/32/1673082

(nunka toquei mas n quero q isso interfira, e pretendo toca mais eh rock msm)
------------------------------
n sei se posso mas aproveitem e digam se esses amplificadores sao bons e que me indiquem o mlehor dos dois ou algum outro.

1- http://www.submarino.com.br/produto/32/21383558/cubo+amplificador+nitr ous+drive+especial?menuId=201568

2- http://www.submarino.com.br/produto/32/21347635

-----------------
Esse afinador eh bom?

http://www.submarino.com.br/produto/32/21391152


vlw agradesso desde jah =D

Feliphph
Veterano
# jan/10
· votar


Vlw,cara ajudo d mais ;P

Tomi555666
Veterano
# jan/10
· votar


a melhor dica ainda é usar a busca pois várias dúvidas que eu tive sempre tem temas resolvidos na busca

jpandrade
Veterano
# jan/10
· votar


a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
em torno de 1000
b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
pretendo ligar no pc para fazer covers e demos, usando programas como Guitar Rig
c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
eu tenho um baixo fender precision um amp warm music um mic leson sm 58
d) Qual é o seu nível técnico?
intermediario-avançado
e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
Bem e queria uma guitarra versátil, gosto de rock japonês e vou postar aqui exemplo do som que procuro fazer
1)http://www.youtube.com/watch?v=qnhEFFcAs-w , the pillows, o guitarrista da banda mostrando seu equipamento e tocando
2)http://www.youtube.com/watch?v=M6QpDsXeE_I , Luna Sea - Rosier

então eu tava procurando algo que desse pra fazer esse som mais rock alternativo/indie do 1 com esse som mais hard rock/metal do 2

Valter Bergamo
Veterano
# jan/10
· votar


LRicardo

O amp vc pode optar pelo G25R da groovin, ta mais em conta tb e sao 25W.

a guitarra é boa sim,
o afinador pode pegar um da korg ou qwik Tune, nao vao passar de 50,00 reais.

ate+

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Dano um UP pra galera que tá querendo comprar guitarra. Tem um monte de gente!! o.o Oh loco!

Deanlz
Veterano
# jan/10
· votar


Eu tenho uma Epiphone les paul Standard
Paguei 1.550 mas com os juros ficou 1800;
Ela está nova, mas eu queria uma fender stratocaster.
Será que eu consigo com alguém uma troca por uma boa fender strato sem pagar nada mais ?
E qual seria o modelo que eu consiga pela minha guitarra ? Ela está novinha !
Pois curto muito o estilo Funk e prefiro o som limpo da guitarra .

birimba
Veterano
# fev/10
· votar


CONSERTEZA AINDA VOU LER TUDINHO ISSO NA PRIMEIRA PÁGINA!

Ede_Hub
Veterano
# fev/10
· votar


galeraaa ajuda (de novo)
vieram me oferecer uma guitarra e um amplificador...
uma eagle sts 002+NCA Thunder plus 30 RMS..
os 2 tão novos.ele queria 500 reais.sei que ta caro.
Mas por 400 valeria a pena??essa eagle eh de conpensado??
e esse cubo tema distorçao mto ruim mesmo??
Afina to começando agora..daria pra brincar e pra aguentar com ela pelo menos 1 ano???
obrigado

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Ede_Hub


Guitarra Eagle só recomendo das antigas.Aquelas que tem Headstock tipo fender. Se não me engano já ví o Bertola falar em algúm de seus posts,que elas eram guitarras razoáveis !!!

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal aqui tem um video que eu achei muito útil para ajudar vcs na compra de uma guitarra(que tanto faz ser nova como usada). É um video com o guitarrista Bahiano Gilneyparson,dando algumas dicas de aquisição de uma guitarra tanto nova como uma usada. Espero que vcs assistam e tire um bom proveito deste video. Inclusive ele fala sobre corpos de guitarras feitas de MDF e compensado. Assistam,pois compensa !!!!! Abraços.

gilneyparson dicas na hora de comprar sua guitarra


http://www.youtube.com/watch?v=ASjOacO6068

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda