Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

      Autor Mensagem
      Penta_Blues
      Moderador
      # ago/09
      · votar


      Boa tarde!!!

      The Root Of All Evil
      Entrei achando que iam me emprestar dinheiro.
      Se pagar um "jurinhos" de 30%, eu estou emprestando...rs
      Valeu!!!

      MauricioBahia
      Moderador
      # ago/09 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      Penta_Blues
      Acho que não poderei te ajudar na formatação em tempo. Se quiser, sugiro adicionar uns espaços entre alguns parágrafos mais importantes pra dividir os assuntos que já vai ficar menos "massaroca".

      Abs

      Penta_Blues
      Moderador
      # ago/09
      · votar


      Bom dia!!!

      MauricioBahia
      Acho que não poderei te ajudar na formatação em tempo.
      Cara, não deu tempo de editar. Agora vai ter que ser "massarocado" mesmo...rs
      Valeu!!!

      ecmuno
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      bom tópico. poderia virar um tutorial.

      abcs

      emilio

      Mr. Music
      Veterano
      # set/09
      · votar


      concordo com o emílio, muito bom o tópico!

      Se tivesse lido no tempo que comprei a minha guitarra poderia ter aproveitado muito mais coisas...

      poderia virar um tutorial [2]

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09
      · votar


      Esse tópico poderia ser fixo pq é muito importante na decisão de compra.

      Penta_Blues
      Moderador
      # set/09
      · votar


      Bom dia!!!

      ecmuno
      Mr. Music
      MauricioBahia
      Agradeço aos camaradas pela boa vontade de conhecer o conteúdo do artigo e aproveito pra pedir que complementem eventuais falhas que ele contém.
      Infelizmente, pelo número de tópicos que insistem em aparecer sobre compra de guitarra, poucos têm a paciência para ler o que vcs leram.
      Vou até ser chamado de chato (acho até que sou mesmo...rs) mas pra mim, sempre que achar algum tópico sobre compra de guitarras vou postar o link para este tópico.
      Tentar vencer pelo cansaço...rsrs
      Valeu!!!

      Gudas
      Veterano
      # set/09
      · votar


      Olá pessoal, pesquisei alguns tópicos no forum, achei algumas coisas sobre a epi standard mas não encontrei nada sobre a lp custom black beauty, irei utilizar este tópico para uma dúvida.

      Bom, vamos ao que interess.
      Finalmente irei trocar minha guitarra e decidi comprar realmente uma epiphone, apenas estou em dúvida entre 2 (duas).
      Já toquei uma standard e gostei demais da guitarra, mas agora na hora de comprar bateu a dúvida.

      Epiphone les paul lp custom black beauty
      http://www.gangmusic.com.br/loja/detalhe.asp?cd_produto=144

      Epiphone les paul standard
      http://www.gangmusic.com.br/loja/detalhe.asp?cd_produto=967

      alguém poderia dar uma opinião ?
      vale mais a pena pegar uma custom ou uma standard ?

      desde já agradeço
      abraços

      Penta_Blues
      Moderador
      # set/09
      · votar


      Boa tarde!!!

      Gudas
      Bem, não sei se vc reparou, mas não custa alertar, um dos modelos citados é pra canhoto e o outro pra destro. Só isso já é uma enorme diferença, não é não?...rs
      Se a questão ficar nas características de cada modelo, há um grande diferencial entre elas no número de captadores. A Black se não me engano tem o corpo só em Mogno, a Standard Mogno e Maple. As ferragens numa são cromadas, noutra douradas. As marcações são diferentes no número e no modelo; tipo coroa numa e tipo bloco noutra e se vc reparar uma delas se inicia no primeiro traste e noutra no terceiro.
      Ainda com relação aos captadores, os modelos parecem ser diferentes além do número, e consequentemente o timbre poderá se diferenciar.
      Avalie estas diferenças e leia na primeira página em que podem interferir. Escolha a que mais lhe for interessante.
      Valeu!!!

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      Gudas: mas não encontrei nada sobre a lp custom black beauty,

      O Bertola, luthier do FCC já teve uma nas mãos. Talzez seja interessante perguntar no tópico fixo:
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196741/p170

      Essa guita custa quase R$3000,00 a vista! Oh loco...

      Abs

      Gudas
      Veterano
      # set/09
      · votar


      Olá Penta,

      sim sim, esqueci de avisar q postei a de canhoto pq no site não havia o modelo para destro, postei apenas para efeito de mostrar os 2 modelos. rs...

      o preço realmente está salgado, mas com certeza irei na theodoro este final de semana para fazer uma pesquisa por lá.

      estou nesse grande dilema entre as duas, a epi standard como eu disse já toquei e me apaixonei por ela, agora q chegou a hora de realmente eu comprar uma encontrei a epi custom e fiquei na dúvida entre as 2, tentarei testar a custom este final de semana e fazer uma boa pesquisa na theodoro.

      grato pela ajuda, quem tiver mais opiniões por favor postem.

      obrigado

      MauricioBahia
      Moderador
      # set/09
      · votar


      Gudas: fazer uma boa pesquisa na theodoro.

      Ahhh... Dá uma olhada nas Condor top de linha, como a BKS por exemplo.

      Abs

      Gudas
      Veterano
      # set/09
      · votar


      Obrigado MauricioBahia
      postei no tópico fixo também do Bertola para pegar mais opiniões.
      grato

      xl30n4rd0x
      Veterano
      # nov/09
      · votar


      Agora sim!!! No fixo \o/

      buddy guy
      Veterano
      # nov/09 · Editado por: buddy guy
      · votar


      Antes tarde que nunca !!!!!!!!!!!!!!! Hehehehe..............

      EDIT
      Só pode ser obra do Panucci (esse é o cara !!!!!).

      Edipo
      Veterano
      # nov/09
      · votar


      Cara, muito bom, vou comprar minha primeira guita mês que vem e esse tópico ajudou muito, mesmo tendo visto ele só muito depois de ja ter feito uma pesquisa intensa.
      Só preciso decorar agora qual é o comportamento de cada madeira e aprender a avaliar o instrumento.

      Mas qual dessas vc me indica?? ... Brincadeira.

      Tópico bacana, parabens.

      MauricioBahia
      Moderador
      # nov/09
      · votar


      Merecia estique mesmo!!!! Ae.. Pentão!!!

      Penta_Blues
      Moderador
      # nov/09
      · votar


      Boa tarde!!!

      MauricioBahia
      Fala, meu camarada!
      O Pentão ficou meio esquisito...rs
      Infelizmente mesmo com a contribuição de todos que entenderam o objetivo do tópico ao solicitarem o Stick e com a compreensão da Moderação acatando as solicitações, parece que não se consegue diminuir a preguiça de ler que alguns têm, já que insistem em abrir tópicos repetidos sobre o assunto abordado aqui.
      Acho que o jeito é: para Tópico repetido, Post repetido. E se não for suficiente, fazer cumprir as regras do FCC.
      Valeu!!!

      Vinalicio
      Veterano
      # nov/09
      · votar


      Penta_Blues

      Eu queria sinceramente entender o pq do ódio que os membros desse forum, tem dos tópicos com perguntas relacionadas a equipamentos e tudo mais.

      Não lembro de ter lido nas regras que esses tópicos são proibidos,os tópicos estão ae responde quem quizer...se vc acha que comparam guitarras e perguntar a opinião de alguem mais experiente ,é um saco..SIMPLESMENTE NÂO ENTRE NO TÒPICO E NÂO RESPONDA.

      Porque eu to cheio de dúvidas com equipos mesmo depois de serem testados .... e vou continuar criando tópicos para que ,quem realmente gosta de falar sobre o assunto me ajudar.

      Acho que mais preguiçoso do que qualquer membro novato ,ou iniciante ,que se interessa por marcas,nomes ,e tudo mais e entra aqui e fica deslumbrado com a quantidade de informação.. é o cara que cisma de escrever esses textos enormes para sanar todas as dúvidas de uma vez só,quando é tão simples só responder ou não responder o que está no tópico...

      É bem simples de resolver..

      Penta_Blues
      Moderador
      # nov/09
      · votar


      Bom dia!!!

      Vinalicio
      Eu queria sinceramente entender o pq do ódio que os membros desse forum, tem dos tópicos com perguntas relacionadas a equipamentos e tudo mais.
      Eu queria sinceramente entender como alguém consegue avaliar ódio através de palavras como "use a BUSCA ou "leia as regras...
      Antes de criticar posturas, faça uma auto crítica. Veja se é coerente o que acontece...
      Já tive oportunidade de postar isso, mas como vc não deve ter se dado ao trabalho de se inteirar de todo o assunto e não apenas de parte dele, vou deixar aqui pra vc ler:
      Vejam como é interessante o que ocorre: tem gente que está de saco cheio porque viu o texto nos últimos 20 tópicos, mas não se cansou de ver tópicos sobre "ajuda pra comprar guitarras" mesmo depois de terem sido criados mais de 60 só no mesmo período em que criei meu tópico...
      Frequento o Fórum há algum tempo e honestamente acho um desperdício o que estão fazendo com todo o excelente conteúdo aqui depositado e que acaba se perdendo em meio à enxurrada de tópicos repetidos, seja porque não se faz bom uso da BUSCA, seja porque bons tópicos ficam pouco tempo no topo por conta da criação indiscriminada de tópicos.
      A questão do "Se não quiser responder, não responda" é muito relativa, pois a resposta às vezes não é exatamente ou que a pessoa queria, mas muitas das vezes é o que deveria ler. Ensinar a "fórmula" é muito mais proveitoso do que dar a resposta, na minha opinião, porque mostra o caminho para que aquele que não sabe aprenda como se chega ao resultado. Mostrar o resultado não ensina, apenas responde. De minha parte, prefiro ensinar o pouco que sei, quando sei.


      Não lembro de ter lido nas regras que esses tópicos são proibidos,os tópicos estão ae responde quem quizer...
      Bom, se leu as regras, certamente passou por estas:
      1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagado caso a moderação ache necessário.
      2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos.
      3. É proibido!
      3.6. Atitudes que infrinjam as regras do fórum e/ou as Leis Brasileiras.

      é o cara que cisma de escrever esses textos enormes para sanar todas as dúvidas de uma vez só,
      Pois é. Quem se dá ao trabalho de pesquisar e escrever um textos desses ou de postar quase 5000 mensagens deve ser mesmo mais preguiçoso do que aquele que nem as regras lê pra saber que deve usar a BUSCA antes de criar um tópico sobre um assunto que já foi diversas vezes debatido e que provavelmente contém a resposta que procura sem precisar perguntar novamente.

      É bem simples de resolver..
      Também acho. Quem não está de acordo com as regras pode optar por deixar de frequentar o Fórum ou sugerir aos Moderadores que modifiquem tais regras para que as mesmas se adaptem às suas vontades.
      Difícil vai ser agradar as vontades de todos os 96000 usuários...

      Valeu!!!

      Vinalicio
      Veterano
      # nov/09
      · votar


      Penta_Blues


      Bom não vo escreve td de novo... pq a minha falta de comprometimento e paciencia de ler afetou a parte de seu cerebro q consiste em interpretar o caminhão de textos que vc le e escreve podia..

      Textos enormes não respondem nada ... vc pode ser simples e resolver a duvida do camarada ... agora para de ser velha e reclamona q eu ja to de saco cheio de vc e de mais /5 duzia de membros...que acham q BUSCA é a resolução dos problemas.

      Considerando q essa tal busca aki forum é quase um trabalho ,desgastante e quase sempre sem sentido de arquilogia... coisas velhas sem entido escrita por gente como vc q copia e cola td q ve .. achando q preguiçoso sou eu q num tenho paciencia... de ler seus elaborados e sem criatividade textos.

      GRATO VETERANO

      Vinalicio
      Veterano
      # nov/09
      · votar


      Os erros de portugues ... são comuns ..

      Pq eu não tenho a técnica desenvolvida de redação e escrita q alguns .. escritores tem por aki.

      FeaR-ME
      Veterano
      # nov/09
      · votar


      Denuncia realizada com sucesso!

      Em breve nossos moderadores irão avaliar sua denuncia.


      Chega né, esse garoto já compro briga com metade do fórum.

      alfacorrea
      Veterano
      # nov/09
      · votar


      Queridos... Não sou moderador, não sou dono da verdade, não sou nada. Deixa só eu dar a minha opinião.

      Penta_Blues,

      Antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro que a sua atitude é louvável, seu texto é bem bacana e eu concordo e assino embaixo de quase tudo que vc escreveu.

      Mas acho que nós não devemos criar uma briga com os "criadores de tópicos anônimos". Eu sei, eu sei, parece que os caras tem verdadeiro tesão em criar tópicos e fazer as mesmas perguntas que já foram repetidas infinitas vezes.

      Parece uma espécie de tara ou desejo de "produzir alguma coisa". Talvez porque o cara seja novo e "queira mostrar serviço", talvez porque o cara seja preguiçoso ou talvez pode ser também que o cara leia, leia, leia e não entenda nada o que foi dito.

      Na mesma semana um doido cria um tópico: qual guitarra comprar com R$700,00.

      Na semana seguinte vem outro doido e manda um tópico: qual guitarra comprar com R$750,00.

      Parece coisa de doido, talvez seja, talvez não.

      Quero apenas deixar uma dica para todos nós, nós que sabemos muito de guitarra, nós que sabemos mais ou menos, nós que não sabemos nada, nós que somos eternos aprendizes, nós que estamos sem tempo de aprender, enfim, todos nós.

      Vamos fazer uma campanha pela resposta indicativa...

      O que seria isso???

      Sempre que um doido perguntar alguma coisa idiota ou alguma coisa que já tenha sido respondida, vamos nos limitar a indicar o link do tópico onde está a resposta para a pergunta.

      Vamos "ensinar a pescar" ao invés de "dar o peixe".

      Se todos nós fizermos isso, em pouco tempo as perguntas idiotas vão diminuir. Se não diminuir, ao menos os tópicos com as perguntas idiotas vão ficar só com poucas mensagens a não vão ocupar muito espaço.

      Abraço.

      LeandroP
      Moderador
      # nov/09 · Editado por: LeandroP
      · votar


      Podemos fazer desta forma:

      Ninguém mais discute este assunto "aqui". Pra não desvirtuar o tópico.

      Sem flood com o texto do Penta_Blues. Se quiser fazer uma citação ou usar o link pra ajudar, belêza. Mas sem flood.

      Quanto a permitir ou não novos tópicos sobre aquisição de equipamentos, de R$ 700,00 ou R$ 7000,00 é relativo. Se tiver um tópico atualizado, por que não usar? Existe a necessidade de ser "o autor do tópico"? Agora, se não tiver nada a respeito, não tem porque fechar o tópico.

      Por ser relativo é que a decisão é feita pelos moderadores e não por um software, automaticamente.

      buddy guy
      Veterano
      # nov/09 · Editado por: buddy guy
      · votar


      Penta_Blues
      FeaR-ME
      alfacorrea
      LeandroP

      + 1 pra cada. Eu não só concordo com o que foi dito,como também assino embaixo !!!!!!!!!!!!!!!

      EDIT E o nóbre coléga alfacorrea,deu uma excelênte dica,que se todos seguirem será muito bom !!!!!!!!

      reefs
      Veterano
      # nov/09
      · votar


      Vinalicio
      Eu queria sinceramente entender o pq do ódio que os membros desse forum, tem dos tópicos com perguntas relacionadas a equipamentos e tudo mais.

      concordo com vc!!
      esse pessoal alem de reclamarem nao ajudam cara ...
      e pelo qual motivo nos criamos tópicos meio q repetidos !!

      Penta_Blues
      Moderador
      # nov/09
      · votar


      Boa noite!!!

      reefs
      Dá pra vc pelo menos ler as regras do fórum antes de falar besteira em lugar errado?...

      Regras do Fórum
      2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos.

      Resposta do Moderador
      Ninguém mais discute este assunto "aqui". Pra não desvirtuar o tópico.

      O problema não são os novatos, mas sim os ignorantes...

      Valeu!!!

      GuitarHome
      Veterano
      # nov/09 · Editado por: GuitarHome
      · votar


      reefs
      concordo com vc!!
      esse pessoal alem de reclamarem nao ajudam cara ...
      e pelo qual motivo nos criamos tópicos meio q repetidos !!


      Vocês que não ajudam a gente...

      O cara cria um tópico querendo tudo de "mão beijada" nem se da o trabalho de usar a busca, usar o google, procurar por reviews, som no youtube. O cara vai comprar uma coisa relativamente cara as vezes muito caro, e fica de bunda sentada na cadeira do computador esperando que a gente resolva por ele? Levanta essa porra de bunda e vai testar na loja, afinal gosto é que nem cu cada um tem o seu, ninguém pode dar uma resposta pro cara do tipo "qual é melhor", SÓ ele pode se responder isso, ninguém tem o mesmo gosto e opinião. E você acha que o pessoal não ajuda?
      Desculpa mas você está totalmente errado. Esse tópico do Penta_Blues é justamente para isso, ajuda muito mais do que simples resposta como "vai de modelo X". Pois essa pessoa que falou pro cara escolher o modelo X gosta mais do modelo X do que do modelo Y,o que pode não acontecer com outra pessoa ou com você, e muitos respondem assim sem ao minimo testar o equipamento, você acha que isso é ajudar??? Lembrando que não são todos, mas existe isso aqui sim, mas tem muitos que respondem sabendo do que está falando, mas mesmo assim é a opinião do cara que pode não ser a do criador do tópico.
      O Penta_Blues tem um tópico rico em informações que ajuda justamente nisso, escolher o melhor para você dentro do que pode gastar. E outra o melhor é testar mesmo e não colher 5 informações que muitas vezes não são de pessoas que testaram o equipamento e sim leram e repassaram.

      buddy guy
      Veterano
      # dez/09 · Editado por: buddy guy
      · votar


      O que mais "me fode",é ver que um grande coléga como Penta_Blues cria um tópico bacana com muita informação preciosa para ajudar e ainda me vem certos pulhas enxer o saco do coléga. O pior não é so ver a enxeção de saco,mas sim a aparente invéja de algúns que não fazem um pingo de esforço para disfarçar (É a próva de que espirito de porco tem em todo lugar) !!!! Tem gente que não aceita que um coléga se destaque por seu talento,capacidade,criatividade e à cima de tudo,capacidade intelectual para ajudar os que precisam !!! Afinal,espírito de corpo e fair play,não são todos que desenvolvem !!!!

      Penta e Panucci,desculpem os comentários,UMA VEZ QUE JÁ FOI PEDIDO PARA NÃO MAIS TOCAR NO ASSUNTO E NO MEU POSTE ANTERIOR HAVIA CONCORDADO. Mas é que tem ocasiões,que as vezes não posso deixar de fazer certas observações !!!!! COMO TEM GENTE PEQUENA E MESQUINHA, MISTURADA AQUI À UMA PORÇÃO DE GENTE BACANA !!!!! Abração !!!!!


      RETOME-MOS : Tópico pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda !!!!!!!!!!!!



      Boa tarde!!!

      Pra tentar acabar de vez com essa história de "Qual guitarra devo comprar", "Qual destas vcs me indicam", "Qual guitarra comprar com zambous reais", etc, etc, etc, vou forçar os "preguiçosos de plantão" a darem uma lidinha neste tópico antes de abrir mais um do tipo citado acima.
      Vamos começar determinando um objetivo; onde chegar e depois como chegar:
      1 - Monte uma planilha que responda às questões abaixo e com espaço para anotar certas características da guitarra que serão apresentadas aqui.
      2 - Compare as anotações aos modelos disponíveis no mercado.
      3 - Escolha a que mais se aproximar do resultado apresentado pela sua planilha.
      Montando a planilha:
      a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
      De nada adianta receber indicações ou querer comprar instrumentos que não estão dentro do seu orçamento.
      b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
      É muito importante definir quais são seus objetivos ao adquirir determinado instrumento. Bons instrumentos evidentemente inspiram e incentivam quem pretende aprender a tocar, mas isso tem um custo que deve ser considerado em função do emprego deste equipo. O famoso "Custo x Benefício".
      c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
      "A força de uma corrente está em seu elo mais fraco". Guitarra não dá som sozinha e por este motivo necessita de equipos que tenham pelo menos qualidade próxima à dela. De nada adianta ter uma PRS se o ampli em que ela será plugada for uma caixa amplificada multi-uso.
      d) Qual é o seu nível técnico?
      Nada impede que um principiante queira adquirir um instrumento Top, desde que caiba em seu orçamento, corresponda às suas expectativas e seja utilizado com bons cabos num bom ampli (ta vendo como tudo se relaciona?). Acontece que assim como a técnica evolui com o treinamento, o guitarrista vai ficando mais refinado à medida que adquire experiência, ou seja, o equipamento deve evoluir à medida que o músico se capacite a explorar mais os recursos do instrumento até o ponto em que seja necessário algo que ofereça mais do que se tem no momento.
      e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
      Aqui é preciso perder um bom tempo, seja levantando suas necessidades, seja estudando assuntos relacionados à guitarra, seja pesquisando todos os modelos disponíveis para compra.
      - Primeiro: vamos parar com esse negócio de comprar guitarra pensando em trocar peças. Se a guitarra não é o que vc quer, não compre. Procure aquela que mais se aproximar da sua realidade e guarde dinheiro para futuramente adquirir outra que reflita sua nova realidade no momento da compra, ou somente invista em melhorar sua antiga guitarra se ela continuar sendo sua e continuar lhe atendendo, já que numa venda, dificilmente pagarão o que ela vale mais o "upgrade".
      - Segundo: sobre suas necessidades, quem sabe é VOCÊ! Não adianta muito ficar perguntando a vários guitarristas qual a mais indicada porque cada um falará uma coisa, já que esta opinião vai se basear em preferências como determinado gênero musical, modelo de guitarra, ídolo, etc.
      - Terceiro: pare de pedir opiniões sobre comparação de modelo X versus modelo Y, pois isso implica experimentar ambos para depois emitir uma opinião, o que é relativamente difícil pois nem sempre quem responde efetivamente experimentou os modelos comparados, muito menos exatamente os instrumentos a serem adquiridos, já que dentro de um mesmo modelo, há diferenças sutis ou até mesmo absurdas dependendo do controle de qualidade do fabricante.
      1) Preço: "Nem tudo que é caro é bom, mas tudo que é bom é caro". Não existe milagre. Qualidade custa e quanto mais qualidade, mais custo terá um equipo. O limite será seu bolso...
      2) Pesquise: seja para conhecer as características do que vc vai comprar, seja para analisar a qualidade do que vc encontrar, não tenha preguiça de pesquisar nem vergonha de experimentar pelo tempo que for necessário e perguntar tudo ao vendedor, afinal, ele está na loja para lhe atender e não só para vender. A venda é conseqüência do atendimento.
      3) Negocie: não ta fácil pra ninguém. Se ta difícil pro vendedor vender, ta difícil pro comprador ganhar dinheiro pra comprar.
      4) Examine: se não tiver experiência, peça ajuda, mas não esqueça de observar detalhes como encordoamento velho, pintura danificada, braço empenado, trastejamento, ferragens enferrujadas, mal-contato na parte elétrica, ruídos e chiados, defeitos no acabamento, garantia, etc.
      5) Vá no certo: marcas conhecidas e consagradas não são garantia de 100% de qualidade, mas certamente têm mais chance de serem melhores que marcas desconhecidas. Isso vale não só para a guitarra, mas também para suas peças e acessórios.
      6) Características do instrumento: este é um capítulo a parte.
      É importante salientar que o timbre da guitarra é um conjunto de fatores que contribuem um pouco mais ou um pouco menos, mas nenhum deles isoladamente é decisivo para caracterizar uma guitarra nem para estabelecer seu uso. Stratos são usadas tanto para Blues quanto para Metal, assim como Teles são usadas tanto para Country quanto para Rock, por exemplo.
      O som de uma guitarra vem da amplificação de um sinal resultante da vibração das cordas sobre um captador. Este captador gera um campo magnético que se altera quando as cordas vibram, produzindo pequenos impulsos elétricos na sua(s) bobina(s) que por sua vez são enviados ao amplificador.
      Bom, se a coisa toda é elétrica, a madeira usada na construção da guitarra não influencia no seu timbre, já que madeira é um isolante elétrico, certo? Errado!
      O material de que é feita a guitarra exerce influência no padrão vibratório das cordas e funciona como um filtro para certas freqüências, alterando assim a forma com que as cordas modificam o campo magnético gerado pelo captador. Se modificam o campo magnético, modificam o que o captador capta e conseqüentemente o timbre.
      - Madeiras: Não vou entrar na especificação de cada madeira utilizada na construção de guitarras pois o tópico ficaria mais extenso do que já é e existem inúmeros tópicos descrevendo as características tonais de várias delas.
      Vou aqui listar de forma generalizada a contribuição da madeira para o timbre considerando o objetivo deste tópico, ou seja, dar uma idéia de que caminho seguir a fim de optar por determinada característica numa guitarra.
      Antes de mais nada, não existe exatamente o conceito de madeira melhor ou pior para uma guitarra. É possível se dizer que o Mogno é melhor que o Alder se vc quiser um timbre mais grave, mas ele seria pior do que o Alder se seu objetivo fosse uma guitarra mais "ardida", então vamos trocar o conceito de "melhor ou pior" para "mais indicada ou menos indicada" quando o assunto for madeira. Exceção feita ao se falar em Compensado (Plywood), MDF, e coisas do gênero. Além disso, é interessante observar que a mesma madeira assume características tonais diferentes dependendo de que parte do instrumento ela será empregada. Finalmente, madeira nacional é tão boa quanto madeira importada, pois o que define sua qualidade é o tratamento que recebe e não sua origem.
      Basicamente o que influencia na característica tonal da madeira é: sua densidade, a velocidade de propagação e a velocidade de decaimento. Madeiras mais densas e pesadas facilitam a propagação de agudos, dando mais ênfase nestas freqüências, exceção feita ao Mogno que é uma madeira pesada mas que não propaga bem os agudos pois o alinhamento de suas fibras e abertura dos poros lhe dão esta característica mais grave apesar de seu peso, ao passo que madeiras mais leves tendem a abafar os agudos.
      O corpo da guitarra tem influência no timbre, seja pela madeira utilizada, seja pelo seu desenho e dimensões. Alguns consideram que guitarras feitas com Top de madeira diferente da do corpo assumem mais o timbre deste Top do que do corpo em si, fato que deve ser levado em consideração ao optar por uma guitarra com o sem Top.
      Todo corpo possui uma freqüência natural de vibração. Quando este corpo recebe um som na mesma freqüência que a sua entra em ressonância e vibra. Esta ressonância é propagada pelo corpo a uma certa velocidade dependendo de sua construção, contribuindo para o seu timbre, e se dissipa numa determinada velocidade de decaimento definindo o sustain do instrumento. Então, de maneira geral, quanto mais material tiver um corpo, mais sustain terá.
      Braços com escalas escuras como o Jacarandá filtram os agudos "encorpando" o timbre, enquanto escalas claras (Maple ou Marfim) geralmente dão sonoridade mais clara e cristalina. E por que "geralmente"? Porque algumas madeiras escuras possuem características brilhantes como é o caso do Ébano e do Pau-ferro.
      - Construção: de acordo com o tipo de construção, as guitarras podem ser sólidas, semi-sólidas, semi-acústicas e acústicas. De maneira geral as guitarras acústicas tendem a ter um som mais encorpado e orgânico, mas são suscetíveis a Feedback, ao passo que as sólidas além de gerarem mais agudos em comparação às acústicas, apresentam mais dinâmica e ataque.
      A construção do braço em peça única ou em mais peças, bem como seu encaixe no corpo da guitarra, são importantes características. Os de peça única apresentam sonoridade mais aguda e estalada, além de pegada mais firme. Quanto ao tipo de encaixe, braços colados dão boa transmissão sonora e proporcionam bom sustain, já os parafusados tem sua transmissão sonora um pouco prejudicada e geram timbres mais agudos e estalados. A vantagem dos braços parafusados está na praticidade de manutenção até numa eventual troca por conta de defeitos ou empenamento. A angulação do headstock exerce influência na pressão da corda sobre o Nut e conseqüentemente gera maior sustain quanto mais angulado for, como é o caso das Lês Paul. O perfil do braço é uma característica muito mais voltada para o conforto ao tocar do que para o timbre. Podem ser encontrados braços em "C", em "U" ou em "V", além de perfis compostos, portanto é importante experimentar.
      A curvatura e a medida da escala influenciam na tocabilidade e no timbre. Escalas mais curtas geram menos tensão e um timbre mais grave e encorpado, com peso e maciez. As mais longas geram mais tensão nas cordas, proporcionando mais agudo e ataque.
      - Ponte: As ponte basicamente se diferenciam pela forma com que são fixadas ao corpo da guitarra. Existem as fixas, as que possuem sistema de alavanca (divididas em dormentes e flutuantes) e ainda as que equipam as guitarras acústicas. Quanto mais "grudada" for a ponte ao corpo da guitarra, melhor será a transmissão da vibração das cordas para este. Pontes flutuantes como as Floyd Rose são extremamente eficientes nas alavancadas, mas chatas para manutenção e afinação, não sendo muito recomendadas para principiantes. Nas pontes com alavanca é importante observar a espessura do bloco que prende as cordas pois quanto maior for, melhor será.
      - Tarrachas: são fundamentais para a manutenção da afinação da guitarra, portanto devem ser preferencialmente blindadas, de ótima qualidade e merecem uma atenção especial por parte de quem compra. Podem ser do tipo Kluxon, blindadas e com trava.
      - Trastes: variam no material de que são feitos e em suas dimensões. Quanto mais fino for o traste, mais precisa sua afinação; quanto mais largo, melhor ataque e sustain. Trastes de latão são mais opacos e os de níquel, alpaca e prata têm timbre mais agudo. Na maioria das guitarras são em número de 22. As do tipo Vintage possuem 21 e alguns modelos apresentam 24 e até mesmo 27 trastes. Esta característica deve ser levada em consideração de acordo com o maior ou menor uso nas regiões mais agudas da escala.
      - Nut: juntamente com a ponte, é um dos mais importantes itens a se verificar, pois ambos são os apoios das cordas e os responsáveis por transmitir a vibração das mesmas ao corpo da guitarra e receber a ressonância deste. São vários os materiais: o osso é o mais tradicional e possui um som macio e oferece baixo atritamento; grafite quase não oferece atrito, mas o timbre tende a ser apagado; o latão é dos metais o mais usado para nut e seu timbre é aberto, claro e agudo; o plástico é utilizado normalmente em guitarras de baixo custo; a micarta também pode ser encontrada em guitarras de baixo custo, mas ao contrário do plástico, produz um bom timbre.
      Chegamos aos dois últimos itens e que propositalmente foram deixados assim pois os considero fundamentais para o timbre da guitarra e conseqüentemente para sua escolha.
      - Cordas: o diâmetro e não o calibre (calibre é medida interna) das cordas é importante pois quanto mais massa tiverem, mais alteração no campo harmônico provocarão. Cordas leves podem ser mais confortáveis mas têm pouco volume; cordas mais pesadas proporcionam maior volume e som mais encorpado. O material de que são feitas altera drasticamente o timbre. Níquel tem sonoridade mais quente e equilibrada, aço som mais agudo e estridente, e cromo timbre mais aveludado.
      - Captadores: bem, digamos que seja o responsável por pegar tudo isso que falei até agora, colocar "nas costas" e entregar aos ouvidos que estão aguardando o resultado de seu trabalho.
      Algumas características determinam o comportamento do captador e conseqüentemente seu timbre. Muitos se preocupam somente com a saída do captador, mas existem outras características tão ou mais importantes que esta, já que alguns podem até ter saída maior mas não necessariamente volume maior.
      Captadores de baixa impedância deixam o som mais agudo e brilhante, com graves percussivos e definidos. Os de alta impedância são ricos em médios, com graves encorpados e bons para serem usados com distorção.
      O metal de que é feito o ímã de um captador influencia o timbre seja pelo material em si, seja por suas propriedades magnéticas e a perda desta capacidade com o passar do tempo. Os de Alnico trabalham de maneira mais equilibrada todas as freqüências, são mais agudos e seus harmônicos mais destacados, enquanto os Cerâmicos possibilitam maiores saídas e som mais macio.
      A característica mais importante de um captador é o seu tipo de construção.
      Existem os Single Coil que são captadores de uma única bobina. Proporcionam timbre cristalino, bem definido, limpo e claro, porém sem muito peso e um característico ruído chamado de "Hum".
      Os Humbuckers são captadores de duas bobinas criados para eliminar o "problema" do Hum nos Single Coil. Possuem mais volume e ganho, mas perdem em agudos e definição. Seu timbre é mais encorpado e grave, com mais ataque e sustain.
      Existem vários outros tipos como Tri-Buckers, Quad-Rail, Piezo, Hexafonicos, Stacks e os Ativos (possuem baixa impedância, sonoridade moderna e limpa, mas são limitados em certas freqüências) que necessitam de bateria para funcionar e sofrem menos influência das características construtivas da guitarra, mas vc encontrará basicamente os dois acima destacados.
      Apesar de não ser decisivo na composição do timbre, um outro aspecto é importante para ser considerado, pois tem a ver com aspectos mais pessoais:
      - Acabamento: não adianta muito ter tudo o que pode ser ideal num instrumento se a guitarra que vc escolher não agrada aos seus olhos. É importante sim que sua futura guitarra seja do modelo que vc achar mais bonito e da cor de sua preferência, afinal, ninguém quer "Guitarra Pantufa", aquela que dá até pra usar em casa, mas sair com ela dá uma vergonha fudida, não é não?...
      Bom, é isso aí.
      Parece que acabei complicando mais do que esclarecendo, mas isso é até bom para que se veja que escolher uma guitarra não é nada fácil e indicar uma para outra pessoa é mais difícil ainda dada a enormidade de itens a serem considerados.
      Busque aquela guitarra que melhor se ajustar a todos os quesitos que vc procura, mas não se prenda a um único detalhe pois vários fatores deixam uma guitarra mais aguda ou com maior sustain, por exemplo.
      Pesquise muito, pois o que fiz foi apenas pincelar os assuntos, e confie acima de tudo em seus sentidos, pois a guitarra tem que ser confortável para vc e agradável aos seus ouvidos.
      Leve em consideração o que colegas mais experientes disserem, mas deixe a decisão absolutamente em suas mãos (e em seus bolsos...rs)
      Finalmente, ao escolher seu modelo e compra-lo, é muito importante que sua nova guitarra passe por um bom Luthier para que seja ajustada e regulada a fim de lhe proporcionar a melhor tocabilidade e produzir seu melhor timbre.
      Valeu!!! (Penta_Blues)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

      303.738 tópicos 7.860.006 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital