Rickenbacker / Danelectro alguém ja viu

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Na verdade nem é por causa de moda, já que o lance é que boa parte da minha herança musical vem dos meus velhos, então discos de vinil e cds de quando eu achava que cd era um freesbie afrescalhado, fora os anos em que trabalhei na loja deles e que depois me tornei sócio, mas por essa época a velharia já estava consolidada na minha vida. Sem contar que eu nem sou tão novinho assim tb... hehehehehe

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Pára de procurar no Google! Não adianta, a Rick no Brasil só que compra é banda cover!!! ihihhiihihi. Zueira! ;-)
Abs


Eu to procurando no google?

Bigtransa
Veterano
# ago/09
· votar


os baixos rickenbacker são bastante usados por uma porrada de gente (apesar de no momento eu só me lembrar do Lemmy)

Bigtransa
Veterano
# ago/09
· votar


Lembro de um vídeo do Geddy Lee tocando Tom Sawyer com um desses.....

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Sem contar que eu nem sou tão novinho assim tb... hehehehehe

Ahhh, sai pra lá, 28 é moleque!

Eu to procurando no google?

Tô zuando pô!!!

Abs

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

28 só por mais 1 mês... hehehehe

E se contar que a idade média daqui é 15 anos, eu já sou o tio e tu ancião pra essa meninada toda... hehehehehehe

Enfim eu sei que é zueira... jehehehehehehehe

Alex Ferrer
Veterano
# ago/09 · Editado por: Alex Ferrer
· votar


MauricioBahia

Pq ninguém compra.

Pq ninguém compra?

Pq nosso ídolos não usam essa marca!

E pq nosso ídolos não usam essa marca?


Beatles?

Olha diz a lenda (porque eu só vi umas Ricks vintage que eu nem ousei chegar perto) que Rickebackers compensam seu visual esquisito com um timbre inconfundìvel, qualidade incrível e pela falta de versatilidade que as põe atrás da Gibson e Fender.

Mesmo sem versatilidade, eu realmente não sei porque elas são tão raras tendo em mente que pelo que se diz são excelentes.

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Olha diz a lenda (porque eu só vi umas Ricks vintage que eu nem ousei chegar perto) que Rickebackers compensam seu visual esquisito com um timbre inconfundìvel, qualidade incrível e pela falta de versatilidade que as põe atrás da Gibson e Fender.

Mesmo sem versatilidade, eu realmente não sei porque elas são tão raras tendo em mente que pelo que se diz são excelentes.


Isso é verdade, eu já tive oportunidade em vários modelos inclusive os signatures do John Lennon e George Harrison, e o que dá pra dizer é que o som duam Rickenbacker é inconfundível, especialmente com os toasters pick-ups. Elas tem aquele som que é algo entre uma Gretsch e uma Telecaster que é muito característico, não tem como confundir, é uma personalidade muito forte.

Eu acho a escala de 25" delas uma maravilha também o braço é gordo mas confortavel do jeito que eu gosto. Enfim a Rickenbacker 360 Firegloss (de 6 e/ou 12 cordas) é uma guitarra que eu sonho em ter há praticamente tanto tempo quanto uma Les Paul '59 Reissue Cherry Sunbrust com AAA Flame Top ou uma Fender Stratocaster '68 Olimpic White. Esses sempre foram os 3 instrumentos que me moveram que me fizeram sonhar em pegar uma guitarra e tirar algum som delas, e que inevitavemente me levaram a tocar guitarra e felizmente tive a oportunidade de tocar em todos eles. Agora é trabalhar para ter a oportunidade de tê-los em minha coleção também.

Mas eu não tenho a ilusão de que um dia poderia ter uma Rickenbacker e tocar de tudo, são guitarras incriveis, mas são estremamente limitadas por sua personalidade, pois dão aquele som e nenhum outro. São como um corredor de 100m Rasos, aguentam correr as provas de 100 e 200, mas passou disso eles não aguentam, conseguem mas nunca estarão entre os primeiros. Bote uma Rickenbacker pra fazer o que elas foram feitas pra fazer e não há guitarra melhor, mas tire ela do habitat natural delas e elas não se adaptam bem, isso quando se adaptam.

MauricioBahia
Só pra constar, a Rick que tu postou a foto é uma 370/12 Natural, ela é a versão de 3 captadores da 360/12. Ela é cara pra caralho, a ultima vez que vi uma dessas nova numa ida à Tteodoro Sampaio foi na Krokodille Pop e era mais cara que uma Les Paul Custom (estava por quase 13mil usada).

Olha aqui uma 360 quase igual a ela por quase 11 paus
http://www.instrumentosusados.com.br/pedido12.asp?var_Codigo=21298

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Rickenbacker legal é esta aqui.

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Bigtransa
Usuários dos baixos Rickenbacker: Lemmy (Motorhead), Geddy Lee (Rush), Chris Squire (Yes), o baixista do Jota Quest, o baixista do Cachorro Grande, o baixista do Thin lizzy, etc.

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Mas eu não tenho a ilusão de que um dia poderia ter uma Rickenbacker e tocar de tudo, são guitarras incriveis, mas são estremamente limitadas por sua personalidade, pois dão aquele som e nenhum outro. São como um corredor de 100m Rasos, aguentam correr as provas de 100 e 200, mas passou disso eles não aguentam, conseguem mas nunca estarão entre os primeiros. Bote uma Rickenbacker pra fazer o que elas foram feitas pra fazer e não há guitarra melhor, mas tire ela do habitat natural delas e elas não se adaptam bem, isso quando se adaptam.

Essa é mais uma prova que aquele lance de que "qualquer guitarra serve pra tocar qualquer estilo" é uma furada.

forcebeatle
Veterano
# ago/09
· votar


as ricks são guitarras raras devido a ser a primeira marca a fazer guitarras eletricas.

e quem salvou a rickenbacker de uma falencia foi o john lennon.

esse link fala tudo mais detalhado sobre o começo e dificuldades da rickenbacker:

http://www.thebeatles.com.br/instrumentos-guitarra-rickenbacker.php

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex Ferrer: Rickebackers compensam seu visual esquisito com um timbre inconfundìvel, qualidade incrível e pela falta de versatilidade que as põe atrás da Gibson e Fender.

Antes de mais nada, eu não sou contra a Rick, só estou respondendo, no meu ponto de vista pq elas não são tão comuns quandos as Gibsons/Fenders da vida, que é o que o tópico sugere.

Sobre questões timbrísticas, isso aí é puro gosto. E versatilidade demais as vezes atrapalha. Muitos guitarrista AMAM a Telecaster justamente por causa da simplicidade dos controles. Aliás a Tele é bem versátil, mesmo simples.

Então... é foda! Um papo pra 300 anos!

nichendrix

O dono daquele Rick era o dono do estúdio que eu fui lá na Barra. Muito $$$$$.


Abs a todos.

Ian Anderson
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao
O baixo eh legal, mas tinham que colocar o Geddy Lee pra assustar

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao
Usuários dos baixos Rickenbacker: Lemmy (Motorhead), Geddy Lee (Rush), Chris Squire (Yes), o baixista do Jota Quest, o baixista do Cachorro Grande, o baixista do Thin lizzy, etc.

Você esqeuceu do principal, do cara que fez a fama dos Baixos Rickenbacker nos anos 60, Sir Paul McCartney que praticamente tocou exclusivamente com eles, de 65 em diante, raramente usando seu HOfner Viola Bass. inclusive o Baixo do Paul tinha pintura psicodelica feita pelo grupo The Fool o mesmo que fez a pintura da SG do Clapton e demais instrumentos do Cream.

Essa é mais uma prova que aquele lance de que "qualquer guitarra serve pra tocar qualquer estilo" é uma furada.

Cara eu concordo e discor, Não é toda guitarra que tenha a versatilidade de tirar muitos sons diferemtes, mas existem pessoas que pela pegada, esforço e experimentação usam um instrumento desses de formas diferentes. Eu cito o Ed O'Brian do Radiohead como exemplo, via de regra nas partes mais pesadas da banda ele toca com uma Rickenbacker 360 (de 6 cordas), ligada a um Mesa Boogie Dual Rectifier Trem-o-Verb (que foi por muito tempo o amp de Hetfield) e Korg A3, um Lovetone Big Cheese (fuzz) e mais uma renca de pedais.

E elas soam muito gordas e pesadas, algo que até ver isso ao vivo eu não acreditava ser possível com uma Rickenbacker, claro não é gordo e pesado ao ponto de tocar metal, mas enfim é algo totalmente fora da praia das Ricks, mas a pegada do cara é tão animal que ele faz ela soar como se fosse outra guitarra.

ENtão pode até não ter isso de qualquer guitarra serve pra tocar qualquer estilo, mas ao mesmo tempo tem guitarrista que toca qualquer estilo em qualquer guitarra e soa bem.

e quem salvou a rickenbacker de uma falencia foi o john lennon.

Cara, isso é parcialmente correto, já que o carro chefe da Rickenbacker nos anos 60 foram as 360 e 360/12, guitarras que John nunca tocou (ele tocava com uma 325), e vendo a falência da empresa chegar, o presidente da RIC (empresa q controla a marca), em 1963 deu de presente ao George Harrison os dois primeiros protótipos da 360/12 ainda com o design dual binding e mais tarde ele deu a ele mais dois prototipos o das 360/12 com os cantos do tampo frontal arredondados e sem binding que é o modelo lançado em 65 e que está em produção em série até hoje.

O Harrison usou as duas por um bom tempo e foi quem popularizou o som de 12 cordas dessas guitarras, o que levou muita gente a ir atrás do design exótico e dos modelos com a sonoridade característica da marca.

MauricioBahia
O dono daquele Rick era o dono do estúdio que eu fui lá na Barra. Muito $$$$$.

Tem certeza, a que vc mostrou as fotos não é uma 360/12 e sim uma 370/12, são guitarras diferentes, e a 370 é mais cara, porque tem 3 captadores. Agora eu não compraria essas Ricks com captadores single hi-gain da De Armond que vem na maioria delas hoje em dia, eu prefiro elas com o som dos De Armond Toaster Pick-Ups que tem aquele som de anos 60 ainda mais presente que os atuais.

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Putz, de fato esqueci do Paul. É que pra mim o Viola Bass é a identidade baixística dele.

Ian Anderson
Repare também nos sintetizadores enormes da época.

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/09 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Usuários dos baixos Rickenbacker: Lemmy (Motorhead), Geddy Lee (Rush), Chris Squire (Yes), o baixista do Jota Quest, o baixista do Cachorro Grande, o baixista do Thin lizzy, etc.

engordando ...

Gezze Butler (Black Sabath), Glen Hugles (Trapeze, Purple), Roger glover (Purple) ... Pepe Bueno (Tomada, com propagandinha!! :P )

Ian Anderson
Veterano
# ago/09
· votar


Isso me lembra o shows do Uriah Heep dos anos 60/70

http://www.youtube.com/watch?v=CAz2cfuqk8Q&feature=related
Pior que nesse show acho que o guitarrista ta usando uma rick

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


E pq nosso ídolos não usam essa marca?

pq não são patrocinados por ela

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Ian Anderson

Que usava muito Ricks também era um dos guitarristas do Parliament/Funkadelic

old steel
Veterano
# ago/09
· votar


As Rick's são guitarras lindíssimas.A danelelektro foi um experimento do Page,já testei uma e é muito ruim,ao contrário das Rick's que tem grande tradição coforme o colega acima realtou.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


old steel

Cara, eu adorava as 12 Strings, mas eram os modelos "tops" da Danelectro, são guitarras mais baratas, compatível com o padrão Squier da vida, mas com captadores de qualidade muito melhor. Era uma guitarra muito interessante, e ao contrário de outros modelos da época tinha ponte ajustável como das 12 cordas da Fender. Enfim, mas mesmo os Lipsticks das Danelectros são algo bem limitado, tipo um som só e pronto.

old steel
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Exato,é bem específica.Numa coleção de umas 20 guitarras já daria para incluir uma.
Abço.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


old steel

Acho que nem tanto tem um amigo meu que já está na 12º e tem 2 Ricks e 1 Danelectro.

johnny_floripa
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Eu compraria, só pelo fato de querer ser diferente da multidão! (Logicamente se eu tivesse dinheiro para isso).

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


Rickenbaker nao, mas Danelectro jah tive uma DC59 pro. Muito boa. Captadores tipo lipstick com um som bem agradavel e quando transformada em guitarra baritona (encordoamento 0.14 flatwound - tipo D'Addario Chromes - afinada em C) ficou muito gostosa pra levar um jazz e com um grave muito sedoso.

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Caracas, nunca estas marcas repercutiram tanto.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


assim eh que eh bom...

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Enquete:

Quem a aqui no FCC tem um Rickembacker?

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Uh! Coitado.. hehehehehehe

Vai demorar um tiquinho pra aparecer um hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rickenbacker / Danelectro alguém ja viu