Uma opiniãozinha aqui sobre Fuzz

Autor Mensagem
Luqueuris150
Veterano
# ago/09


Oks, antes de mais nada, eu já usei a busca só q n axei bem o q eu keria,

mas aí vai:

Eu tava dando uma olhadinha em algumas bandas q eu gosto (principalmente slipknot :D) e reparei q vários dos guitarristas usavam Fuzz tbm junto com os pedais.

Ai eu resolvi testar no Amplitube X-Gear pra ver como ficava + ou - o som do fuzz junto com pedais de overdrive, distorção e axei o som mto bom, gostei mto msm e resolvi colokr um fuzz na minha lista do set d pedais q eu to planejando montar (q inclusive andei dando umas pesquisadas pela busca aqui do forum e fiz umas modificações, depois do um UP no meu antigo topico de pedais pq preciso ter certeza se o novo set tah bom ou n :D).

Então, eu keria saber um BOM fuzz, DE QUALIDADE, que vcs me recomendem pra eu tocar estilos pesados, só q seria legal tbm se fosse um fuzz dinamico pra quando eu quiser tocar algo mais leve, o fuzz tem q apenas, aliado a pedais de overdrive com o TS - 9 DX da Ibanez e/ou a pedais de Distorção como o ML - 2 da BOSS, tirar um som pesado estilo slipknot, Arch Enemy (n kero igual pq eu eu kero algo mais original) e q, o pedal do fuzz estando sozinho, eu possa tirar um som mais leve pra tokr coisas mais leves.

ah e a propósito, Fuzz com Oitavador é bom? se for legal e der pra usar como Fuzz normal ou Fuzz com oitavador, tem como alguem me indicar um bom com essas características citadas acima?

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150
Eu tava dando uma olhadinha em algumas bandas q eu gosto (principalmente slipknot :D) e reparei q vários dos guitarristas usavam Fuzz tbm junto com os pedais.

Rapaz o fuzz é um pedal arredio, não é tão simples de usar, porque em geral eles não se dão muito bem com outros pedais, normalmente prejudicando bastante o sinal dos pedais dentro do pedal rig, obvio exitem modelos como o MXR Classic Fuzz, os Fulltone e MI Audio ou Z.Vex que tem esses problemas resolvidos, mas em geral são bem caros.

Outro problema comum com fuzz, é que os fuzzes classicos tendem a se dar melhor com Single do que com Humbucker, então eu recomendo vc pegar um top como o Z.Vex Fuzz Factory para poder ser capaz de tirar o melhor de um fuzz.

o pedal do fuzz estando sozinho, eu possa tirar um som mais leve pra tokr coisas mais leves.

Isso é impossível, qualquer fuzz meia boca vai ter muito mais ganho que qualquer Overdrive/Distotion, essa é a grande diferença entre eles, enquanto o OD/DS clipam o sinal mas forte o suficiente pra alterar a onda, qualquer fuzz, vai clippar esse sinal tão forte que a onda senoidal do sinal da guitarra vai começar a virar onda quadrada, criando um tipo hibrido de onda que nem é uma e nem é a outra.

Alguns fuzzes, especialmente os de Germanium baseados nos modelos tipo o Fuzz Face, conseguem limpar bem se vc abaixa o pot de volume da guitarra, mas isso a maioria das distorções de qualidade também fazem, mas no geral um Fuzz tem muito mais ganho que qualquer distortion que vc um dia venha a usar.

Isso não significa necessariamente peso, porque dependendo do fuzz ele pode ter o som bem estridente, outros bem cavernosos, algusn como o Big Muff, vai de um lado ao outro dependendo do controle de tonalidade. Podendo ir de Graves cavernosos até agudos a la abelha do inferno.

ah e a propósito, Fuzz com Oitavador é bom? se for legal e der pra usar como Fuzz normal ou Fuzz com oitavador, tem como alguem me indicar um bom com essas características citadas acima?

Octave fuzz é um efeito muito característico, ele vem com um oitavador (em geral adicionando um som uma oitava abaixo), em geral octave fuzz, ao menos os que eu conheci não tem a opção de desligar o oitavador não, mas é possível que alguns dos mais modernos tenham esse recurso.

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix

vlw kra, então eh melhor um fuzz msm, sem oitavador pro meu caso, neh?

eu vo dar uma olhada nesse Fuzz Factory, vlw msm kra, vlw tbm pela explicação, eu tinha lido no topico d efeitos sobre o fuzz mas n tinha entendido mto bem e por incrivel q pareça eu entendi melhor por esse :D

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


Kra, gostei mto do som desse Fuzz factory, só q eu n to axando vendendo em lugar nenhum aki do Brasil, vc sab ond eu posso comprar?

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150
Fuzz com oitavador tem um da EFX chamado octopus ou alguma coisa parecida...dá uma olhada no site deles!

Como o amigo nichendrix disse, fuzzes são extremamente arredios e têm sonoridades particulares. Pela minha experiência, fuzzes de germânio são mais complicados de timbrar com outros pedais de distorção juntos. A única exceção que já vi é o FuzzHead do RObert Keeley que é um pedal simplesmente fantástico e tá na minha lista de próximas aquisições...heheheh

Se eu fosse você, procuraria por um fuzz de silício, que têm mais peso e são mais "rasgados" que os de germânio, de sonoridade mais vintage... Acho que um Muff se encaixaria muito bem na sua necessidade. Ele casa muito bem com outros pedais e pode ser utilizado sozinho com uma sonoridade incrível também...

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150

Na Two Tone e do Dodô Audrin, mas é caro, se achar barato é na casa das 800 pratas pra cima os Vexter e de 1000 em diante os normais.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


wppereira
Se eu fosse você, procuraria por um fuzz de silício, que têm mais peso e são mais "rasgados" que os de germânio, de sonoridade mais vintage... Acho que um Muff se encaixaria muito bem na sua necessidade. Ele casa muito bem com outros pedais e pode ser utilizado sozinho com uma sonoridade incrível também...

Eu nem recomendaria o Muff, fora dessa praia de Boutique o Melhor fuzz é o Classic Fuzz da MXR, e nem é tão caro, uns 600 reais, um Big Muff é ótimo, mas ele é chato pra porra de timbrar com Humbucker (comigo sempre fica ou grave demais ou agudo demais), mas com single é uma maravilha. Pra mim não é problema já que em geral toco com meus P-90s, por isso uso um Big Muff e sou muito feliz com ele, tem a vantagem de ser barato.

Mas o Classic Fuzz e o Fuzz Factory são acquisições que quero fazer até o ano que vem.

Luqueuris150
Veterano
# ago/09 · Editado por: Luqueuris150
· votar


qual a diferença do vexter pro normal?

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150

Normal é 100% USA e tem pintura da caixa feita a mão e meio que personalizada, já que nunca são 100% iguais além de mudar de design a casa ano.

Vexter é feito parcialmente nos USA e parcialmente em Taiwan, e a pintura é silk screen normal.

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix

Realmente o Muff casa melhor com singles, mas já consegui tirar sons muito bons dele com humbuckers, ainda mais quando ligado junto de um tube screamer...

Esse fuzz factory ainda preciso testar...mas confesso qe existem demos bons por aí...

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


wppereira

Eu até consigo bons timbres dele com humbiuckers, tanto dele sozinho quanto usando um EQ antes dele, mas sei lá, com humbucker fica muito arredio, um peteleco a mais ou a menos nos controles e caga tudo.

O Fuzz Factory é foda, muito foda, porque ele tem os 2 knobs normais (volume e gain), mais dois controles de bias para os transistores (foi um dos primeiros pedais a ter controle de bias para componentes) e um controle que ajuste da voltagem fornecida ao transistor. então vc tem como ajustar todos os parametros do pedal pra se adaptar a qualquer situação. Ele usa transistores de germanium, e tem um ganho pra lá de absurdo, e soa pesado feito cão.

Link pro site oficial da Z.Vex com a função de cada controle: http://www.zvex.com/fuzz.html

Compress, Gate e Stability são os controles de bias e fornecimento de voltagem pros transistores.

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Vou tentar testar esse pedal...ouvi sons muito bons dele e realmente tem sido muito elogiado. Vou tentar fazer um side by side com o FuzzHead e quem sabe um analogface NKT250...

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


wppereira

Outra coisa massa é que a corrente dele é só 3mA, a bateria dura uma vida.

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


lol, eu amei quando ouvi ele *_* jah botei na lista já.

vlw pessoal pela ajuda :D

wppereira
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
É...eu li isso no site! Economia de bateria sempre é bom...heheheh

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150
wppereira


Só pra deixar dois videos interessantes sobres os dois Fuzzes que eu quero comprar em breve.




Pra mim os dois são complementares até porque um é de silicio e o outro de germanium.

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


e qual deles eh em silicio e qual em germanium?

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


ah sim, eu sei q esse n eh o caso, mas no outro topico ngm tah respondendo, qual dessas palhetas eh melhor? a JAZ III ou a JAZ III ULTEX?

fora isso podemos voltar a conversar sobre os pedais d fuzz ....

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150

Cara o Classic Fuzz é de Silicio, é todo baseado no Fuzz Face de Silicio, só que melhorado e modernizado. Já o Fuzz Factory é de Germanium.

Cara, palheta não tem esse lance de melhor, tem gente que gosta das Jazz III, tem gente que odeia, tem gente que adora as Big Stuby, tem gente que odeia, tem gente que adora as Tortex, tem gente que odeia, pegue cada uma e a que vc achar mais comfortável é a sua palheta.

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix

vlw kra :D, sim , mas afinal, o q q o silício e o germanium dão d diferente na sonoridade?

Zero Zen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


nichendrix

Normal é 100% USA e tem pintura da caixa feita a mão e meio que personalizada, já que nunca são 100% iguais além de mudar de design a casa ano.

Vexter é feito parcialmente nos USA e parcialmente em Taiwan, e a pintura é silk screen normal.


Acho que não.

Pelo que li a ZVex tem 03 linhas:

1) Handpainted - Feito totalmente a mão e com pintura individualizada nos EUA. Os mais caros.

2) Vexter Series - Feito a mão nos EUA, mas sem a pintura artistica. Custam cerca de dois terços dos Handpainteds.

3) Vextron Series - Feito fora do Estados Unidos. Os mais econômicos, graças a mão de obra mais barata dos Orientais.

Luqueuris150

Se eu fosse você ficaria longe destes brinquedinhos viciantes ! hehe

Como foi dito acima, os Fuzzes são pedais tinhosos, difíceis de timbrar, exigentes com os equipamentos aos quais estão associados, tipos de captadores, amps e, até, regulagem do pot de volume da guitarra.

Mas quando você encontra a combinação certa, você tem um timbre extremamente cristalino, um drive agradável, uma distorção poderosa e uma saturação infernal, tudo sob o seu controle, através do pot da guitarra.

Se você quer começar a sua busca pelo Santo Graal, vá em frente.

Embora eu possua, entre outros, cinco pedais de fuzz (Zoom Ultra Fuzz, Jim Dunlop Fuzz Face, Empower Fuzz'N'Bender, SubDecay Flying Tomato e MI Audio Neo Fuzz) e alguns deles sejam muito flexíveis, estou sempre procurando novos sons.

O Fuzz'N'Bender da Empower é um bom ponto de partida, pois não é muito radical, permite alguns ajustes extras e não é daqueles que exige o uso exclusivo de baterias de 9V de carbono.

T+.

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


Zero Zen

vlw kra pela dica, mas eu me apaixonei pelo fuzz factory, esse vai ser meu fuzz com certeza, amor a primeira vista *.*

Zero Zen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Luqueuris150

mas afinal, o q q o silício e o germanium dão d diferente na sonoridade?

Dizem que os Transistores de Silicio resultam em timbre mais ardido, com agudos rascantes e agressivos. Os fuzzes com transistores de Germânio tem um timbre menos agressivo nas frequências agudas e limpam no pot de volume da guitarra sem perder tanto brilho. Dizem...

mas eu me apaixonei pelo fuzz factory, esse vai ser meu fuzz com certeza, amor a primeira vista

Prepare o bolso ! kkkk

Mas por descargo de consciência dê uma olhada nestes aqui:

Silicon Fuzz Face: http://www.youtube.com/watch?v=0EqrQPbOhDo

MI Audio NEO Fuzz: http://www.youtube.com/watch?v=akdlGlgI5aI

SubDecay Flying Tomato: http://www.youtube.com/watch?v=zexOtt9Jfv0

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


eu sei, eu vi o preço :x

mas a G.A.S. aliada à paixão pelo Fuzz Factory tão me fazendo kerer comprar, vo juntar o din din ... :x

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


oks, eu vo ouvir aki e jah volto pra comentar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150
Cara, porque vc não experimenta construir um dos meus projetos?
São fáceis de construir e muito efetivos, proporcionando uma ótima sonoridade fuzz, e sem gastar muito.
Abç

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Zero Zen

Ao menos até o começo do ano passado (antes do lançamento da Vextron), a informação que eu tinha era essa bem aqui: All of their pedals (except the budget-line Vexter series) are hand painted at their factory in Minnesota. All Vexter subassemblies are made in Taiwan, but the final assembly is completed in the United States.

Tipo as placas dos Vexters são feitas nos USA e a montagem delas é feita em Taiwan e a montagem final e o controle de qualidade feito em Minesota, a diferenças pros Vextron, é com o sucesso com os Vexter fizeram eles criarem uma linha 100% made in Taiwan (Vextron), tendo até as placas feitas no tigre asiático..

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


é uma boa, mas é pq eu n tenho como, n pelo fato de eu n saber, pq eu poderia aprender, mas eh q eu n tenho tempo mesmo, eu leio as coisas e vejo que são complexas e eh necessário tempo pra aprender, uma coisa q eu n tenho: Tempo.

é pq eu to mto cheio kra: CEFET cheio de trabalho e vindo ai agora uma gincana valendo 1 ponto (mta coisa, acredite) em todas as matérias onde eu tenho q compor 2 musicas e apresentar com minha equipe lá no cefet, Aula de Música, Academia, ai eu acabo ficando sem tempo ...

realmente eu sempre vejo o pessoal aqui dizendo q o melhor fuzz eh o seu kra, mas eu n tenho como ....

a n ser q eu espere e faça nas férias, o q pode ser uma boa opção tbm ....

mas, bertola, vc pode me explicar um pokinho sobre o seu minifuzz e sobre outros mais q vc criou? n sobre a confecção, eu keria saber quanto a essa sonoridade deles, o q seria possível tirar com ele, eu planejo um poko d heavy com o fuzz: Slipknot, Arch Enemy ..., e aproveitando q vc tah aki eu keria saber se o teu fuzz pega timbres tipo esses, como eh tão bem falado eu kero conhecer :D, tem como vc me explicar?

abraço

Zero Zen
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix

Estamos certos e errados em parte !

Dá uma olhada aqui, pelo próprio Zachary em 2006:

http://zvex.com/phpBB2/viewtopic.php?t=2425

The manufacturing of all Z.Vex "Vexter" subassemblies (non-hand-painted) has been shifted to Taiwan. All critical components used in the Vexter products are identical to those used in US products (for example, the Switchcraft jacks, lockwashers and critical transistors are shipped to Taiwan for assembly because they are not available there). Final assembly is completed here in the US.

Quality will remain exactly as before. All Vexter products are completely hand-made, hand silk-screened, hand-polished... everything is done by hand. Extensive prototyping and testing and attention to every little detail has been covered. This makes good sense because most of the parts used in the US product are of Taiwan origin already (as it has been since the beginning of Z.Vex Effects in 1995). The enclosures are custom-molded for me in Taiwan, the potentiometers (controls) are by Alpha of Taiwan, and the switches are from Taiwan. So are many other electronic components... in fact, very few electronic components are made in the US anymore.


Só em 2006 a produção dos Vexters foi mandada para Taiwan.

E ele ainda se justifica: "...Na verdade, muito poucos componentes eletrônicos ainda são feitos nos US."

O Oriente "Rules". Viva a mão de obra barata (e qualificada) de Taiwan.

T+.

Luqueuris150
Veterano
# ago/09
· votar


Gostei do MI Audio NEO Fuzz tbm e do Subdecay Flying Tomato 2.0 Mutant Fuzz só q msm assim ainda axo q o Fuzz Factory tem um som melhor, só q a diferença eh bem pouca no som, axo q realmente de início seria melhor outro, e n o fuzz factory, axei o subdecay com um som mais pesado, axo q ele me satisfaria melhor, to certo?

mas ainda kero saber melhor sobre o do bertola, q eu kero saber se tem um som pesado pra saber se me satisfaz :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma opiniãozinha aqui sobre Fuzz