Gibson sg reissue 61, alguém tem?

    Autor Mensagem
    Junae
    Veterano
    # ago/09


    Hello, guitars
    estou de olho nessa guita e gostaria de saber se alguém aí tem e poderia fazer um review aí de prós e contras da guita. Aqui no Brasil não tem dela pra vender. Valew.

    mmayorca
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Junae

    talvez vc ache na Twotone, eles estão revendendo as Les Paul VOS...procura nos sites gringos que vc acha muitos reviews.

    Bigtransa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    mmayorca
    procura nos sites gringos que vc acha muitos reviews.
    o problema dos reviews desses sites gringos (principalmente do harmony central) é que eles elogiam tudo..... outro dia tava lendo os reviews do giannini sevilha (o violão clássico mais baratinho da giannini) e os gringos elogiavam como se fosse a oitava maravilha do mundo...... eu torço um pouco o nariz.....

    Junae
    quanto à reissue 61, não conheço mas compraria de olhos fechados.....

    assacinodeemos
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Aqui no Brasil não tem dela pra vender

    kkkkkk vc procurou aonde??kkkk

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Gibson sg reissue 61,
    Sim, 3!

    Junae
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    kkkkk procurei no mesmo lugar onde vc achou assacino com "c"
    aff...só aqui mesmo...kkkkk

    cortesx
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    o amigo do tio da amiga da minha amiga tem uma

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Junae
    Aqui no Brasil não tem dela pra vender. Valew.

    Cara, não sei hoje, mas antigamente vc sempre achava uma na Made In Brazil, e não muito tempo atrás tinha 2 delas pra vender na Krokodille Pop, uma inclusive zerada, vez por outra aparece uma na Two Tone e na Soul Shine também, é capaz do alemão da Soul Shine pedir uma por encomenda, mas ela é cara pra burro.

    Eu já tive uma dessas, dos modelos mais antigos quando elas eram da Custom Shop, depois as Custom Shop passaram a ter o acabamento VOS (antes exclusivo das Les Paul) e a série com acabamento NOS passou a ser da Gibson USA.

    Pra mim, é a guitarra mais perfeita que tive, e o motivo dos Reviews gringos não falarem de defeitos nelas, é porque realmente dentro do que ela se propõe, ela não tem falhas, ao menos nenhuma que eu pudesse perceber nos 6 anos que tive a minha.

    Pra mim ela é realmente a SG definitiva, sem frescuras, altamente versátil, dá pra tocar de jazz até metal nela tranquilamente. Pra mim as duas características mais marcantes dela em relação as SG Standard (que tive antes de vender oara comprar '61) são os captadores Classic '57 e o Braço no famoso '60s Slim Taper da Gibson.

    Os caps dela tem um som bem clássico, não são hi-gain nem hot, soam como os caps de uma SG ou Les Paul antiga, aquele som dos anos 60 e 70 mesmo, com ela dá pra tirar tranquilamente qualquer som de George Harrison, Hendrix (que usava com frequência SG em gravações), Clapton na fase do Cream, Duane Allman e Dickey Betts, Buddy Guy (que nos anos 60 usava tanto SG quanto Strato), Tony Iommi, Frank Zappa, Pat Martino, Rolling Stones, dá pra tirar uma bela onda a lá Led Zeppelin também, porque ela tem o som um pouco mais equilibrado que as SG de hoje, um pouco mais próximo das Les Pauls, mas sem perder o timbre arredio característico das SG.

    Uma das grandes vantagens desses caps, pra mim é justamente o fato de que eles tornam elas bem mais versáteis que as SG Standard de hoje, enquanto as Standard tem um claro viés para sons mais distorcidos ou mais agressivos, por causa dos captadores com que tem mais médios que os Classic '57. Com os Classic '57, ela consegue tirar os rugidos e rosnados medio-graves quanto aquele som gritado com medios-agudos rasgados, enfim os sons que definiram a SG (Se rolar os pots de tonalidade pro 1 com o seletor na posição do meio, vc consegue tranquilamente o Woman Tone do Clapton na época do Cream).

    Pra mim a vantagem é que ao contrário das Sg atuais, elas conseguem tirar uns timbres muito mais calmos e comportados apesar diminuindo os pots de volume e tonalidade um pouco, algo bem na onda que o George Harrison tirou em Blue Jay Way e boa parte das musicas dos Beatles entre 65 e 68 onde uma SG foi uma das 3 guitarras principais do Harrison, sendo as outras duas uma Strato '61 e uma Epiphone Cassino, só em 68 que ele passaria a usar as Telecaster. Esse som mais comportado dela é ótimo pra tocar Jazz ou Blues na praia do Gatemouth Brown, T-Bone Walker e B.B. King.

    A outra grande diferença dela pras Standard, é o braço, o perfil '60s Slim Taper, é levemente mais fino que o perfil '50s Rounded das Standards, não chega a ser um braço fino nos padrões de hoje, mas a diferença em conforto é enorme. Eu adoro o perfil '50s da Gibson, é um dos braços mais confortáveis para minhas mãos, mas o '60s é sem duvida um braço do outro mundo, sem duvidas o braço mais confortável da Gibson e um dos poucos que competem com o Fender Soft V-Shape na minha preferência, mesmo sendo um braço grosso para os padrões atuais, dá pra tocar por horas com ele sem cansar e ele facilita bastante tocar rapido, e ao menos no meu caso, me ajudava bastante a melhorar a pegada dos meus Bends, Vibratos, Slides e a digitação de acordes mais complicados, mas isso provavelmente é mais impressão do que alguma coisa específica da guitarra.

    Outro fator é que é bom testar vários exemplates dela, porque como os braços são lixados e tem o shape feito a mão, eles não são exatamente iguais, a minha foi comprada na Guitar Center de Orlando, então pude testar vários exemplares e escolher o que eu achei mais confortável, apesar de todos serem ótimos, a minha foi a que mais me agradou em pegada e timbre.

    Enfim, é a melhor guitarra sólida que já tive, e cheguei a chorar de tristeza quando tive que vender ela, porque é uma guitarra para a vida toda, superior a qualquer outra SG que eu tenha tocado em todos os aspectos e sem duvidas a melhor guitarra que já tive (minha fiel ES-135 que me desculpe... hehehehehehehe).

    Junae
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nichendrix,
    valeu meeeeeesmo pela idéia...É isso aí...Eu também acho que o diferencial pras standards sg (já tive 2) é o braço slim e os caps 57. Eu acho a sg meio desequilibrado. Vc solta ela e o preço pende pro outro lado. Acho o rounded muito grosso. Gosto de braços slim. Acho isso fundamental. Tanto que já tive uma gibson custom shop e troquei pq, além do peso de pedra, não me adaptei muito com braço. Tem gente que acha frescura, mas pra mim não é, muito pelo contrário. Madeiras, caps e braço slim são o tripé para uma boa guita.
    Estou de passagem marcada pro EUA, mas com essa gripe, talvez não vá agora. Lá ela custa 1999 dólares. Aqui vendem por 12 mil.
    Obrigado aí.
    Até.

    mmayorca
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Junae

    1999 doláres? no site da Gibson a SG 61` reissue está com o retail price de 3299!!

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Junae
    Eu acho a sg meio desequilibrado. Vc solta ela e o preço pende pro outro lado.

    Cara, eu uso SG desde os 18 pra 19 anos, então tem 10 pra 11 anos que toco com SG, e embora realmente exista isso, nunca achei incomodo não, na hora que estou tocando nem sinto isso, só quando tiro as mãos da guitarra que ela cai é que eu percebo isso.

    Acho o rounded muito grosso. Gosto de braços slim.

    Então acho que você não vai gostar do Slim Taper não, como eu disse ele é quase a mesma coisa do 50's Rounded, a diferença é milimetrica mesmo, até as Epiphone G-400 Custom tem braços mais finos que o 60's Slim Taper. Se você tiver a oportunidade de testar uma 335, é o mesmo braço das SG '61 Reissue.

    Eu gosto de braços grossos pq tenho a mão grande, a vantagem do SLim Taper pra mim é que a curvatura dele tem um shape levemente diferente do rounded, e que é mais confortável pra mim, mas a diferença em espessura mesmo é minima. Tanto que eu acho ele um dos poucos shapes que compete com o Soft V-Shape da Fender em conforto, e mesmo esse shape também é conhecido por ser mais gordinho.

    Enfim se seu parametro de braço fino for essas guitarras mais modernas, tipo superstrato, então você vai se decepcionar com o Slim Taper, que comparado com elas é beeeeeem mais gordo. Enfim ele é mais fino, mas como o proprio nome diz é um fino no padrão dos anos 60, e não no padrão atual.

    mmayorca
    1999 doláres? no site da Gibson a SG 61` reissue está com o retail price de 3299!!

    É o efeito Guitar Center, uma vez que o grupo Guitar Center tem os 5 maiores canais de venda de instrumentos do mundo, tanto de lojas fisicas, distribuidores pra orquestras e internet, eles conseguem comprar tudo por preços infinitamente menores pq compram boa parte da produção dessas marcas, então eles as vezes chegam a dar mais de 50% de desconto em produtos de marcas famosas como Gibson e Fender.

    E como os outros querem vender tb, terminam baixando o preço junto, embora não tanto.

    Junae
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cara, não sei não. Eu tenho uma gibson slash e o braço dela é a mistura do 60 com o 50 e mesmo assim eu acho ele bem mais fino que o braço da standard. A impressão que tenho é que o braço da standard é até mais grosso que o 50. Como eu não tenho uma pata estilo vai ou zakk wylde, a espessura do braço faz uma diferença gigante na hora de tocar coisas mais difíceis. Um ponto positivo da SG pra mim é a tocabilidade. Bem melhor que a Les Paul. Na guitarcenter a sg 61 reissue está de 1999 dólares. As emblishment (acho que é algo parecido), que imagino ser as que foram devolvidas ou com pequenos defeitos, saem até por mil setecentos e poucos doletas.

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Junae
    Cara, não sei não. Eu tenho uma gibson slash e o braço dela é a mistura do 60 com o 50 e mesmo assim eu acho ele bem mais fino que o braço da standard.

    Bom eu nunca testei uma Slash, mas ao longo da vida já tive várias Gibsons, 3 SGs, 1 Les Paul Studio e uma ES-135, hoje só tenho essa ultima que é a mais antigas de todas e não consigo veder por nada de tanto apego que tenho por ela.

    Então eu já pude testar esses braços lado a lado, realmente há a diferença, e ela é o suficiente pra sentir na primeira tocada, mas está longe de se comparar com o braço de uma superstrato.

    Aqui vai uma imagem que dá mais ou menos a noção da diferença.
    http://i158.photobucket.com/albums/t86/Pimn/Temp/SG-Features-50s-Neck- Profile.jpg

    É como a diferença entre o V-Shape e o D-Shape da Fender.

    A impressão que tenho é que o braço da standard é até mais grosso que o 50. Como eu não tenho uma pata estilo vai ou zakk wylde, a espessura do braço faz uma diferença gigante na hora de tocar coisas mais difíceis.

    Cara eu tive essa mesma impressão, mas medindo no paquimetro a Les Paul, a ES-135 e a SG Standard, já que todas tem o mesmo perfil de braço, a medida é praticamente a mesma, as diferenças estão dentro da margem aceitavel de erro.

    Junae
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Uma coisa que eu não entendo é pq a grande maioria das guitarras tem o perfil do braço gordo. PRS, gibsons pelo menos, tem na sua maioria, perfil FAT>

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Junae

    Cara, porque em geral eles ajudam muito na tocabilidade, é complicado pra quem toca rapido, ou pra quem tem mãos menores, mas enfim essas guitarras não foram feitas com a intenção de serem tocadas na velocidade da luz e querendo ou não a altura da população vem aumentando e não diminuindo.

    Outro motivo é que são guitarras cuja uma das principais características é o sustain, coisa que diminui pacas em braços mais finos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gibson sg reissue 61, alguém tem?